terça-feira, 30 de julho de 2024

Parque Manoel de França Assunção 50 anos de vaquejada, a maior vaquejada de toda sua historia

 O Parque Manoel de França Assunção, que esta aqui no coração do RN, e que este ano completou 50 anos, recebeu este ano um dos maiores públicos em toda sua historia, foram cinco dias de queda de boi, aonde vaqueiros proporcionaram um verdadeiro espetáculo para aqueles que admiram e gostam do esporte. 

Foram mais de 1000 senhas vendidas, assim confirmando ser a maior vaquejada já realizada no Manoel de França Assunção, que este ano contou com uma maior arquibancada que sempre se manteve lotada e camarotes.

Deixamos aqui os parabéns a toda a organização do evento e a prefeitura municipal pela realização da mais tradicional vaquejada do nosso estado. 

Polícia realiza leilão de veículos pelo Programa Pátio Livre em Parelhas

 

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Diretoria de Polícia Civil do Interior (DPCIN), realizará um leilão pelo Programa Pátio Livre no dia 13 de agosto de 2024, às 10:00, através do site http://www.lancecertoleiloes.com.br.

Ao todo, estarão disponíveis 47 lotes compostos por veículos (carros e motocicletas) apreendidos, abandonados e não reclamados por seus proprietários no prazo de sessenta dias.

Poderão participar do leilão somente pessoas jurídicas regularmente constituídas e registradas perante o órgão executivo de trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, conforme Lei nº 12.977, de 20 de maio de 2014.

Os veículos estarão disponíveis para visitação nos dias 09 e 12 de agosto de 2024. Os lotes se encontram no pátio de custódia do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) no município de Caicó, localizado na ROD RN 288, KM 1.1, Zona Rural, Caicó – CEP: 59.300-000.

Para mais informações, acesse os sites: http://www.detran.rn.gov.br/; www.lancecertoleiloes.com.br. Ou entrar em contato através dos telefones (84) 99865-2897 ou (84) 3223-4146

Desde a instituição do programa, firmado entre o Ministério Público (MPRN), o Tribunal de Justiça (TJRN), a Corregedoria de Justiça do Rio Grande do Norte e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), foram leiloados mais de quinhentos veículos.

RN TEM 60 MUNICÍPIOS COM MAIS ELEITORES QUE HABITANTES

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, pelo menos 60 deles têm uma peculiaridade: mais eleitores do que habitantes. A maior diferença está a cidade de Tibau, no Polo Costa Branca potiguar, com 9.928 eleitores para uma população de 5.382.

A análise feita pelo NOVO leva em conta os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em segundo lugar em termos de disparidade, está a cidade de Passagem, com 4.666 eleitores e 3.115 habitantes. Por fim, Bodó conta com 3.824 eleitores para uma população de 2.306 pessoas.

Um caso recente que chamou atenção foi a transferência excessiva de títulos eleitorais para o município de Tibau. Na sessão plenária da última terça-feira (23), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu cancelar a mudança de domicílio de eleitores.

O caso analisou uma falsificação de documentos de residência. Os documentos falsificados incluíam cópias de Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs) com endereços inexistentes e não reconhecidos pela Prefeitura de Tibau.

O processo, relatado pelo juiz federal Fábio Bezerra, resultou na procedência dos recursos contra a transferência do domicílio eleitoral. A decisão foi unânime entre os magistrados presentes.

O TSE esclarece que o domicílio eleitoral nem sempre corresponde ao domicílio civil. Em alguns casos, vínculos profissionais justificam a manutenção do registro eleitoral em um município diferente do local de residência. A discrepância entre eleitores e habitantes levanta questões sobre a precisão dos registros eleitorais e populacionais.

Prazo para mudar de seção termina dia 22 de agosto

Termina em 22 de agosto o prazo para que eleitoras e eleitores, que se encontram em determinadas condições, possam se habilitar, na Justiça Eleitoral, para votar em outra seção ou local, dentro do mesmo município em que estão inscritos.

A medida tem como objetivo permitir que pessoas, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes das que estão registradas. Essa opção, chamada de transferência temporária, é um serviço que pode ser requisitado por quem está em situação regular no cadastro eleitoral.

Essa e outras datas podem ser consultadas no calendário eleitoral. As regras para as pessoas que se encontram nessas condições e desejam fazer a solicitação estão listadas na Resolução TSE nº 23.736/2024, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 ocorre no dia 6 de outubro.

Grandes shows marcam a festa em praça pública em Santana do Matos, com festa até o dia amanhecer

Mais um ano a sexta-feira de vaquejada em Santana do Matos "O verdadeiro Coração do RN", levou milhares de pessoas a praça publica aonde atrações como JM Puxado, Edyr Vaqueiro, Banda Encantus e Luan Estilizado trouxeram muita música boa até o raiar do dia.

A praça Aluizio Alves ficou completamente tomada pelo público, que permaneceu até o amanhecer. 



 

Atentado a tiros deixa um morto e outro ferido no município de Caraúbas na região Oeste Potiguar

Um homem foi morto e outro ficou ferido durante atentado a tiros ocorrido no início da manhã desta segunda-feira 29 de julho de 2024, no município de Caraúbas, a 72 km de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

As informações repassadas pela Polícia Militar, apontam que as vítimas estavam trabalhando no prolongamento da rua Ismael Siqueira, no Bairro Sebastião Maltêz, naquela cidade, quando foram surpreendidas pelos atiradores, que chegaram em carro de cor branca e começara a atiar.No local o perito localizou mais de 25 cápsulas de pistola 9mm.

As vítimas foram identificadas como, Albir Alves da Silva, 53 anos, que morreu na hora e Dino Fernandes de Arruda, de 57 anos, que ficou ferido e socorrido para o hospital local. 

A Polícia Civil ainda não sabe qual teria sido a motivação do ataque criminoso, mas informou que Albir é o quarto da família assassinado.

Durante os trabalhos de perícia, a equipe da medicina legal do Itep recolheu cerca de 25 cápsulas de pistola calibre 9mm. 

O corpo de Albir Alves da Silva, foi recolhido para exames de necropsia na unidade do Itep de Mossoró. A Polícia Civil investiga o crime.

(Icém caraúbas)

Procissão de Sant’Ana e missa encerram festejo da padroeira de Santana do Matos; veja fotos

Milhares de pessoas foram às ruas de Santana do Matos para acompanhar a Procissão de Sant’Ana na última sexta-feira (26). 

A programação marcou o encerramento do festejo da padroeira local O percurso teve início às 17h. 

O andor mais um ano foi preparado pelo santanense Flavinho , ele que nos últimos anos e responsável por prepara o andor, Flavinho que reside em Mossoró tem sido responsável por preparar andores de padroeiras no nosso estado como por exemplo o de Santa Luzia em Mossoró.


II Encontro de Carros Antigos acontece no Povoado Gargalheiras em Acari em agosto

 

O grupo “Antigos das Cordilheiras” promove neste fim de semana o II Encontro de Carros Antigos de Acari, que ocorre no sábado (3), em Gargalheiras.

O evento envolve a preservação da história e cultura automobilística. Além disso, os carros “vintage” são parte do patrimônio cultural, refletindo a evolução da sociedade, moda e engenharia ao longo dos anos.

Confira a programação:

9h: Início do Credenciamento
12h: Feijoada para os Expositores
13h às 15h: Creusa Santos e Banda
15h: Gincana Cultural

  • Premiação em dinheiro para os 3 primeiros colocados e sorteios de brindes
  • Entrega de Troféus aos Expositores
    17h – Tony Presley (Tributo a Elvis Presley)

Deputados aprovam divulgação na internet de listas de espera para cirurgias no SUS

Equipe realizou a remoção de fígado e rins para transplantes em Fortaleza e Natal | Foto: SESAP/ASSECOM 

Foto: SESAP/ASSECOM

A Câmara dos Deputados aprovou no 1º semestre de 2024 proposta que exige que os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) publiquem na internet listas dos pacientes a serem submetidos a cirurgias e outros procedimentos.

Foi aprovado o texto do relator, deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), ao Projeto de Lei 10106/18, do ex-senador Cássio Cunha Lima (PB). Como sofreu mudanças na Câmara, o texto voltou ao Senado para nova votação.

Informações das listas

Pela proposta aprovada pelos deputados, as listas deverão ser acessíveis para gestores, profissionais de saúde e pacientes ou seus responsáveis legais, e deverão discriminar:

  • a especialidade médica, no caso das cirurgias;
  • a modalidade dos procedimentos;
  • o estabelecimento onde será realizado o procedimento ou cirurgia;
  • o número do Cartão Nacional de Saúde do paciente ou outro documento oficial de identificação;
  • a data do agendamento do procedimento ou cirurgia; e
  • a posição ocupada pelo paciente na lista

O texto também determina que seja resguardada a privacidade dos dados dos pacientes, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Política para Alzheimer

A Câmara dos Deputados também aprovou o Projeto de Lei 4364/20, do senador Paulo Paim (PT-RS), que cria uma política nacional para cuidar de pessoas com Alzheimer e outras demências. A matéria foi convertida na Lei 14.878/24.

A política nacional será implantada por meio da articulação de vários setores, especialmente de áreas como saúde, previdência e assistência social, direitos humanos, educação e inovação tecnológica.

Caberá ao poder público realizar a orientação e a conscientização dos prestadores de serviços de saúde públicos e privados sobre as doenças que causam perda de funções cognitivas associadas à demência ou Alzheimer e sobre a identificação de seus sinais e sintomas em fases iniciais.

A proposta contou com parecer favorável do deputado Zé Vitor (PL-MG) e da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).

Governo do RN inicia etapa final de construção da Barragem Oiticica

Governo do RN inicia etapa final de construção da Barragem Oiticica - Foto: Raiane Miranda e Heros Lucena 

Foto: Raiane Miranda e Heros Lucena

O Governo do Estado iniciou a última etapa do projeto de construção da Barragem Oiticica, terceiro maior reservatório de água doce do Rio Grande do Norte. Projetado para garantir segurança hídrica ao Seridó, o vão possui 180 metros de largura e quase 15 metros de altura e garante o abastecimento de água para mais de 300 mil habitantes.“A barragem representa a redenção hídrica do Seridó. Ela é fundamental para garantir o abastecimento de Caicó, de Currais Novos, de dezenas de outras cidades, além de trazer benefícios sociais e econômicos para toda a região. É uma luta de décadas da qual me orgulho de ter participado como parlamentar e, agora, como governadora”, diz a governadora Fátima Bezerra.Prioritárias para o Governo do RN, as obras de segurança hídrica foram incluídas no atual Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).

Nesta segunda-feira 29, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, esteve na barragem inspecionando as obras que foram iniciadas na quarta-feira (24). 

“Estamos agora subindo o barramento, e vamos acompanhando a cada cinco metros, mostrando que a gente está fazendo tudo que o governo se propõe”, afirmou o secretário.

Parte integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, popularmente conhecida como Transposição de Águas do São Francisco, o reservatório tem capacidade para acumular 598 milhões de metros cúbicos, ficando atrás apenas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (2,37 bilhões), construída no mesmo leito do Rio Piranhas-Açu, há 40 anos; e a Santa Cruz do Apodi (599,7 milhões m³).

Iniciadas desde 2013, as obras passaram por adequações não apenas técnicas e físicas, mas também de questões sociais ao longo do tempo. 

“Foi preciso fazer estrada de contorno que não existia, trazer energia elétrica que não existia, e fazer agrovilas que não existiam, entre outras coisas”, explica Paulo Varella.

Por isso o cuidado em nomear o projeto não somente como a construção de uma barragem, mas de um conjunto de obras chamado Complexo Oiticica, que inclui a barragem, os reassentamentos urbanos (Nova Barra de Santana) e rurais (Agrovilas), construção de estradas, eletrificação e demais obras complementares.

A comunidade Nova Barra de Santana e a primeira das agrovilas – a Raimundo Nonato – em Jucurutu, já foram entregues. As outras duas Jardim de Piranhas e São Fernando estão em fase de construção. “É um complexo hidrossocial, é assim que a gente tem tratado”, afirma Varella.

Ainda segundo o secretário, a governadora Fátima Bezerra buscou os recursos adicionais para implementar o que era necessário para a obra. O valor total do empreendimento é de mais de R$750 milhões, advindos de verba federal, com contrapartida do Governo do Estado.

“Nós conversamos com os movimentos [Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem] e chegamos à conclusão de que a gente poderia trabalhar essa parede já. 

Em vez de esperar, para não atrasar o barramento, que precisa terminar bem, a gente acordou que iria fazendo tudo ao mesmo tempo”, diz Paulo Varella.

 “Então, nós estamos com a perspectiva de terminar as agrovilas, as estradas e a energia, e o próprio barramento, ao mesmo tempo”. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o final do ano.

Além da Barragem Oiticica, também estão em andamento o Ramal do Apodi, que vai levar água da transposição para o Oeste Potiguar, e o sistema adutor do Seridó.

Wendel Lagartixa é absolvido de processo na Bahia por porte ilegal de armas

O policial militar reformado Wendel Lagartixa foi absolvido na ação que o acusava de porte ilegal de arma e fraude processual na Bahia. Wendel estava preso desde o dia 10 de maio, quando foi flagrado com uma arma dentro do carro em que viajava com destino ao Rio Grande do Sul

Apesar da decisão na Bahia, o PM reformado ainda tem contra si uma ordem de prisão pela acusação de triplo-homicídio ocorrido em 2022, na Redinha. Por isso, há expectativa que ele seja transferido para uma prisão no Rio Grande do Norte, enquanto a defesa tenta anular a prisão preventiva.

O caso na Bahia diz respeito a uma arma que foi encontrada no carro em que ele viajava para o RS, na época das enchentes. Naquela oportunidade, o irmão de Wendel chegou a assumir o porte da arma, que estaria em transferência segundo a filha de Wendel, Anne Lagartixa.

O juiz levou em consideração que o réu negou o delito tanto na delegacia como em juízo, além de que os únicos dois policiais rodoviários atuantes na detenção disseram ter dúvida quanto a autoria.

As outras pessoas que estavam no carro, Raysandro dos Santos (sobrinho de Lagartixa) e João Belarmino (amigo do ex-policial), também afirmaram que a arma pertencia a Felipe Feliciano. O dono da arma também prestou testemunho no processo e disse que emprestou a arma de fogo ao irmão de Wendel Lagartixa.

Com informações Portal 96Fm e Tribuna do Norte

Eleitores já podem solicitar transferência temporária para votar em outras seções até 22 agosto

 

Começou o prazo para que eleitores possam se habilitar, na Justiça Eleitoral, para votar em outra seção ou local dentro do mesmo município em que estão inscritos. A transferência pode ser realizada até 22 de agosto.

A medida tem como objetivo permitir que pessoas, em razão do trabalho, de dificuldades de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes das que estão registradas.

A opção, chamada de transferência temporária, é um serviço que pode ser requisitado por quem está em situação regular no cadastro eleitoral.

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 ocorre no dia 6 de outubro.

Veja quem pode solicitar a transferência temporária, cujo prazo termina em 22 de agosto para determinados segmentos do eleitorado:

  • Presas, presos provisórios e adolescentes em unidades de internação;
  • Militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço;
  • Pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
  • Indígenas, quilombolas, integrantes de comunidade tradicional ou residentes em assentamento rural;
  • Juízas e juízes eleitorais, juízas e juízes auxiliares, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais.

Fonte: Portal 98Fm

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Subtenente da Polícia Militar, Sandro, se afogou enquanto estava no local a lazer com amigos na Barragem de Pau dos Ferros

Um trágico acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (23) na Barragem de Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. O subtenente da Polícia Militar, Sandro, se afogou enquanto estava no local a lazer com amigos.

De acordo com informações do 1º Tenente Paiva, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros em Pau dos Ferros, as buscas pelo subtenente Sandro começaram por volta das 16h30. 

Ele estava em uma embarcação particular, em uma região afastada da margem da barragem, quando submergiu e não retornou à superfície.
 

As buscas tem dificultadas pela falta de precisão sobre o local exato do afogamento, segundo relatos dos outros ocupantes da embarcação. As autoridades continuam trabalhando para encontrar o corpo do subtenente Sandro e investigar as causas do acidente.

Fonte: Serrinha de Fato

 

Bahia confirma duas mortes por febre oropouche


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou duas mortes por febre oropouche, após análises realizadas pela Câmara Técnica de Análise de Óbitos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica estadual. A infecção é provocada pelo vírus Orthobunyavirus oropoucheense (Orov) transmitido por mosquito.

De acordo com a Sesab, o primeiro óbito confirmado foi de uma mulher sem comorbidades, com 21 anos de idade, em 27 de março. A vítima era moradora do município de Valença (BA).

A segunda morte confirmada também foi de uma uma mulher sem registro de comorbidades. A moradora de Camamu (BA) tinha 24 anos e faleceu em Itabuna (BA), em 10 de maio. A morte foi divulgada somente nesta segunda-feira (22), após a realização de exames para confirmar a causa do óbito.

A secretaria baiana relata que as pacientes que morreram por febre oropuche apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, dor retro-orbital (na parte mais profunda do olho), mialgia (dor muscular), náuseas, vômitos, diarreia, dores em membros inferiores e fraqueza. Ambas evoluíram com sinais mais graves como: manchas vermelhas e roxas pelo corpo, sangramento nasal, gengival e vaginal, sonolência e vômito com hipotensão, sangramento grave, e apresentaram queda abrupta de hemoglobina e plaquetas no sangue.

Investigação

O Ministério da Saúde ainda investiga mais uma morte suspeita de febre oropouche em Santa Catarina.

Em 2023 foram confirmados 832 casos da doença e, em 2024, foram feitos 7.236 registros de febre oropouche em 16 estados, o que representa aumento de 770,19% no número de casos notificados. Os infectados primeiramente estavam concentrados na Região Norte, passaram a ser identificados também em outras regiões do país.

A detecção de casos da doença foi ampliada para todo o país em 2023, após o Ministério da Saúde disponibilizar diagnósticos para a rede nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen).

Alertas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) destacou o aumento nos casos da doença sobretudo em municípios do Amazonas, Acre e Roraima. Esses três estados fazem fronteira com outros países da bacia Amazônica: Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela.

Na sexta-feira (18), a Opas emitiu um alerta epidemiológico informando os países membros sobre a identificação de possíveis casos, atualmente em investigação no Brasil, de transmissão do vírus Orov da mãe para o bebê durante a gestação. O alerta recomenda reforçar a vigilância diante da possível ocorrência de casos similares em outros países, com a circulação do vírus Orov e outros arbovírus.

O organismo internacional informou no alerta que uma gestante residente em Pernambuco apresentou sintomas de oropouche na 30ª semana de gestação. Após confirmação laboratorial da infecção, foi constatada a morte do feto. O segundo caso suspeito foi notificado no mesmo estado. A gestante apresentou sintomas semelhantes ao da primeira gestante e ocorreu um aborto espontâneo.

Nota técnica

No último dia 11, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica a todos os estados e municípios recomendando o reforço da vigilância em saúde sobre a possibilidade de transmissão vertical do vírus. Com a nota técnica, o ministério pretende também orientar a sociedade sobre a arbovirose.

A medida foi adotada após o Instituto Evandro Chagas (IEC/MS) detectar a presença do genoma do vírus em um caso de morte fetal, e de anticorpos em amostras de quatro recém-nascidos com microcefalia.

No entanto, o ministério destacou que não há evidências científicas consistentes sobre a transmissão do vírus Orov da mãe infectada para o bebê durante a gestação e nem sobre o efeito da infecção sobre malformação de bebês ou aborto.

Febre Oropouche

A febre Oropouche é uma doença viral. O vírus Orov é transmitido, principalmente, por meio da picada de um mosquito comumente conhecido como maruim (Culicoides paraensis), bem como por espécies do mosquito Culex. No Brasil, o vírus foi isolado pela primeira vez em 1960.

O ministério explicou que a febre oropouche pode ser confundida com a dengue.  A doença evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.

Os sintomas duram cerca de 2 a 7 dias. Mas, até 60% dos pacientes podem apresentar recorrência dos sintomas, após 1 a 2 semanas a partir das manifestações iniciais. A maioria das pessoas têm evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves.

Até o momento,  não há terapias específica para a febre oropouche. O tratamento apenas alivia os sintomas.

Sintomas

A febre Oropouche é uma doença causada pelo arbovírus Orthobunyavirus oropoucheense (OROV). Entre os sintomas estão febre de início repentino, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, além de tontura, dor na parte posterior dos olhos, calafrios, náuseas, vômitos. Em cerca de 60% dos pacientes, algumas manifestações, como febre e dor de cabeça persistem por duas semanas. Não há tratamento para a doença. A prevenção é feita a partir da proteção contra os mosquitos transmissores.

A febre Oropouche foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1960. Depois disso, foram relatados casos isolados e surtos, principalmente na região amazônica. Também ocorreram registros da doença no Panamá, na Argentina, Bolívia, no Equador, Peru e na Venezuela. Com a ampliação da investigação da infecção no país, foram confirmados 7.044 casos, com transmissão local em 16 estados.

Homem de 56 anos que matou menina de 15 embebedava namorada e amigas dela

Gilson Cruz, 56 anos, suspeito de matar a adolescente Maria Vitória, de 15 anos, tinha o costume de promover festas regadas a bebidas alcóolicas com as amigas da menina. O homem mantinha um relacionamento com a menor de idade há dois anos.

A Polícia Civil da Paraíba investiga se Gilson cometeu o crime de estupro de vulnerável e se ela tinha relações sexuais com outras adolescentes. As informações são do g1.

Gilson matou Maria Vitória a tiros em 14 de julho, em Monteiro, no interior da Paraíba, cidade distante 264km de João Pessoa. Segundo as investigações policiais, Gilson e Maria Vitória moravam juntos havia quase um ano.

Eles se conheceram há mais ou menos dois anos, quando a adolescente começou a trabalhar na padaria dele. A relação entre os dois logo se tornou abusiva, culminando no trágico assassinato da jovem, segundo parentes e amigos.

Gilson Cruz foi preso horas depois do crime, em Brejo da Madre de Deus (PE). A Justiça chegou a determinar a prisão dele, mas a pena foi substituída por prestação de serviços comunitários e enquanto aguarda a conclusão da investigação.

“Pelas conversas que eu tive, ele é um cara extremamente sádico, violento, sempre foi. E já tinha feito diversas ameaças a ela, pelo que tem se levantado. Ainda não há um laudo da perícia com quantos disparos ocorreram, mas foram vários”, disse o delegado Sávio Siqueira, que investiga o caso.

*Fonte: Correio Braziliense

Homem vai fazer BO, é preso por documento falso e tenta destruir provas em ligação de delegacia no RN

Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia (DP) de Monte Alegre prenderam em flagrante, na segunda-feira (22), um homem, de 42 anos, pela prática do crime de uso de documento falso.  A prisão ocorreu na cidade de Monte Alegre, localizada na Grande Natal.

De acordo com os policiais, o suspeito foi à Delegacia para registrar um boletim de ocorrência sobre a perda de documentos. Durante o procedimento, apresentou um documento que levantou suspeita entre os agentes. Após investigações, os policiais confirmaram que o documento era falso e, imediatamente, deram voz de prisão em flagrante ao homem.

Enquanto estava sob custódia, o suspeito solicitou permissão para fazer uma ligação, o que foi concedido. No entanto, durante a ligação, ele tentou destruir provas do crime, resultando em uma nova prisão, desta vez por fraude processual qualificada e denunciação caluniosa.

Os policiais solicitaram a prisão preventiva do suspeito, que foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.

RN terá palestra gratuita sobre uso da Inteligência Artificial na gestão pública

 

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da Ciência da Computação criada há muitos anos. No entanto, os recentes avanços em Tecnologia da Informação (TI) e algoritmos trouxeram novas habilidades e possibilidades para seu uso dentro das organizações no dia a dia. 

Diante desse contexto, no dia 06 de agosto a Secretaria da Administração do Rio Grande do Norte (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), vai promover palestra com o tema “Uso de Inteligência Artificial Generativa para melhorar a produtividade na gestão pública”.

As inscrições estão abertas para quaisquer pessoas interessadas na temática. Todavia, as vagas são limitadas à capacidade do miniauditório da EGRN, espaço onde será realizada a conferência. O formulário de inscrição para participar da atividade com direito a certificação fica disponível até o dia 05 de agosto no link https://suap.rn.gov.br/eventos/inscricao/156/.

A palestra tem como objetivo introduzir os participantes, especialmente os agentes públicos, para o campo da Inteligência Artificial. Serão abordados conceitos básicos, técnicas e diversas aplicações em diferentes contextos, oferecendo uma visão abrangente e prática do tema. A atividade será conduzida pelo especialista Patrick Reinecke de Alverga, palestrante renomado com mais de 25 anos de experiência na indústria de Tecnologia. Ele é analista de dados e desenvolvedor, graduado em Engenharia de Computação, mestre em Engenharia de Produção e doutor em Administração. Além disso, tem liderado projetos de Business Intelligence (BI) e IA, tanto no setor público quanto no privado.

“A vasta experiência e profundo conhecimento de Patrick Reinecke no campo da inteligência artificial garantirão uma palestra esclarecedora para todos os participantes, contribuindo significativamente para o setor público, onde há inúmeras oportunidades para utilizar esta ferramenta”, destacou João Emanuel Evangelista, diretor-geral da Escola de Governo.

SERVIÇO

Palestra “Inteligência Artificial”
Inscrições: até 05 de agosto
Realização: 06 de agosto de 2024
Local: Miniauditório da Escola de Governo
Horário: 10h às 12h
Carga Horária: 2h
Palestrante: Patrick Reinecke de Alverga
Formulário de inscrição https: //suap.rn.gov.br/eventos/inscricao/156/

Idema libera engorda e obra deve começar na próxima semana


Após emissão da licença ambiental para iniciar as obras da engorda da Ponta Negra, a Prefeitura pretende iniciar serviços do aterro hidráulico da praia já na semana que vem, segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita. Os primeiros trabalhos envolvem viabilização do canteiro de obras e instalação de tubulações na praia. Além disso, a draga que executará a engorda deve chegar à Natal já nesta quarta-feira (24).

“A draga deve chegar nessa madrugada ou ao longo desta quarta-feira a Natal. Ela fará alguns trabalhos necessários de preparação para início de obra. A empresa também vai montar o canteiro de obras, as tubulações que serão conectadas a esta draga. Demora alguns dias para poder se preparar para essa estrutura para que possamos começar, mas aquilo que era necessário já encaminhamos oficialmente”, disse Thiago Mesquita à TN.

O titular da pasta disse ainda que haverá uma reunião nesta quarta-feira com o dono da DTA Engenharia e equipe técnica para se definir cronogramas e prazos para a obra. Mesquita afirmou que os serviços serão iniciados dentro da janela ambiental estabelecida anteriormente e entregue ainda em 2024.

A Licença de Instalação e Operação (LIO) foi emitida pelo Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) nesta terça-feira (23) cumprindo decisão judicial após pedido da Prefeitura do Natal. A licença aponta 83 condicionantes que precisam ser cumpridas por parte do executivo. A expectativa é responder as condicionantes num prazo de 5 a 8 dias

“Algumas dessas condicionantes, a minoria delas, precisa da entrega de algum produto, de algum resultado, que são perfeitamente possíveis e cabíveis de serem entregues para que possamos cumprir aquelas condicionantes. Não teremos qualquer problema, li todas elas e não há nenhuma dificuldade ao município, Funpec e DTA Engenharia, que estão cientes dessas condicionantes, e esses nossos contratados estarão trabalhando incansavelmente para se cumprir todos os prazos. Há ainda a necessidade de havendo um prazo ou outro se justificar tecnicamente e pedir a prorrogação. Não tem nada que impeça ou emperre”, comentou.

Em entrevista coletiva nesta terça, o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, disse que, das 83, a Prefeitura precisará cumprir parte delas antes do início da obra.

“A licença está emitida, mas existem condicionantes que precisam ser atendidas previamente. Nós não temos o interesse de desrespeitar nenhuma ordem judicial. A decisão dizia para se emitir a licença de maneira imediata, mas como se emite uma licença dessas imediatamente?”, disse. “É importante salientar que essas são condicionantes, e que precisam ser respeitadas, cumpridas e respondidas. A prefeitura não está livre para fazer essa obra de qualquer maneira. De alguma forma tem que acompanhar os ritos dessas condicionantes”, acrescentou Werner Farkatt,.

Com expectativa de finalizar as obras ainda em 2024, a ideia de se fazer um aterro hidráulico em Ponta Negra surgiu há 12 anos, época em que o calçadão da praia ruiu após a força da maré. Desde então, diversos estudos, audiências e discussões foram feitas para se chegar em alguma possibilidade de recuperar a praia. A conclusão, após estudos da empresa paulista Tetratech, era de que a engorda era a melhor alternativa para a principal praia de Natal.

As conversas se intensificaram nos últimos anos e a Prefeitura conseguiu o licenciamento prévio para a obra em julho do ano passado, tendo o Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) elencado 52 condicionantes a serem cumpridas. No último dia 12 de junho, a prefeitura entregou os questionamentos acerca das condicionantes, com uma série de impasses e discussões tendo acontecido nas últimas semanas com discussões diárias entre Prefeitura, Idema, Funpec e a DTA Engenharia (empresa vencedora da licitação) com relação às últimas 12 condicionantes.

A engorda
A engorda de Ponta Negra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da capital potiguar, descaracterizando sua paisagem.
O tema vem sendo acompanhado com várias reportagens pelo jornal TRIBUNA DO NORTE. O projeto está em discussão há vários anos em Natal e será um alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca.

 

Da Tribuna do Norte

Correios divulgam edital de concurso com 33 vagas e salários de até R$ 6,8 mil; veja como participar

 

Os Correios divulgaram nesta terça-feira (23) o edital de um novo concurso público que vai preencher 33 vagas com salários iniciais de até R$ 6,8 mil. As oportunidades são para cargos da área de medicina e segurança do trabalho.

O processo seletivo está sendo organizado pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e pelos Correios. As oportunidades se dividem entre as seguintes especialidades:

  • técnico de segurança do trabalho júnior (nível médio) – salário inicial: R$ 3.672,84
  • enfermeiro do trabalho júnior (nível superior) – salário inicial: R$ 6.583,54
  • engenheiro de segurança do trabalho júnior (nível superior) – salário inicial: R$ 6.872,48
  • médico do trabalho júnior (nível superior) – salário inicial: R$ 6.872,48

Além do salário, os Correios oferecem plano de cargos e outros benefícios, incluindo a possibilidade de adesão a plano de previdência complementar e plano de saúde.

VEJA O EDITAL COMPLETO

O concurso, que também terá formação de cadastro reserva, irá destinar 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD) e 20% para pessoas que se declararem negras (pretas ou pardas). A seleção terá as seguintes fases:

  1. provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  2. comprovação de requisitos, análise de perfil profissional e realização de exames médicos admissionais.

As inscrições começam no dia 7 de agosto e vão até o dia 8 de setembro, no site do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).

Os interessados precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 70. Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção da taxa.

Durante a inscrição, os candidatos também poderão selecionar, entre as opções disponíveis no edital, a localidade onde desejam trabalhar. As provas também serão realizadas na cidade da vaga escolhida.

A aplicação das avaliações está prevista para o dia 13 de outubro e a divulgação do resultado final para o dia 20 de novembro. A expectativa dos Correios é realizar as primeiras contratações ainda neste ano.

O concurso público terá validade de um ano, a partir da data de sua homologação, e pode ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período.

Mais informações podem ser encontradas no site da instituição.

Cronograma do concurso

  • Inscrições: 7/08 a 8/09/2024
  • Solicitação de inscrição com isenção da taxa: 7/08 a 15/08/2024
  • Aplicação das provas: 13/10/2024
  • Divulgação dos Gabaritos: 13/10/2024
  • Resultado provas objetivas: 28/10/2024
  • Resultado Final e homologação do concurso público: 20/11/2024

Concurso para carteiro

O concurso para o nível operacional de carteiro, que vai preencher 3,2 mil vagas, segue em andamento para contratação da banca organizadora.

Conforme já divulgado, serão lançados dois editais: um para nível médio (cargo agente de Correios) e outro para nível superior (cargo analista de Correios).

Dentre as mais de 3 mil vagas, também haverá oportunidades para advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.

O último concurso em âmbito nacional realizado pela estatal foi em 2011, quando mais de 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para 9.190 vagas de nível médio e superior. Veja o cronograma previsto:

  • Agosto – Contratação da banca;
  • Setembro – Edital do concurso;
  • Dezembro – Início das contratações.

Segundo anúncio dos Correios, realizar o concurso público é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho.

“Os Correios têm uma defasagem de 4 mil a 5 mil cargos, mas no primeiro momento as vagas serão preenchidos pelos carteiros, que cobrem todos os municípios do país”, afirma Fabiano Silva dos Santos, presidente da empresa.

Para quem trabalha há pelo menos 25 anos na empresa, foi anunciado recentemente um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), para renovação do quadro de pessoal.

Fonte: g1

terça-feira, 23 de julho de 2024

Acidente fatal na BR 304 próximo a Lajes

Acidente fatal na BR 304 próximo a Lajes
 

Um acidente ocorreu na BR-304 por volta das 10h do domingo, 21 de julho de 2024, próximo ao município de Lajes, na região Central Potiguar.

Um motociclista, estava em uma motocicleta possivelmente uma Fan 125 de cor preta, e colidiu violentamente na frente de uma van que seguia sentido Assú.

A moto ficou presa na parte frontal do veículo, resultando na morte instantânea do motociclista.

Populares informaram a reportagem que o motociclista teria invadido a contramão, possivelmente tentando uma ultrapassagem, e colidiu com a van que, segundo relatos, era ocupada por soldados da Marinha.

O ITEP foi chamado ao local, junto com uma equipe da PRF, para realizar os procedimentos necessários.

A ausência de placa na motocicleta dificultou a identificação do condutor.

Assú Noticias