segunda-feira, 26 de abril de 2010

Você tem o coração saudável?

Sociedade Brasileira de Cardiologia inicia, na próxima semana, ações para alertar sobre os riscos da hipertensão
 
"Eu sou 12 por 8. E você?". A funcionária de cartório civil Juliana Mendes tem a pressão arterial 12 por 8 - a marca do coração saudável - rigorosamente controlada há 16 anos por meio de medicamentos e idas frequentes ao cardiologista. Já o irmão dela, o jornalista Lucas Mendes, é 12 por 8 sem tomar nenhum remédio, mas mantém um estilo de vida quase perfeito. Parou de fumar em março de 1979 e se confessa extravagante com as inúmeras atividades físicas que pratica. Joga tênis quatro vezes por semana, faz 30 minutos de natação todos os dias, além de se exercitar, três vezes por semana, no aparelho Giratonic. Apesar de considerar cansativa tanta atividade física, ele é o único da família que não é hipertenso.


Um controle rigoroso da pressão arterial ajuda a evitar o surgimento de problemas cardíacos Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
Para manter a pressão na medida certa, ele também toma um café da manhã caprichado em seu apartamento em Nova York: sardinha, salmão assado com limão e torradas. "A sardinha de lá é diferente da brasileira. É avermelhada, rica em ômega 3 e importada do Marrocos, no Norte da África. No almoço,como só uma banana e uma maçã, mas quando chega à noite deixo o bom comportamento de lado, pois como de tudo e tomo vinho religiosamente todo santo dia", confessa.

Lucas Mendes é um dos embaixadores da campanha "Eu sou 12 por 8", que terá início em todo o Brasil na próxima segunda-feira, promovida pelo Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio de diversas entidades, para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da pressão alta. Além de Lucas Mendes, outras personalidades compraram a ideia para alertar a população sobre os benefícios do controle da hipertensão. A atriz Guilhermina Guinle, o músico Samuel Rosa, o cantor Ney Matogrosso, o atleta Giovani e a VJ da MTV Sarah Oliveira são alguns dos embaixadores da campanha.

"Falar de saúde em vez de doença é a tendência atual", alerta o cardiologista Marcus Vinícius Bolívar Malachias, presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. "A campanha visa superar os baixos índices atuais de adesão ao tratamento da hipertensão no país, inferiores a 10% da população afetada."

MortesAs estatísticas são fulminantes: as doenças cardiovasculares (DCV) causaram no país, em 2008, 30% dos óbitos, contra 15% devidos ao câncer e 12,4% por causas externas. "A hipertensão afeta mais de 30 milhões de brasileiros, sendo o mais importante fator para o desenvolvimento dessas doenças, com destaque para o acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país."

Em 51 cidades brasileiras, incluindo 23 capitais, serão realizadas ações oficiais comemorativas do Dia Nacional de Prevenção e Controle da Hipertensão, cuja data oficial é o dia 26 de abril. Na maioria das localidades, médicos e profissionais de saúde vão fazer a medição da pressão arterial, com distribuição de cartilhas e materiais da campanha, além de orientar a população sobre alimentação, atividade física, efeitos de medicamentos e hábitos saudáveis.
Fonte junto ao Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário