sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Bombeiros do RN orientam banhistas sobre como evitar afogamentos

A alta temporada de verão chegou e com ela os turistas lotam as praias e lagoas do Rio Grande do Norte. É nesta época do ano que é registrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RN (CBMRN) o maior número de orientações, advertências e salvamentos aquáticos. Durante quase todo o ano, de janeiro a novembro, por exemplo, o Grupamento de Busca e Salvamento Aquático do CBMRN (GBS) contabilizou 28.500 orientações, 12.400 advertências e 157 salvamentos aquáticos.

Para garantir a segurança e minimizar acidentes, o Corpo de Bombeiros realiza ações educativas e atua tanto na prevenção como na prestação do socorro em caso de afogamento. Porém, de acordo com o major Roberto Oliveira, Comandante do GBS, para apreciar o verão de forma tranquila e segura, são necessários alguns cuidados, como o não uso de bebidas alcóolicas, por exemplo. “O uso de bebida alcoólica aparece com destaque entre as causas de afogamento. Ela nunca deve ser ingerida em abuso. Infelizmente temos muitos casos de afogamento em decorrência do álcool”, disse.

Quando a pauta são as crianças, todo o cuidado é pouco. “Qualquer descuido pode ser fatal. Os pais devem manter os olhos 100% em seus filhos e ‘abdicar’ do seu próprio lazer, pois um afogamento pode acontecer em questão de segundos”, completou o major Roberto Oliveira.

Entre as demais recomendações, o major lembrou também sobre o uso do protetor solar, que deve estar sempre presente entre os itens mais importantes na hora de se expor ao sol. “Existem frequentes casos de insolação, orientamos que o protetor seja usado de maneira abusiva”, ressaltou.

Sinalizações 

As bandeiras vermelhas espalhadas pela extensão de areia das praias servem de orientação aos banhistas, informando sobre a condição daquele ponto no mar. A vermelha representa perigo de banho naquele local.

Operação Verão e Praia Segura 

Para intensificar as ações educativas no objetivo de prevenir o afogamento e desaparecimento de crianças, a Corporação e vários órgãos públicos lançarão em janeiro, a ‘Campanha Praia Segura 2022’, que está inserida no cronograma da ‘Operação Verão’. Entre as ações que estão sendo ofertadas, destaque para a distribuição de pulseiras de identificação para crianças, em que se pode colocar o nome completo e o número de telefone do responsável para facilitar a localização em uma eventual perda.

Arquidiocese de Natal anuncia criação de quatro novas paróquias em 2022

O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, divulgou nesta quinta-feira (30), a criação de quatro novas paróquias da Igreja Católica que passarão a compor a Arquidiocese da capital potiguar em 2022. Segundo a Arquidiocese, todas as solenidades para oficialização das novas paróquias deverão acontecer ao longo do mês de fevereiro. Também foi anunciada a nomeação do novo vice-reitor do Seminário São Paulo e de novos padres.

A área de Nossa Senhora da Saúde, no município de Boa Saúde, vai ser elevada à condição de paróquia no dia 02 de fevereiro de 2022, em solenidade marcada para 17h. Já a área pastoral de Santo Expedito, no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, será elevada à condição de paróquia no dia 5 de fevereiro de 2022.

Já a criação da Paróquia de São Tomé Apóstolo, no dia 7 de fevereiro de 2022, ocorrerá às 19h30. Por fim, a área pastoral de Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro Nova Parnamirim, na Grande Natal, também será elevada à condição de Paróquia no dia 18 de fevereiro de 2022, às 19h.

Conhecido como ‘Jogador’, segundo suspeito de ordenar Chacina da Sapiranga é preso no Rio Grande do Norte

O 13º suspeito de participar da Chacina da Sapiranga foi capturado. Raí César Silva Araújo, conhecido como ‘Jogador’, de 28 anos, apontado como um dos mandantes da matança, foi preso no Estado do Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (29). Cinco pessoas foram mortas e seis ficaram feridas, na ação criminosa registrada no último dia 25 de dezembro.

A prisão aconteceu em uma ação interestadual que contou com a participação da Polícia Civil do Ceará (PCCE), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), ‘Jogador’ foi preso quando se deslocava de Mossoró para Natal (municípios do Rio Grande do Norte).

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Ceará (MPCE), intermediou a transferência de Raí César para o Ceará – que foi realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil do Ceará.

Após pedido da Polícia Civil, os promotores de Justiça deram parecer favorável e a Justiça Estadual já decretou a prisão temporária do suspeito, ainda na última quarta (29).

Segundo informações do MPCE, ‘Jogador’ foi capturado no Município de Macaíba, Região Metropolitana de Natal, em uma abordagem no Km 294 da BR-304. Com o suspeito, foi encontrado um cigarro de maconha, o que também motivou uma prisão em flagrante pelo crime de uso de entorpecentes.

Prisões preventivas decretadas

Justiça Estadual já converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva dos oito homens presos por suspeita de participarem da Chacina da Sapiranga. Além deles, quatro adolescentes foram apreendidos pelos crimes.

Antes de ‘Jogador’, o último suspeito a ser detido pela Polícia Civil do Ceará (PCCE) foi João Ricardo Sousa da Silva, o ‘Das Facas’ ou ‘RJ’. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo Plantão Judiciário na última terça-feira (28), um dia depois de ser preso dentro de um veículo, quando fugia de Fortaleza – o que foi evidenciado pela quantidade de roupas desorganizadas, segundo a Polícia.

João Ricardo tem passagens pela Polícia por homicídio e uso de drogas e foi apontado por testemunhas como um dos mandantes da Chacina da Sapiranga, mas ele nega ter ordenado ou participado da matança. Nenhum ilícito foi encontrado com o suspeito.

A reportagem apurou que a Chacina foi motivada por disputa de território para o tráfico de drogas. Dissidentes de uma facção de origem carioca, que passaram a integrar outra organização criminosa (o que é conhecido no mundo criminoso como “rasgar a camisa”), praticaram a carnificina com o intuito de tomar o território do Campo do Alecrim.

A Justiça também decretou a prisão preventiva de mais sete suspeitos de participar da Chacina. Na última segunda-feira (27), o Plantão Judiciário converteu as prisões de Thiago Farias de Lima e Mateus Aguiar de Sousa – este último está internado sob escolta policial, por ter sido baleado em um confronto com a Polícia.

Thiago de Lima já respondia por crimes do Sistema Nacional de Armas e tráfico de drogas e Mateus de Sousa, também por tráfico. Ambos também foram reconhecidos por testemunhas dos homicídios. A defesa pediu pela liberdade da dupla.

No dia anterior, o Poder Judiciário já havia convertido as prisões dos outros cinco suspeitos presos por participação na Chacina, que também tinham antecedentes criminais. Confira:

  • Alessandro Vieira da Silva, já respondia por tráfico de drogas;
  • Antônio Gabriel Sousa da Silva, violação de domicílio, porte ilegal de arma de fogo, homicídio e tráfico de drogas;
  • Charles Dantas Oliveira, homicídio;
  • Gabriel Sousa Freitas, por porte ilegal de arma, homicídio e tráfico de drogas;
  • e Mateus Acelino da Silva, por tráfico de drogas.

Além dos oito adultos presos e quatro adolescentes apreendidos (entre 15 e 17 anos de idade), a Polícia apreendeu seis pistolas (calibres 380, Ponto 40 e 9 milímetros), dois equipamentos que transformam pistolas em rifles, 98 munições de calibres variados, a quantia aproximada de R$ 800 em espécie, uma pequena quantidade de cocaína e aparelhos celulares.

GRATIDÃO: Casal de Manaus retorna ao RN para agradecer atendimento Covid no Giselda Trigueiro

foto1: Dia 30 de dezembro casal com as filhas retornando ao hospital

Foto: ASCOM / SESAP RN

O dia amanheceu diferente no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal. Uma visita surpresa deixou toda equipe emocionada. O casal Keitiane Teixeira do Nascimento e Robson Sena do Nascimento, retornaram nesta quinta-feira (30) ao hospital com as três filhas para agradecer pelas suas vidas salvas. Eles foram os primeiros, dos 52 pacientes, transferidos da cidade de Manaus (AM) para o Rio Grande do Norte na crise de oxigênio que o estado do Amazonas inteiro passou em janeiro de 2021. “Hoje voltamos aqui para trazer nossas filhas para conhecer o lugar que fomos salvos. Posso dizer que vocês salvaram nossas vidas”, disse emocionada Keitiane Teixeira.

O casal esteve internado em estado grave, diagnosticados com Covid-19, no período de 18 a 29 de janeiro de 2021, quando o sistema de saúde de Manaus colapsou e o Rio Grande do Norte abraçou 52 pacientes oferecendo leito de UTI e todo o acolhimento possível. “A emoção de recebe-los foi muito grande, porque eles foram os primeiros de Manaus. Chegaram no auge da crise de oxigênio de lá, quando muitas pessoas não tinham como internar no Amazonas como um todo. O Secretário de Saúde, entrou em contato comigo para que pudéssemos aceitar os pacientes e fizemos o possível para recebe-los. Eles chegaram agravados e foram melhorando dia após dia. E hoje eles trouxeram as três filhas para conhecer o lugar que salvou a vida deles e isso nos dá uma felicidade imensa, essa é nossa razão em estarmos aqui”, disse o diretor do hospital Dr. André Prudente.

Foto2: Dia da alta do casal no dia 29 de janeiro de 2021
O Rio Grande do Norte foi um dos estados a prestar solidariedade no enfrentamento da pandemia a cidade de Manaus. O Governo do Estado assegurou o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para garantir uma assistência segura e eficaz, além da garantia dos cinco leitos no Hospital Giselda Trigueiro disponibilizados para o atendimento com toda estrutura necessária.

 

Ivete Sangalo puxa coro e dança ao som de “Ei Bolsonaro, vai tomar no c*...

Criticada algumas vezes por não se posicionar politicamente, Ivete Sangalo tem viralizado nas redes sociais com um vídeo em que incentiva o público a puxar coro contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um show realizado ontem em Natal, a cantora dançou com os fãs gritando “Ei Bolsonaro, vai tomar no c*”.

No vídeo, que circula nas redes sociais, Ivete provoca o público a gritar mais alto. “Não ouvi”, diz a cantora, que provoca: “Tá baixinho”. .”[Ele] Vai acabar escutando de tão alto que foi”, conclui a artista, aplaudida pelos fãs.

Em junho, quando o Brasil superou 500 mil mortes por covid-19, Ivete decidiu se posicionar politicamente. Em publicação na rede social, a artista escreveu: “Esse governo que está aí não me representa, nem mesmo antes da ideia dele existir”.

Com informações de Splash/UOL

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Faculdade Sucesso Polo Afonso Bezerra fez doação de duas Bolsas de estudo

A Faculdade Sucesso (Facsu) Polo em Afonso Bezerra através de sua Coordenadora Local, Professora Milene e o Diretor Geral da Facsu, Dr.Alvaro Dias, no último dia 26 de novembro 2021, no show de prêmios da festa da padroeira Nossa Senhora das Graças, foi feita doação de duas bolsas de estudos para ser sorteadas.

As contempladas foram: Rosicleide da Silva Januário, é a senhora Francisca das Chagas de Lima (tiquinha), a mesma comprou o bilhete e fez a doação para seu afilhado Heitor Morais Bezerra. 

Os pais de Heitor fizeram doação para uma amiga da família, a jovem Elília Flávia Ribeiro da Silva, que sempre teve o sonho de fazer uma graduação em pedagogia. 

Venho aqui parabenizar a todas as ganhadoras, em especial aos pais de Heitor, pelo belo gesto de empatia.

14° Corrida Ciclistica "Juventude Feliz " em Afonso Bezerra

A Prefeitura Municipal de Afonso Bezerra através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer realizou a 14° Edição da Corrida Ciclistica " Juventude Feliz " vários participantes de regiões vizinhas, estado do RN, Ceará  e Pernambuco estiveram no Município para competição que tinha em Premiação 8.500,00 mil ( Oito Mil e quinhentos ).

Vejam os ganhadores:


 

61% dos beneficiários do Auxílio Brasil preferem Lula a Bolsonaro

O Auxílio Brasil, programa criado por Jair Bolsonaro (PL) para substituir o Bolsa Família, não trouxe o efeito desejado para o atual presidente. Segundo mostra a última pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, 61% dos beneficiários do programa preferem Lula ao atual chefe do Executivo, que tem a preferência de 16% dos eleitores que recebem a verba do governo federal.

O percentual de voto de Bolsonaro entre os que recebem o auxílio é inferior aos 22% obtidos no resultado geral.

Entre aqueles que consideram ter mais comida do que o suficiente em casa, Bolsonaro e Lula empatam tecnicamente: 37% a 35%, respectivamente

“Lagoa Nova, Todos Praticam Esporte” é lançado hoje

A Prefeitura Municipal, através da sua Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Desenvolvimento Econômico, convida a participar da Cerimônia de abertura desse Projeto.

A iniciativa tem como objetivo, oportunizar as crianças, adolescentes e jovens do Município de Lagoa Nova/RN opções de esporte e lazer.

Vidente que previu o 11 de Setembro e a morte da princesa Diana diz que haverá uma nova pandemia em 2022

Morta em 1996, a vidente cega búlgara Vangelia Gushterova, conhecida como ‘Baba Vanga’ ou ‘Nostradamus dos Balcãs’, deixou uma série de previsões para os anos seguintes. Para 2022, a mulher prevê o surgimento de uma outra pandemia. Dessa vez, a descoberta do novo vírus mortal ocorrerá na Sibéria, conforme os escritos deixados por ela.

O próximo ano, segundo Baba Vanga, também será marcado por uma grave crise hídrica com escassez de água potável em várias cidades do mundo. A vidente previu ainda que a poluição dos rios vai aumentar e uma tsunami vai devastar a Ásia e a Austrália.

Baba Vanga prevê ainda uma invasão alienígena em 2022. Segundo a vidente, um asteroide enviado por extraterrestres em 2017 vai atacar o planeta Terra no próximo ano.

A búlgara tornou-se conhecida por ter supostamente acertado previsões de eventos marcantes da história recente, como os ataques de 11 de setembro às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, o acidente nuclear em Chernobyl, a morte da princesa Diana, o tsunami de 2004 na Ásia e a saída do Reino Unido da União Europeia.

Para 2021, Baba Vanga previu uma atividade sísmica e vulcânica significativa, além de inundações e tempestades. De acordo com a mídia internacional, a vidente tem cerca de 85% de precisão em suas previsões.

Celso Portiolli revela que está com câncer na bexiga: ‘Otimista e com muita fé’

Foto: Reprodução

O apresentador Celso Portiolli foi ao Instagram contar aos fãs que está com um câncer na bexiga. Celso revela que fez uma operação este mês e que se prepara para um tratamento. Veja:

“Em dezembro fiz um procedimento endoscópico para a retirada de um pólipo da bexiga, único e pequeno. Vou fazer um tratamento, imunoterapia chamada BGC. Chance de cura próxima de 100% e durante meu tratamento, vida absolutamente normal, fazendo o que sempre fiz”, conta ele.

O apresentador também agradece à equipe médica: “Gratidão aos médicos, fui e estou sendo acolhido de uma maneira muito especial. Obrigado Dr. Fernando Maluf e sua equipe, Dr. Wladimir Alfer e sua equipe, ao SBT e obrigado a equipe de enfermeiros e todos que cuidaram de mim no Hospital Albert Einstein.”

Pela primeira vez, mundo registra 1 milhão de casos de Covid em 24h

 


Foto: SEBASTIÃO MOREIRA / EFE

Pela primeira vez, foram registrados no mundo mais de um milhão de casos de Covid-19 em um único dia. Em 27 de dezembro, a plataforma “Our World in Data”, associada à Universidade de Oxford, anotou o recorde de 1,4 milhão de casos em 24 horas.

A primeira grande marca havia sido registrada em 7 de janeiro deste ano, com quase 900 mil infectados, três meses depois os números já foram ultrapassados por três vezes. Os dados vêm sendo compilados desde janeiro de 2020, quando surgiram os primeiros casos de Covid-19 na China.

  • 7 de janeiro de 2021: 892,8 mil
  • 22 de abril de 2021: 902,6 mil
  • 23 de abril de 2021: 904,4 mil
  • 28 de abril de 2021: 905,8 mil
  • 23 de dezembro de 2021: 983,3 mil
  • 27 de dezembro de 2021: 1,4 milhão

A variante Ômicron, surgida em novembro e já em circulação global, é a responsável pelo novo pico de casos. Apesar de ser menos letal que as outras versões do vírus, a Ômicron vem se espalhando de maneira muito rápida.

Neste novo momento da pandemia, os Estados Unidos estão liderando o crescimento de casos, foram mais de 512.553 diagnósticos na segunda-feira, cerca de 37% do total. Em seguida, está o Reino Unido (318.699 casos, equivalente a 23%) e a Espanha – com cerca de 15% do total.

Metrópoles

OPORTUNIDADE DE EMPREGO TEMPORÁRIO NO IBGE PARA REALIZAÇÃO DO CENSO DEMOGRÁFICO 2022

 

Para Santana do Matos são 12 vagas:
01 vaga para Agente Censitário Municipal (ACM)
01 vaga para Agente Censitário Supervisor (ACS)
10 vagas para Recenseador

AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL (ACM) e AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR (ACS)
Inscrições: 15/12/2021 até as 16h do dia 29/12/2021
Escolaridade: Ensino médio completo
Taxa de inscrição: R$ 60,50
Aplicação das provas: 27/03/2022
Remuneração: ACM: R$2.100,00; ACS: R$ 1.700,00  (+ adicionais)

Site para inscrição: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09

RECENSEADOR
Inscrições: 16h do 15/12/2021 até as 16h do dia 29/12/2021
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Taxa de inscrição: R$ 57,50
Aplicação das provas: 27/03/2022
Remuneração: Por produção, calculada por setor censitário.

Simulador de remuneração: https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html

Site para inscrição: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO ESTÁ NA COTA 45,41 POR CENTO

A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves (foto), maior reservatório do Rio Grande do Norte, localizado na região do Vale do Açu, acumula 1.077.564.583 m³, correspondentes a 45,41% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última quarta-feira, 22, ela estava com 1.082.078.881 m³, equivalentes a 45,60% da sua capacidade A informação é do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

Oiticica ganha 4 metros de paredão e transferência dos moradores deve ocorrer no início de 2022


Barragem de Oiticica, que quando concluída vai armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água no município de Jucurutu-RN, entra em nova fase com o avanço de obras sociais, com a conclusão da nova Barra de Santana. A previsão é acontecer a transferência das famílias das áreas que serão alagadas no primeiro trimestre de 2022.

Na missa celebrada na quinta-feira (23) à noite por D. Antônio Carlos em Barra de Santana, a esperança dos mais de 800 moradores dividiu espaço com a certeza de que este deverá ser o último Natal na comunidade, porque em 2022 as festividades serão celebradas em um outro local, com moderna infraestrutura urbana – escola, creche, posto de saúde, área de lazer, água encanada e esgotamento sanitário – chamada Nova Barra de Santana, a 25 quilômetros de Jucurutu.

A transferência será feita no primeiro trimestre de 2022, conforme o plano de remoção das famílias que vivem na área inundável da Barragem Oiticica, encerrando oito anos de expectativas e incertezas. “Em anos anteriores a gente sempre ouvia dizer: este será o último Natal na comunidade e não era. Mas este ano está diferente, parecendo que vai mesmo ser o último”, comentou a moradora Reinailza Carla Pereira de Medeiros, antes de ler o poema “No Dia que Eu for Embora”, exaltando as boas memórias do local.

“A barragem representa a redenção hídrica do Seridó. Ela é fundamental para garantir o abastecimento de Caicó, de Currais Novos, de dezenas de outras cidades da região, além de trazer benefícios sociais e econômicos para mais de meio milhão de pessoas. É uma luta de décadas da qual me orgulho de ter participado como parlamentar e, agora, como governadora”, disse a professora Fátima Bezerra, destacando o papel da Igreja e dos movimentos sociais e a parceria da bancada potiguar – destinando recursos de emendas parlamentares -, para a consolidação do projeto.

Os comerciantes Lúcia e Sales estão na lista dos 880. Ele é dono de um bar; ela de uma loja de confecções. O microempreendedor Janúncio Medeiros também. Janúncio tem uma padaria que processa meia tonelada de farinha de trigo por dia. Faz pão, bolacha e biscoito e tem um ponto de venda de seus produtos em Barra de Santana.

Quase todos os comerciantes já receberam indenização dos imóveis que vão ficar submersos quando a barragem encher, e agora aguardam autorização para construir os pontos comerciais no local onde passarão a morar.

Nova Barra de Santana terá 177 residências permutadas e 41 de inquilinos, totalizando 218 moradias. Os proprietários de imóveis rurais situados na bacia hidrográfica (área inundável) serão transferidos para as quatro agrovilas do projeto Oiticica. A primeira dela, a Jucurutu, está em fase final de construção. São 14 lotes destinados a famílias de Carnaúba Torta.

No final de setembro, o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica fez uma sondagem, junto aos moradores. Mais de 90% querem ser transferidos para o novo lugar o quanto antes. “A Nova Barra de Santana está bonita, bem planejada. Tem casas, escola, creche, posto de saúde, equipamentos comunitários novos, ruas calçadas, saneamento básico. Eles querem estar lá até maio de 2022”, explica Procópio Lucena, um dos líderes do movimento.

A transferência ainda depende de questões de ordem jurídica, intervenções em obras físicas, ligação de água tratada e fornecimento de energia elétrica. Para garantir o abastecimento de Nova Barra e de outras comunidades rurais no entorno da barragem, o trecho da parede que funciona provisoriamente como sangradouro foi elevado em mais quatro metros, após negociações com os movimentos sociais. Isso permitirá que a capacidade atual passe de 5 milhões para 12 milhões de metros cúbicos. O reservatório será usado como ponto de captação para alimentar as adutoras do Projeto Seridó que vão levar água para as cidades e comunidades rurais da região.

“A Barragem de Oiticica está tomando forma em todos os aspectos, tanto físico quanto social. Precisamos enfatizar o esforço que tem sido feito pela governadora Fátima Bezerra desde o início de sua administração”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, que representou a governadora Fátima Bezerra na celebração religiosa em Barra de Santana. “O compromisso do Governo do Estado é que só feche totalmente a parede quando não houver nenhuma família em sua bacia hidráulica”, assegura João Maria. “Tudo aqui foi feito com muita negociação, debate, discussões e até sofrimento”, complementa Procópio Lucena.

Sonhos antigos


O projeto Oiticica é tão antigo quando o da Barragem Armando Ribeiro, construída 100 quilômetros adiante no mesmo leito do Rio Piranhas e inaugurada em 1983. Oiticica surgiu na década de 1950, ficou em engavetado por 40 anos até ser resgatado em 1990, quando houve a primeira tentativa de montagem do canteiro de obras pela empresa vencedora da licitação, a Odebrecht. Mas problemas técnicos e ambientais colocaram o projeto novamente em compasso de espera.

Em 2008, quando as águas da sangria da Armando Ribeiro inundaram cidades do Vale do Açu deixando milhares de pessoas desalojadas, danificaram estradas, destruíram plantações de banana, viveiros de camarão e arrasaram áreas inteiras de produção de sal, ficou claro que o projeto não mais podia ser ignorado.

Uma articulação política da bancada potiguar no Congresso Nacional, em 2010, conseguiu incluí-la no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e em abril de 2013 a responsabilidade pela construção foi delegada ao governo do Estado. A ordem de serviço foi assinada pela então presidente Dilma Rousseff em 03 de junho de 2013 e a obra iniciada 23 dias depois, com prazo de conclusão previsto para 31 de dezembro de 2019.

No final de fevereiro de 2016, quando os bispos do Regional Nordeste II, da CNBB, organizaram uma caravana para fazer o percurso inverso da transposição – da Barragem Armando Ribeiro até o ponto de captação da água no rio São Francisco, em Cabrobó/PE – Oiticica era a obra mais atrasada da transposição. Quando a professora Fátima Bezerra assumiu o comando do governo do RN, em 1° de janeiro de 2019, apenas 43% tinham sido executados. 

Com 590 milhões de metros cúbicos de capacidade, Oiticica será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte – atrás apenas da Armando Ribeiro e da Santa Cruz em Apodi. Terá água suficiente para abastecer todo o Seridó, irrigar até 10 mil hectares e gerar 3,5 megawatts de energia elétrica.

Idealizado no início do Século 20, quando as secas começaram a atingir com maior intensidade a população e a economia essencialmente rural do Seminário nordestino, o projeto da transposição foi resgatado no governo Itamar Franco (1992-1994) e iniciado em 2007, apesar da resistência dos “estados doadores”, dos “coronéis do Nordeste e até de movimentos sociais, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Esse é um dos sonhos mais antigos acalentados pelos nordestinos. Pra mim, tem um significado especial. Conheço a seca e não é pelos livros. Minha geração sofreu muito as agruras da seca, as consequências impiedosas provocadas pela falta de chuvas. O acesso à água em quantidade e qualidade é um direito de todos. A água deve também ser vista como vetor de desenvolvimento”, disse a governadora Fátima Bezerra ao destacar que essa é a proposta do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

“Sonho que a gente desiste vira pesadelo. É preciso apostar, perseverar e acreditar porque recomeçar, muitas vezes, é mais difícil do que começar”, disse D. Antônio Carlos, bispo diocesano de Caicó, na homilia. Ele propôs que as 12 pessoas da comunidade, vítimas da Covid-19, sejam homenageadas com um memorial quando a Nova Barra de Santana for inaugurada. Além da missa, houve jantar de confraternização dos moradores, Papai-Noel e distribuição de lancheiras e algodão doce para as crianças da comunidade.

Fotos: Sandro Menezes

No Seridó, Covid-19 mata homem que não tomou vacina

Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (27) por complicações da covid-19 em Currais Novos, no Seridó potiguar. Ele estava internado em um leito exclusivo para o tratamento da doença e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, não possuía em seus registros ter recebido algum tipo de imunizante contra a doença.

De acordo com o boletim epidemiológico mais atualizado do município, este foi o 116º óbito pela doença em Currais Novos. Ele possuía entre 31 e 40 anos e foi diagnosticado via teste RT-PCR. Desde então, vinha em tratamento e, com a piora, foi internado no Hospital Regional Mariano Coelho até esta segunda, quando não resistiu às complicações.

RN tem queda sustentável de casos de covid-19 e precisa vacinar crianças, diz LAIS

 

A pandemia no Rio Grande do Norte segue em processo de desaceleração de novos casos e óbitos de forma sustentada. É o que aponta o mais recente relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) que faz uma análise de todo o mês de dezembro de 2021.

De acordo com o documento, essa redução teve como principal motivo o início do processo de imunização da população potiguar, tendo em vista que a redução ocorreu aproximadamente dois meses depois do início da vacinação. No documento, ainda, o LAIS diz que é necessário iniciar “urgentemente” a vacinação em crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com os levantamentos, entre o período de março de 2021 a novembro de 2021, foi observada uma redução de 83,24% no número de novos casos diários de covid-19. Outro aspecto apresentado no relatório é a redução sustentada de novos casos diários por mais de 9 meses, algo que não havia sido registrado no estado antes do processo de imunização.

PRF reforça fiscalização nas rodovias federais do RN para o fim de ano

Foto: PRF / Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar a fiscalização nas rodovias federais do Rio Grande do Norte durante este final de ano.

De acordo com a PRF, operações específicas de segurança viária e combate à criminalidade serão executadas ao longo da semana nas BRs que dão acesso à São Miguel do Gostoso e Pipa, locais que recebem grandes festas de réveillon.

Ainda de acordo com a PRF, em recente pesquisa do Ministério do Turismo, Natal foi apontada como o destino mais procurado do Nordeste e o 4º mais procurado do Brasil por turistas no mês de dezembro.

Devido ao aumento do fluxo de veículos, principalmente nas rodovias federais que levam ao litoral potiguar, a PRF irá reforçar ações de combate à criminalidade e a embriaguez ao volante neste período. O objetivo é garantir a segurança dos usuários das rodovias.

Turista é preso após atropelar e matar idoso ao sair de festa em São Miguel do Gostoso

Foto: Reprodução

Um turista foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (27), após atropelar e matar um idoso na RN-023 durante a madrugada.

De acordo com a Polícia Militar, o motorista tinha acabado de sair de uma festa em São Miguel do Gostoso. Ele dirigia um carro alugado e, após o atropelamento, o turista fugiu do local sem prestar socorro.

Após denúncia de testemunhas, o turista foi encontrado e preso em uma pousada em São Miguel do Gostoso, por volta das 11h30 desta segunda (27).

Ele apresentou à PM documentos do Rio de Janeiro, mas informou que mora na Europa. O idoso era morador de São Miguel do Gostoso e a identidade dele não foi divulgada.

O turista foi levado para a delegacia do município de Touros, onde deve realizar um teste de alcoolemia.

SOLIDARIEDADE: João Gomes, Wesley Safadão, Alok e outros famosos se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas na Bahia

Foto: Reprodução

O cantor João Gomes anunciou, através das redes sociais, que vai doar parte do cachê de shows realizados na Bahia para famílias atingidas pelas chuvas no extremo sul do estado. O valor, no entanto, não foi detalhado.

“Quero doar parte do meu cachê dos shows que fiz na Bahia pra galera do Extremo sul. A gente viajou p aquelas estradas e foi chuva o tempo todo”, disse o cantor.

Na manhã desta segunda-feira (27), o cantor Wesley Safadão anunciou que vai doar 100% do cachê de show que fará no distrito de Barra Grande, em Maraú, no baixo-sul da Bahia, para ajudar vítimas da chuva no estado.

O anúncio foi feito logo após a chegada de Safadão em Maraú. O cantor, que tem 35,7 milhões seguidores, pediu para que o público dele faça doações para ajudar as famílias que estão desalojadas ou desabrigadas.

Servidora aposentada dedica um pouco do seu dia dia aos animais em Santana do Matos

A nossa redação recebeu na tarde desta segunda feira, através de um amigo, um vídeo no qual mostra o trabalho da servidora aposentada bastante conhecida na cidade aqui de Santana do Matos, por Socorro preta ou do hospital, pois ela por muitos anos exerceu seu trabalho no Hospital Dr. Cloves Avelino, e é uma pessoa bastante querida pelos Santanenses.
No vídeo Socorro fala quando e como começou a cuidar dos animais e deixa claro que esse trabalho e voluntário.
 
Acompanhe
 

Reunião pode destravar restauração de antiga estação férrea no interior do RN


Foto: reprodução Instagram @mocotopia | Foto: cedida

A obra da antiga estação férrea na Fazenda Muquém, em Antônio Martins, município do Oeste do Rio Grande do Norte, vive a expectativa de superar os trâmites burocráticos e avançar nos próximos dias. Nesta terça-feira (28), os órgãos envolvidos estarão envolvidos na Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A informação foi do ministro das comunicações, Fábio Faria, que desejou “bom senso” aos envolvidos em uma publicação no seu perfil oficial no Instagram.

“Agradeço o apoio do secretário de Desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord, para encontrarmos uma saída. Iremos mandar representante para acompanhar a reunião”, afirma Faria. A obra de restauração será conduzida pelo artista plástico potiguar Rasmussen Sá Ximenes, mais conhecido como Mocó. Nos comentários, ele agradeceu a intermediação. “Todos somente ganharemos com isso! Que orgulho do seu empenho! O Oeste Potiguar inteirinho acompanha e te agradece”, disse.

”Mocó’ publicou em seu perfil no Instagram os entraves burocráticos que enfrenta na tentativa de restaurar o antigo prédio. Apesar de disponibilizar recursos financeiros próprios para investimento na cultura criativa do Estado, sofre com burocracias do Poder Público, que travam o projeto. “Sou a favor do Iphan e SPU, são órgãos que têm que cuidar do nosso patrimônio, preservar, mas a burocracia é exacerbada. Nos sentimos inseguros e desprovidos de qualquer defesa, porque muitos impedimentos estavam aparecendo. Agora, não sei o que fazer. Estou frustrado também, porque agora o projeto está tendo outro rumo”, comentou o curraisnovense, em entrevista à Rádio Jovem Pan News Natal, no último dia 22 de dezembro.

Via Tribuna do Norte: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/reunia-o-pode-destravar-restauraa-a-o-de-antiga-estaa-a-o-fa-rrea-no-interior-do-rn-entenda/528601

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Paróquia de Lagoa Nova faz entrega de 600 cestas básicas em Campanha de Natal

A paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa Nova realizou a campanha Natal Solidário edição 2021 – é tempo de cuidar. A ação foi realizada através de parceria com a sociedade civil.

De acordo com o Padre José Mário, que liderou a campanha, foram arrecadados 16,5 toneladas de alimentos, o que equivaleu a 600 cestas básicas distribuídas as famílias.

“Uma parceria que uniu esforços. Estou muito feliz com o resultado e tenho certeza que cada ajuda fez a diferença na vida de 600 família beneficiadas. Isso é Natal. Gratidão a todos”, contou Pe José Mário.

Inmet alerta toda a Paraíba para chuvas intensas; interior pode registrar temporais com raios e ventos de até 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para toda a Paraíba. Os avisos são válidos até as 10h desta segunda-feira (27).

O alerta amarelo (perigo potencial) abrange na totalidade as regiões da Zona da Mata e Agreste e parte da Borborema e do Sertão.

De acordo com o comunicado, as chuvas podem ser acompanhadas de ventos fortes, com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. A previsão indica ainda que pode chover 50 milímetros por dia ou entre 20 e 30 milímetros por hora.

Já o alerta laranja abrange (perigo) 47 municípios da Borborema e do Sertão. (Veja a lista no fim da matéria.)

Nessas localidades, são esperadas precipitações de até 100 milímetros por dia ou de até 60 milímetros por hora. Ainda conforme o aviso, podem ocorrer ventos de até 100 km/h.

Recomendações

Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e incidência de raios.

Devido à possibilidade de descargas elétricas, o Inmet orienta que a população de áreas afetadas pelas chuvas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Durante o mau tempo, também é recomendado que se evite utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para as cidades sob alerta laranja, o Inmet orienta que os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados, se possível.

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios sob alerta laranja

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Boa Ventura
  4. Bom Jesus
  5. Bonito de Santa Fé
  6. Cachoeira dos Índios
  7. Cajazeiras
  8. Camalaú
  9. Carrapateira
  10. Conceição
  11. Coremas
  12. Curral Velho
  13. Diamante
  14. Ibiara
  15. Igaracy
  16. Imaculada
  17. Itaporanga
  18. Juru
  19. Manaíra
  20. Marizópolis
  21. Monte Horebe
  22. Monteiro
  23. Nazarezinho
  24. Nova Olinda
  25. Olho d’Água
  26. Ouro Velho
  27. Pedra Branca
  28. Piancó
  29. Prata
  30. Princesa Isabel
  31. Santa Helena
  32. Santa Inês
  33. Santana de Mangueira
  34. Santana dos Garrotes
  35. São João do Rio do Peixe
  36. São João do Tigre
  37. São José da Lagoa Tapada
  38. São José de Caiana
  39. São José de Piranhas
  40. São José de Princesa
  41. São Sebastião do Umbuzeiro
  42. Serra Grande
  43. Sousa
  44. Sumé
  45. Tavares
  46. Triunfo
  47. Zabelê

 

VAZAMENTO NA DUTORA SERTÃO CENTRAL INTERROMPE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM OITO CIDADES

 Um vazamento na Adutora Sertão Central na manhã deste domingo (26/12) suspendeu o abastecimento para Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jardim de Angicos, Riachuelo e para as comunidades Cachoeira do Sapo e Mulungu. A previsão da Caern é que o serviço seja concluído até 18 horas desta segunda (27), quando o fornecimento de água será retomado. Já a normalização, ou seja, o tempo necessário para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos é de até 48 h após o conserto.

ESTE DOMINGO (26/12) FOI DE CHUVA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO RN

 

Este domingo (26/12) foi de chuvas em várias regiões do Rio Grande do Norte. Um dos municípios que receberam um grande volume de chuvas foi Marcelino Vieira, onde choveu 82 mm, somente na tarde do domingo. Veja outros registro de chuvas em outros municípios do Rio Grande do Norte:
▪︎Frutuoso Gomes = 40,0 mm
▪︎Almino Afonso = 42,0 mm
▪︎Cruzeta = 22,0 mm
▪︎Ruy Barbosa = 14,5 mm
▪︎Serrinha = 3,4 mm
▪︎Lagoa de Pedras = 3,5 mm
▪︎ São José do Seridó = 6,0 mm
▪︎Monte Alegre = 2,0 mm
▪︎São Rafael = 4,0 mm
▪︎Portalegre = 8,0 mm
▪︎São João do Sabugi = 6,0 mm
▪︎Ouro Branco = 12,0 mm
▪︎Sítio Logradouro (Frutuoso Gomes) = 45,0 mm
▪︎Tenente Ananias = 27,5 mm
▪︎Sítio Santa Luzia(Doutor Severiano) = 60,0 mm
▪︎São Francisco do Oeste = 18,0 mm

Chuvas na Bahia já provocaram 18 mortes e deixaram 15 mil fora de casa


Foto: reprodução/Facebook

As chuvas que atingem o estado da Bahia desde novembro se intensificaram neste fim de semana, causando o rompimento de duas barragens e a morte de mais uma pessoa neste domingo (26).

São 66 cidades em situação de emergência, pelo menos 37 alagadas e, desde o início dos temporais, há registro de 18 mortes, de acordo com a Defesa Civil estadual, e 286 feridos com as enchentes.

Ainda segundo o último balanço da pasta, até agora são 4.185 pessoas desabrigadas e 11.260 desalojadas — ou seja, precisaram deixar suas casas, mas não requisitaram abrigo.

A estimativa é de que uma população de 400 mil pessoas já tenha sido afetada. O superintendente da pasta, Coronel Miguel Filho, admite que os números mudam a todo momento.

O Globo

Denúncia mostra carro da Saúde do município de Touros transportando cerveja e gelo

 

Um veículo da Saúde no município de Touros foi usado para transportar cerveja e gelo, segundo denúncia do perfil no Instagram @blogtourosurgente.

O carro possui na traseira um adesivo com marcas do governo federal, Ministério da Saúde e do SUS, o que indica que tenha sido adquirido com recursos federais para o município.

Governo do RN envia equipes de salvamento e resgate para ajudar vítimas no estado da Bahia.

O Governo do RN enviou neste domingo (26) equipes de salvamento e resgate para se somarem aos profissionais de outros estados nas operações de ajuda às vítimas no estado da Bahia. Atendendo à determinação da governadora Fátima Bezerra, o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do RN e de militares do CIOPAER está em Ilhéus (BA).

Na madrugada deste domingo, embarcam 10 policiais do Ciopaer e 8 bombeiros; helicóptero, 3 picapes e dois botes com motor para salvamento. O helicóptero com cinco tripulantes saiu no início da manhã deste domingo, 26, e fez uma parada no estado de Alagoas para reabastecer e seguiu para Ilhéus (BA).

Outros cinco militares do CIOPAER embarcaram na madrugada deste domingo, em uma caminhonete, levando parte dos equipamentos para operações de salvamento. Outras duas caminhonetes do Corpo de Bombeiros Militar do RN também saíram ainda deste domingo, levando dois botes de alumínio, adequados a este tipo de operação de salvamento.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Caminhão baú pega fogo em posto de combustíveis no interior do RN

Um caminhão baú pegou fogo na manhã desta quinta-feira (23), em um posto de combustíveis na cidade de Caiçara do Rio do Vento, a 95 km de Natal. Ninguém ficou ferido. O posto onde o acidente aconteceu fica às margens da BR-304. O caminhão estava parado no pátio, longe das bombas de combustíveis. De acordo com a Polícia Militar, testemunhas informaram que o incêndio começou por volta das 5h30. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram as chamas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo, mas o veículo foi destruído pelas chamas. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o incêndio. A PM informou ainda que uma equipe esteve no local apurando com o motorista as possíveis causas do acidente.

Médica potiguar é chamada pelo Ministério da Saúde para discutir imunização

 A médica potiguar Roberta Lacerda, que ganhou fama durante a pandemia por defender o uso de medicamentos como a ivermectina para o tratamento da Covid-19 e que agora adota postura contrária ao avanço da vacinação no País, foi chamada no Ministério da Saúde para opinar sobre a imunização das crianças.

Reportagem publicada pelo site Metrópoles mostra que, antes de abrir consulta pública sobre vacinação de crianças contra Covid-19, a pasta comandada pelo ministro Marcelo Queiroga realizou uma reunião na terça-feira (21) com secretários da pasta e pessoas contrárias à imunização infantil. O encontro consta na agenda da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid).

O Metrópoles apurou, com participantes, que o encontro serviu para subsidiar a pasta com dados que “avaliam o risco-benefício da imunização no grupo”. Segundo registro do Ministério da Saúde, 19 pessoas participaram da reunião.

A pauta foi debatida sem a presença de estudiosos da sociedade civil que participam da Câmara Técnica em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid).

Apenas membros do Ministério da Saúde que integram o órgão estavam na reunião. Na última sexta-feira (17), A CTAI-Covid recomendou, de forma unânime, a aplicação da vacina da Pfizer/BionTech em crianças nessa faixa etária.

O encontro contou com a participação de Bruno Campello de Souza e Ellen Gonçalves Guimarães. Eles estavam presentes na comitiva do Ministério que foi a Manaus, em janeiro deste ano, para promover o TrateCov, aplicativo que receitava até a crianças cloroquina e outros medicamentos que não servem para combater a Covid.

Também presentes, Roberta Lacerda Almeida de Miranda e Edimilson Ramos Migowski de Carvalho estão entre os nomes que assinaram documento encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contrário à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

Ao Metrópoles, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Isabel Correia Pinheiro – que ficou conhecida como Capitã Cloroquina devido à intensa defesa do tratamento precoce contra a Covid –, explicou que a reunião ocorreu apenas para ouvir especialistas sobre a vacinação de crianças.

Metropoles

Doação de vacinas feita pelo Brasil ao Covax Facility vai acelerar fim da pandemia, diz diretor da OMS


 Foto: Fabrice Coffrini/Pool via Reuters

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comemorou nesta quinta-feira (23) a doação brasileira de 10 milhões de doses de vacina contra a covid-19 para o consórcio Covax Facility. Pelo Twitter, Adhanom afirmou que a medida “irá acelerar o fim da pandemia”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, respondeu ao post de Adhanom e afirmou que somente haverá segurança contra a covid-19 quando todos estiverem seguros.

Para Queiroga, taxa de mortes de crianças ‘não justifica emergência’ em vacinação


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em meio à pressão sobre o governo para o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, medida já autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (23) que as mortes pela doença nessa faixa etária estão em nível que não demanda “decisões emergenciais”.

De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, ao menos 1.148 crianças até 9 anos já morreram de Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. O número corresponde a 0,18% dos óbitos pelo coronavírus, mas já supera o total de mortes infantis por doenças para as quais há vacina.

“Os óbitos em crianças [por Covid-19] estão absolutamente dentro de um patamar que não implica decisões emergenciais. Ou seja, favorece o Ministério da Saúde, que tem que tomar suas decisões em evidências científicas de qualidade”, declarou Queiroga à jornalista em frente à pasta.

a Anvisa assegura a existência de evidências científicas para vacinar crianças de 5 a 11 anos com as doses pediátricas da Pfizer. A Fiocruz, inclusive, ressalta que a medida é fundamental para a imunidade coletiva contra a doença.

O Ministério da Saúde abriu uma consulta popular sobre o início da aplicação de vacinas nessa faixa etária, diante da resistência do presidente Jair Bolsonaro (PL) aos imunizantes. “Felizmente o número de óbitos nessa faixa etária é baixa. Isso quer dizer que não devemos nos preocupar? Claro que não. Mas, mesmo que as vacinas começassem a ser aplicadas amanhã, isso não teria o condão de resolver o problema de forma retrospectiva”, acrescentou Queiroga nesta quinta-feira.

R7

MENSAGEM DE NATAL A TODOS OS OUVINTES DO PROGRAMA BOM DIA SERTÃO NA TIMBAÚBA FM E INTERNAUTAS QUE ACESSAM O BLOG FDAMIÃONOTÍCIAS

 

Neste momento em que ouvimos inúmeras mensagens de Feliz Natal, que possamos com o nascimento de Cristo renovar em nós a esperança de dias melhores. 

Que saibamos amar mais o próximo, perdoar mais, dividir mais com as pessoas carentes, que possamos disseminar a Paz no coração das pessoas. 

Espero que com as reflexões natalinas EU e VOCÊ possamos nos tornar pessoas melhores. Que venha o menino Jesus e nasça verdadeiramente em nosso coração o sentimento da partilha, do amor que são verdadeiramente o caminho para a PAZ tão desejada por todos.

FDamião

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

CONTINUA NO "ESQUECIMENTO".

 Imagem GoogleEarth

Foto Edilima Freire

Foto Reprodução

Foto Edilima Freire

Desde o inicio da semana vem sendo noticiado nos meios de comunicação do nosso estado, que o governo do estado investirá R$ 50 milhões em melhorias nas estradas do nosso estado, e que desde o último domingo teria se dado o "pontapé" inicial destas melhorias inclusive pelo trecho de acesso ao distrito de Boi Selado, a partir do entroncamento da RN-118 (em Jucurutu), nosso vizinho município.  

Segundo o governo do estado no momento esta sendo recuperados três rodovias, mais que serão 29 trechos de RNs, restauradas em todo o estado, como mostra matéria anterior publicada nesta manha em nosso blog.

Lamentavelmente a nossa RN-041, aqui em Santana do Matos, continua no esquecimento por parte do governo e de seus representantes, pois e do conhecimento de todos que no dia 25/04/2020 um trecho na referida RN, foi destruído diante das chuvas caídas na região, o local recebeu no dia 26/04/20, a visita da governadora Fátima Bezerra (Foto), aonde estava sendo feito a recuperação do trecho que foi levado pelas aguas.

Feito o aterramento, o serviço de conclusão da RN, (a camada asfáltica), caiu no esquecimento, motivo pelo qual o local já foi palco de acidentes inclusive com vitima fatal, e vergonhoso os responsáveis terem fechado os olhos para essa RN, e até hoje está do mesmo jeito colocando muitas vezes vidas em risco, temos conhecimento que são pouco metros que deve receber esta camada asfáltica e ate agora não se tomou uma providencia, em nome da população da nossa cidade e da região esperamos que o governo do estado, abra os olhos e der uma resposta aos santanense não através de nota mais sim através da conclusão da obra, dai estaremos aqui para publicarmos e elogiarmos quando o serviço for concluído!

 

Governo do RN inicia recuperação de vias no estado; RN 263 que interliga os municípios de Afonso Bezerra, ANGICOS e Pedro Avelino fica de fora


O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) deu início às obras de restauração de vinte e nove trechos críticos da malha viária do Rio Grande do Norte, onde a operação tapa-buracos não resolve mais. Os serviços representam um investimento de R$ 50 milhões em melhorias para as estradas estaduais. Atualmente, são três rodovias com os reparos já em plena execução. 


O pontapé inicial foi dado no último domingo (19), no trecho de acesso ao distrito de Boi Selado, a partir do entroncamento da RN-118, em Jucurutu, com aproximadamente 4 km de extensão. Mais dois trechos estão com os serviços iniciados: rodovia Dehon Caenga, que liga Tibau a Grossos, com 4 km; e a RN-078, de Patu até a divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, um trecho com 3,6 km. 

Ao todo, serão restaurados 29 trechos: acesso do entroncamento da RN-064 / Boa Vista, em Ceará Mirim; acesso do entroncamento da RN-118 / Boi Selado (Jucurutu); Acesso do entroncamento da RN-177 com divisa RN/CE (São Rafael / Pereiro); RN- 016 (Entr. BR-304 / Assú / Carnaubais); RN-041 Entr. BR-304 / Entronc. RN-042; RN-078; (Entr. BR-226 / Divisa RN-PB); RN-081 (Santana do Seridó / Entr. RN-086); RN-129 (Entronc. BR-304 [Lajes] / Pedra Preta); RN/BR-226 (São Vicente / Florânia); RN-288 (Carnaúba dos Dantas / Divisa RN/PB); RN-404 (Carnaubais / Vila Do Alemão); Acesso ao Entronc. RN-003 (Espírito Santo / Jundiá); Acesso Tibau / Grossos; RN-001 (Entronc. RN-093 / Lagoa D'Anta); RN-072 (Lucrécia / Umarizal); Acesso Entronc. RN-120 - Entronc. RN-269 (Nova Cruz); RN-082       Entronc. RN-089 (Ouro Branco) - Divisa RN-PB; RN-087/ Entronc. BR-226 (Florânia) - Tenente Laurentino; RN-088 (Jardim do Seridó) - Entronc. RN-086 (Parelhas); RN-089 Entronc. BR-427 - Entronc. Rn-082 (Ouro Branco; RN-160    Vera Cruz - Entronc. RN-002 (A); RN-203 Entronc. RN-023 (São Tomé) - Entronc. Br 104 (A) (Cerro Corá); RN-203 Entronc. RN-120 - Entronc. RN-023 (São Tomé); RN-221 Entronc. RN-401 - Entronc. RN-403 - Entronc. Br 406  (Macau); RN-233 Olho d’Água do Milho - Entroc. BR-405 (Apodi); RN-269 Barra do Cunhaú - Acesso a Vila Flor; RN-288 São José do Seridó - Entronc. RN-118-BR-427 (A) (Caicó); RN-407 Mulungu - Entronc. Estrada do Óleo; Acesso Leste/Oeste (Mossoró). 

O prazo de execução das obras nesses 29 trechos é de 360 dias. A medida em que as ordens de serviço forem assinadas pela governadora Fátima Bezerra, as obras iniciam e passam a ser executadas de forma simultânea. A restauração é necessária nesses trechos porque devido ao longo período sem manutenção, acumulado por gestões anteriores; e isso faz com que, atualmente, não se possa mais executar serviços de conservação, a operação tapa-buracos, pois o pavimento chegou a um nível de criticidade que é preciso refazer as vias. 

As obras são executadas pelo DER-RN, sob supervisão e fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grade do Norte (SIN/RN). O Governo do RN tem dado atenção especial à recuperação da malha viária do estado, aumentando a segurança de quem trafega diariamente pelas rodovias e impulsionando o desenvolvimento de várias regiões do RN, seja no turismo, no transporte de cargas e escoamento da produção de diversos setores.

RN 263 que interliga os municípios de Afonso Bezerra, Angicos e Pedro Avelino fica de fora

A RN 263 que corta a cidade de ANGICOS e interliga aos municípios de Afonso Bezerra e Pedro Avelino, na região Central potiguar, ficou de fora da lista dos 29 trechos de estradas estaduais que receberão recapeamento asfáltico. A RN 263 se encontra esburacada e quase intransitável a bastante tempo e não recebe recapeamento desde o governo da então governadora Wilma de Faria (2003/2010).