macaíbaA Prefeitura de Macaíba publicou na quarta-feira (24), no Boletim Oficial do Município (Nº 821), o decreto que regulamenta as normas para o trânsito, parada e estacionamento de veículos pesados na cidade. De acordo com o texto, entre 7h e 20h de segunda a sexta-feira e aos sábados, de 5h às 20h, fica proibido o trânsito, parada e estacionamento de veículos pesados e caminhões que tenham mais de três eixos.
As normas foram estabelecidas considerando um estudo realizado no município por uma empresa especializada. O estudo constatou que o solo da cidade não comporta a passagem de veículos de cargas pesadas. Ainda de acordo com o estudo, em um ano houve um aumento de 10 para 20 mil veículos circulando por dia no centro da cidade. Nos horários de pico, o número chega a 2,5 mil veículos diários. Com isso, o asfalto da cidade e a sinalização para pedestres ficam desgastados.
O solo do município suporta veículos de até quatro toneladas, mas alguns dos caminhões que circulam atualmente chegam a pesar 40 toneladas.
Estes tipos de veículo poderão transitar eventualmente, sendo obrigatória a autorização expressa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).
O decreto também relaciona as vias onde serão aplicadas as restrições. As medidas estão publicadas no Boletim Oficial do Município, nº 821, do dia 24 deste mês.