segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Bolsonaro diz que queimou tornozeleira por “certa paranoia” e “alucinação”; apoiadores voltam a protestar em frente à PF


Prisão de Bolsonaro
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, durante a audiência de custódia neste domingo (23), que o uso de medicamentos o fez tentar violar a tornozeleira eletrônica na madrugada da última sexta (21) para sábado (22), o que despertou um alerta na Polícia Federal e levou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a determinar a sua prisão preventiva.

Bolsonaro está preso desde a manhã de sábado (22) após a autoridade indicar risco de fuga em meio à vigília convocada por seus apoiadores e de um alerta de tentativa de rompimento da tornozeleira eletrônica. Bolsonaro confirmou que manipulou o dispositivo com um ferro de solda, mas negou que foi para tentar fugir.

“O depoente respondeu que teve uma ‘certa paranoia’ de sexta para sábado em razão de medicamentos que tem tomado receitados por médicos diferentes e que interagiram de forma inadequada (Pregabalina e Sertralina); que tem o sono 'picado' e não dorme direito resolvendo, então, com um ferro de soldar, mexer na tornozeleira, pois tem curso de operação desse tipo de equipamento.

 Afirmou o depoente que, por volta de meia-noite mexeu na tornozeleira, depois 'caindo na razão' e cessando o uso da solda, ocasião em que comunicou os agentes de sua custódia”, diz trecho da ata da audiência.

Bolsonaro afirmou, ainda, que estava com uma “alucinação” de que havia alguma “escuta” na tornozeleira, o que o levou a tentar abrir a tampa do dispositivo. 

Disse, ainda, que não se lembra de um “surto dessa natureza” em outra ocasião. Também pontuou que estava sozinho em casa com a filha, o irmão mais velho e um assessor, e que nenhum deles o viu manipulando a tornozeleira.

“O depoente afirmou que não tinha qualquer intenção de fuga e que não houve rompimento da cinta”, completou.

A audiência foi conduzida por uma juiza auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes Luciana Yuki Fugishita Sorrentino que durou cerca de 40 minutos e decidiu manter a prisão do ex-mandatário. 

Nesta segunda-feira, 24, a Primeira Turma do Supremo irá julgar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Capela Nossa Senhora das Graças na comunidade de Palestina II, recebeu entronização do seu sacrário.

Foto reprodução

A Capela Nossa Senhora das Graças na comunidade de Palestina II em Santana do Matos – RN, recebeu bênção e a entronização do seu sacrário.

A  entronização do Sacrário foi presidida pelo Pároco de Sant´Ana, Pe.Thalles Henrique, ele que se empenhou para realização deste momento por se tratar de uma ação pastoral voltada para as melhorias das atividades religiosas da capela.

Ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Federal prende dupla transportando 20 Kg de maconha em Angicos/RN

Ação conjunta da Polícia Militar e Polícia Federal prende dupla transportando 20 Kg de maconha em Angicos/RN
 

Na quarta-feira (19), uma ação conjunta da Polícia Militar do RN e da Polícia Federal flagrou dois homens transportando 20 quilos de maconha dentro de um automóvel na zona rural de Angicos.

A droga estava escondida no interior do veículo e foi descoberta durante abordagem realizada por uma equipe da Companhia Independente de Operações e Patrulhamento em Áreas Rurais (CIOPAR) da PMRN.

Os dois suspeitos foram presos em flagrante. Todo o material apreendido foi conduzido à sede da PF, onde passará por perícia oficial.

Bispo de Caicó poderá anunciar transferências de padres em dezembro

Foto:TV Cristo Rei

Diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos, dom Antônio Ranis, já teria anunciado a realização do encontro do Clero de Caicó para dezembro.

Por conta dessa mudança, haveria certa expectativa, de que o bispo diocesano de Caicó, poderá já naquela ocasião, anunciar as primeiras transferência de padres, no seu pastoreio no Seridó.

Antecipação?

Empossado canonicamente, em junho deste ano, dom Antônio Ranis havia dito que só faria dentro de um ano, transferências de padres. Se isso acontecer, dom Ranis estaria antecipando sua decisão.

Nomeado pelo Papa Francisco no dia 14 de fevereiro, Dom Antônio Ranis se torna o 8º bispo da diocese seridoense, sucedendo Dom Antônio Carlos Cruz Santos, transferido em 2024 para a Diocese de Petrolina (PE).

Na noite da terça-feira (18), dom Ranis esteve em Currais Novos, celebrando dentro da Festa de Cristo Rei, missa de investidura de novos ministros da eucaristia e a reinauguração da TV Cristo Rei, que comemora vinte anos, e a inauguração da Secretaria Paroquial de Sant’Ana, que passa a funcionar no andar térreo da TV.

TRANSFERÊNCIA: Padre Cláudio Dantas permanecerá em Currais Novos ?

Em se confirmando, a possibilidade de dom Antônio Ranis, fazer o anúncio das transferências de padres, na diocese de Caicó, já em dezembro próximo, haveria uma expectativa, sobre a permanência ou não, do padre Cláudio Dantas, como pároco de Sant’Ana, em Currais Novos.

Padre Cláudio, teve sua posse canônica em Sant’Ana em abril de 2019, portanto, ele tem seis anos como pároco.

ENTENDA

O Direito Canônico fala de uma estabilidade ao pároco (seis anos e mais seis), mas isso não significa que não possa sair antes disso.

Neste período, podem aparecer outras necessidades ou situações que levam o Conselho Presbiteral a repensar a presença do sacerdote naquele lugar.

 

Vlaudey Liberato

 

IDOSO QUE ESTAVA DESAPARECIDO EM IPANGUAÇU/RN É ENCONTRADO SEM VIDA

Um homem identificado por Valmir Alves de Queiroz, que estava desaparecido desde o último dia 16 de novembro, foi encontrado sem vida nas águas do Rio Piranhas-Açu, no município de Ipanguaçu, nesta quinta (20/11).

O corpo foi localizado por populares na tarde desta quinta-feira (20/11), que acionaram a Polícia Militar.

Valmir havia sido visto pela última vez seguindo em direção a uma área de matagal. Familiares relatam que ele era esquizofrênico, e já havia saído de casa em vezes anteriores, sendo encontrado em pouco tempo.

Seu corpo foi removido para a sede da Polícia Técnica, em Mossoró, onde passará por exames e, em seguida será liberado para sepultamento.

EM JUCURUTU/RN VEREADORES REAFIRMAM ROMPIMENTO COM O DEPUTADO NELTER QUEIROZ

 

O presidente da Câmara Municipal de Jucurutu/RN, Alan Amaral, e os vereadores Edivan da ambulância, Lulu de Chico Ivo, Marcione de Adú e Romualdo Teixeira se reuniram na tarde desta quinta-feira (20/11), com o advogado e presidente de PSDB no município, Júlio Queiroz.

Na reunião, os vereadores, antes ligados ao deputado Nelter Queiroz, reafirmaram o rompimento com o deputado e confirmaram que vão seguir a orientação política de Junlinho.

Além disso, os vereadores também confirmaram que vão votar no deputado Ezequiel Ferreira, que buscará a reeleição nas eleições de 2026.

Para analistas da política de Jucurutu, a cena liga o sinal de alerta dentro da base de apoio a Nelter, que corre o risco de perder outros aliados até a eleição.

São Rafael...

Em são Rafael, embora conte com o apoio do prefeito Francisco Canindé Pinheiro dos Santos, o deputado Nelter não conta com o apoio de nenhum vereador da base do chefe do executivo.

 

Adailton Amorim

Currais Novos acende as luzes do Natal em noite mágica

 Foto: Ruth Xavier

Já é Natal em Currais Novos! Em cerimônia de abertura oficial do Natal Luzes do Sertão 2025 a prefeitura municipal organizou uma grande festa de abertura do período natalino, que contará com vasta programação até o dia 23 de dezembro.

A festa aconteceu na Praça Cristo Rei, no Centro da cidade, com uma programação que contou com espetáculo teatral, música, contagem regressiva e a tão aguardada chegada do Papai Noel à cidade.

De acordo com o Prefeito Lucas Galvão essa é uma festa para toda a família. “Estamos há muitos meses organizando cada detalhe para que as celebrações do período natalino satisfaçam não apenas o turista que visita a nossa cidade, mas principalmente que satisfaça nossa comunidade”, declarou.

O Natal Luzes do Sertão 2025 segue com uma vasta programação cultural, cortejo, auto de Natal e Pavilhão Natalino no dia 20 de dezembro.

Hospital Universitário do Seridó terá investimento de R$ 240 milhões e será 100% SUS


Hospital Universitário do Seridó terá investimento de R$ 240 milhões e será 100% SUS, beneficiando mais de 300 mil pessoas na região.
Foto: Joana Lima/Assecom

O Governo do Rio Grande do Norte e o Ministério da Educação firmaram, na quarta-feira (19), em Caicó, um acordo de cooperação técnica para viabilizar a construção do Hospital Universitário do Seridó, que será 100% SUS e vai atender mais de 300 mil habitantes.

O documento foi assinado pela governadora Fátima Bezerra, pelo ministro Camilo Santana e pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro. O acordo permitirá a elaboração do projeto executivo do hospital, previsto para receber um investimento mínimo de R$ 240 milhões em obras e equipamentos.

A governadora classificou a assinatura como “um dia histórico para o Seridó”, afirmando que o novo hospital representa um avanço na assistência de média e alta complexidade na região.

Estrutura e impacto do novo hospital

A unidade será construída em um terreno doado pelo Estado à UFRN. O local foi vistoriado pela governadora e pelo ministro. O hospital funcionará também como campo de ensino, pesquisa e extensão, integrando a Escola Multicampi de Ciências Médicas, que possui 490 estudantes.

O ministro Camilo Santana ressaltou a importância do investimento para o interior do Nordeste e confirmou a autorização dos recursos para iniciar o projeto. Arthur Chioro, presidente da Ebserh, destacou que a iniciativa fortalece a formação médica na região.

A cooperação já vinha sendo articulada pela Sesap, pela UFRN e pela Ebserh. Segundo o secretário estadual Alexandre Motta, o planejamento considera as necessidades atuais da assistência em saúde no Seridó.

Conforme os estudos técnicos, o hospital contará com 181 leitos, incluindo UTI pediátrica, bloco cirúrgico com sete salas, centro de hemodiálise, setor de oncologia e área de diagnóstico.

O prefeito de Caicó, Judas Tadeu, destacou o impacto da obra, classificando o projeto como um marco histórico para a cidade.

Durante a solenidade, a governadora entregou ao ministro o projeto de lei que autoriza a doação do terreno à UFRN. O texto já foi encaminhado à Assembleia Legislativa.

Mução recebe título de cidadão norte-rio-grandense: “Valorizo tanto o meu Nordeste”

Humorista Mução recebe título de cidade norte-rio-grandense na Assembleia Legislativa — Foto: Eduardo Maia/ALRN

Humorista Mução recebe título de cidade norte-rio-grandense na Assembleia Legislativa — Foto: Eduardo Maia/ALRN

O radialista e humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, conhecido como Mução, recebeu o Título Honorífico de Cidadão Norte-Rio-Grandense, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na quarta-feira (19). A honraria, proposta pelo deputado Hermano Morais, reconhece a contribuição do artista na divulgação do estado e sua cultura.

Em seu discurso, Mução abordou diversos temas, incluindo a decisão de retornar ao Rio Grande do Norte, o valor do nordestino e a importância do estado para sua vida pessoal e familiar.

Mução se emocionou ao agradecer a homenagem. “Eu tenho muito orgulho em ser daqui, em defender o meu estado há quase 30 anos, mostrando a cultura, o sotaque, a gastronomia, a culinária, as figuras folclóricas e o acervo cultural deste lugar que eu amo tanto. Por mais que eu não tenha nascido aqui - cheguei com 1 ano e 8 meses - eu me considero potiguar. Sempre que me perguntam onde eu nasci, eu digo que foi no RN”, afirmou. 

O humorista mencionou sua mudança de volta para o estado. “Lá eu tinha os melhores tratamentos e terapias para Léo e Lina, que são autistas não verbais, não falam. Eu tinha as melhores clínicas, eu tinha os melhores profissionais, mas aqui eu tinha uma característica que eu não tinha lá: calor humano, que a gente só tem aqui no nosso estado.”

Mução, nascido em São Paulo, mas criado no Rio Grande do Norte, reforçou seu sentimento de pertencimento ao estado e o orgulho de divulgar a região por meio do seu trabalho.

“Eu sempre comecei o programa com direto do Rio Grande do Norte. Era uma vinheta que eu tinha mostrando o orgulho de onde eu sou. Por onde passo, sempre que pergunto ‘cê nasceu aonde?’, ‘Nasci no Rio Grande do Norte’, porque aqui que escolhi. Aqui onde tive tudo que eu tenho, eu devo o meu estado: minha família, meus amigos.”

FAB intercepta avião que entrou no espaço aéreo brasileiro vindo da Venezuela

 

Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira interceptou um avião monomotor que entrou no espaço aéreo do Brasil a partir da Venezuela na manhã de quarta-feira (19).

O piloto da aeronave, de matrícula adulterada, ignorou as ordens da FAB e um tiro de aviso, pousou em uma pista de terra e fugiu.

Os radares detectaram o avião, que entrou no espaço aéreo brasileiro sobrevoando a Terra Indígena Yanomami, por volta das 7h, segundo a FAB.

Dois caças A-29 Super Tucano foram designados para a interceptação. Os militares determinaram que o avião modificasse a rota para pousar em um local indicado pela FAB, medida considerada de intervenção.

Como o piloto ignorou as ordens, chegou a ser disparado um tiro de aviso, segundo a FAB. “Como o piloto permaneceu irredutível, a aeronave foi reclassificada como hostil e passou a estar sujeita ao Tiro de Detenção”, disse a Força em comunicado.

Em seguida, o piloto pousou numa pista de terra em Surucucu, local dentro da Terra Indígena Yanomami. De acordo com a FAB, uma equipe de helicóptero até o local para isolar a área e verificou que o piloto havia fugido.

Depois, uma equipe de militares do Comando Conjunto Catrimani II neutralizou o avião, que tinha a matrícula adulterada.

Folhapress

REFORÇO NO PATRULHAMENTO RURAL EM LAGOA NOVA

 
A Polícia Militar de Lagoa Nova deu um passo importante na segurança pública do município, iniciando o Policiamento Comunitário Rural. 
Com o objetivo de atender com mais eficiência toda a extensão territorial, uma viatura foi destinada exclusivamente ao patrulhamento da zona rural. Essa medida garante uma presença policial ampliada nas comunidades mais afastadas, fortalecendo a sensação de segurança e promovendo maior proximidade com os moradores.
 
A iniciativa integra as ações do 13° BPM, sob o comando do Tenente-Coronel Mycael Silva, e demonstra um cuidado efetivo com a população lagoanovense. O Comandante ressaltou que a ampliação do serviço reafirma a missão da PMRN de proteger cada cidadão, independentemente da sua localização.

 
POLÍCIA MILITAR
Servir e Proteger!

Aeronave Potiguar 01 auxilia resgate de mulher em Trilhas de Triunfo Potiguar


Mulher resgatada durante trilha em Triunfo Potiguar após sofrer fratura
Equipe de resgate atua em trilha em Triunfo Potiguar para atender mulher ferida durante caminhada.

Na manhã desta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou um resgate complexo na Serra do Ereré, localizada no município de Triunfo Potiguar. A operação foi necessária após uma mulher se acidentar durante uma trilha, resultando em fratura na perna esquerda.

A equipe de salvamento do quartel de Assú, que já estava na região para uma busca paralela, recebeu o chamado e iniciou o deslocamento. O local onde a vítima estava era de difícil acesso, exigindo cerca de duas horas de caminhada em terreno irregular até que os bombeiros conseguissem chegar até ela.

Diante das condições adversas do terreno e das fortes dores apresentadas pela vítima, foi solicitado apoio aéreo. A aeronave Potiguar 01 auxiliou na retirada da mulher, garantindo um transporte mais rápido e seguro. Após receber atendimento inicial e ser devidamente imobilizada, ela foi levada de helicóptero até o Aeródromo de Assú. No local, uma ambulância do SAMU já aguardava para concluir o atendimento médico e encaminhamento necessário.

A operação demonstrou, mais uma vez, a eficiência e o preparo das equipes do CBMRN, que atuam de forma integrada para garantir respostas rápidas e seguras, mesmo em áreas remotas e de difícil acesso.

 

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Veja como votaram os deputados federais do RN no projeto anti-facção do governo, mas que foi descaracterizado pela oposição.

Foram 370 a favor 110 votos contrários, além de 3 abstenções. 29 deputados estavam ausentes.

O governo Lula apresentou o projeto, mas reclamou que ele foi totalmente descaracterizado pelo relator Derrite, que é secretário de segurança de Tarcísio de Freitas, governador de oposição de São Paulo, e que enfraqueceu o trabalho da receita federal e da polícia federal.

Veja como votaram os deputados federais do RN.

  • General Girão (PL-RN) - Sim
  • Sargento Gonçalves (PL-RN) - Sim
  • Benes Leocádio (União Brasil-RN) - Sim
  • Robinson Faria (PL-RN) - Sim
  • Carla Dickson (União Brasil-RN) - Sim
  • João Maia (PP-RN) - Sim
  • Fernando Mineiro (PT-RN) - Não 
  • Natália Bonavides (PT-RN) - Não

FONTE: opotiguar.com.br

Colapso anunciado: falhas em massa deixam rede de tomografia do RN no limite

 

A assistência por tomografia na rede estadual de saúde do Rio Grande do Norte chegou a uma situação insustentável. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), o tomógrafo do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que é referência em trauma no estado, tem enfrentado problemas contínuos há vários meses.

Ainda segundo o sindicato, devido à negligência por parte daSecretaria estadual de Saúde Pública (Sesap) e do Governo do RN, pacientes estão sendo redirecionados para outros hospitais, como o Giselda Trigueiro e o Deoclécio Marques, ambos já sobrecarregados.

"Enquanto tenta contornar o problema, a rede pública ignora limites estruturais e humanos, e força outras unidades a absorver uma demanda que não conseguem suportar", alegou o sindicato por meio de uma nota.

A ausência de uma bomba injetora, que é um equipamento essencial para exames com contraste, agrava ainda mais o quadro atual. Atualmente, apenas o Giselda dispõe do aparelho em funcionamento. Essa concentração de procedimentos tornou o atendimento desigual e crítico, criando longas filas para exames e colocando em risco a segurança dos pacientes.

Sobrecarga e caos operacional

O Sindsaúde afirma também que, mesmo sem ampliar equipes ou garantir o mínimo de suporte, a Sesap determinou que os hospitais Giselda e Deoclécio assumissem as demandas que foram deixadas pelo Walfredo.

A decisão, alega o sindicato, foi tomada sem planejamento, fazendo com que profissionais tivessem que se empenhar em jornadas exaustivas e processos desorganizados.

"A determinação é que, a partir da última segunda-feira (17), o setor funcione 24 horas ininterruptas, algo inviável na realidade atual. Servidores (as) relatam adoecimento, pedidos de exoneração de funções de chefia e extremo desgaste físico e emocional", afirmou o Sindsaúde em nota. 

O ritmo excessivo já provocou pedidos de renúncia de chefias e relatos de adoecimento físico e emocional entre técnicos e médicos. Trabalhadores também afirmam que não há estrutura mínima para manter o serviço contínuo, que atualmente funciona apenas no horário diurno, de segunda a sexta-feira.

Exames travados, imagens retidas e risco crescente

Além dos problemas operacionais, surgiram falhas graves relacionadas à transmissão das imagens. Exames ficam retidos no equipamento, impedindo médicos de acessar resultados essenciais. A equipe de TI foi acionada diversas vezes, porém o problema persiste. 

O Giselda também está sobrecarregado por estar atendendo demandas de múltiplas unidades, como Santa Catarina, Macaíba, Severino Lopes, João Machado e as UPAs, além dos exames de controle enviados pelo próprio Walfredo.

Nota Sindsáude

"Há cerca de dois meses, a rotina tem sido a mesma: conserta, quebra, retorna o problema. Pacientes chegam ao hospital, são enviados a outras unidades e passam horas aguardando transporte e atendimento, o que agrava quadros clínicos e expõe profissionais a sobrecarga insustentável.""O Sindsaúde/RN denuncia a ausência de gestão, o risco à vida dos pacientes e a precarização imposta aos trabalhadores. Exigimos que o Governo do RN e a Sesap assumam sua responsabilidade, regularizem imediatamente o funcionamento da tomografia no Walfredo Gurgel e garantam condições dignas de trabalho também no Giselda Trigueiro, no Deoclécio Marques e nas demais unidades. A saúde pública não pode continuar sendo empurrada para o colapso."

Osso de frango afiado leva ex-nº 2 do PCC para castigo em presídio no Rio Grande do Norte

O ex-número 2 do PCC Roberto Soriano, conhecido como Tiriça, cumpre desde o dia 11 um castigo de 30 dias na Penitenciária Federal de Mossoró depois que agentes encontraram um osso de frango afiado em sua cela.

Segundo funcionários da unidade, o objeto estava pontiagudo como uma faca, o que levantou o temor de que pudesse ser usado para fazer algum servidor refém.

Já pessoas ligadas ao preso afirmam que ele não poderia ter acesso a esse tipo de alimento, alegando que a penitenciária não serve refeições com ossos justamente para evitar riscos semelhantes. Com a punição, Tiriça ficará isolado até as vésperas do Natal, sem banho de sol e sem receber visitas de familiares.

Histórico de custodias

Soriano é hoje o detento há mais tempo no Sistema Penitenciário Federal entre integrantes ou ex-membros do PCC.

Ele chegou à Penitenciária Federal de Porto Velho em novembro de 2012, transferido da P2 de Presidente Venceslau por ordem da Justiça de São Paulo após a apreensão de um bilhete com orientações para matar policiais da Rota, refinar cocaína e instalar fuzis em veículos.

Exames grafotécnicos atribuíram o bilhete ao próprio preso, que sempre negou autoria.

A defesa sustenta que todas as renovações de permanência em unidades federais têm sido baseadas em relatórios de inteligência de 2012 que, segundo os advogados, trazem informações equivocadas e sem respaldo em métodos reconhecidos pela lei.

Ao longo de treze anos, Tiriça passou por quatro dos cinco presídios federais, alternando entre Porto Velho, Mossoró, Catanduvas e Brasília antes de retornar ao Rio Grande do Norte no ano passado.

Rompimento com Marcola

A última transferência para Mossoró ocorreu junto com Abel Pacheco, o Vida Loka, e Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, ambos também ex-integrantes da cúpula do PCC. O trio foi excluído da facção em fevereiro de 2024 após chamar Marcola de delator.

O conflito começou em 2022 quando o líder máximo da facção disse a um policial penal, em conversa informal, que Tiriça era psicopata. O áudio foi integrado ao processo que condenou Soriano a mais de 31 anos pelo assassinato da psicóloga Melissa de Almeida Araújo, em Cascavel.

Após o vazamento da gravação no julgamento, Tiriça reagiu, acusou Marcola de traição e recebeu o apoio de Vida Loka e Andinho, o que selou o racha definitivo com o antigo comando.

Caixa começa a liberar vale-recarga do Programa Gás do Povo

Cerca de 1 milhão de famílias podem recarregar gratuitamente o botijão de gás em revendas credenciadas em dez capitais. A Caixa Econômica Federal começa a distribuir o vale-recarga do Programa Gás do Povo, que substituirá o Auxílio Gás.

O benefício estará disponível nas seguintes capitais: Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Belém, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Como vai funcionar a retirada do gás
A recarga será feita diretamente na revenda, sem intermediários. No momento da retirada, o responsável pela família poderá validar o benefício utilizando:

Cartão com chip do Bolsa Família + senha;
Cartão de débito de conta CAIXA + senha;
CPF e código de validação enviado ao celular cadastrado.
A verificação ocorre por meio de um sistema eletrônico instalado nas revendedoras que aderiram voluntariamente ao programa.

Quem tem direito ao benefício
Os contemplados pelo Programa Gás do Povo são escolhidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). Entre os critérios estão:

Inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
Renda per capita de até meio salário mínimo;
Cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
Prioridade para famílias que já recebem o Bolsa Família.


Sobre o programa


O Gás do Povo é a nova política pública do governo federal para ampliar o acesso ao gás de cozinha no país. Ele substituirá, de forma gradual, o Auxílio Gás.

O programa prevê gratuidade na recarga do botijão de 13 quilogramas (kg) em revendas credenciadas. A meta é beneficiar até 15 milhões de famílias até março de 2026 — cerca de 50 milhões de pessoas — em transição do modelo anterior.

Desde 23 de outubro, as revendedoras interessadas podem aderir ao programa. As empresas devem estar cadastradas na Agência Nacional do Petróleo (ANP), estar em situação regular na Receita Federal, ter conta do tipo pessoa jurídica na Caixa e aceitar pagamentos pela “azulzinha”, máquina de cartões do banco.

Como consultar se você tem direito
Os beneficiários podem verificar se foram selecionados pelos seguintes canais:

Aplicativo Meu Social;
Portal Cidadão Caixa;
Telefone Caixa Cidadão: 0800-726-0207.
Canais de atendimento para dúvidas
Telefone 121;
FalaBR;
SAC CAIXA: 0800-726-0101.

agencia brasil

SÃO RAFAEL: INSCRIÇÕES PARA CORRIDA DA IMACULADA SÃO PRORROGADAS

 

 

As inscrições para a corrida da Imaculada foram prorrogadas e agora, os interessados têm até a próxima quinta-feira (20/11) para garantir sua vaga.

O evento, que é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Rafael/RN, com apoio prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esportes, Eventos e Cultura, acontecerá no dia 07 de dezembro, com saída as 05 hora da manha, em frente a igreja matriz.

A inscrição, que custa 50 reais, pode ser feita pelo WhatsApp (84) 98773-4251 ou presencialmente, na Secretaria Paroquial.

Os inscritos receberão um kit com camisa e medalha, e farão um percurso de dois quilômetros de caminhada e cinco de corrida.

Caso Zaira: novo julgamento de PM é marcado e permanece restrito a familiares

O novo júri popular do caso Zaira – jovem morta no Carnaval de Caicó em 2019 – está marcado para começar no dia 1º de dezembro, com previsão de encerramento em cinco dias. Para a sessão, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal e a Direção do Foro Miguel Seabra Fagundes publicaram uma portaria conjunta que disciplina o acesso à sessão do julgamento. A entrada e a permanência na sessão serão restritas a alguns familiares da vítima e do réu.

Assim como no primeiro júri, cancelado após a defesa do réu abandonar o julgamento, a medida restritiva busca resguardar a dignidade da vítima e proteger dados sensíveis do processo, que segue em segredo de justiça. Por isso, foi definido que, novamente, apenas familiares da vítima, Zaira Dantas Silveira Cruz, e do réu, Pedro Inácio Araújo, poderão ser credenciados para acessar a sessão. Profissionais de imprensa, inclusive da Secretaria de Comunicação do Tribunal de Justiça (TJRN), não terão acesso ao Salão do Júri.

Estão previstos 23 depoimentos, entre eles o do réu e das testemunhas de defesa e de acusação. A previsão é que sejam ouvidas, pelo menos, oito pessoas por dia, entre depoimentos na forma presencial e por videoconferência. O processo conta com 7 mil laudas.

Primeiro júri

Este é o segundo Júri Popular do Caso Zaira. A primeira sessão foi cancelada em junho deste ano, no segundo dia de depoimentos, após os advogados do réu Pedro Inácio terem abandonado o plenário. A equipe de defesa do réu deixou o Salão do Júri, alegando cerceamento, após suas perguntas serem indeferidas pelo magistrado presidente da sessão, por julgar que os questionamentos eram imprescindíveis para sua tese. O indeferimento veio após a alegação por parte do Ministério Público de que as perguntas poderiam ferir a dignidade da vítima, o que foi acatado pelo magistrado.

iniciaria as de defesa. A sessão foi remanejada para 1º de dezembro, de acordo com a disponibilidade do calendário de julgamento da 2ª Vara Criminal.

O caso

Zaira Cruz, de 22 anos, foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019, no sábado de Carnaval, no município de Caicó. O policial militar Pedro Inácio Araújo é acusado de estuprar e matar a vítima.

Inicialmente, o processo tramitou na 3ª Vara da Comarca de Caicó, mas a defesa solicitou e obteve o desaforamento para Natal, alegando dúvidas sobre a imparcialidade do júri na região do Seridó, devido à repercussão do caso.

O júri popular vai ocorrer no Fórum Miguel Seabra Fagundes a partir das 8h30 da manhã da segunda-feira (1º/12).

TRIBUNA DO NORTE

Carro da Secretaria de Saúde de Cerro Corá por pouco não causa acidente grave no Seridó

 

Um veículo da Secretaria de Saúde de Cerro Corá, na região do Seridó potiguar, se envolveu em um sinistro que quase terminou em tragédia na manhã desta terça-feira (18), por volta das 7h40.

Segundo relato de ocupantes de outro carro que trafegava pela via, o motorista do veículo oficial tentou ultrapassar um caminhão em um trecho estreito da estrada e acabou avançando em direção ao automóvel onde eles estavam.

“Esse carro da Secretaria de Saúde de Cerro Corá foi ultrapassar o caminhão e ia dando de frente com a gente, com tudo. A sorte foi que o caminhão puxou para o acostamento… ele enganchou ali… e o nosso motorista desviou também. Se fosse um carro do outro lado, tinha estourado”, relatou uma testemunha.

O carro da saúde ficou travado na calha de concreto que separa a pista de um paredão de pedras, após o desvio brusco para evitar a colisão frontal.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. As causas do incidente ainda estão sendo apuradas.

Fonte: Jair Sampaio

Senadores são criticados por fazerem 'visita técnica' na Papuda: "vexame"

Senadores são criticados por fazerem 'visita técnica' na Papuda: "vexame"

© Waldemir Barreto/Agência Senado

Na segunda-feira (17), os senadores Damares Alves, Eduardo Girão, Márcio Bittar e Izalci Lucas visitaram o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para conhecer a estrutura do presídio que pode receber o ex-presidente Jair Bolsonaro, alegando que fariam uma 'visita técnica' ao local.

 O perfil do senador Eduardo Girão no X (ex-Twitter) publicou um vídeo do momento da visita ao presídio, no qual os parlamentares alegam que tentam verificar se o local tem estrutura adequada para receber presos condenados pela tentativa de golpe. 

"Na tarde de hoje, realizamos uma visita técnica na Papuda, representando a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, para verificar as instalações do complexo penitenciário para onde pretendem enviar o Presidente Bolsonaro", disse.No vídeo, os senadores citam os problemas de saúde de Bolsonaro e contestam a possibilidade do ex-presidente ser levado para a Papuda para cumprir pena. 

"Aqui não seria o local adequado. Deveria ficar na prisão domiciliar", disse Izalci Lucas. Damares Alves citou ainda outros presos doentes, com mais de 80 anos, que estão cumprindo pena no presídio, mas não citou nenhuma iniciativa para o cuidado destes outros detentos. 

Apenas sinalizou a preocupação com a saúde do ex-presidente.Nas redes sociais, a iniciativa não caiu bem e os senadores foram duramente criticados pela postura, uma vez que sempre criticaram Direitos Humanos e nunca discuram ou apresentaram pautas para debater o sistema prisional. "Isso é um vexame! Há milhares de presos que ainda nem foram condenados, nem receberam uma sentença e estão presos em lugares horríveis. 

O outro que foi condenado precisa de atenção e piedade?", "O que me impressiona é que essa galera não teve esse mesmo cuidado com as pessoas que sofreram durante a pandemia. 

Ninguém visitou um único hospital. Nem o próprio Bolsonaro, que enquanto as pessoas estavam morrendo, ele tava ocupado demais andando de jetski", "Vocês passam anos a fio debochando dos Direitos humanos, como é mesmo? Direito dos manos. 

E só agora as portas de Bolsonaro ser preso, é que tem valor? E presos, cancerosos, tuberculosos, doentes renais crônicos, aidéticos, quando foi que vocês lutaram por direitos humanos?" e "Que cagada, hein Senador? Podia pelo menos ter ido ver mas ficar quieto. 

Esse vídeo pegou muito mal", foram alguns comentários.Vale destacar que a publicação teve mais comentários com críticas dos seguidores dos senadores do que com 'likes'.