sexta-feira, 20 de maio de 2022

IBGE publica hoje resultado final da seleção para trabalho no Censo

 O IBGE e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgarão hoje (20) o resultado final da seleção do Censo Demográfico 2022 para recenseador e agente censitário supervisor (ACS) e municipal (ACM). Só nesses cargos, são 3.366 vagas temporárias distribuídas por todos os municípios potiguares. 

Desse total, 2.931 vagas são para recenseador, profissional que vai de casa em casa fazer entrevistas com moradores. Para coordenar diretamente o trabalho dos recenseadores, existem 284 vagas de agente censitário supervisor. Também há 151 vagas para agente censitário municipal, responsável pelo Censo nos municípios. São 206.891 vagas no país.

A partir da divulgação e homologação do processo seletivo nesta sexta-feira (20), o órgão poderá dar início às contratações dos aprovados. “O ACM e o ACS são figuras fundamentais na cadeia de execução do Censo, porque eles(elas) vão lidar com nosso maior bem: os recenseadores, que são nossos representantes em todos os municípios do RN e do Brasil. Então, o trabalho do ACM e ACS é garantir que a coleta seja feita com qualidade, transmitir o conhecimento para o recenseador e permitir que nós demos conta do trabalho da melhor forma possível.”, disse Rogério Campelo, coordenador Operacional do Censo 2022 no Rio Grande do Norte.

As funções de agente censitário supervisor e agente censitário municipal tiveram inscrição única em cada município ou grupo de municípios. Dessa forma, o candidato melhor colocado no concurso poderá optar pela vaga de agente censitário municipal. Os demais ficarão com as vagas de supervisor conforme a posição de cada um e o quantitativo de vagas oferecidas.

Treinamento
Logo depois da divulgação dos resultados, os agentes censitários municipais e supervisores deverão iniciar um treinamento online. O treinamento presencial ocorrerá entre os dias 06 e 15 de junho em vários municípios. Nesta etapa, todos os agentes censitários estarão na condição de contratados para o Censo 2022.

Os aprovados para recenseador também poderão iniciar o treinamento online logo depois da divulgação do resultado final. A fase presencial será entre 18 e 22 julho. Neste caso, o treinamento é eliminatório e classificatório. Para ser aprovado, o candidato deve atingir pelo menos metade dos pontos no teste final e ter 80% da presença no treinamento. 

Haverá uma ajuda de custo para os candidatos que obtiverem pelo menos 80% de presença no treinamento presencial. Os locais serão divulgados no site do Censo 2022.

Preparação
Dentro do IBGE, os meses de abril e maio foram de preparação para receber os mais de 3 mil servidores aprovados no processo seletivo finalizado nesta sexta-feira. 

Treinados em regime de internato entre os dias 2 e 13 de maio, 60 servidores vão espalhar a metodologia e técnicas do Censo entre os recém-aprovados. “A equipe foi bem preparada e o conceito foi bem aplicado. Os instrutores se destacaram e receberam boas recomendações dos observadores que vieram aqui acompanhar o trabalho sobre a desenvoltura na aplicação dos conceitos e a atenção com a própria equipe. Sinto que a equipe está preparada.”, avaliou Campelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário