sexta-feira, 30 de julho de 2021

ítalo Ferreira, ouro em Tóquio, desembarca no RN


Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte
O potiguar Ítalo Ferreira, que fez história ao conquistar a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, voltou para casa. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Natal na madrugada desta sexta-feira (30), às 2h03 da manhã, três dias depois de subir no lugar mais alto do pódio no Japão.

Ítalo chegou ao Brasil na tarde de quinta (29), no Aeroporto de Guarulhos. Com a medalha dourada no peito, foi recebido com festa pelos amigos Tico e Teco, responsáveis por produzirem as pranchas dele. Após entrevista coletiva em São Paulo, sem perder tempo, pegou novo voo para o Rio Grande do Norte.

O destino agora é Baía Formosa, cidade natal do surfista. O município, distante 90 quilômetros da capital Natal, é também o local escolhido por Ítalo como seu refúgio particular. É lá que ele vive até hoje e para onde sempre retorna para receber o carinho dos familiares, amigos e conterrâneos. Foi assim em 2019, quando Ítalo veio a Baía Formosa quatro dias depois de se sagrar campeão mundial de surfe.

Tribuna do Norte

DNIT/RN vai retirar publicidades irregulares às margens da BR 304 entre Mossoró e Angicos.



Por meio de sua assessoria de comunicação, por meio de comunicado expedido na quarta-feira (28), a superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no RN (DNIT/RN), órgão sediado em Natal, transmite que, por meio de suas Unidades Locais instaladas nas cidades de Mossoró e Pau dos Ferros, começará a partir de 8h do dia 16 de agosto próximo, uma segunda-feira, uma operação visando remover todas as publicidades irregulares existentes nas faixas de domínio das rodovias federais do estado. De acordo com a informação, a remoção ocorrerá precisamente nas BRs 110, sentido Areia Branca a Campo Grande; 304, Mossoró a Angicos; 226, Campo Grande a Pau dos Ferros; e, 405, Mossoró a Luís Gomes.
Ainda de acordo com o teor da Nota Informativa (foto) do DNIT/RN, o órgão federal salienta que, a título de cooperação, os responsáveis pelas eventuais publicidades irregulares podem contribuir retirando-as de forma antecipada, sendo explicado que tal ação, por parte da equipe do DNIT/RN, pode incorrer na aplicação de multa financeira, quando identificada a pessoa responsável pela instalação da referida publicidade ilegal.

Bolsonaro deu 1.682 declarações falsas ou enganosas no ano passado, diz relatório


O presidente Jair Bolsonaro emitiu 1.682 declarações falsas ou enganosas em 2020, uma média de 4,3 por dia. Os dados são do Relatório Global de Expressão 2021, com dados de 161 países, produzido pela organização não-governamental (ONG) Artigo 19 sobre liberdade de expressão, lançado nesta quinta-feira, 29.

De acordo com o documento, as declarações falsas ou enganosas de Bolsonaro contribuíram para a aumentar o número de casos de covid-19 no País. Desde que o chefe do Executivo assumiu o mandato, em 2019, Bolsonaro fez 2.187 declarações falsas ou distorcidas, uma média de três por dia. No entanto, o volume diário de desinformação espalhada foi significativamente maior em 2020 em meio à pandemia da covid-19, crise econômica e eleições municipais.

TSE contesta Bolsonaro sobre supostas fraude em eleições

 

A página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Twitter contestou em tempo real as falas do presidente Jair Bolsonaro sobre supostas fraudes nas eleições. O mandatário usou sua live semanal, nesta 5ª feira (29.jul.2021), para apresentar o que chamou de “prova bomba” de irregularidades no processo eleitoral. As informações são do Poder 360.

Durante a live, no entanto, o presidente mudou o tom e afirmou que há “indícios fortíssimos ainda em fase de aprofundamento que nos levam a crer que temos que mudar esse processo eleitoral”. E completou: “Não temos provas, vamos deixar bem claro, mas indícios“.

Em uma postagem, o TSE afirma que “ a apuração dos resultados é feita automaticamente pela #UrnaEletrônica ao encerramento da votação. Os dados criptografados são transmitidos ao @TSEjusbr, que checa a autenticidade/integridade e faz a totalização, em processo público e auditável”, diz uma postagem.

Na live, o presidente disse que a contagem dos votos da eleição se daria “numa sala secreta do TSE”.

“É justo quem tirou o Lula da cadeia, quem o tornou elegível, ser o mesmo que vai contar o voto numa sala secreta do TSE? Cadê a contagem pública dos votos? Que eu quero eleições no ano que vem, vamos realizar eleições no ano que vem, mas eleições limpas, democráticas, sinceras”, declarou o presidente.

Outra postagem do tribunal diz que Índia, Rússia, França e EUA estão entre os países que usam, em algumas regiões, o voto inteiramente digital (sem impressão). O TSE usou dados do IDEA (Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral, na sigla em inglês) para afirmar que no mundo todo, 27 países (de 178 analisados) usam tecnologia eletrônica em eleições nacionais.

Bolsonaro disse que o sistema eletrônico de votação só existe no Butão e em Bangladesh, além do Brasil.

O chefe do Executivo mudou o tom, e não falou em “provas” contra as eleições. Disse que há “indícios fortíssimos ainda em fase de aprofundamento que nos levam a crer que temos que mudar esse processo eleitoral”.

Ex-médico Roger Abdelmassih voltará para a prisão


 

Foto: Agência O Globo

Condenado a 278 anos, o ex-médico Roger Abdelmassih vai voltar a cumprir pena em regime fechado. A decisão foi tomada nesta quinta-feira pela 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, ao analisar pedido apresentado pelo Ministério Público de São Paulo. Ele foi condenado por crimes de estupro e atentado ao pudor praticados contra mais de 70 pacientes.

O promotor Marcelo Negrini de Oliveira Mattos, da Promotoria de Justiça de Taubaté, argumentou que o estado de saúde de Abdelmassih não requer concessão do benefício de prisão domiciliar. Um atestado feito por perito do Centro de Apoio à Execução atestou que o médico possui condições físicas de continuar a cumprir pena em unidade prisional.

Ele cumpre pena no presídio de Tremembé, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Abdelmassih está em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, desde maio passado, quando a juíza Sueli Zeraik, da Vara de Execuções Criminais (VEC) de Tremembé, considerou que o estado de saúde dele era delicado e exigia cuidados constantes, que não seriam possíveis na prisão.

“Está evidenciado nos autos que o sentenciado em questão conta com setenta e seis anos de idade, apresenta quadro clínico bastante debilitado, experimenta atualmente considerável piora em seu estado de saúde, necessita de cuidados ininterruptos, medicação constante e em horários diversificados, exames frequentes e específicos, assim como alimentação especial e vigilância contínua, tanto da área médica como de enfermagem”, escreveu a juíza na época.

Em março de 2020 o ex-médico chegou a receber o benefício da prisão domiciliar por ser considerado integrante do grupo de risco de contrair o coronavírus. A decisão foi revogada em agosto pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O Globo

Governo do Estado e prefeitura de Natal compraram medicamentos vencidos

A investigação realizada pelo Ministério Público Federal, a respeito do uso de recursos públicos para o combate à Pandemia, constatou que o Governo do Estado, a Prefeitura de Natal, além de outros municípios adquiriram medicamentos vencidos.

VEJA MAIS: Covid-19: MPF investiga aquisição de medicamentos vencidos para combate à pandemia no RN

A aquisição deste medicamentos com prazo de validade vencidos, provocou prejuízo aos cofres públicos em quantia de quase 600 mil reais. As informações são do Blog do Tulio Lemos.

“Dentro do conjunto de medicamentos identificados e analisados, percebeu-se que a mediana do intervalo de dias entre o vencimento e a emissão da nota corresponde a 232 (duzentos e trinta e dois) dias. Foram identificados ainda 4 (quatro) medicamentos que se destacaram como outliers, ou seja, com um intervalo em dias muito superior ao grande grupo de medicamentos observados, próximo ou superior à 1.000 (mil) dias”, diz o relatório do MPF.

No caso da Prefeitura de Natal, pouco mais de 70 mil reais foram investidos na compra de medicamentos vencidos; o Governo do Estado gastou pouco mais de 11 mil reais na aquisição de produtos. Veja abaixo:

A investigação também apontou os fornecedores e seus respectivos valores recebidos pela venda dos medicamentos vencidos, conforme planilha abaixo:

Com informações do Blog de Tulio Lemos

Nota de falecimento


 Faleceu na noite desta quinta-feira em sua residência o senhor Mananseis luiz de França, com 93 anos de idade, o sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (30/07), as 16h, no cemitério São Sebastião aqui em Santana do Matos.

Aos familiares de Mananseis deixamos aqui nossos sentimentos.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

MPF apura aquisição de medicamentos vencidos para combate à pandemia no RN

De janeiro de 2020 até o dia 09 de junho deste ano, 30 entes públicos do RN podem ter adquirido mais de R$ 577 mil em medicamentos vencidos, utilizando recursos federais repassados pela União.
Os indícios de irregularidades serão investigados de forma aprofundada pelo Ministério Público Federal (MPF), a partir de relatório da plataforma Fiscaliza/RN, elaborado por equipe multidisciplinar do MPF, Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do RN (UFRN).
O Fiscaliza/RN indicou 535 itens de compra com Notas Fiscais eletrônicas (NF-es) emitidas no mesmo dia ou após a expiração do prazo de validade.
As possíveis aquisições de medicamentos vencidos ocorreram em 26 municípios potiguares, na Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e no Hospital Colônia Dr. João Machado.
O relatório analisou todos os registros de NF-es públicas no período, observando a chave de emissão, seus produtos, as quantidades, os valores unitários, os valores totais, o emissor e o destinatário, descreve informação da assessoria de imprensa do MPF potiguar.



Fórum inédito sobre Turismo Religioso reúne pesquisadores e autoridades na abertura


A solenidade de abertura contou com a presença das seguintes autoridades, com a presença do bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, da governadora Fátima Bezerra, do deputado estadual Kelps Lima,  do presidente da AMSO, prefeito Fernandinho e do professor Alexandro Gomes, diretor da Faculdade de Engenharia Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN), Leandro Prudêncio, secretário adjunto de Turismo do RN, e Molga Freire, da EMPROTUR.

A palestra de abertura foi proferida por Diego Vale, representante da Diocese de Caicó no Conselho de Turismo do Polo Seridó, que apresentou o projeto “Seridó, Fé e Tradições”. ADESE, Diocese de Caicó e curso de Turismo de Currais Novos desenvolverão ações estruturantes para o turismo religioso no Seridó, incluindo inventários cultural e turístico, roteirização e elaboração de calendário de eventos, promoção de capacitações com as comunidades e lançamento de campanha publicitária.

O Fórum marca o início do plano de trabalho. As ações serão viabilizadas com emenda de R$ 100 mil, destinada a ADESE pelo deputado Kelps Lima, que destacou a importância do planejamento e inteligência de mercado para viabilizar a interiorização do Turismo.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou o turismo como uma das atividades econômicas mais promissoras do RN, e destacou o investimento do Estado em ações de divulgação e promoção dos destinos e melhoria das estradas que é fundamental para os acessos dos destinos.

“Nós precisamos olhar para o olhar do povo seridoense, que é de religiosidade e de esperança, mesmo quando há sofrimento. Quando olho para os santuários de Carnaúba dos Dantas  Florania percebemos que o mais importante já tem: o povo vem! Porém, as estruturas ainda são muito frágeis. Acolher bem não é só uma forma de vender nossos produtos, mas também é evangelizar. O turista precisa se sentir em casa, e se ele vem para uma experiência de fé, ele precisa sentir que a casa de Deus também é sua casa!”, justificou Dom Antônio, sobre a iniciativa da Diocese de debater turismo religioso.

Realizado em formato remoto, o evento segue até esta quinta-feira (29) e está sendo transmitido pelo canal próprio no YouTube e pela página catedraldesantana.com.

O Fórum visa despertar no Seridó a importância do turismo religioso e cultural como alternativa para o desenvolvimento territorial integrado e sustentável, com reflexos na valorização do patrimônio cultural, nos trabalhos pastorais e no fomento de negócios criativos e inovadores nas diferentes realidades sociais da região.

“Não estou desaparecida, meu filho vem sofrendo violência física e psicológica” diz mãe da criança Davi de 9 anos de idade



Logo após a redação do Focoelho atender um pedido do conselho tutelar de Assu, com o título URGENTE: Em Assú, Mãe e filho estão desparecidos na qual pediu para fazer uma postagem de uma mãe e uma criança que estariam desparecidos (conforme mostra os prints da conversa com o conselho).


A mãe da criança, a senhora Aldeyse Santos, publicou no seu perfil do facebook que não estava desaparecida, nem ela e muito menos o filho, e na mesma postagem, ela fez graves acusações contra o Conselho tutelar de Assu, contra o pai da criança, a unimed, entre outras pessoas.

A mãe também nega que faz uso de medicamentos psiquiátrico. Duas irmãs de Aldeyse, entraram em contato com a nossa redação e disse que o medicamento que ela toma é devido um procedimento cirúrgico que passou e reforçou que ela não esta desaparecida, ela esta em Brasília e o filho estava até estudando.


NOTA DO FOCOELHO

Não quero, não posso e nem vou tomar partido, só quero informar a essa mãe, que apenas atendemos um pedido do conselho tutelar, no intuito de ajudar essa família, mais infelizmente fomos agredido verbalmente por essa mãe.

Mais diante de tudo, não culpo essa mãe, muito pelo contrário, se ela estiver com a verdade, com certeza deve estar passando por uma situação muito complicada com tudo que está acontecendo.

Por isso estamos tornando público todos os prints. E também quero informar a essa mãe que não conheço e nem tenho nenhum círculo de amizade com o pai da criança e mesmo que tivesse não compactuamos com nada ilegal.

Ao receber o pedido por parte do conselho e como se tratava de pessoas desaparecidas, com o pedido feito por um órgão permanente, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, publicamos.

Mas o conselho deixa claro que a guarda da criança esta com o pai.

Apenas atendemos um pedido do conselho como sempre faço a todos que procuram.

Jesus abençoe a todos.

Três maiores cidades do RN estão liberadas para realizar eventos com até 150 pessoas


Os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró estão autorizados a realizar eventos com até 150 pessoas. As cidades saíram da fase amarela no indicador de monitoramento da pandemia da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgado na terça-feira (27).

O governo estadual liberou a realização de eventos sociais, como shows e festas, com até 150 pessoas a partir da última sexta-feira (23). A liberação está condicionada à situação da pandemia em cada cidade potiguar. Ou seja, eventos só estão permitidos em municípios com indicador composto na cor verde.

Ao todo, 30 municípios saíram da fase amarela para a verde nos últimos sete dias. O último levantamento semanal publicado pela Sesap aponta que 59 municípios potiguares estão na cor verde. Veja aqui.

Brasil vai investir R$ 3,4 bilhões para quintuplicar produção de vacinas, diz Queiroga em pronunciamento à Nação

 

 

Foto: reprodução/YouTube

Em pronunciamento de rádio e TV nesta quarta-feira (28) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou as parcerias para transferência de tecnologia e produção nacional de imunizantes contra a covid-19. O novo Complexo Econômico-Industrial da Saúde, responsável pela produção da vacina brasileira, vai receber investimentos de R$ 3,4 bilhões e “quintuplicar nossa capacidade de produção de vacinas e imunobiológicos”.

Para evitar possíveis mutações do novo coronavírus, o ministro disse que foi estruturada uma “sólida rede nacional de vigilância genômica, com base na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], e intercâmbio com outras redes internacionais”.

“Destaco, em especial, a celebração do contrato de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e a AstraZeneca, que permitirá a produção completamente nacional das vacinas. Trata-se de um resultado tangível da aposta exitosa do presidente Jair Bolsonaro na promoção do acesso de todos os brasileiros à vacina”, disse.

Imunização

Queiroga afirmou que toda a população adulta no Brasil estará vacinada com a primeira dose de vacina contra a covid-19 até setembro, e com a imunização completa, até dezembro. O país tem encomendadas mais de 600 milhões de doses de imunizantes.

O ministro voltou a falar da importância da imunização completa. “Dirijo-me, em especial, aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso: peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, pois sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal.”

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 100 milhões de brasileiros tomaram ao menos a primeira dose da vacina, o que equivale a 63% do público-alvo. Esse índice coloca o país na quarta posição no ranking mundial de pessoas que tomaram a primeira dose e na quinta em relação a pessoas totalmente imunizadas.

O ministro afirmou que mais de 175 milhões de doses foram entregues a todos os estados e o Distrito Federal, sendo 40 milhões em julho. A previsão é que sejam entregues mais de 60 milhões em agosto.

Repasses

Queiroga disse ainda que o Ministério da Saúde repassou aos estados e municípios R$ 5,7 bilhões em recursos extras para o enfrentamento da pandemia. Para o custeio de 25 mil leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) foram disponibilizados mais R$ 4,7 bilhões apenas em 2021.

Foram enviados ainda mais de 35 milhões de testes para detecção da covid-19, 21 milhões de medicamentos do chamado “Kit Intubação” e mais de 17 mil ventiladores pulmonares.

Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher

 

 

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (28) o projeto de lei que cria o programa de cooperação Sinal Vermelho para combater a violência doméstica contra as mulheres. Com a medida, o governo, o Ministério Púbico e a Defensoria Pública poderão firmar parcerias com estabelecimentos privados para ajudar a encaminhar denúncias contra os agressores.

A sanção, realizada durante cerimônia no Palácio do Planalto, oficializou para todo o país a medida, que foi implantada inicialmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para incentivar as vítimas de violência doméstica a denunciarem agressões nas farmácias.

Nesses casos, os estabelecimentos são treinados para ajudar vítimas de violência. Basta mostrar um X vermelho na palma da mão, pintado com batom ou tinta de caneta, para que o atendente, ou o farmacêutico, entenda tratar-se de uma denúncia e em seguida acionar a polícia.

Durante o evento, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o presidente Bolsonaro tem compromisso com o combate à violência contra a mulher.

“É uma lei que já pegou. O Brasil inteiro está fazendo um X na mão. É uma lei que está sendo sancionada, mas que já pegou no Brasil. Eu tenho recebido embaixadores, eu tenho recebido contatos de outros países para entender o que é o X na mão. A gente está fazendo história”, afirmou.

Para a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, a sanção do projeto mostra que a sociedade não tolera a violência contra a mulher e que esforços não serão poupados para ampliar a rede de conscientização.

“A violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade, e é com coragem e seriedade que a gente tem que tratar a importância dessa pauta”, disse Flávia.

O projeto também altera a Lei Maria da Penha para criar a pena contra a violência psicológica, caracterizada por ameaças, constrangimento, humilhação, ridicularização, chantagem e limitação do direito de ir e vir da mulher. A pena vai variar entre seis meses e dois anos de prisão.

A partir de agora, juízes poderão afastar imediatamente o agressor da convivência com a vítima diante de risco à integridade psicológica da mulher. Atualmente, a restrição ocorre somente diante de risco à integridade física da vítima e dos dependentes.

Agência Brasil

Assu: Pai oferece MIL REAIS por informação que possa levar ao paradeiro do filho Davi de 9 anos de idade

 


Foto atualizada da criança

Se alguém tiver informação que possa levar o paradeiro dos dois, ligue urgente para: (84) 99963-8869 ou Conselho Tutelar de Assú: 98172- 2393.

RECOMPENSA DE MIL REAIS.
 
*Do Focoelho

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Família pode ter encontrado em Angicos familiar desaparecido a mais de 25 anos

 
 
Foto Blog Carlos Costa
 
Homem pode ter sido encontrado pela família na cidade de Angicos a 65 Km de Santana do Matos

Governo destaca ações de incentivo ao turismo religioso no RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou nesta terça-feira (27) da solenidade virtual de abertura do I Fórum de Turismo Religioso do Seridó. O evento que acontece como parte da programação oficial da Festa de Sant’Ana, no município de Caicó, até a quinta-feira (29), tem como objetivo tratar da roteirização turística e as implicações no desenvolvimento regional do Seridó.

Na região Seridó, há 272 anos, é celebrado o Dia de Senhora Sant’Ana em uma grande manifestação religiosa. Profundamente enraizada na história da cidade, a festa remonta aos processos de formação da sociedade brasileira, ainda no período da colonização portuguesa. A festividade costuma reunir multidões de devotos no município de Caicó (RN), o que não foi possível em 2020 e este ano devido às medidas sanitárias de prevenção contra coronavírus.

Fátima Bezerra destacou que o Governo do RN vem investindo nesta área desde que assumiu a gestão do executivo estadual. “Desde o início, uma das prioridades do governo é estimular o turismo para o interior. Temos de ousar, ir além do sol e mar. Nosso Estado tem belezas incomparáveis”, enfatizou.

Intervalo da Pfizer será reduzido só após todos os adultos tomarem 1ª dose, diz ministro

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (27) que o intervalo por ara aplicação das doses da Pfizer só será reduzido após toda a população adulta receber ao menos a primeira vacina contra a Covid-19. Com informações da agência de notícias Folhapress.

“A nossa expectativa é atingir essa população acima de 18 anos, vacinada, até o final de agosto, começo de setembro. A partir daí nós vamos discutir a redução do intervalo da dose da Pfizer, assim a gente avançaria com a D2 (segunda dose) em um número maior de pacientes”, disse Queiroga.

Com a medida, o intervalo entre as doses da Pfizer deve passar de cerca de três meses para 21 dias, como é sugerido na bula do imunizante.

Casos de Covid-19 crescem 961% nas últimas 24 horas no RN


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira 27. Foram 222 novos casos contabilizados, totalizando 358.044. A Sesap destaca que os casos notificados e confirmados nas últimas 24 horas são 191 – número 961% maior do que os 18 novos casos registrados no boletim da segunda-feira 26.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.070 no total, sendo quatro mortes registrada nas últimas 24 horas: Parnamirim (01), José da Penha (01), São João do Sabugi (01) e Martins (01).

Casos suspeitos somam 165.318 e descartados são 680.625.

RN possui 204 leitos críticos e 244 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento próximo do fim da manhã desta terça-feira 27.

Por volta das 12h10, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Mais 03 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 204 leitos críticos e outros 244, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para Covid de 40,7%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 40,7%, registrada no fim da manhã desta terça-feira 27. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 239.

Até o momento desta publicação são 204 leitos críticos (UTI) disponíveis e 140 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 244 disponíveis e 99 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 44,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 30,1% e a Região Seridó tem 48,1%.

 Dados são da Secretaria de Saúde Pública

*Matéria atualizada às 13h55 do dia 27 de julho de 2021

*Do AgoraRN

Câmeras de segurança mostram que Joice não saiu do apartamento de quinta a terça-feira e que ninguém entrou no imóvel da deputada

 

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados (Depol) realizou perícia em 16 câmeras do prédio onde se localiza o apartamento funcional da deputada Joice Hasselmann e concluiu que a parlamentar não saiu do imóvel de quinta (15) a terça-feira (20), momento em que teria saído para o hospital. Além disso, foram realizadas oitivas de funcionários que trabalham no local. Também não foi identificada a entrada de nenhuma pessoa estranha nesse período.

O Depol já enviou o inquérito acerca do caso para o Ministério Público Federal. Caberá ao Procurador da República oferecer ou não a denúncia à Justiça Federal.

A Câmara esclarece que há segurança nos locais onde se localizam os apartamentos funcionais dos parlamentares. Os prédios possuem vigilância armada e porteiros, ambos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, há câmeras de segurança e rondas ostensivas, com viatura caracterizada.

Demais informações sobre a investigação do caso da deputada Joice Hasselmann, no âmbito do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, são sigilosas, conforme artigo 20 do Código de Processo Penal.

As informações são do site da Câmara Federal

terça-feira, 27 de julho de 2021

Italo Ferreira conquista 1º ouro do Brasil na Olimpíada de Tóquio e faz história no surfe

 

 

O Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro nos Jogos de Tóquio com o surfista Italo Ferreira. Na madrugada desta terça-feira, pelo horário de Brasília (tarde de terça no Japão), ele ganhou do japonês Kanoa Igarashi na final e subiu ao lugar mais alto do pódio na estreia da modalidade no programa olímpico. O pódio ainda teve o australiano Owen Wright, que ficou com o bronze ao superar o brasileiro Gabriel Medina. “Estou muito feliz. Foi um dia incrível, especial. Trabalhei muito para isso e acreditei. É fantástico ser o primeiro campeão olímpico do surfe”, disse Italo.

O resultado coroa o ótimo momento de Italo, que é o atual campeão mundial e em 2019 ganhou o ISA Games, que foi realizado no Japão. O brasileiro chegou ao resultado mostrando muitas manobras ousadas e acertando aéreos incríveis, mesmo com a perna um pouco machucada há algum tempo. Na final, ainda passou sufoco quando sua prancha quebrou e ele precisou trocar. Mas no final venceu por 15,14 a 6,60 e ficou com o ouro.

ACARI: Gargalheiras acumula 15,1% da sua capacidade total

O reservatório Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, na cidade de Acari região Seridó do nosso estado, acumula atualmente 6.708.681 m³, percentualmente, 15,1% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. 

No mesmo período de julho de 2020, a barragem estava com 14.209.184 m³, correspondentes a 31,99% do seu volume total.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 56,65% da sua capacidade

 


Foto: ASCOM/IGARN

O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.098.685.538 m³, correspondentes a 47,95% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período de junho de 2020, as reservas hídricas acumulavam 2.439.719.957 m³, percentualmente, 56,30% do seu volume total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.344.364.684 m³, equivalentes a 56,65% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 1.538.050.719 m³, percentualmente, 64,81% do seu volume total.

Após quase dois anos parado, Silvio Santos retorna as gravações no SBT

Nesta última sexta-feira (23), Silvio Santos voltou a gravar nos estúdios do SBT em São Paulo. O dono da Casa foi recebido com aplausos por funcionários da emissora e gravou para o ”Roda a Roda”.

Nas últimas semanas, o empresário chegou a marcar de gravar no estúdio várias vezes, mas sempre cancelava na última hora. Enfim, parece que finalmente deu tudo certo. Essa é a primeira vez em 19 meses que o Dono do Baú aparece no SBT.

O apresentador estava afastado dos programas desde dezembro de 2019, quando saiu de férias para os Estados Unidos. Ao voltar para o Brasil, por causa da pandemia, ele se isolou em casa. Seus familiares ficaram muito preocupados por conta da idade de Silvio. Afinal, ele se encontrava como grupo de risco da doença.

Ministério da Saúde avalia reduzir intervalo entre doses da Pfizer, diz secretária

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite, afirmou nesta segunda-feira (26) que a pasta está avaliando reduzir o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer.

Atualmente, o ministério pratica o intervalo de 90 dias. Segundo Rosana, a preocupação com a variante Delta e a previsão de chegada de remessas maiores da vacina levam o ministério a analisar a possibilidade de diminuir o espaço entre as doses. Ela não informou qual deve ser o novo intervalo.

“Provavelmente, no próximo mês, com as perspectivas de vacinas, temos uma previsão de fechar agora o mês de julho com 40 milhões de vacinas, e em agosto, 63 milhões Então, sim, nós pensaremos em reduzir esse intervalo [entre as doses da Pfizer], afirmou a secretária.

Ainda segundo Rosana, o ministério estuda reduzir apenas o intervalo de aplicação da Pfizer, e não o das demais vacinas usadas no Brasil. “A AstraZeneca mostra, inclusive, que quanto maior o intervalo de dose D1 e D2, melhor a formação de anticorpos neutralizantes. A única seria a Pfizer, inclusive isso consta em bula, nas outras não”, explicou a secretária.

Bolsonaro diz que Mourão ‘por vezes atrapalha’, mas ‘tem que aturar’

Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (26) que, por vezes, o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), “atrapalha um pouco” o governo.

Em entrevista à Rádio Arapuan, da Paraíba, o chefe do Executivo federal afirmou, no entanto, que “vice é igual cunhado”: “Tem que aturar”.

“O Mourão faz o seu trabalho, tem uma independência muito grande. Por vezes aí atrapalha um pouco a gente, mas o vice é igual cunhado, né. Você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado. Você não pode mandar o cunhado embora. Então, estamos com Mourão, sem grandes problemas, mas o cargo dele é muito importante para agregar aí… Dele, não, o cargo de vice é muito importante para angariar simpatias quer seja para candidatura à Presidência, governador ou prefeito”, declarou Bolsonaro.

O presidente e o vice têm se afastado em dois anos e meio de governo. Recentemente, Mourão chegou a dizer que “sente falta” de se reunir com o mandatário do país. No início do mês, Bolsonaro disse que “vice bom é aquele que não aparece”

Bolsonaro citou que em 2018 escolheu quem seria seu vice “em cima da hora” e “a toque de caixa“. Afirmou que não quer “sofrer” com o problema de aliados que mudam de lado após as eleições.

A escolha do vice meu na última [eleição], foi muito em cima da hora. Assim como a composição da bancada, especial para deputado federal. Muitos parlamentares depois de ganhar as eleições com nosso nome, transformaram-se em verdadeiros inimigos nossos. Muitos não, uma minoria. Então, a gente não quer sofrer desse mesmo problema por ocasião das eleições do ano que vem caso eu venha candidato a presidente, obviamente“, disse.

Bolsonaro já afirmou que não repetirá a chapa de 2018 no ano que vem quando deve concorrer à reeleição. Desde o ano passado, Mourão tem sido excluído de reuniões ministeriais e já reclamou sobre o assunto. O vice-presidente disse “sentir falta” de participar dos encontro com a equipe de ministros para “saber o que está acontecendo“.

Mourão também já deu declarações na contramão do posicionamento de Bolsonaro que contribuíram para o distanciamento entre os dois. A última fala que contradisse o presidente foi em relação ao voto impresso. Mourão afirmou que haverá eleição mesmo sem a adoção do voto impresso.

Não estou batendo o martelo que serei, nem que não serei [candidato]. O vice é uma pessoa importantíssima para agregar simpatias. Alguns falam que um bom vice poderia ser de Minas Gerais, ou de um estado do nordeste, ou uma mulher ou de perfil mais agregador pelo Brasil. Isso está no radar de qualquer candidatura majoritária no Brasil“, afirmou Bolsonaro.

Com informações de Metrópoles e Poder 360

COVID: RN + Vacina permite pré-cadastro desde esta segunda-feira para adolescentes de 12 a 17 anos

 


O RN + Vacina, sistema que monitora o processo de vacinação no Rio Grande do Norte ampliou o público contemplado pela campanha de imunização contra covid-19. Jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidade podem, a partir desta segunda-feira, 26, fazer o pré-cadastro no RN+Vacina. A notícia é destaque na Tribuna do Norte.

Segundo o texto, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), não há, porém, previsão para que seja iniciada a vacinação dessas faixa etárias.

Site RN +Vacina: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/

sexta-feira, 23 de julho de 2021

YouTube remove vídeos de Bolsonaro por informações incorretas sobre Covid-19

 

Foto: Reprodução
 
O Youtube removeu na quarta-feira (21) vídeos publicados no canal do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste ano e no ano passado, nos quais ele defendia o uso da cloroquina e da ivermectina no tratamento da Covid-19, apesar da comprovação científica de ineficácia de ambos os medicamentos contra a doença.

Em comunicado, a plataforma disse que, após análise cuidadosa, os vídeos foram removidos por violar as políticas do YouTube de informações médicas incorretas sobre a Covid-19. “Nossas regras não permitem conteúdo que afirma que hidroxicloroquina e/ou ivermectina são eficazes para tratar ou prevenir Covid-19; garante que há uma cura para a doença; ou assegura que as máscaras não funcionam para evitar a propagação do vírus”, informou o YouTube.

“Essas diretrizes estão de acordo com a orientação das autoridades de saúde locais e globais, e atualizamos nossas políticas conforme as mudanças nessas orientações. Aplicamos nossas políticas de forma consistente em toda a plataforma, independentemente de quem seja o produtor de conteúdo ou de visão política”, reforçou a empresa.

Procurada, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência não respondeu até a publicação da reportagem.

Ao analisar o conteúdo do canal do presidente no YouTube, a Reuters confirmou a retirada do ar de vídeos das transmissões ao vivo que Bolsonaro tradicionalmente faz às quintas-feiras.

Um dos vídeos removidos era uma live do dia 27 de maio, em que Bolsonaro sugeriu que se tome chás usados por indígenas para combater a Covid-19 e fez novamente uma defesa enfática da cloroquina e de outros medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus.

Essa transmissão do presidente ocorreu a partir de Matucará, no Amazonas, onde Bolsonaro cumpriu agenda pública em que visitou comunidades indígenas.”Este vídeo foi removido por violar as diretrizes da comunidade do YouTube”, diz uma mensagem para quem, agora, tenta assistir ao vídeo na plataforma de vídeos da Alphabet.

Lagoa Nova: Educação reúne Diretores e Assistentes Administrativos

A Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira (22), um Encontro Administrativo com Diretores e Assistentes Administrativos das escolas municipal.

O momento foi oportuno para repassar informações administrativas e técnicas, relacionadas ao Setor de Inspeção Escolar, Censo Escolar e SIGEDUC no intuito de alinhar dados e otimizar as atividades relacionadas ao calendário escolar 2021.

Tremor de terra na plataforma continental, no litoral do RN, volta a ser registrado nesta quinta-feira

Imagem internet

Imagem internet

Nesta quinta-feira (22), às 13h48 UTC, um tremor de terra, de magnitude preliminar 2.1 mLv, foi registrado na plataforma continental, no litoral do estado do Rio Grande do Norte. O evento foi registrado pelas estações sismográficas localizadas no município de João Câmara, que contém duas estações atualmente, e uma estação sismográfica no município de Riachuelo.

Na última segunda-feira (19), outro evento também foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN na região da plataforma continental. O evento ocorreu às 04h39 UTC e teve sua magnitude preliminar calculada em 1.9 mR.

O LabSis segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real.

Com LabSis

Ipanguaçu/RN: Mulher de Some após falar para os filhos que nunca mais eles voltariam à vê-la.


Uma Mulher por Nome Edna Marinho 37 anos conhecida como ( Kekena ) residente na zona Rural do Município de Ipanguaçu/RN, desapareceu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de Julho, a família encontra-se desesperada.

A equipe do Site Portal Notícias em Foco foi procurado por familiares da Jovem Edna para tentar ajudar a encontra-la. Luan Aurélio Primo da Jovem, falou que Edna teria sido vista no assentamento Alto da felicidade 2 zona Rural do município de Afonso Bezerra/RN.

Luan também contou! que no momento que Edna saiu de sua residência, ela teria falado para os 3 filhos, que nenhum deles iriam voltar a ver ela novamente é depois disso disso teria tomado rumo enguinorado.

Para a felicidade dos familiares
Edna Marinho conhecida como ( Kekena ) foi encontrada ainda nesta quinta-feira dentro de uma mata muito Debilitada entre as localidades de Pedreira zona rural de Ipanguaçu e Alto da felicidade zona Rural de Afonso Bezerra, Edna ao avistar as pessoas ainda tentou correr, mais foi alcançada. 
 
*Com informações do Portal Notícias em Foco

Programa de Huck aos domingos tem nome definido e Fernanda Gentil ganha nova atração

A TV Globo prepara grandes mudanças na sua programação dos fins de semana. Luciano Huck, que já tinha sido anunciado como substituto de Faustão, agora tem definido o nome do seu programa: “Domingão”. Mas esta não é a única novidade. Fernanda Gentil, por exemplo, deixará o comando do “Se joga” para também se aventurar aos domingos. As mudanças valerão a partir de setembro.

A estreia do marido de Angélica está marcada para 5 de setembro, um domingo após a “Superdança dos famosos” chegar ao fim. O formato vai misturar quadros de sucesso que fizeram história com Fausto Silva, assim como formatos herdados do antigo “Caldeirão”, além de grandes histórias, até dezembro. “Em janeiro, Huck estreará a temporada 2022 do ‘Domingão’ com muitas novidades”, diz o comunicado oficial da emissora.

A despedida de Fernanda Gentil do “Se joga” já vai se dar no dia 28 de agosto. Em outubro, ainda sem data prevista, a carioca vai comandar um game show no início das tardes de domingo, antes da exibição de partidas de futebol. Para compor o sábado, a TV Globo vai colocar filmes no lugar. E no dia 4 de setembro, um novo apresentador, ainda não revelado, ficará a frente do “Caldeirão’.

Polícia Civil prende jovem suspeito de matar homem e contratar caminhão-baú para tirar móveis da casa da vítima em Natal

 

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, nesta quinta-feira (22), João Antonio da Cruz Neto, conhecido como ” João Neto”, 21 anos, em Natal. Em desfavor dele, existia um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Natal, em decorrência da suspeita da prática do homicídio que vitimou Erinaldo Teixeira de Abreu, conhecido como “Eloá Abreu”, na zona norte de Natal.

O crime ocorreu no dia 30 de maio, por volta das 14h00, quando a vítima foi encontrada no quintal da sua casa, sem vida e com marcas de ferimentos possivelmente produzidos por uma arma branca. Além disso, foram levados diversos pertences de sua residência.

No dia 28, os vizinhos observaram que um caminhão, tipo baú, estava retirando os objetos da residência da vítima. Após as investigações, o suspeito foi apontado como contratante do frete e responsável pela retirada dos objetos. Segundo informações obtidas no local do crime, a vítima se relacionava com jovens em troca de dinheiro e existem relatos de que estaria sendo extorquido por um deles.

O suspeito foi conduzido à delegacia e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população envie informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Com informações: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Governadora sanciona lei que regulamenta atividades off-road no RN

Lei 10.953 reconhece a prática como esporte de aventura e radical, e de importante valor cultural e turístico para o Estado do Rio Grande do Norte.

A governadora Fátima Bezerra sancionou, nesta quarta-feira (21), a lei nº 10.953, que estabelece diretrizes sobre a regulamentação de atividades off-road, reconhecendo a prática como esporte de aventura e radical, e de importante valor cultural e turístico para o Estado do Rio Grande do Norte. O projeto de lei, de autoria do deputado Ezequiel Ferreira, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no dia 16 de junho.

Até chegar à sansão da governadora, houve amplo debate em várias frentes de atuação, e considerado aspectos econômicos no campo do turismo de aventura, passando pelas discussões ambientais, e jurídicas. O resultado é uma lei moderna, que contou com aprovação unânime da Assembleia Legislativa e sensibilidade das equipes de gestão do Poder Executivo para estudar e aprimorar o texto em suas eventuais necessidades.

Fátima Bezerra destaca a importância da lei porque regulamenta a atividade off-road, através das regras, e sobretudo posicionando-a enquanto prática de imenso valor cultural e turístico para o Estado do Rio Grande do Norte. “É uma atividade que, agora amparada e reconhecida por lei, vai agregar muito à divulgação do nosso estado e, com isso, gerar maior desenvolvimento econômico às regiões. Veja, permite a criação e execução de programas através da participação da iniciativa privada e poder público”, destacou a governadora.

As diretrizes previstas na lei nº 10.953 também estabelecem ações para mapear e identificar os problemas ambientais das áreas de interesse para a prática da atividade de off-road e proposição de soluções que posam evitar, ou mitigar. A legislação prevê a atuação dos órgãos estaduais e municipais, em suas respectivas competências.

Entidades representativas dessa atividade participaram das discussões junto aos órgãos de gestão do Estado. O vice-governador Antenor Roberto manteve permanente diálogo em busca da construção de um equilíbrio, contemplando desde as questões econômicas às ambientais, compreendendo o potencial dessa atividade para o turismo. Entre os cuidados, a inclusão do mapeamento dos trechos e das zonas em que a atividade estiver autorizada, e definida por norma própria. Essa deverá ser editada pelo Poder Executivo Estadual, baseando-se em estudo específico georreferenciado sobre os impactos da atividade no meio ambiente e nas comunidades locais.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

Julgamento: Corte Regional Eleitoral nega pedido de Habeas Corpus de Henrique Eduardo Alves

 


Na sessão plenária da última quinta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN) iniciou o julgamento do pedido de Habeas Corpus do ex-ministro e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (foto) no processo nº 0600011-12.2020.6.20.0002.
Após o voto do relator, desembargador Claudio Santos, pela denegação do pedido, o juiz Carlos Wagner pediu vista dos autos.
Nesta terça-feira (20), o colegiado deu continuidade ao julgamento, acompanhando o relator à unanimidade dos votos.
Assim, o TRE/RN entende que a Ação Penal Eleitoral, que tramita na 1ª Zona Eleitoral, preenche os requisitos legais para seguir o trâmite regular para instrução processual.
Movido pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), o processo investiga a prática de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral nas Eleições Gerais de 2014, cita nota veiculada por intermédio do site oficial do TRE norte-rio-grandense.

Polícia Civil prende suspeitos da morte de pré-candidato a prefeito em 2020 no Oeste potiguar

Arquivo


A Policia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na terça-feira(20) uma operação para prender autores do homicídio do empresário Raimundo Gonçalves de Lima Neto, mais conhecido como Netinho de Nilton, no Oeste potiguar.

Aos 35 anos, Netinho era pré-candidato à prefeitura de Janduís quando foi assassinado com quatro tiros na nuca em 11 de abril de 2020, na zona rural de Campo Grande. A motivação política para o crime é uma das principais linhas de investigação da polícia.

De acordo com a Polícia Civil, sete pessoas foram presas. Além disso, duas armas e diversas munições foram apreendidas com os suspeitos. A operação recebeu o nome Flor de Mandacaru, devido a resistência do crime naquela região.

“A flor de Mandacaru nasce a noite e fecha pela manhã uma única vez, trazendo esperança de dias bons para o sertanejo. Acho que aquela região ainda sonha com esperança de dia melhores em que os crimes de pistolagem acabem. O trabalho da polícia vem para trazer essa esperança”, ressalta o delegado Odilon Teodósio, chefe da operação.

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina no dia 24


Termina no próximo sábado (24), às 23h59, o prazo para a contestar os pedidos de Auxílio Emergencial 2021. A data limite se aplica aos trabalhadores que se inscreveram pelos meios digitais e que tiveram a solicitação negada na revisão mensal de julho. Mensalmente, governo analisa os CPFs dos beneficiários para conferir se eles ainda se enquadram nos critérios para receber o auxílio.

De acordo com a pasta, a contestação vai permitir uma nova análise com bases mais atualizadas dos dados da pessoa. O requerimento com o pedido de revisão deve ser feito pelo site do Ministério da Cidadania. “Após ingressar com os dados de identificação e clicar na aba correspondente ao auxílio emergencial 2021, a pessoa deve clicar no botão: ‘contestar’. A partir daí, precisa aguardar até que seja realizada uma nova análise da situação do seu benefício”, informou a pasta.

Após a contestação, o pedido será reanalisado pela Dataprev. A partir daí, é preciso aguardar até que a nova análise da situação do benefício seja concluída. Se a razão que motivou o cancelamento permitir contestação, o trabalhador poderá voltar a receber o benefício.


Prefeito de Serra Negra defende pré-candidatura de Benes Leocádio ao governo, e Rogério Marinho ao Senado


O Prefeito de Serra Negra do Norte, Serginho Fernandes (PSDB), declarou durante entrevista em rádio da região nesta quarta-feira (21), que defende o nome do Deputado Benes Leocádio como pré-candidato ao governo do estado nas eleições de 2022. Segundo Serginho, Benes representa as causas municipalistas. “Benes já foi prefeito por cinco mandatos, foi presidente da nossa federação, FEMURN, e hoje, como Deputado, tem defendido as lutas municipalistas na Câmara Federal. Será um Governador que vai fortalecer os municípios potiguares.

Serginho comentou também sobre a pré-candidatura do Ministro Rogério Marinho ao Senado: “O Ministro Rogério Marinho tem feito mundo pelo nordeste, e de modo especial, pelo nosso Rio Grande do Norte. Rogério é reconhecido a nível nacional pela sua competência e habilidade política, tem trânsito livre no congresso nacional. Não tenho dúvidas que nesse momento é o nome que reúne, e capaz de alavancar o desenvolvimento em nosso estado”.

Por fim, Serginho declarou ainda que tá sendo organizado pelos prefeitos de todo estado um grande evento, no início de agosto próximo, onde na ocasião serão anunciados os nomes de Benes Leocádio e Rogério Marinho, pré-candidatos à Governador e Senador, respectivamente, nas eleições de 2022 no estado.

 

*Com informações de Jair Sampaio

TRAGÉDIA:- TETO DE GALPÃO DESABA NA GRANDE NATAL. UMA PESSOA MORRE E NOVE FICAM FERIDAS.


Pelo menos uma pessoa morreu e outras nove ficaram feridas, sendo duas em estado grave, após o teto de um galpão desabar nesta quarta-feira (21), na Grande Natal, segundo o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros.                                                   
A estrutura metálica do telhado de um galpão, onde estava sendo construído uma fábrica de móveis, desmoronou no início da tarde e atingiu os trabalhadores. 
                        
O caso aconteceu na Rua Ex-combatente Miguel Lúcio do Nascimento, localizada na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.        
                       
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, três equipes estiveram no local para tentar encontrar e identificar mais vítimas. pois não se sabiam quantas pessoas estavam no local na hora do incidente.                                                     
A corporação também afirmou que ainda não sabe o que teria causado o desabamento da estrutura.     
                 
Sete ambulâncias do Samu foram enviadas ao local para socorrer os feridos. Outros dois foram conduzidos por meios próprios.                                    
A maioria dos feridos foi levado para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho. Um deles, com lesão no tórax, foi conduzido ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal.   
                         
Dois desses nove feridos estão em estado grave. "A gente costuma seguir sempre um protocolo em acidentes com múltiplas vítimas, dando prioridade aos que estão mais graves", explicou o médico Ícaro Paulo, do Samu, que trabalhou na operação.                                                      
"Pelo menos sete vítimas inspiram maiores cuidados. Duas em estado bem grave. Como se trata de um desabamento, basicamente os ferimentos mais importante foram na região da cabeça e do tórax, lesões que causam maior preocupação", concluiu.                                                        
Inicialmente, o bombeiros haviam confirmado uma morte e três feridos, mas o número de vítimas foi atualizado às 14h40.
 
G1.                                                            
Gilvan Rodrigues Leite (Gestor Público e Ambiental Aposentado).