segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS NO VALE DO AÇU

Um acidente registrado na noite do sábado (29/11), na RN-118, no trecho entre os municípios de Alto do Rodrigues e Pendencias, na região do Vale do Açu, deixou duas pessoas mortas. O acidente envolveu um carro e uma motocicleta.

A primeira vítima fatal do acidente foi a cabelereira Francilúcia Pinheiro de Souza, que conduzia a motocicleta. Ela morreu ainda no local.

A segunda vítima foi identificada como Cidinha. Ela estava no carro. Cidinha ainda foi socorrida ao hospital de Pendencias, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na unidade de saúde.

As circunstâncias do acidente seguem sendo apuradas pelas autoridades competentes.

HOMEM É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL DE ASSÚ/RN

 

Um homem, ainda não identificado, foi morto a tiros, na noite deste domingo (30/11), na comunidade de Nova Esperança, na zona rural de Assú/RN.

Segundo informações, ele estava nas proximidades da capela da comunidade, quando dois homens se aproximaram e efetuaram diversos disparos. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes da chegada do socorro.

A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil fará investigação para identificar autores e possíveis circunstâncias que levaram ao homicídio.

Internada em Natal, menina de 4 anos depende de doações de sangue para viver; familiares buscam doadores

 

Reprodução: Agora RN

 Reprodução: Agora RN

Uma menina de 4 anos está internada em estado grave na UTI do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal. Emanoelle Sophia foi diagnosticada com a Síndrome Hemolítico-Urêmica Atípica (SHU Atípica), doença que destrói glóbulos vermelhos e compromete o funcionamento dos rins.A família busca doadores de sangue para ajudar a menina que necessita de 24 bolsas de sangue para obtenção do plasma compatível ao tratamento. As doações podem ser realizadas no Hemonorte, com qualquer tipo sanguíneo, mediante identificação do nome da criança.

O quadro clínico da menina se agravou nas últimas horas. Segundo a família, os rins pararam completamente, ela está em hemodiálise, com pressão instável, abdômen bastante inchado e corre risco de morte.

O irmão de Emanoelle apresenta sintomas parecidos, como barriga inchada, urina escura e dor intensa. Ele está fazendo tratamento com antibióticos e passa por exames diários para monitorar possível evolução para SHU Atípica. A suspeita é de que ambos tenham a mesma alteração genética.

A família solicita apoio para ampliar a divulgação, garantir orientação médica e acesso aos medicamentos específicos, considerados de alto custo e de uso emergencial.

PM Retira Cano Adulterado de Motocicleta Durante Patrulhamento em Currais Novos

 

Durante patrulhamento de rotina no início da madrugada deste domingo (30), policiais do 13º Batalhão de Polícia Militar, em Currais Novos, apreenderam um cano de escape adulterado, conhecido popularmente como “cano barulhento”.

A equipe realizava rondas preventivas quando identificou uma motocicleta emitindo ruído acima do permitido. Após a abordagem, os militares constataram que o veículo estava equipado com um escapamento irregular. O equipamento foi retirado e apreendido pela PM.

Segundo informações repassadas pela guarnição, a motocicleta estava devidamente regularizada e, por isso, foi liberada para o condutor após a retirada do cano adulterado.

A ação faz parte das medidas de fiscalização determinada pelo Coronel Mycael voltadas à redução de poluição sonora e ao combate às irregularidades que comprometem a tranquilidade da população.
 
 Repórter Seridó

MP mira gestão de prefeito no interior do RN e abre série de investigações

Tem prefeito no interior potiguar que está na alça de mira do Ministério Público do Rio Grande do Norte. O nome dele é Fabiano Lopes Pereira, ou simplesmente Fabiano de Vavá, como é mais conhecido politicamente em Barcelona. O município fica na região Agreste, distante  pouco mais de 97 quilômetros de Natal.Qual a suspeita, ou melhor, quais as suspeitas? São quatro as denúncias que pesam contra o prefeito. E as quatro investigações correm simultaneamente. E tudo em menos de 40 dias. 

O BNews Natal teve acesso a parte dos procedimentos. A confirmação também foi feita pelo próprio MPRN. Porém, é fato que a apuração está ainda na fase inicial. Por esta razão, o órgão disse que o promotor responsável pelas investigações não vai se pronunciar neste momento.

As apurações foram motivadas por denúncias encaminhadas por cidadãos à Ouvidoria e à Central de Informações ao Cidadão do Ministério Público. O acúmulo de casos coloca a administração municipal sob um dos mais rigorosos ciclos de fiscalização dos últimos anos, elevando a pressão sobre o governo local. Abaixo, confira o teor de cada uma das denúncias.

1. Emendas Parlamentares Federais (2021–2025)

A investigação mais antiga entre as quatro é a Notícia de Fato nº 02.23.2172.0000256/2025-86, instaurada em 25 de setembro de 2025, que apura suspeitas na destinação, fiscalização e aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares federais enviadas ao município entre 2021 e 2025. A denúncia levanta dúvidas sobre como os recursos foram utilizados e se houve controle adequado na execução desses valores. O procedimento já foi redistribuído diversas vezes dentro da estrutura do MPRN e, no dia 12 de outubro, foi novamente encaminhado ao membro da Promotoria para análise.

2. Gastos com Pessoal e Violação da LRF

A segunda investigação em curso é a Notícia de Fato nº 02.23.2172.0000258/2025-32, instaurada em 29 de setembro, que apura uma possível extrapolação do limite de despesas com pessoal no município.

Na denúncia recebida pela Ouvidoria, a gestão teria ultrapassado os percentuais permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O procedimento passou por vários encaminhamentos e redistribuições internas, mas segue ativo.

Caso confirmada a irregularidade, a gestão pode responder por ato de improbidade administrativa.

3. Merenda Escolar

No início de novembro, o MPRN também abriu investigação sobre a merenda escolar. A Notícia de Fato nº 02.23.2172.0000274/2025-85, de 3 de novembro de 2025, apura denúncias de falhas na execução da alimentação escolar.

As queixas chegaram por meio da Ouvidoria e da Central de Informação ao Cidadão, com direito a complementações enviadas anonimamente por e-mail. A investigação aponta possíveis problemas na compra, distribuição ou qualidade da merenda ofertada aos alunos da rede municipal.

4 Violação à LRF na Execução Orçamentária e Falta de Transparência

Também em 3 de novembro, foi instaurada a Notícia de Fato nº 02.23.2172.0000275/2025-58, para apurar supostas irregularidades na execução orçamentária e possíveis falhas de transparência fiscal.

A denúncia afirma que a prefeitura está descumprindo normas legais relativas ao orçamento e à divulgação das informações fiscais obrigatórias.

Gestão sobre forte pressão

As quatro investigações simultâneas colocam a gestão Fabiano de Vavá sob forte pressão. Os procedimentos envolvem áreas sensíveis da administração, como:

  • Recursos federais e emendas parlamentares
  • Gastos com pessoal
  • Alimentação escolar
  • Execução orçamentária e transparência fiscal

Com procedimentos ativos e ainda sem conclusão, o Ministério Público deve aprofundar a análise de documentos, informações fiscais, contratos, notas de empenho, além de eventuais depoimentos.

Procedimentos abertos pelo MPRN 

 Procedimentos abertos pelo MPRN

Quem é Fabiano de Vavá

Fabiano Lopes Pereira, conhecido politicamente como Fabiano de Vavá, é o atual prefeito de Barcelona, município localizado no Agreste potiguar. Nascido em 25 de agosto, em Natal.

A carreira política de Fabiano teve início como vice-prefeito de Barcelona, cargo que ocupou entre 2017 e 2020, durante a gestão de Vicente Mafra Neto. Em 2020, foi eleito prefeito pela primeira vez, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 2021.

Nas eleições de 2024, foi reeleito para um segundo mandato, com início em 1º de janeiro de 2025, tendo como vice-prefeito Israel Mafra, do Solidariedade.

Durante sua administração, Fabiano tem se destacado por buscar recursos e parcerias para o desenvolvimento de Barcelona.

Em abril de 2021, esteve em Brasília em busca de investimentos para diversas áreas do município. Além disso, Fabiano tem promovido eventos culturais e sociais que fortalecem a identidade local e incentivam a participação da comunidade.

 

Com Informações BNews Natal

Vacina da Covid-19 melhora resposta ao câncer, aponta estudo


Foto: Pixabay

A Vacina da Covid-19 pode desempenhar um novo papel no tratamento de diferentes tipos de câncer, segundo um estudo conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos. Desde já, a descoberta desperta atenção no meio científico, já que os resultados mostram efeitos consideráveis na eficácia da imunoterapia. Além disso, os dados apresentados reforçam como a tecnologia de RNA mensageiro pode ir muito além da prevenção viral.

Vacina da Covid-19 em novos tratamentos

Os pesquisadores analisaram 880 pacientes que receberam a Vacina da Covid-19 nos 100 dias anteriores ao início da imunoterapia. Conforme o estudo, esses pacientes responderam melhor ao tratamento quando comparados aos que não receberam o imunizante no mesmo período. Por outro lado, ainda não há evidências de que a vacina substitua terapias tradicionais, mas ela pode atuar como reforço importante.

Segundo os cientistas, os imunizantes de RNA mensageiro estimulam o sistema imunológico e deixam as células cancerígenas mais visíveis. Assim, elas se tornam mais sensíveis aos medicamentos usados na imunoterapia. Além disso, a ativação contínua do sistema de defesa ajuda o organismo a identificar com mais precisão as alterações dos tumores.

O oncologista Guilherme Harada explica que a imunoterapia funciona ao treinar o sistema imune para reconhecer e combater células tumorais. No entanto, ele destaca que esse processo é diferente da quimioterapia, já que não age diretamente na destruição celular, mas na resposta imunológica.

Os resultados reforçam o impacto dos imunizantes. Em casos de câncer de pulmão avançado, por exemplo, a sobrevida aumentou de 20 para 37 meses. Da mesma forma, a taxa de sobrevivência em três anos subiu de 30,8% para 55,7%. Além disso, em pacientes com melanoma, o risco de morte caiu em 60%, o que representa avanço significativo no campo da oncologia.

 

“Este júri é a chance de honrar a memória de uma jovem arrancada do convívio familiar”, Dra. Kalina Leila, advogada da família de zaira

 Advogada da família de Zaira Cruz, Kalina Leila Medeiros

 Advogada da família de Zaira Cruz, Kalina Leila Medeiros

O julgamento do policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria, acusado de estuprar e assassinar a jovem Zaira Cruz, de 22 anos, durante o Carnaval de Caicó em 2019, tem início nesta segunda-feira, 1º de dezembro, às 8h30min, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal. O júri popular deve se estender por até cinco dias, dada a complexidade do caso e o número de pessoas a serem ouvidas.

Ao todo, 23 testemunhas, além do próprio réu, serão ouvidas durante o julgamento, que ocorrerá em sessão fechada. A entrada foi autorizada apenas para um número muito limitado de familiares da vítima e do acusado. A imprensa não terá acesso ao plenário, por decisão judicial.

A advogada caicoense Kalina Leila Mendes Medeiros, que atua na assistência de acusação representando a família de Zaira, reforçou a relevância deste momento, lembrando que o processo se arrasta há quase sete anos. Para ela, o julgamento significa a possibilidade de reparar parte da dor enfrentada pela mãe da jovem: “Sete anos de muita dor, de uma interrupção de um luto de uma mãe que perdeu sua filha de forma brutal. O que buscamos agora é justiça.”

Kalina destacou ainda que, apesar da entrada recente de novos advogados na defesa de Pedro Inácio, nada no processo mudou: “Nada foi reformado nas instâncias superiores, no juiz singular, no STJ ou no STF. O processo permanece sólido, firme e plenamente apto para ser julgado.”

A advogada explicou que o papel da acusação é muito claro: buscar justiça e defender a memória da vítima. Ela define o julgamento como um ato de compromisso com o Estado e com a sociedade potiguar: “Este júri é a chance de honrar a memória de uma jovem arrancada do convívio familiar e devolver dignidade à sua mãe.”

Kalina reforça que negar a violência sofrida por Zaira é negar sua história: “Zaira não teve morte natural. Era jovem, saudável, e foi assassinada. Não existe narrativa paralela capaz de apagar a verdade.”

A expectativa é que o julgamento percorra todos os seus ritos ao longo da semana, com a decisão dos jurados prevista para o final dos cinco dias.

 

Sidney Silva

Homem é morto por leoa após invadir jaula no Parque da Bica, em João Pessoa

Um homem identificado como ‘Vaqueirinho’ de Mangabeira morreu neste domingo (30) depois de ser atacado por uma leoa ao entrar em uma jaula no Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa.

No momento em que o homem entrou na jaula, o parque estava aberto e recebia visitantes. Vídeos feitos por visitantes mostram o homem subindo por uma estrutura lateral da jaula. Depois, ele usa uma árvore como apoio para entrar no espaço. Logo em seguida, é atacado pela leoa.

O zoológico foi fechado após o ataque e as visitas estão suspensas. Ainda não há previsão para reabertura. A prefeitura disse que já começou a apurar as circunstâncias do caso, manifestou solidariedade à família da vítima e afirmou que o espaço segue normas técnicas e de segurança.

Veja a íntegra da nota da prefeitura de João Pessoa sobre o ocorrido:

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), informa que, na manhã deste domingo (30), um homem ainda não identificado invadiu deliberadamente o recinto da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). De maneira rápida e surpreendente, ele escalou uma parede de mais de 6 metros, as grades de segurança, acessou uma das árvores e invadiu o recinto. Segundo a perícia da Polícia Civil, o homem agiu em possível ato de suicídio. Embora as equipes de segurança tenham tentado impedir a ação, o homem agiu de forma rápida no acesso ao recinto e veio a óbito em decorrência dos ferimentos provocados pelo animal.

Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes.

A Prefeitura se solidariza com a fam)ília da vítima e esclarece que, apesar de toda segurança existente, que atende às normas técnicas, o homem insistiu na invasão, culminando nesse episódio lamentável.

 ‘Vaqueirinho’ de Mangabeira chegou a ser preso por mais de 10 vezes

A fama dele de contraventor era conhecida desde adolescência, tendo sido apreendido diversas vezes. De acordo com a Polícia Civil, o jovem chegou a ser preso por mais de 10 vezes, sendo solto na última sexta-feira (28).

Na semana passada, a Polícia Militar, recebeu chamados para uma agência de um banco em Mangabeira, onde o suspeito tentou danificar dois caixas eletrônicos. Ele foi detido e levado para a Central de Polícia, no Geisel, e logo depois solto após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

 

 Falha na segurança.

A morte do homem, demonstra a completa falha na segurança e não pode ser tratada como acidente imprevisível.

As imagens que o BLOG DO BG PB recebeu são claras: Ele não “caiu” na jaula, ele entrou pelo teto, que na verdade é uma cerca facilmente escalável, e ainda desceu por uma árvore dentro do recinto. Isso tudo sem que nenhum funcionário note, questione, alerte ou acione qualquer protocolo, um retrato da completa vulnerabilidade de um espaço que deveria ser seguro tanto para pessoas quanto para os próprios animais.

A menos culpada nessa história é a leoa, por causa do seu instinto, algo inveitável. Agora, onde estava a Guarda Municipal? Há monitoramento? Há rondas? Se existirem, falharam de forma absoluta.

O que a população espera é uma investigação rigorosa e, o mais importante, uma ação imediata para reforçar a segurança do local.

BLOG DO BG PB