Um ônibus com pequenos produtores rurais do Seridó voltou nesta quarta-feira (5) de Brasília para Acari. Eles levaram na bagagem a promessa do Governo Federal de que será buscada uma solução para as dívidas desses agricultores com o Banco do Nordeste. O protesto, realizado ontem (4) reuniu agricultores do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia e chamou a atenção da mídia nacional para o problema.
“Avaliamos que a mobilização foi positiva, pois conseguimos a atenção de mídia, o que levou o ministro Gilberto Carvalho, da secretária-geral da Presidência, a se comprometer em buscar uma solução”, avalia o produtor rural acariense Gustavo Braz, responsável pela organização da caravana potiguar.
“Vamos dar uma trégua, mas caso o governo não apresente uma solução, voltaremos a protestar”, afirmou Braz, que participou da reunião no Palácio do Planalto e da elaboração do documento. Os pequenos agricultores argumentam que as dívidas contraídas no Banco do Nordeste ficaram impagáveis, principalmente devido à seca prolongada na região. “Estamos tendo as nossas terras sendo executadas, sendo que o governo tinha garantido que isso não ia acontecer”, argumenta o produtor acariense.
Os agricultores querem que a presidente Dilma analise a questão da dívida não só pelo aspecto econômico, mas também pelo aspecto social. Além do perdão dos débitos, querem a abertura de novos financiamentos e o fim das execuções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário