segunda-feira, 27 de junho de 2016

Jardim de Piranhas/RN: Dupla de moto mata jovem

Igor dos Santos foi assassinado e Jardim de Piranhas por dois homens de moto
O jovem, Igor dos Santos Dantas, de 20 anos, foi assassinado na cidade de Jardim de Piranhas na noite do sábado (25) por volta das 20hs40min, por dois homens em uma moto.
A Polícia Militar da cidade foi acionada e esteve no local do crime, na Rua Venâncio de Freitas, Bairro Santa Cecília. Foi feito o isolamento e a Polícia Civil foi acionada juntamente com o ITEP.
Diligências foram realizadas, mas, ninguém foi preso.
No passado, o rapaz teve passagens pela Polícia por envolvimento com o tráfico de drogas.

São Paulo do Potengi: Agente Penitenciário é assassinado

Um Agente Penitenciário conhecido como David Max, foi assassinado na noite do sábado (25) na cidade de São Paulo do Potengi.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima teria discutido com um ex-presidiário, mas os policiais não sabem informar se o crime teria relação com essa discursão.
O agente estava na frente de uma residência quando foi abordado por homens armados que atirara várias vezes contra ele. Sete disparos atingiram a vítima que não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro médico.
O crime será investigado pela polícia civil, que esteve no local e já colheu as primeiras informações sobre o caso.

Fonte: 190/RN

Datena vai se submeter a cirurgia para perder peso

José Luiz Datena revelou durante a apresentação do programa Brasil Urgente, da Band, que vai fazer uma cirurgia bariátrica para perder 30 quilos. O objetivo da operação é controlar a diabetes.
“Terei de emagrecer 30 quilos. É a mesma cirurgia do Faustão. Mas acho que vou ficar feio magrela. Tem que controlar o diabetes porque, senão, a pessoa morre, é uma doença que vai matando lentamente, perde o pé, fica cego. Você, que tem diabetes, precisa controlar”, contou.
Durante o período de recuperação, ainda não se sabe se Datena vai se afastar da apresentação do Brasil Urgente. Lembrando que, além do Faustão, André Marques e Leandro Hassum também passaram pelo mesmo procedimento.

sábado, 25 de junho de 2016

Teori contraria Janot e manda denúncia contra Lula para Justiça de Brasília

Ministro do STF defende que o caso envolvendo o petista não tem conexão direta com a Lava Jato e , portanto, não deveria ser enviado para o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba

Estadão Conteúdo O ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, decidiu enviar para a Justiça de Brasília a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.
Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão contraria um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que defende a permanência do caso sob os cuidados do juiz Sérgio Moro.

"Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobras. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, com a finalidade de impedir e de aviltar a colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público", afirma Teori.
O ministro justifica a decisão apontando que além de os fatos terem ocorrido em Brasília, "há outros motivos que militam pela fixação da competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal", como o fato da delação de Cerveró tramitar no Supremo.
Na denúncia contra Lula, apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o ex-presidente teve "papel central" na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar "embaraçar" as investigações da Operação Lava Jato.

O ex-presidente Lula nega todas as acusações contra ele e se diz vítima de perseguição política
O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral em novembro do ano passado. Em uma gravação, feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de fuga do País para que o ex-diretor da Petrobras não contasse o que sabia ao Ministério Público.
Foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício.  O assessor do ex-senador Diego Ferreira e o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, também foram delatados. 
Teori decidiu enviar o caso à primeira instância porque Delcídio perdeu o foro privilegiado após ter o mandato cassado pelo Senado. A decisão atendeu a um pedido da defesa de André Esteves.

Ex-Miss Mundo morre de câncer no cérebro aos 22 anos

Yumara López, que representou o país no Miss Mundo em 2014, descobriu a doença há alguns meses e chegou a fazer tratamentos, mas não resistiu
Yumara López  morreu em um hospital de Manágua, capital da Nicáragua
Yumara López morreu em um hospital de Manágua, capital da Nicáragua (Foto: Arquivo)
BRASÍLIA - A modelo Yumara López, ex-Miss Nicarágua, morreu na segunda-feira, 20, aos 22 anos, vítima de um tumor no cérebro. Ela representou o País no concurso de Miss Mundo em 2014, meses após descobrir que tinha câncer.

A jovem chegou a fazer tratamentos que conseguiram diminuir a quantidade de células cancerosas, mas, na sexta-feira da semana passada, foi internada em um hospital de Manágua, capital do país.

O representante do Miss Mundo na Nicarágua, Denis Dávila, prestou homenagem à miss em uma página dedicada a ela no Facebook: "Sua luz brilhará para sempre nos corações de quem tem, guardaremos sua lembrança como uma inspiração de valentia, coragem e luta."

RN é o maior gerador de energia eólica do Brasil, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. É o que aponta o estudo ‘Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o estado é responsável por mais de 30% da energia eólica produzida no país. O estudo também revela que o RN também é o maior produtor de petróleo de toda a região nordeste.
Segundo o IBGE, a região nordeste é responsável pela maior parte da produção eólica no país. O RN, com 31,3% é seguido pelo Ceará (23,4%) e o interior da Bahia (16,9%). Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (23), apesar de ter crescido 461% entre 2010 e 2014, a energia eólica representa apenas 2,1% da matriz energética brasileira.
Além de informações do IBGE, o estudo utilizou dados do Ministério de Minas e Energia,da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacionalde Águas (ANA),Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Natural (ABEGÁS) e das Agências Reguladoras de Energia dos estados de São Paulo e Rio de
Janeiro.

Petróleo
O estudo também apresentou dados sobre a produção nacional de petróleo. O Rio Grande do Norte foi apontado como o maior produtor na região Nordeste e 4º maior produtor do Brasil, com 20.961,95 barris produzidos, o que representa 2,55% do total brasileiro. A produção potiguar de petróleo só fica atrás de Rio de Janeiro (68,44%), Espírito Santo (16,28%) e São Paulo (7,20%).
Além do destaque na produção geral, o Rio Grande do Norte também acumula os postos de 2º maior produtor de óleo combustível do país, atrás apenas da Bahia e possui o maior número de poços produtores de petróleo terrestres do Brasil, com 47,2% da média nacional.

Do G1 RN

Dois morrem em batida entre moto e ônibus na PB; dupla estaria sem capacete

Dois homens não identificados morreram após a motocicleta na qual trafegavam bater em um ônibus na rodovia PB-073, entre os municípios de Pirpirituba e Belém, no Agreste da Paraíba, na tarde desta sexta-feira (24). Segundo testemunhas, os ocupantes da moto não estariam utilizando capacetes.
Policiais da Companhia de Trânsito do distrito de Rua Nova, que ficam responsáveis pelas ocorrências da região, se dirigiram ao local. Até as 15h desta sexta, a polícia não havia confirmado o que poderia ter causado o acidente. Nesse mesmo horário, os corpos permaneciam no local do acontecimento, onde seria feita uma perícia. As vítimas não conduziam documentos pessoais.
Testemunhas informaram que a colisão teria ocorrido de frente, já que os dois veículos seguiam em sentidos contrários. Elas também relataram que o motorista e os passageiros do coletivo não se feriram. Os ocupantes da moto morreram no local do acidente.
Portal Correio com informações de Jaceline Marques – TV Correio HD

Suspeito de assalto a pousada em Caicó é morto dentro de presídio


vandinhoO caicoense Vanderson Bruno Martins de Freitas, de 21 anos, o “Vandinho”, foi encontrado morto dentro do presídio de Caraúbas, na região oeste. Ele estava detido sob a suspeita de ter participado do assalto à Pousada Varandas do Penedo, em Caicó, no mês de abril deste ano.
Segundo informações preliminares, apenados daquela unidade teriam ligado para a mãe de Vandinho em Caicó na hora que ele estava sendo assassinado. Esse fato será investigado pela Polícia Civil.
O vice-diretor do presídio, André França, confirmou que o corpo do preso caicoense foi encontrado durante revista. Quando foi feita a chamada, Vandinho não apareceu, o que motivou os agentes o procura-lo nas dependências do prédio.  O Instituto Técnico Científico de Perícia foi acionado para remoção do corpo.

Com Judiciário mais rígido, candidaturas de potenciais ‘fichas sujas’ são improváveis


Por Dinarte Assunção
Judiciário está mais rígido com aplicação da Ficha Limpa.
Judiciário está mais rígido com aplicação da Ficha Limpa.Às vésperas do período eleitoral ser deflagrado, pré-candidatos implicados com a Justiça e que deverão ser barrados pela Lei da Ficha Limpa costumam recorrer ao discurso de que podem ser candidatos para barganhar em uma eventual composição política.
No entanto, as barreiras criadas pelo Judiciário para impedir as candidaturas de quem caiu na malha fina da Ficha Limpa estão cada vez mais rígidas e o recomendável por especialistas no assunto  é que esses pré-candidatos não se arrisquem, pois deverão empreender uma jornada que terminará no indeferimento da candidatura.
A declaração de inelegibilidade dada pela Justiça Eleitoral para barrar candidaturas tem sido sustentada basicamente nas listas dos tribunais de contas, que relaciona gestores com contas reprovadas e os encaminha ao TSE e TRE’s. Quem consta nessas listas e anuncia candidatura sabe que está flertando com o improvável.
“O que a gente sabe é que o Tribunal Regional Eleitoral é muito rígido. A lei fala sobre reprovação de contas que implicou em improbidade administrativa que causou dano ao erário. Quando o acórdão do tribunal de conta se encaixa nesse conceito é inelegibilidade é certa. E, mesmo quando não se encaixa, ou seja, mesmo quando não houve dolo no dano ao erário, a Justiça Eleitoral também não deixa passar”, comentou o especialista em direito eleitoral Cristiano Barros.
Com a reforma eleitoral que passou a valer neste ano, prosseguiu Barros, ficou ainda mais difícil pleitear o deferimento da candidatura para quem teve o nome incluído nas listas dos tribunais de contas.
“Como advogado, a gente não aconselha que essas pessoas se arrisquem. A campanha é curta e não vai dar tempo de o registro de candidatura ser julgado em duas instâncias. E a substituição do candidato na chapa tem que ser feita até o dia 22 de setembro. É muito pouco tempo”, comentou Cristiano.
Ex-prefeito de Macau deverá ter candidatura barrada.
Listas
A confusão sobre problemas com a Justiça leva ainda os candidatos a utilizarem as pendências como estratégia nessa fase de pré-campanha. Em Mossoró, por exemplo, é comum ouvir que a ex-governadora Rosalba Ciarlini não poderá disputar a prefeitura por responder processo judicial. Isso não é suficiente. Como ela não tem condenação em segunda instância nem contas reprovadas, poderá disputar a prefeitura do segundo município do Estado tranquilamente.
Já em Macau, a situação do ex-prefeito José Antonio de Menezes não é das mais fáceis. Ele foi relacionado na lista do TCU que foi encaminhada à Justiça Eleitoral. Ele teve contas reprovadas pelo Tribunal por má aplicação de recursos.  Como a Justiça Eleitoral tem seguido à risca as listas dos tribunais de contas, a candidatura que ele quer colocar nas ruas é improvável de ser aceita.
O caso é semelhante aos de Evilásia Eugênia, de Patu, e Expedito Salviano, de Venha Ver, e ex-prefeitos tidos como pré-candidatos, mas que deverão ser barrados pela Justiça Eleitoral se decidirem lançar a empreitada política.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

PF prende mulher suspeita de integrar quadrilha de assalto a banco


mulherPFA Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (24), em Ceará-Mirim, uma funcionária pública, de 35 anos, em razão de um mandado de prisão expedido pela Justiça Federal. A ação aconteceu em continuidade das investigações da Operação Trangola, deflagrada em 07 de junho de 2016 em Parnamirim.
Naquela oportunidade, seis homens foram presos acusados de assaltar agências dos Correios e promover explosões de caixas eletrônicos no RN. A mulher detida é companheira de um dos suspeitos presos junto com o bando.
A PF descobriu que ela registrou um sítio no seu nome em João Câmara, a mando do marido, cujo valor é incompatível com a renda do casal. A suspeita é que tal propriedade tenha sido adquirida com dinheiro supostamente obtido nos assaltos realizados pela quadrilha desbaratada.
Ouvida, ela negou saber onde o marido, que exerce a profissão de soldador, conseguiu recursos para adquirir o imóvel rural. Após prestar depoimento, a mulher foi levada para o ITEP onde realizou exame de corpo de delito.

BR 266: Acidente na manha desta sexta-feira deixa vitima fatal

IMG-20160624-WA0025.jpg
Fonte: Blog PM Jucurutu – Por volta das 06hs da manhã desta sexta-feira, a Polícia Militar de Jucurutu foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito, na BR 226, já nas proximidades de Jucurutu.
Ao chegarem no local, os Policiais constataram ter havido um capotamento de um veículo  tipo Siena, de cor preta, placa NOH – 4233, de Natal/RN. Infelizmente, seu proprietário, identificado por Rogério Valério de Menezes Barbosa, 34 anos, morreu ainda no local, decorrente da violência do acidente.
Segundo informações passadas à Polícia Militar, a vítima participou, na noite da quinta-feira, do tradicional “Forrró da Pedra Branca”, onde estava com amigos e familiares, e possivelmente tenha bebido antes de dirigir.
Rogério era contador e residia na Cidade de Natal, mas, segundo informações, tinha fortes laços familiares em Jucurutu e participava costumeiramente do “Forró da Pedra Branca”.
Nosso Blog se sensibiliza com a tragédia nessa família e deseja que Deus atue fortemente na vida de cada um dos entes e amigos de Rogério Menezes.

Itajá/RN: Homem não aceita o fim do relacionamento e atira na cabeça da mulher hoje(24)


A polícia militar de Assu, foi informada de que uma mulher teria dado entrada na madrugada de hoje(24/06) no hospital regional Dr. Nelson Inácio dos Santos em nossa cidade vítima de disparo de arma de fogo na cabeça.

O fato aconteceu na rua Manoel Augusto Lopes, numero 10, na residencia da vitima em Itajá.

Policiais da RP se deslocaram para a unidade hospitalar, e constataram a veracidade das informações, a mulher foi identificada como sendo Ariane Davine de Lima, 22 anos, o acusado é o seu ex- companheiro por nome de Kelce Saraiva.

Segundo informações da família da vítima, o motivo seria por que o acusado não aceitava o fim do relacionamento, “ele chegou aqui em casa dizendo que ia matar ela, os filhos e em seguida ia se matar” disse a família da vítima.

Ainda de acordo com as informações, a mulher deu entrada na unidade hospital inconsciente, não resistiu indo a óbito


Logo após o crime o acusado se evadiu para a comunidade do Cuó zona rural de Ipanguaçu, e a polícia militar esta em diligências na tentativa de localizar e prender este meliante.


A polícia pede a quem tiver informações que possa levar ao paradeiro de Kelce Saraiva, informe a PM.

Nelter comemora aprovação de PL que regulamenta transportes alternativos no RN


Nelter comemora aprovação de PL que regulamenta transportes alternativos no RN
Na quarta-feira (22) a Assembleia Legislativa (AL) aprovou à unanimidade dos deputados presentes o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) – protocolado em conjunto com os deputados Álvaro Dias (PMDB) e George Soares (PR) – e subscrito pelos demais deputados.
O PL em questão inclui no sistema de transporte intermunicipal o Serviço de Transporte Público Complementar de Passageiros no Rio Grande do Norte (STPC/RN), regulamentando a situação dos transportes alternativos no Estado.
“Depois de muito diálogo e lutas, conseguimos aprovar este projeto que é de grande importância para o Rio Grande do Norte. Pois a regulamentação dos transportes alternativos irá proporcionar mais conforto aos usuários e mais dignidade aos proprietários destes serviços, que estavam sofrendo devido à severa fiscalização do DER – Departamento de Estradas de Rodagens”, frisou Nelter.
SUPERMERCADOS
Na manhã da última terça-feira, (21) o plenário da AL aprovou outro Projeto de Lei de autoria do deputado Nelter Queiroz, este, dispõe sobre a colocação em posição de destaque dos prazos de validade de produtos próximos ao vencimento, com antecedência mínima de 10 dias antes do encerramento da validade, em supermercados e estabelecimentos afins do Estado.
“Este PL foi proposto em defesa dos direitos do consumidor e obriga os estabelecimentos a deixarem os produtos que estão para vencer, expostos e acompanhados de placa informativa que destaque a data de sua validade. O descumprimento das disposições contidas neste PL acarretará advertência e multas aos estabelecimentos infratores”, destacou. Os dois PLs apresentados pelo parlamentar e aprovados na Assembleia, seguem para sanção governamental.

RN é o maior gerador de energia eólica do Brasil, aponta IBGE

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil. É o que aponta o estudo ‘Logística de Energia 2015 – Redes e fluxos do território’ do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, o estado é responsável por mais de 30% da energia eólica produzida no país. O estudo também revela que o RN também é o maior produtor de petróleo de toda a região nordeste.
Segundo o IBGE, a região nordeste é responsável pela maior parte da produção eólica no país. O RN, com 31,3% é seguido pelo Ceará (23,4%) e o interior da Bahia (16,9%). Ainda de acordo com o estudo divulgado nesta quinta-feira (23), apesar de ter crescido 461% entre 2010 e 2014, a energia eólica representa apenas 2,1% da matriz energética brasileira.
Além de informações do IBGE, o estudo utilizou dados do Ministério de Minas e Energia,
da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Agência Nacional
de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema (ONS), Agência Nacional de Energia
Elétrica (ANEEL), da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Natural
(ABEGÁS) e das Agências Reguladoras de Energia dos estados de São Paulo e Rio de
Janeiro.
Petróleo
O estudo também apresentou dados sobre a produção nacional de petróleo. O Rio Grande do Norte foi apontado como o maior produtor na região Nordeste e 4º maior produtor do Brasil, com 20.961,95 barris produzidos, o que representa 2,55% do total brasileiro. A produção potiguar de petróleo só fica atrás de Rio de Janeiro (68,44%), Espírito Santo (16,28%) e São Paulo (7,20%).
Além do destaque na produção geral, o Rio Grande do Norte também acumula os postos de 2º maior produtor de óleo combustível do país, atrás apenas da Bahia e possui o maior número de poços produtores de petróleo terrestres do Brasil, com 47,2% da média nacional.

 Do G1 RN

Agentes descobrem túnel de fuga em penitenciária de Caicó

tunel-1Uma revista feita na Penitenciária Estadual do Seridó, mais conhecida como Pereirão, resultou na descoberta de mais um túnel. Os agentes de plantão, com apoio do Grupo de Escolta Penal, fizeram uma revista surpresa e fizeram o flagrante.
O túnel foi encontrado no Pavilhão B da unidade, que está localizada na cidade de Caicó, e já estava em estágio bastante avançado. Os presos tinham conseguido tirar bastante areia do buraco. Para isso, eles usavam uma garrafão de água mineral cortado, sendo usado como uma espécie de pá.

Cientista prevê fim da carreira política de Henrique Alves

Desgastado devido as recentes acusações de que recebeu propina proveniente dos desvios da Petrobras, evidenciados pela Operação Lava Jato, o ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), deverá pôr um fim na sua carreira política. A crença é do cientista Daniel Menezes.
“Será difícil escapar da avalanche de notícias, investigações, denúncias e de todo o inferno astral ao qual foi e continuará a ser submetido um dos líderes mais influentes do Rio Grande do Norte. Não é desejo, é realidade. Nenhum político experiente com quem conversei aposta no contrário”, disse.
Para Daniel, a queda de Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados, quando acontecer, vai complicar não só a vida de Henrique como também de outros parlamentares que estão, supostamente, inclusos no maior esquema de corrupção do país.
“Henrique se beneficia, atualmente, pelo fato de parte de sua investigação andar de mãos dadas com aquelas que tentam alcançar Eduardo Cunha. Mas o que gera o benefício do foro privilegiado, amanhã será a derrocada pela forma com que Cunha, depois de sua queda – inevitável -, arrastará meio mundo de gente com ele para o buraco”, concluiu.

URGENTE ACIDENTE ENTRE FLORÂNIA E JUCURUTU COM VITIMA VATAL.

Foto via WhatsApp
Segundo informações chegada a nossa reportagem e de que na manha desta sexta-feira aconteceu um acidente na BR 226 entre Jucurutu e Florânia já proxima a Jucurutu e que teve uma vitima fatal.
Ainda a informação que o condutor do veiculo FIAT SIENA de placas NOH 4233 Natal por nome de Rogério (foto) que morava em Natal teve morte no local.

Poderemos atualizar a informação a qualquer momento

Em boa situação, RN ocupa o 10º lugar em ranking de endividamento com a União


Divulgação
robinson-posse_2Estado mais rico do país, São Paulo não se sai muito melhor na análise: com C-, amarga o sexto pior desempenho da lista
Cinco Estados brasileiros apresentam o grau mais acentuado de penúria orçamentária, segundo avaliações técnicas realizadas pelo Tesouro Nacional.
Além do Rio de Janeiro, que decretou calamidade pública devido ao descalabro em suas contas, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás receberam as piores classificações quanto à capacidade de pagamento de dívidas e outros compromissos.
Segundo documentos consultados pela Folha, os dois primeiros mereceram a nota D, a segunda pior em uma escala que vai de D- a A+; os outros três ficaram com D+. A diferença, entretanto, é pouco relevante: todos são considerados em situação de desequilíbrio fiscal.
RN NA 1Oª COLOCAÇÃO
O Rio Grande do Norte ficou com a nota B-, que é considerada boa, ocupando a 10ª posição no ranking elaborado pelo Tesouro, junto com mais 5 estados com capacidade de endividamento.
SÃO PAULO NOTA C
Estado mais rico do país, São Paulo não se sai muito melhor na análise: com C-, amarga o sexto pior desempenho da lista.
As notas são calculadas quando os Estados pedem o aval do governo federal para obter empréstimos e financiamentos –rotineiramente, as operações de crédito dos governos regionais dependem de garantia da União.
O governo paulista, por exemplo, recebeu seu conceito mais recente em setembro de 2015, para conseguir R$ 690 milhões da Caixa Econômica Federal destinados a obras do metrô.
Estados e municípios com classificação inferior a B- enfrentam mais restrições em seus pleitos. O Rio, por exemplo, teve de desistir em maio de um empréstimo de R$ 1 bilhão do Banco do Brasil, conforme a Folha noticiou.
ENTENDA A AVALIAÇÃO
A avaliação do Tesouro leva em conta oito indicadores, a maioria ligados ao endividamento, à capacidade de poupar parte das receitas e aos gastos com pessoal.
Não por acaso, a relação dos seis Estados mais endividados coincide com a dos detentores das piores notas, embora a ordem não seja a mesma –nesse quesito, o pior desempenho é o do Rio Grande do Sul, cuja dívida ultrapassa o teto fixado na legislação de 200% da receita anual.
O peso das dívidas, em geral maior nos Estados mais ricos, será atenuado pela renegociação em andamento com o governo federal. Mas restam ainda os encargos excessivos com a folha de pessoal.
Entre os Estados com notas D e D+, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro gastaram com o funcionalismo em 2015 mais de 60% da receita, o limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os Estados, porém, se valem de uma brecha na lei que permite não contabilizar parte dos gastos com inativos. Assim, seus balanços não mostram o estouro do teto.
“A despesa [com pessoal do Estado] deve chegar a 76% [da receita], diz Ana Carla Abrão Costa, secretária da Fazenda de Goiás, que defende a adoção da metodologia do Tesouro –cotada para integrar a equipe do Ministério do Planejamento, ela diz que seguirá no posto.
grafico

Mesmo hora e local: Santa Cruz registra 2º crime de homicídio em 24 horas

A Polícia Militar de Santa Cruz registrou o segundo homicídio em menos de 24 horas no bairro Paraíso, em Santa Cruz. Trata-se de Ronaldo Penha das Chagas, 32 anos. Ele foi alvejado por diversos disparos de arma de fogo. Os acusados de cometer o crime fugiram com destino ignorado. A Polícia está no local isolando a área. O caso será investigado pela Polícia Civil de Santa Cruz.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Operação tapa-buraco segue a todo vapor na RN-118 e avenida Ângelo Varela

Alto do Rodrigues – Após a etapa de preparação do asfalto, a equipe do Departamento de Estradas e Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) Do VII distrito rodoviário aqui de Santana do Matos, deu início na tarde da terça-feira (21) a mais uma etapa da operação tapa-buraco na RN-118, precisamente no trecho que compreende a Avenida Ângelo Varela, um serviço viabilizado pela gestão municipal junto ao DER.
Nesta terça-feira foi tapados os buracos de menor dimensão da avenida.  Os maiores passarão por uma preparação especial para depois receberem o tratamento com a pavimentação asfáltica. O engenheiro da empresa JG Construções RodrigoFernandes junto com o secretário municipal de Obras, Wilson da Cunha, acompanha o trabalho dos operadores da equipe.