terça-feira, 28 de abril de 2020

URGENTE: Barragem ameaça romper e alagar parte de cidade no Sertão da PB


Um alerta do Corpo de Bombeiros e da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) deixou o município de Olho D’Água, no Sertão do estado, em situação de risco para rompimento da barragem Pedra Lisa, que fica no município vizinho de Imaculada. O manancial está com 123% de capacidade e apresenta deslizamento da parede do sangradouro.
Conforme dados da Aesa, o açude tem capacidade para comportar 4,9 milhões de metros cúbicos de água (m³), mas está com 6 milhões de m³.

Com o deslizamento de parte da parede do açude, o risco de rompimento total é iminente e o alerta foi dado para que famílias que moram nas proximidades de rios da região deixem suas casas.
No local, o Corpo de Bombeiros está monitorando a situação para auxílio caso ocorra a necessidade de evacuação parcial ou total em Olho D’Água.
Tem chovido muito na região nos últimos dias. Espera se que nesta terça-feira, 28, a sangria comesse a baixar e as coisas melhorem”, disse um morador.
O Coronel do Corpo de Bombeiros de Patos, Saulo Laurentino está no Açude Pedra Lisa, no Distrito de Palmeira, município de Imaculada, onde montou um “quartel temporário”, para monitorar o açude, vários militares pernoitaram naquela cidade, e na manhã desta terça-feira (28), novas equipes chegaram para reforçar a equipe dos Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário