sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Santana do Matos: Prefeitura realiza exames de Ultrassografia Transvaginal, no propio municipio.

A prefeitura de Santana do Matos através da Secretaria de Saúde, vem buscando sempre um melhor atendimento para os santanenses, uma destas melhorias e a realização de alguns exames no próprio município.

Dentro destes exames a secretaria realizou nessa quinta-feira, 31 de outubro, 75 exames de Ultrassografia Transvaginal.

 

Audiência Pública sobre implantação do Complexo Eólico de Angicos acontece no dia 07 de novembro.

 O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, junto a São Pedro Energias Renováveis Ltda e CRN-Bio Ambiental e Arqueologia convidam a população de Angicos, Santana do Matos, Afonso Bezerra e região para participarem da Audiência Pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente à viabilidade ambiental para implantação do Complexo Elétrico Eólico Angicos.

A sessão pública acontecerá no dia 07 de novembro de 2024, às 18h00, no Clube Municipal de Angicos, localizado na RN-263, ao lado do Ginásio Poliesportivo Francisco Soares, Angicos - RN.
O empreendimento visa a implantação de 106 aerogeradores, com capacidade total instalada de 212 MW e tramita através do processo nº 2023-198880/TEC/LP-0086, de interesse da São Pedro Energias Renováveis Ltda.

O evento tem por finalidade expor aos interessados o conteúdo do estudo ambiental, dirimindo dúvidas e recolhendo dos presentes as críticas e sugestões a respeito dos estudos ambientais, conforme Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama Nº 01/86 e 09/87.

CIDADE NO CEARÁ TEM PREFEITO, VICE-PREFEITO E TODOS OS VEREADORES ELEITOS DO PT

 

Se, em nível nacional, o desempenho fraco do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2024 chegou a gerar discussões entre a alta cúpula da sigla, no município de Ipaporanga, no interior do estado do Ceará, o partido elegeu o prefeito, o vice-prefeito e todos os nove vereadores. 

O município de Ipaporanga tem 11.937 habitantes, conforme levantamento do IBGE, e um total de 8.731 eleitores.

Dois jovens são executados a tiros e outro é baleado nesta quinta-feira (31), em Lagoa D’Anta no Agreste Potiguar

Um duplo homicídio foi registrado no município de Lagoa ‘Anta, na região Agreste Potiguar, na manhã desta quinta-feira (31).
De acordo com informações, dois jovens estavam em suas motocicletas quando foram executados a tiros na comunidade de Carnaúbas, na zona rural do município. 

Um terceiro indivíduo foi baleado, mas conseguiu escapar.
A motivação e a autoria do crime ainda são desconhecidas. 

O caso irá ser investigado pela Delegacia de Homicídios.

Caso Mocinha: Polícia Civil prende suspeito e diz que vítima foi morta em 'ritual' no interior do RN

Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Natal, em ação conjunta com a 57ª (DP) de Apodi, deram cumprimento a um mandado de prisão temporária contra um homem, de 31 anos, pela suspeita da prática dos crimes de homicídio, ocultação e vilipêndio de cadáver em Itaú, localizada no interior do RN. O suspeito foi preso na terça-feira (29), na residência da mãe, no bairro Nossa Senhora de Nazaré, localizado na zona Oeste de Natal.

De acordo com as investigações, o homem é suspeito de ter realizado o homicídio que vitimou Maria de Fátima Ribeiro de Bessa, conhecida como “Mocinha”. Ela estava desaparecida desde julho de 2023. O inquérito ganhou um novo desdobramento após uma tentativa de suicídio do suspeito no dia 8 de outubro de 2024, quando ele foi socorrido e, posteriormente, depoimentos indicaram o envolvimento dele nos crimes.

No decorrer das diligências, uma testemunha revelou que o suspeito havia supostamente confessado ter matado Maria de Fátima. Segundo o relato, o homem mencionou que o crime teria sido realizado para fazer um “ritual”. Na ocasião, o suspeito detalhou como teria cometido a ação e ocultado o corpo da vítima. 

Após ser preso, o homem foi conduzido à Delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e incentiva o envio de informações anônimas pelo Disque Denúncia 181.

 

 Portal da Tropical

Adolescente de 14 anos é apreendido por ato infracional análogo ao crime de homicídio no RN

 Policiais civis da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, com apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) do município, da 61ª Delegacia de Polícia (DP) de Guamaré e da 5ª Delegacia Regional (DR), apreenderam na tarde desta quinta-feira (31) um adolescente, de 14 anos, pela suspeita da prática de ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio.

De acordo com as investigações, o suspeito teria efetuado disparos com uma arma de fogo contra um homem durante uma festa na região. Na ocasião, o crime teria ocorrido após uma discussão entre o adolescente e a vítima.

Foi constatado também que o rapaz teria ido à casa da vítima, bateu na porta e, quando o homem abriu, o menor efetuou os disparos. A vítima foi socorrida e passa bem. Após a ação criminosa, o adolescente e o comparsa fugiram em uma canoa.

No decorrer das investigações, os polícias civis apreenderam o rapaz no bairro Diogo Lopes, localizado no município de Macau. Além disso, o adolescente está sendo investigado ainda pela prática de ato infracional análogo aos crimes de roubo e furto de motocicletas, além de ameaça e tráfico de drogas.

O adolescente foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis e, em seguida, foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório em Mossoró, onde ficará à disposição da Justiça.

Assassinos de Marielle, Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo Tribunal do Júri

 

 Foto: Brunno Dantas/TJRJ

Exatos 6 anos, 7 meses e 17 dias após o crime, o 4º Tribunal do Júri do Rio condenou nesta quarta-feira (30) os assassinos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O crime chocou o país e – até hoje – gera repercussão em todo o mundo.

Foram condenados o ex-policial militar Ronnie Lessa, o autor dos disparos naquela noite de 14 de março de 2018, e o também ex-PM Élcio Queiroz, que dirigiu o Cobalt usado no atentado.

Ronnie e Élcio foram enquadrados nos seguintes crimes:

  • duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima)
  • tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle que sobreviveu ao atentado e prestou depoimento nesta quarta-feira.
  • receptação do Cobalt prata, clonado, que foi usado no crime

Delação

Apesar das penas, Lessa e Élcio devem sair bem antes da cadeia. Os dois assinaram um acordo de delação premiada, que levou ao avanço das investigações – principalmente em relação aos mandantes.

No acordo, está previsto, entre outras coisas, que:

  • Élcio Queiroz ficará preso, no máximo, por 12 anos em regime fechado;
  • Ronnie Lessa ficará preso por, no máximo, 18 anos em regime fechado – e mais 2 anos em regime semiaberto.

Esses prazos começam a contar na data em que foram presos, em 12 de março de 2019 – um ano após o crime. Ou seja, 5 anos e 7 meses serão descontados das penas máximas.

Assim, Élcio pode deixar a cadeia em 2031, e Lessa iria para o semiaberto em 2037, e fica livre em 2039.

Ambos ganharam também o benefício de deixar os presídios federais de segurança máxima – já foram transferidos para penitenciárias estaduais.

Lessa conseguiu ainda ter de volta a casa da família na Zona Oeste do Rio que estavam entre os bens bloqueados pela Justiça.

O acordo de cada réu, no entanto, pode ser anulado caso fique comprovada alguma mentira na delação premiada e que não leve à elucidação de casos.

Relembre o crime

Em 14 de maio de 2018, a vereadora Marielle Franco (PSOL) foi morta a tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, na Região Central do Rio, por volta das 21h30.

Além da vereadora, que levou quatro tiros na cabeça, o motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado e morreu. Fernanda Chaves estava no banco de trás e foi atingida por estilhaços.

Os bandidos – Lessa e Queiroz – estavam em um Cobalt prata e seguiram Marielle desde a Casa das Pretas, na Lapa, onde ela participara de um evento em uma distância de cerca de 4 quilômetros. A dupla emparelhou ao lado do veículo onde estava a vereadora e disparou, fugindo sem levar nada.

Fonte: g1

Polícia venezuelana publica ameaça a Lula e acirra crise entre países

 

Foto: Reprodução Instagram

A tensão entre o governo do Brasil e o regime da Venezuela ganhou novo capítulo, nesta quinta-feira (31/10), após uma publicação da Polícia Nacional Bolivariana nas redes sociais. Na postagem, uma imagem mostra a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bandeira brasileira, com a mensagem “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”.

A imagem publicada não mostra explicitamente o presidente Lula, já que o rosto está borrado. Entretanto, a silhueta expõe um homem de cabelos e barba grisalha, semelhante ao chefe de estado brasileiro.

“Quem mexe com a Venezuela se dá mal”. “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos canto de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”.

O ministro do Interior e influente dirigente chavista, Diosdado Cabello, também é mencionado na postagem. Nos últimos dias, várias autoridades do regime direcionaram ataques a membros do governo brasileiro, após um aumento da crise entre os países.

Clima tenso

As relações entre Brasil e Venezuela ficaram enfraquecidas em julho deste ano, após as eleições venezuelanas, vencidas por Nicolás Maduro, que é acusado internacionalmente de fraudar o pleito. A tensão aumentou após o Brasil vetar a adesão de Caracas aos Brics.

Após declarações polêmicas de autoridades brasileiras, incluindo Celso Amorim, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela convocou seu embaixador em Brasília para consultas, nesta quarta-feira (30/10).

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e figura-chave no governo de Nicolás Maduro, anunciou que pedirá ao Legislativo para declarar Celso Amorim “persona non grata” devido à sua “posição absolutamente prostrada aos designs do império agressor” contra a Venezuela.

Celso Amorim declarou que a reação venezuelana ao veto foi “desproporcional, cheia de acusações ao presidente Lula e à chancelaria”.

Fonte: Metrópoles

Mudanças no Pix passam a valer hoje (1º/11)

 

Reprodução

As novas regras do Pix passam a valer a partir de hoje (1º/11). O Banco Central (BC) estabeleceu uma série de mudanças para reforçar os mecanismos de segurança da modalidade de pagamento instantâneo.

Em vigor no Brasil desde novembro de 2020, o Pix é o sistema de pagamentos contínuo e em tempo real do BC.

Da alteração de limite em dispositivos ao monitoramento de clientes suspeitos de fraudes, confira abaixo as alterações na funcionalidade do Pix. Todas elas estão presentes na resolução BCB nº 403, publicada em 22 de julho.

Novas regras do Pix
Limites em novos dispositivos

Umas das principais novidades são os novos limites de segurança para as operações via Pix. A partir de agora, as transferências iniciadas em um novo dispositivo não podem exceder o valor de R$ 200. Além disso, fica restrito a R$ 1.000 o limite diário das transações feita por meio de celulares e computadores sem cadastrado em instituições financeiras.

Para fazer transferências acima desses valores, é necessário cadastrar os aparelhos nos bancos. Essa exigência de cadastro se aplica apenas para dispositivos que nunca tenham sido utilizados para iniciar uma transação via Pix. Por outro lado, não há alterações para os celulares e computadores que já usados nesse tipo de operação.

Outras novidades

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou, nessa terça-feira (29/10), que o Pix por aproximação será disponibilizado a partir da próxima semana. A previsão é de que o lançamento ocorra na próxima segunda-feira (4/11).

Metrópoles