quarta-feira, 3 de julho de 2024

Operação do MPRN prende homem por crime de pedofilia em condomínio de luxo em Mossoró

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira 02 de julho de 2024, a operação Arcanjos XII. O objetivo é o combate a crimes de abuso sexual infantojuvenil, sobretudo os de aquisição e transmissão de material que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente, consumidos e compartilhados no ciberespaço.

A Operação Arcanjos XII visa o enfrentamento ao abuso e ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no condomínio de luxo Alphaville em Mossoró.

O investigado, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante por armazenar mídias digitais contendo material com cenas de abuso sexual infantojuvenil. O nome da operação é uma referência ao projeto desenvolvido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRN), o qual vem desenvolvendo uma metodologia que tem trazido bastante resultado na investigação e no combate aos crimes de abuso sexual infantojuvenil, praticados no ciberespaço.

No momento do cumprimento do mandado, foram apreendidos equipamentos eletrônicos capazes de armazenar fotos, arquivos de áudio/vídeo, para posterior verificação da presença de ‘CSAM”. A sigla “Child sexual abuse material” significa, em livre tradução, “material de abuso sexual infantil”, termo mais adequado para ser abordado nas investigações por dar ênfase à situação de vulnerabilidade das vítimas.

Os vestígios colhidos nos locais das buscas serão encaminhados ao laboratório forense computacional do Gaeco para serem analisados. A operação Arcanjos XII foi realizada em conjunto com a Polícia Civil e contou com o apoio da Polícia Militar.

FATALIDADE: MÃE ATROPELADA POR FILHO NA GARAGEM DE CASA EM SANTANA DO MATOS MORRE NO HOSPITAL DE MOSSORÓ

 
A nossa redação recebeu a informação de que uma fatalidade ocorreu no interior do nosso município quando a senhora identificada por Maria Natividade da Cunha com 77 anos, que residia no sítio Sobradinho região do Distrito de Santa Tereza neste município, acabou sendo atingida por um veículo que estava sendo manobrado por um filho.
 
Segundo informações, o mesmo em um certo momento deu marcha ré sem perceber a presença de sua mãe vindo a bater na mesma sofrendo escoriações. 
 
Após a fatalidade foi socorrida por uma ambulância da cidade de Angicos (cidade mais próxima), sendo conduzida até o hospital daquele município, depois foi transferida pra o Hospital Tarcisio Maia em Mossoró ((HRTM)), horas depois veio a óbito.
 
No inicio da tarde desta terça feira 02 de julho de 2024, o corpo deu entrada no Instituto Tecnico-Cientitico de Perícia (ITEP) de Mossoró, para os procedimentos de praxe.
 
O seu corpo foi liberado, aos familiares, nesta quarta feira ocorrerá na cidade de Angicos o sepultamento no cemitério daquela cidade.
 
"Detalhe a nossa redação também foi informada que Dona Natividade estaria no momento saindo para a cidade de Angicos aonde iria realizar exames de saúde".
 
Aos familiares nossos sentimentos.

Especialistas explicam porque passageiros 'voaram' para teto de avião durante turbulência; voo desceu cerca de 150 metros

Durante a turbulência do voo da Air Europa que fez um pouso de emergência no Aeroporto de Natal passageiros "voaram" para o teto do avião e alguns ficaram presos acima do compartimento de bagagens. Especialistas explicam que os passageiros foram arremessados por causa da queda brusca da aeronave que desceu cerca de 150 metros.

O avião fazia um voo de Madri (Espanha) para Montevidéu (Uruguai) e estava com 325 passageiros quando enfrentou a turbulência.

O meteorologista David Mendes, do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas e da pós-graduação em Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), informou que o descenso do avião, que estava a 940 km/h, foi entre 100 e 150 metros (entre 300 e 400 pés, como é medido na escala aeronáutica).

"Não foi muito acentuado, mas foi suficiente pra ter ocorrido danos estruturais dentro da aeronave", disse.

Ele explicou que quando um avião cai rapidamente durante a turbulência, os passageiros dentro da aeronave experimentam uma sensação de queda livre. Se não estiverem com os cintos de segurança afivelados, a inércia faz com que seus corpos continuem na mesma trajetória original enquanto o avião desce, resultando na sensação de serem arremessados para cima em relação ao assento.

A turbulência, segundo os especialistas, aconteceu em um trecho conhecido como Zona de Convergência Intertropical, que fica no Oceano Atlântico e é conhecido por instabilidades meteorológicas.

Uso de cintos é importante

Jorge Eduardo Leal Medeiros, piloto, engenheiro aeronáutico e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), explicou que os passageiros que 'voaram' dentro do avião possivelmente estavam sem os cintos de segurança. "Se tivessem com o cinto, dificilmente isso teria acontecido", disse.

O especialista explicou que os aviões possuem uma resistência muito grande para enfrentar as turbulências, mas que é importante que haja uma insistência da tripulação para que os passageiros permaneçam de cinto durante os voos.

"Principalmente quando se atravessa dessa região de Zona Intertropical, que tem mais turbulências, as turbulências de ar claro, que não tem como detectar com o radar", explicou.

Segundo o professor, as turbulências não causam perdas de altitudes relevantes no avião, mas a aeronave sofre mais variações no trecho em questão. Apesar disso, tem estrutura suficiente para passar com segurança.

"O avião vai para cima e para baixo em uma turbulência, não é questão de perda de altitude", disse. "Os aviões aguentam uma turbulência muito grande, mas todos precisam estar preparados", completou. 

Por g1 RN e Inter TV Cabugi 

Zenaide pede à CBF que Rio Grande do Norte sedie Copa Feminina de Futebol de 2027. Fifa irá ao RN

 

Foto: Reprodução 

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) solicitou ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, que Natal, capital do Rio Grande do Norte, seja uma das cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa Feminina de Futebol de 2027. O dirigente já informou à parlamentar que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) irá em breve ao Estado avaliar a sugestão de inclusão.

Junto a outras lideranças femininas nacionais e a representantes da bancada de senadoras e deputadas federais, Zenaide esteve presente em um evento com a CBF, nesta terça-feira (18), em Brasília, promovido em comemoração à escolha do Brasil como país-sede da Copa Feminina de Futebol de 2027.

Operação deflagrada pela polícia conduz sete e apreende armas de fogo em Currais Novos

 Foto: Sidy’ s TV/ Repórter Seridó

O delegado Paulo Ferreira da Polícia Civil de Currais Novos deflagrou na tarde desta terça-feira (2) uma operação que contou com apoio das delegacias de Acari, florânia e 13º BPM. Sete pessoas foram conduzidas. 

A operação era em cumprimento ao mandado de busca e apreensão de um adolescente que praticou ato infracional análogo a latrocínio que vitimou o vigilante Juvenal morto a tiros em 27 de fevereiro de 2024.

Durante as diligências outras pessoas foram flagradas com armas de fogo.

 

*Com informações do Repórter Seridó

Passageiros chegam ao Uruguai após pouso de emergência no Aeroporto de Natal

 Os passageiros do voo UX45 da Air Europa, que enfrentaram uma turbulência severa e tiveram que fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte, chegaram a Montevidéu na manhã desta terça-feira 2. A aeronave enviada pela companhia para concluir a viagem pousou sem problemas na capital uruguaia.

O incidente ocorreu na segunda-feira 1º, quando o voo, que partiu de Madrid com destino a Montevidéu, foi desviado para Natal devido às condições adversas. Entre os 303 passageiros a bordo, alguns permanecem hospitalizados em Natal, acompanhados de familiares, enquanto um passageiro retornou à Espanha.

Seis passageiros seguem internados

Os feridos, que sofreram principalmente contusões e hematomas, foram atendidos em cinco hospitais da Grande Natal. Seis passageiros continuam internados, recebendo suporte da Air Europa, que enviou uma equipe do Brasil e da Espanha para auxiliar.

Em comunicado, a Air Europa declarou estar “fazendo todo o possível para atender seus clientes, mesmo sem uma base local, priorizando o atendimento aos afetados e desejando uma rápida recuperação a todos”. A companhia organizou o transporte dos passageiros de ônibus até Recife, de onde embarcaram em um novo avião enviado de Madrid para seguir viagem a Montevidéu.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que a ação integrada envolveu a mobilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU RN), que destacou 15 ambulâncias, com apoio do Samu Natal, Corpo de Bombeiros e do aeroporto. Trinta passageiros foram inicialmente levados ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, enquanto outros pacientes foram distribuídos entre os hospitais Deoclécio Marques de Lucena, Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e São Gonçalo do Amarante.

A Sesap coordenou esforços com consulados e representações dos países de origem dos passageiros — Espanha, Uruguai, Israel, Alemanha e Bolívia —, além de manter contato com a Air Europa para garantir o suporte necessário a todos os envolvidos no incidente.

 

Lei que endurece penas para crimes cometidos em saidinhas é aprovada no Senado

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou nesta terça-feira (2) um projeto de lei que torna mais duras as penas para os crimes cometidos durante saída temporária, liberdade condicional, prisão domiciliar ou em meio a fugas da prisão. O projeto, da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), recebeu voto favorável do relator, o senador Esperidião Amin (PP-SC), e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A votação foi presidida pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

O PL 476/2023 altera o artigo 61 do Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940), incluindo essas situações na lista das circunstâncias agravantes dos crimes. Isso significa que, ao calcular a pena a ser aplicada a um condenado, o juiz deverá impor uma punição maior se o crime tiver sido cometido durante o cumprimento de um benefício como saída temporária ou liberdade condicional, ou enquanto o criminoso estava fugindo do estabelecimento prisional.

Na justificação do projeto, Damares afirma que punir mais rigorosamente os crimes cometidos durante saídas temporárias é um caminho melhor do que acabar completamente com esse tipo de benefício. Para ela, é preciso respeitar a política pública de ressocialização; no entanto, a sociedade não pode ficar vulnerável e por isso exige rigor na punição para o reincidente. 

— Esse projeto de lei realmente está fechando o cerco contra os reincidentes — avaliou a senadora. 

Para o senador Esperidião Amin, a punição mais rigorosa vai desestimular os condenados que estiverem fora da prisão a cometerem novos crimes. 

— É lógico que essa é uma circunstância agravante, ou não é? É um crime facilitado por uma política pública de Estado que concedeu, entre aspas, uma regalia a um preso. E abusando, entre aspas, dessa regalia, que faz parte do processo para promover a reinserção do detendo à sociedade, ele trai essa concessão, logo deve ter um tratamento diferenciado a mais. 

O relator apresentou duas emendas. Uma delas determina a vigência imediata da lei que vier a resultar da aprovação do projeto. A outra exclui o parágrafo que previa o aumento de pena, entre um terço e metade, caso os crimes, além de ocorrerem durante o cumprimento de benefício, fossem cometidos com emprego de violência ou grave ameaça. Segundo o senador, esses crimes já têm suas penas aumentadas no Código Penal.

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) disse que a iniciativa vai reduzir a sensação de impunidade e reforçar a segurança pública do país. 

— A falta de punição é um convite à criminalidade. Aí você não encontra um brasileiro que diga que sente segurança nesse país. 

Fonte: Agência Senado

Brasil joga mal, empata com a Colômbia e enfrentará o invicto Uruguai nas quartas da Copa América

Foto: AFP

A Seleção Brasileira voltou a jogar mal e apenas empatou com a Colômbia por 1 a 1 nesta terça-feira (2/7), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, nos Estados Unidos, pela terceira e última rodada do Grupo D da Copa América. O resultado dificultou a vida do Brasil, que enfrentará, na próximo fase, o invicto Uruguai.

No início do primeiro tempo, a Seleção até levou perigo aos adversários. Com a necessidade de buscar o resultado para avançar em posição confortável, pressionou. No entanto, depois que Raphinha abriu o placar, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, passou a ser sufocada pela Colômbia. O cenário foi pior no segundo tempo, quando o Brasil mal criou oportunidades.

O resultado classificou a Seleção Brasileira às quartas de final do torneio como segunda colocada da chave, com cinco pontos. Portanto, vai enfrentar no mata-mata o Uruguai. Primeira colocada do Grupo C, a Celeste encerrou a fase classificatória invicta, com três vitórias em três jogos (3 a 1 sobre o Panamá, 5 a 0 diante da Bolívia e 1 a 0 contra os EUA).

A Colômbia, por sua vez, garantiu vaga como líder do Grupo D, com sete tentos. Na próxima fase, medirá forças com o Panamá, segundo posicionado do Grupo C.

No Ataque

Greve do Ibama no Rio Grande do Norte começa hoje

Foto: Divulgação/IBAMA

A partir desta quarta-feira (3), servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte aderiram ao movimento de paralisação por tempo indeterminado como tem feito os trabalhadores do órgão em outros estados desde junho.

A greve tem como pauta a reivindicação de reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras da categoria. Com o movimento paredista, apenas atividades consideradas essenciais serão mantidas, algumas delas, como a demanda de licenciamento ambiental, com equipes reduzidas.

É o caso do serviço de licenciamento ambiental, que contará com a manutenção de 10% dos servidores trabalhando para a concessão, renovação ou acompanhamento de licenças. Também são consideradas essenciais e, por isso estarão mantidos, os serviços de fiscalização ambiental, questões que possam causar risco grave e iminente à subsistência de comunidades, resgate de animais silvestres e emergências ambientais.

Tiago Costa, que integra a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado (Ascema/RN), diz que a pauta principal é a reestrutura de carreiras. “Isso [o plano de carreiras] envolve a questão salarial, porque o que a gente tem visto nos últimos concursos é que as pessoas entram no Ibama almejando melhores salários, mas acabam abandonando a carreira”, afirma. Segundo ele, já foram apresentadas duas propostas ao Governo Federal, mas não houve avanço.

Tribuna do Norte

terça-feira, 2 de julho de 2024

COMUNICADO IMPORTANTE PARA OS MUNICIPIOS DE SANTANA DO MATOS, BODÓ, TENENTE LAURENTINO CRUZ E LAGOA NOVA.

Quem assiste TV pela parabólica tradicional – aquela que é grande, feita de tela, toda furadinha – precisa substituir seus equipamentos pela nova parabólica digital e por um receptor preparado para a banda ku. Em breve, esse modelo de antena vai parar de funcionar. Portanto, quanto antes fizer a substituição pela nova parabólica digital, mais cedo poderá aproveitar os benefícios da nova tecnologia.

A instalação gratuita é destinada às famílias de menor renda inscritas em Programas Sociais do Governo Federal – como Auxílio Brasil, Pronatec, Carteira do Idoso, entre outros – e que já tenham a antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.

Para fazer o cadastro basta ligar para o 0800 729 2404.

Ou pelo site: https://sigaantenado.com.br.

 

Passageiros de voo desviado para Natal após turbulência são levados para Recife para nova viagem ao Uruguai

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Os passageiros do voo da Air Europa que foi desviado e fez um pouso de emergência no Aeroporto de Nata após forte turbulência embarcaram no início da tarde desta segunda-feira (1º) em um ônibus para Recife (PE). De lá, eles partem em um novo voo para Montevidéu, no Uruguai, destino final do trajeto.

O avião tinha 325 passageiros, segundo a companhia aérea, e precisou ser desviado na madrugada desta segunda devido “à natureza da turbulência e por razões de segurança”. O piloto da aeronave solicitou o pouso de emergência às 2h32.

O voo no qual estavam os passageiros saiu de Madri (Espanha) com destino a Montevidéu (Uruguai).

Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap). Uma parte dos atendidos já foi liberada pela equipe médica, segundo a pasta.

Pela manhã, a Air Europa informou que enviaria um avião de Madri para continuar a viagem com os passageiros até o Uruguai.

No Aeroporto de Natal, os passageiros relataram que foram avisados pela companhia no fim da manhã que seguiriam até Recife de ônibus para aí então completarem a viagem de avião até Montevidéu. O horário de partida do novo voo não foi informado pela companhia.

Os passageiros disseram ainda que que a Air Eurpa informou que aqueles que não se sentirem à vontade para viajar nesse novo voo serão alojados em hotéis.

G1RN

Polícia Federal apreende maconha enviada para o RN em caixa de som pelos Correios

 

A Polícia Federal, com apoio da Área de Segurança dos Correios e da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ), apreendeu na sexta-feira, 28 de junho de 2024, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE), localizado na Rua dos Tororós, em Natal/RN, uma encomenda remetida da região Sul do país para a capital potiguar.

O pacote continha 1,70 kg de maconha prensada. Não houve prisões. A droga estava camuflada no interior de uma caixa de som e foi encontrada graças ao trabalho dos cães detectores de drogas pertencentes ao canil da PF.

A ação de rotina, que objetiva combater o tráfico de substâncias entorpecentes através do fluxo postal, vistoriou também no mesmo dia uma transportadora de coleta e entrega de encomendas no bairro de Lagoa Nova, porém nada de ilícito foi encontrado.

Após interceptada, a droga passa por análise da perícia na sede da Polícia Federal, e será instaurado inquérito policial visando apurar o fato e responsabilizar supostos envolvidos na ação criminosa.

Taxistas dão prazo até sexta-feira para a governadora Fátima mandar fazer o tapa buracos da RN041, "Vamos fechar na sexta-feira se nada for feito"

Rogério Marinho diz que convidará Bolsonaro para campanha no RN

 

Foto: Arquivo/José Aldenir/Agora RN

Senador licenciado e presidente do PL no Rio Grande do Norte, Rogério Marinho disse que convidará o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, para participar da campanha eleitoral no estado. Em entrevista recente ao AGORA RN, Marinho apontou que o ex-mandatário é o grande líder da direita no Brasil.

Rogério Marinho relatou que Bolsonaro tem percorrido o país, de Norte a Sul, sendo recebido com carinho. “Ele plantou, como presidente da República, e vem colhendo esses gestos de apoio e confirmação de sua liderança. É, sem dúvidas, o grande líder da direita brasileira”.

O senador disse que convidará o ex-presidente para participar da campanha nas eleições municipais deste ano. “Ele não vai parar, inclusive vou convidá-lo para participar da campanha aqui no RN, especialmente onde temos candidatos majoritários”.

Inelegível até 2030 depois de ter sido condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro segue representando pré-candidatos da direita. A participação do ex-presidente na campanha eleitoral poderá respaldar candidaturas em três grandes cidades potiguares.

Mesmo sendo do União Brasil, o deputado federal Paulinho Freire recebeu o apoio do PL para o pleito em Natal. Rogério Marinho, inclusive, esteve no lançamento da pré-candidatura do aliado. “Nós apoiamos o União Brasil aqui em Natal, inclusive abrindo mão de participação na chapa majoritária apesar do PL ser o partido que tem maior representatividade na cidade, porque achamos que é importante a eleição de Paulinho Freire, até com essa perspectiva de termos um projeto futuro de convergência e afinidade nas eleições de 2026”, frisou o senador.

 

Foto: Arquivo/José Aldenir/Agora RN

Em Parnamirim, o apoio é voltado para o pré-candidato do PL Salatiel de Souza. “De fato, quem tem voto em Parnamirim está do lado de Salatiel. Falo de Paulinho Freire, Taveira Júnior, Benes Leocádio. Quem tem voto, do União Brasil, está do lado de Salatiel”, comentou Marinho.

Foto: Reprodução

 

Fonte: Agora RN

Passageiro espanhol teve três costelas fraturadas após turbulência em voo desviado para Natal

 Foto: Brunno Rocha/Inter TV Cabugi

Um dos passageiros do voo da companhia aérea Air Europa, que passou por uma turbulência e fez um pouso de emergência no Aeroporto de Natal, teve três costelas quebradas e uma contusão pulmonar. Ele tem nacionalidade espanhola e está internado em um hospital particular da zona Leste de Natal.

O voo tinha 325 passageiros e pelo menos 30 foram levados para hospitais da Grande Natal.

Manoel González Noal, de 55 anos, foi um dos 30 pacientes socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi levado ao Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. O homem ficou internado no setor de politraumatismo da unidade médica.

A vítima chegou ao local se queixando de dores no abdômen e relatou que, apesar de estar com cinto de segurança afivelado, a turbulência fez com que ele batesse o peito na mesa de refeição que estava aberta.

Após avaliação médica, Manoel foi transferido para um hospital particular da Zona Leste de Natal, onde permanecia internado até a noite desta segunda-feira.

Os pacientes que não ficaram feridos foram levados pela Air Europa de ônibus para Recife, de onde embarcariam em um novo voo para o Uruguai.

g1 RN

segunda-feira, 1 de julho de 2024

VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO E ARMAS SÃO APREENDIDOS NA SERRA DE SANTANA

Policiais Militares do 13º BPM detiveram noite desse sábado, 29/06/24, 02 homens e 01 mulher durante abordagens na Serra de Santana.

A guarnição a princípio abordou um veículo HILUX no município de Bodó, para averiguar a denúncia de embriaguez ao volante e constatou-se que o veículo tinha queixa de roubo/furto. O condutor foi preso em fragrante.

Foi solicitado apoio do GTO e durante as diligências 01 pistola de uso restrito calibre 9 milímetros e 01 revólver calibre 38 foram apreendidos em uma residência onde estavam um homem e uma mulher.

As diligências continuaram e outro veículo tipo Pajero também foi apreendido e o condutor conduzido para averiguação.

Ocorrência encaminhada para delegacia de plantão em Caicó.

No aguardo de mais informações.

CN POLÍCIA

Acari: cobra gigante foi encontrada em Gargalheiras

No sábado (29), uma cobra gigante foi vista no povoado de Gargalheiras, no município de Acari. Medindo aproximadamente três metros, a serpente foi encontrada em uma área do galpão da comunidade, conhecida como oficina.

Os moradores, ao identificarem o réptil, decidiram devolvê-lo à natureza. A captura da cobra foi registrada em vídeo enviado ao Blog Ismael Medeiros.

Jovem é detido pela polícia praticando direção perigosa em Jucurutu

No sábado (29), durante patrulhamento de rotina, a guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) da 3ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) flagrou e deteve um jovem praticando direção perigosa na comunidade Aroeira, zona rural de Jucurutu. 

O jovem estava empinando uma motocicleta, colocando em risco a segurança de todos na via.

Ao dar voz de parada e realizar a abordagem padrão, os policiais constataram que o veículo não possuía placa e que o condutor não portava os documentos da motocicleta nem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante dos fatos, o jovem foi detido e conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.

Servidores do Ibama/RN entram em greve nesta quarta-feira (3)

 

A partir de quarta-feira, 3 de julho, os servidores do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte irão paralisar suas atividades. A greve, anunciada pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente do Estado (Ascema/RN), tem o objetivo de pressionar por reajuste salarial, melhores condições de trabalho e uma reestruturação das carreiras.

A decisão foi tomada em assembleia no dia 28 de junho e se junta à paralisação de servidores do Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e de outras unidades do Ibama em 20 estados e no Distrito Federal.

Em nota, a Ascema/RN destacou que a greve é o último recurso após tentativas frustradas de negociação com o governo. “Essa decisão pela greve é o último recurso dos servidores públicos após as inúmeras tratativas de reajuste salarial, melhoria nas condições de trabalho e reestruturação das carreiras dos servidores”, afirmou a entidade.

Depois de Gusttavo Lima, Leonardo também rejeita participação em almoço com Lula

 

Foto:  Montagem reprodução/Web/IstoÉ Gente

Depois do cantor Gusttavo Lima, agora é a vez de Leonardo negar qualquer possibilidade de participar de um almoço com o presidente Lula que reuniria artistas do sertanejo.

De acordo com Leo Dias, a equipe de Leonardo, apesar de não negar que houve uma aproximação, garantiu que o almoço não irá acontecer, uma vez que o cantor está em uma frenética rotina de shows, com apresentações em quase todos os dias.

Ainda segundo o jornalista, pessoas próximas ao cantor também garantem que Leonardo segue com suas convicções políticas e continua sendo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Cantores sertanejos teriam sido convidados para um almoço em Brasília com o presidente Lula. O convite teria sido feito pelo senador Jorge Kajuru.

Com informações de Leo Dias

Conta de luz passa a ter cobrança adicional a partir de hoje

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Começa a valer nesta segunda-feira (1º.jul.2024) a bandeira amarela nas tarifas de energia elétrica. O patamar, que vigorará durante todo o mês de julho, implicará em cobrança adicional na conta de luz. O valor extra será de R$ 1,88 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. Além do bolso do consumidor, a medida deve impactar o índice de inflação deste mês.

A nova bandeira foi anunciada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na 6ª feira (28.jun). A decisão colocou fim a um ciclo de mais de 2 anos de vigência da bandeira verde. O patamar sem cobrança adicional vigorou por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país.

Agora, a situação mudou. Segundo a Aneel, as condições para geração de energia estão menos favoráveis. A bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento do consumo de energia no mesmo período.

Poder360