segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Internada em Natal, menina de 4 anos depende de doações de sangue para viver; familiares buscam doadores

 

Reprodução: Agora RN

 Reprodução: Agora RN

Uma menina de 4 anos está internada em estado grave na UTI do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal. Emanoelle Sophia foi diagnosticada com a Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHU Atípica), doença que destrói glóbulos vermelhos e compromete o funcionamento dos rins.A família busca doadores de sangue para ajudar a menina que necessita de 24 bolsas de sangue para obtenção do plasma compatível ao tratamento. As doações podem ser realizadas no Hemonorte, com qualquer tipo sanguíneo, mediante identificação do nome da criança.

O quadro clínico da menina se agravou nas últimas horas. Segundo a família, os rins pararam completamente, ela está em hemodiálise, com pressão instável, abdômen bastante inchado e corre risco de morte.

O irmão de Emanoelle apresenta sintomas parecidos, como barriga inchada, urina escura e dor intensa. Ele está fazendo tratamento com antibióticos e passa por exames diários para monitorar possível evolução para SHU Atípica. A suspeita é de que ambos tenham a mesma alteração genética.

A família solicita apoio para ampliar a divulgação, garantir orientação médica e acesso aos medicamentos específicos, considerados de alto custo e de uso emergencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário