sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
13º BPM registra ocorrência de violência doméstica em Acari e prisão por embriaguez ao volante em Cerro Corá
Barraco de luxo em Pipa envolve esposa de advogado e moça do JOB
Um famoso advogado potiguar protagonizou um verdadeiro barraco no luxuoso réveillon de Pipa. O rapaz, acompanhado da esposa, resolveu alojar uma moça do “job” em uma pousada local.
O que ele não contava era que a jovem iria beber além da conta e invadir a festa suntuosa onde ele brindava com champanhe e buffet farto, para cobrar seus “serviços” em plena noite de réveillon — e no meio da varanda, diante de todos os convidados, incluindo autoridades do Judiciário do RN e até mesmo do Zé Galado.
O resultado foi taça no chão e alguns tapas trocados entre a esposa, até então recatada, e a garota. A turma do “deixa disso” precisou intervir, retirar a moça pela porta dos fundos e acalmar a família.
Açude Rio da Pedra esta atualmente com 26,97% da sua capacidade total.
Foto reprodução
O Governo do Rio Grande do Norte acompanha, atualmente, a situação de 69 reservatórios responsáveis pela segurança hídrica da população potiguar.
O Açude Rio da Pedra localizado a 5 km da zona urbana aqui de Santana do Matos, que e responsável pelo abastecimento da cidade, registra atualmente 3.668.62(m³), o que corresponde a 26,97% da capacidade total.
Sua capacidade total e de 13.602.214 m³.
Reservatórios do RN operam com 38% da capacidade e Seridó concentra situação mais crítica
Oiticica | Foto Reprodução: Vlademir Alexandre
O Governo do Rio Grande do Norte acompanha, atualmente, a situação de 69 reservatórios responsáveis pela segurança hídrica da população potiguar. Segundo o mais recente relatório do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), as reservas hídricas superficiais do Estado acumulam 2,01 bilhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 38,08% da capacidade total de armazenamento, estimada em 5,29 bilhões de metros cúbicos.
O volume representa uma redução significativa em relação ao fim de 2024, quando os reservatórios monitorados armazenavam 2,85 bilhões de metros cúbicos, o equivalente a 62,82% da capacidade então considerada. A queda percentual também reflete a inclusão da barragem de Oiticica no sistema de monitoramento, após a conclusão de sua obra. O reservatório, um dos maiores do Estado, acumula atualmente 108,8 milhões de metros cúbicos, apenas 14,66% de sua capacidade total, de 742,6 milhões.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, registra atualmente 1,07 bilhão de metros cúbicos, o que corresponde a 45,30% da capacidade total. No final de 2024, o manancial operava com 1,61 bilhão de metros cúbicos, ou 67,97% de seu volume máximo, evidenciando a retração ao longo do último ano.Situação semelhante é observada na barragem Santa Cruz do Apodi, que hoje acumula 333,4 milhões de metros cúbicos, equivalentes a 55,60% da capacidade. Em dezembro de 2024, o reservatório mantinha 71,58% do volume total. Já a barragem Umari, em Upanema, apresenta 53,17% da capacidade, ante 78,09% no fim do ano passado.
O cenário mais preocupante está concentrado na região do Seridó, que apresenta o menor percentual de acúmulo de água do Estado. Os reservatórios monitorados na região somam 161,6 milhões de metros cúbicos, apenas 14% da capacidade total de armazenamento, estimada em 1,19 bilhão de metros cúbicos. Entre os principais mananciais, a barragem Marechal Dutra, conhecida como Gargalheiras, acumula 48,32% da capacidade, abaixo dos 74,73% registrados no final de 2024.
A situação é ainda mais crítica em reservatórios de menor porte. O açude Dourado, em Currais Novos, opera com 13,89% da capacidade, frente a quase 54% no fim do ano passado. O levantamento do Igarn indica ainda que 18 reservatórios do Estado apresentam volumes inferiores a 10% da capacidade total, incluindo o açude Itans, em Caicó, que se encontra seco.
Também figuram na lista mananciais como Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,03% da capacidade, Sabugi, em São João do Sabugi, com 1,12%, e Lulu Pinto, em Luís Gomes, praticamente vazio, com 0,01%. Os dados reforçam o alerta para a necessidade de gestão rigorosa dos recursos hídricos e de planejamento para enfrentar períodos de estiagem prolongada no Estado.
Nasa volta à Lua em missão tripulada com primeira mulher

A Expedição Artemis 2 marca um novo capítulo da exploração espacial e confirma o retorno da Nasa à Lua com uma missão tripulada após mais de 50 anos. Prevista para 2026, a iniciativa levará astronautas além da órbita da Terra e fará história ao incluir, pela primeira vez, uma mulher em uma missão tripulada ao entorno lunar.
Expedição Artemis 2 e o novo momento da exploração espacial
Diferente das missões do programa Apollo, a Expedição Artemis 2 não realizará pouso na superfície da Lua. Ainda assim, a missão terá papel estratégico, pois a Nasa testará sistemas fundamentais para garantir a segurança das futuras viagens que pretendem levar astronautas novamente ao solo lunar.
Sobrevoo lunar e testes da nave Orion
Durante a missão, a nave Orion fará um sobrevoo tripulado ao redor da Lua. Nesse percurso, a espaçonave passará pelo lado oculto do satélite natural. Dessa forma, os astronautas poderão avaliar sistemas de comunicação, navegação e desempenho em condições reais do espaço profundo. Além disso, a missão permitirá validar procedimentos críticos antes das próximas etapas do programa Artemis.
Tripulação da missão Artemis 2
A tripulação da Expedição Artemis 2 será formada por Reid Wiseman, comandante da missão, Victor Glover, piloto, e Christina Koch, especialista de missão, todos da Nasa. O canadense Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense, também integrará o voo. Juntos, eles serão os primeiros humanos a viajar no foguete Space Launch System, o SLS, e na espaçonave Orion.
Lançamento, trajetória e retorno à Terra
O lançamento da missão ocorrerá no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Inicialmente, a nave permanecerá em órbita terrestre para a realização de testes. Em seguida, seguirá para a injeção translunar, alcançando uma distância superior a 370 mil quilômetros da Terra. Enquanto isso, as equipes em solo acompanharão cada etapa em tempo real.
No retorno, a Orion utilizará uma trajetória de livre retorno gravitacional. Com esse método, a nave aproveita a força da gravidade da Lua para regressar à Terra com maior economia de combustível. Por fim, a missão será concluída com a amerissagem no Oceano Pacífico, próxima à costa da Califórnia.
Importância da Expedição Artemis 2 para o futuro
O sucesso da Expedição Artemis 2 será decisivo para o retorno humano à superfície lunar. A última missão tripulada à Lua ocorreu em dezembro de 1972, com a Apollo 17. Desde então, a presença humana no satélite ficou restrita aos planos. Agora, a Nasa busca retomar esse caminho e estabelecer uma presença sustentável na Lua, abrindo espaço para futuras missões a Marte.CPRE remove de circulação mais de 600 motos barulhentas em 2025 no RN
Foto: CPRE
A Operação Sossego, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), removeu 630 motocicletas com escapamentos irregulares ao longo de 2025, principalmente em Natal e Parnamirim.
Durante as fiscalizações, os agentes identificaram escapamentos sem silenciador, furados, com descarga livre e outras irregularidades. As ações tiveram como foco reduzir a poluição sonora e aumentar o conforto da população.
A CPRE informou que a operação será intensificada em 2026 e ampliada para outras áreas da Grande Natal, reforçando o cumprimento da legislação de trânsito.
Conduzir motocicleta causando poluição sonora é infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. A corporação orienta os motociclistas a manterem os veículos dentro dos padrões legais para evitar penalidades e contribuir com o bem-estar coletivo.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Criança autista cai de apartamento sem proteção e é socorrida consciente

Uma criança de quatro anos, identificada como Brenno Fernandes Girdziauckas, sobreviveu após cair do 10º andar de um prédio em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu no sábado (27). O menino está internado e apresenta quadro estável, segundo informou o pai ao portal G1, Carlos Daniel Fernandes.
De acordo com a polícia e relatos da família, Brenno, que é diagnosticado com autismo não verbal, caiu pela janela do banheiro do apartamento, que não possuía proteção. A suspeita é de que a criança tenha utilizado a pia para alcançar a janela. A mãe ouviu um barulho e, ao procurar o filho, percebeu que ele havia caído.
Brenno foi socorrido consciente e levado à Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas. Ainda no sábado, passou por cirurgia e permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Segundo o pai, o procedimento ocorreu conforme o esperado. A criança sofreu fraturas nos dois fêmures, além de outras lesões decorrentes do impacto.Em nota ao portal Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como queda acidental na Central de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade. Exames foram solicitados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar na apuração.
DOAÇÕES
Nas redes sociais, amigos da família iniciaram uma campanha para doação de sangue, a pedido dos pais. Brenno tem tipo sanguíneo O+. Os doadores podem procurar o Hemocentro de Ribeirão Preto, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, nº 470, no Centro da cidade.
Michele Andrade transforma Fusca com crochê após gravação de clipe no RN

A cantora e DJ Michele Andrade, 31, voltou a movimentar as redes sociais após transformar um Fusca e revesti-lo completamente de crochê. A ação fez parte das gravações do videoclipe da música “Sigilinho” e aconteceu fora do estúdio, quando a artista pediu para a mãe providenciar a roupa do carro.
Com mais de 9 milhões de seguidores no Instagram, Michele Andrade ganhou repercussão com a iniciativa durante a produção do clipe do single “Sigilinho”, gravado na Via Costeira, em Natal (RN). A música, lançada em outubro em parceria com o cantor Rogerinho, tem sonoridade leve e clima descontraído. No vídeo, um Fusca coberto por crochê aparece como elemento central da produção.
O carro chamou a atenção da cantora ainda durante as gravações, o que levou Michele a integrar o objeto ao projeto audiovisual e adquirir um Fusca para si. O projeto foi desenvolvido com a ajuda da mãe da artista e de fãs que enviaram peças de crochê. Inicialmente, a intenção era revestir um dos carros utilizados no dia a dia da cantora, mas, por causa do tamanho, a escolha mudou para um Fusca.O desejo de vestir um carro com crochê é antigo, mas a confecção da peça foi concluída às vésperas do Natal. O Fusca foi coberto por squares produzidos por artesãs e se tornou ponto de encontro de um movimento colaborativo online, após Michele convidar crocheteiros de várias partes do Brasil a participarem da iniciativa. A inspiração veio da mãe da cantora, que é artesã e produz algumas das peças usadas por Michele.
“Sou apaixonada por tudo que é arte, por coisas da alma. O crochê é brincar com a imaginação, e isso me define muito”, disse Michele em entrevista.
Natural de Barreiros (PE), Michele Andrade tem anos de carreira e é conhecida pela presença em shows, apresentações de Réveillon e turnês pelo Nordeste. A artista também acumulou momentos de repercussão nacional, como no fim de 2025, quando uma fã escalou um muro para tirar uma foto com ela em Pernambuco.Cinco moradores da mesma família morrem em acidente de carro em SP

Na quarta-feira, dia 24 de dezembro, véspera de Natal, um acidente envolvendo dois veículos provocou a morte de cinco pessoas da mesma família. Entre as vítimas, estavam duas crianças, de 4 e 12 anos de idade. O acidente ocorreu entre as cidades de Reginópolis e Iacanga, no interior de São Paulo.
As vítimas foram identificadas pela Prefeitura de Iacanga como o motorista Luís Carlos de Souza Pinheiro, sua esposa Paula Daniela Martins, seus dois filhos — Luis Otávio, de 12 anos, e Felipe, de 4 anos — e Dulcinéia Aparecida Martins Lozano, irmã de Paula.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, após a colisão, um dos carros pegou fogo. O impacto foi tão forte que alguns ocupantes desse veículo foram projetados para fora do automóvel.
O motorista do outro carro envolvido no acidente recusou-se a realizar o teste do bafômetro. Porém, conforme a polícia, não foram observados sinais claros de embriaguez nesse condutor.
No dia 26, o portal G1 informou que o motorista declarou em depoimento ter ingerido bebida alcoólica, contudo, até o momento, a Secretaria de Segurança não confirmou essa informação.
A Polícia Civil segue investigando o caso, apurando a possibilidade de homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar.
Informações obtidas por meio do Estadão Conteúdo.
Créditos: Tribuna do Norte
RN inicia perfuração de 12 poços em São João do Sabugi contra crise hídrica

A governadora Fátima Bezerra, em ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), iniciou medidas emergenciais para enfrentar a crise hídrica em São João do Sabugi.
Atualmente, duas perfuratrizes estão ativas no município para a abertura de poços, com o intuito de reforçar o abastecimento de água e atender melhor a população local.
Essa ação decorre de uma solicitação do deputado estadual Francisco do PT, em colaboração com a Prefeitura Municipal e a Câmara de São João do Sabugi. No total, serão perfurados 12 poços em parceria com a gestão municipal.
Além disso, Semarh e Caern estão fornecendo caixas d’água para armazenar a água extraída, o que assegura uma melhor distribuição e reforça a segurança hídrica diante do atual período de escassez.
Créditos: Marcos Dantas
Motociclista é detido por direção perigosa e embriaguez ao volante em Cerro Corá. Veja detalhes
Por volta das 10h20 do dia 27 de dezembro de 2025, uma ocorrência de trânsito mobilizou uma equipe policial durante patrulhamento de rotina na rua Tristão de Barros em Cerro Corá . A viatura B13-15 flagrou um indivíduo conduzindo uma motocicleta Honda Fan 125, de cor vermelha, praticando direção perigosa em via pública.
De acordo com informações policiais, o condutor realizava manobras arriscadas quando perdeu o controle da motocicleta e colidiu contra uma lixeira, causando danos materiais ao veículo. Apesar do impacto, não houve registro de feridos.
Após a abordagem, o motociclista foi conduzido juntamente com a moto para a 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Currais Novos. No local, foi realizado o teste do etilômetro, que apontou 0,65 miligrama de álcool por litro, configurando embriaguez ao volante.
Diante do resultado, o indivíduo permaneceu na delegacia, onde foi autuado pelos crimes de direção perigosa e condução de veículo sob efeito de álcool. Ele foi liberado posteriormente mediante o pagamento de fiança e deverá responder pelos crimes conforme previsto na legislação de trânsito.
Repórter Seridó
Colisão mata motociclista em rodovia no interior do RN; moto ainda pegou fogo
Um motociclista morreu após um acidente com um caminhão na noite do sábado (27). O sinistro aconteceu na BR-110, em Upanema.
A vítima foi identificada como Francisco Alves de Oliveira, de 64 anos, conhecido como "Chico de Mundo". Uma câmera de monitoramento flagrou a colisão entre os veículos. Após a batida, a moto ainda pegou fogo.
Nas imagens, é possível ver que os veículos estavam em sentidos opostos quando bateram de frente. Pelo vídeo, não dá para saber quem teria cometido alguma ação errada. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para o local da colisão.
Devido à força do impacto, o condutor da moto morreu ainda no local, antes de qualquer atendimento médico. A motocicleta pegou fogo após o choque. O caminhão também ficou destruído. O corpo da vítima foi recolhido pela Polícia Científica do Rio Grande do Norte para passar por perícia. A Polícia Civil deverá investigar o caso.
Portal da Tropical
Currais Novos já registrou sete tremores de terra em dezembro de 2025
Imagem: reprodução/LabSis UFRN
A cidade de Currais Novos registrou sete pequenos tremores de terra somente neste mês de dezembro. O mais recente abalo sísmico ocorreu na sexta-feira (26), às 12h42 e teve magnitude 1,6, segundo o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis).
Não houve relatos de moradores que tenham sentido o tremor. De acordo com a UFRN, todos os eventos registrados até agora foram de baixa intensidade e não representam risco estrutural, apesar da frequência elevada.
Desde o início do mês, Currais Novos vem apresentando uma sequência de pequenos abalos sísmicos, todos monitorados pelas estações do LabSis/UFRN.
Tremores registrados em dezembro em Currais Novos:
-
8 de dezembro – magnitude 1,7, sem relatos de moradores
-
11 de dezembro – magnitude 1,5
-
12 de dezembro – magnitude 1,6
-
19 de dezembro – magnitude 1,6
-
22 de dezembro – magnitude 1,5
-
23 de dezembro – magnitude 1,7, sentido por moradores
-
26 de dezembro – magnitude 1,6
O Laboratório Sismológico segue monitorando a região e deve divulgar novas informações caso ocorram outros tremores.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Quatro casos de violência doméstica são registrados pelo 13º BPM, um em Currais Novos, outro em Lagoa Nova e dois em Cerro Corá
Duas pessoas ficam feridas após carro capotar na BR-226 entre Florânia e São Vicente

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu atuaram no resgate das vítimas após capotamento na BR-226, no Seridó potiguar. – Foto: reprodução
Duas pessoas ficaram feridas após o carro em que estavam sair da pista, cair em um barranco e capotar na manhã desta quinta-feira 25 às margens da BR-226, entre os municípios de Florânia e São Vicente, na Região Seridó do Rio Grande do Norte. O acidente foi registrado por volta das 5h.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Currais Novos, o veículo trafegava no sentido Florânia–São Vicente quando o condutor perdeu o controle em uma curva. Florânia fica a cerca de 5 quilômetros do local do capotamento.
Quando as equipes chegaram à ocorrência, uma das vítimas já havia conseguido sair do veículo por conta própria e tinha sido socorrida para o Hospital de São Vicente. A segunda vítima ficou presa às ferragens, estava inconsciente e precisou ser retirada pelos bombeiros, que realizaram a estabilização do veículo e a abertura de uma das portas para o resgate.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros atendimentos no local, com suporte de oxigênio. Em seguida, outra unidade do Samu conduziu a vítima retirada das ferragens para o Hospital de São Vicente.
AGORA RN
Motociclista morre em colisão moto com carro em Serra do Mel no RN

Um grave acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na madrugada desta quinta-feira (25), na Vila Mato Grosso no município de Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações repassadas pela PM, Francisco Luilson da Costa Silva, conduzia uma motocicleta quando se envolveu em uma colisão frontal com um carro.
O impacto foi extremamente violento, e o motociclista não resistiu aos ferimentos, e morreu ainda no local do acidente.
Equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica de Mossoró foram acionadas para realizar os procedimentos de perícia e a remoção do corpo.
As circunstâncias e as causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil de Serra do Mel. O delegado Murilo Baessa deverá instaurar o inquérito nesta sexta feira (26).
FIM DA LINHA
Novas promoções consolidam presença feminina em postos de comando das forças de segurança do RN
Ao promover mais 991 militares nesta quinta-feira (25), o governo do Estado atingiu uma marca histórica na valorização da carreira de praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, consolidando a presença de mulheres em postos de comando das duas corporações.
Nos atos promocionais deste fim de ano, sete mulheres chegam ao mais alto posto da carreira, o de coronel, sendo seis na Polícia militar – quatro integrantes dos quadros de combate e duas do quadro da saúde – e uma no Corpo de Bombeiros, alcançando posições de comando, promovendo maior representatividade e incentivando outras mulheres a ingressarem nas forças de segurança pública.
Assinados pela governadora Fátima Bezerra, os atos de promoção dos
oficiais foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira
(25).
Na PM, 28 oficiais mudam de patente; no Corpo de Bombeiros são
26. As portarias sobre mudança de graduação dos praças são publicadas
em boletins internos de cada corporação. Os efeitos financeiros passam a
contar a partir de hoje, 25 de dezembro.
“Estamos fazendo uma história bonita e encorajando mulheres a seguirem a carreira militar. Em 2021, nossa gestão tomou uma importante decisão, que foi a igualdade entre homens e mulheres no acesso aos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte”, disse Fátima Bezerra, referindo-se à Lei Complementar nº 683, que eliminou a distinção de sexo para ingresso, o que foi concretizado com a entrada de mulheres no CFO (Curso de Formação de Oficiais) sem restrição. “Substituímos um regramento arcaico que prevalecia há muitos anos. Acabamos com uma barreira inadequada e indesejável”, destacou a governadora.
No encontro de saudação a um grupo de policiais e bombeiras militares femininas, Fátima reconheceu a dedicação e elogiou o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha, “que protege as mulheres e salva vidas. Hoje são mais de 2.300 ocorrências atendidas pela Maria da Penha e todas com a vida das mulheres preservadas.”
Em sete anos, de 2019 a 2025, cerca de 20 mil promoções foram efetivadas pela governadora Fátima Bezerra, das quais 18.240 na PM. “Nunca aconteceu isso na história da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. Isso mostra o compromisso da governadora com a segurança pública. Somos agradecidos a ela, como governadora, como chefe do Poder Executivo e como comandante em chefe das forças de segurança, em especial da Polícia Militar”, disse o comandante da PM, Coronel Alarico Azevedo Júnior.
“Representa o reconhecimento, a valorização do capital intelectual das instituições. Isso fortalece o trabalho, motiva os militares que atuam diuturnamente para proteger a vida das pessoas, o patrimônio, o meio ambiente da sociedade norte-rio-grandense, reforçou o Coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Segundo ele, foram 97 promoções agora em dezembro, totalizando 1.470 desde 2019, superando em mais de 50% o número de efetivos da corporação, que é de 950 militares. “Isso porque muitos deles foram promovidos mais de uma vez em sete anos.”
Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, o Coronel Francisco Araújo informou que todos os militares que estavam habilitados dentro dos respectivos quadros em cada instituição, lograram êxito na promoção. “É um fluxo de carreira que todos os militares estaduais, ao ingressar na instituição, sonham galgar.”
MUDANÇA DE CRITÉRIO
Nos últimos anos, o Governo do Estado tem
focado na modernização das regras de promoção baseadas no mérito e na
previsibilidade das carreiras de policial e bombeiro militar. Prova
disso foi a sanção da Lei Complementar nº 759, de 12 de julho de 2024,
que garantiu mudanças de critérios como o merecimento para a ascensão de
posto.
“Minha primeira promoção foi em 2019, pelo critério de merecimento. Em 2022 consegui todos os critérios. E hoje, dezembro de 2025, sou promovida ao último posto do quadro de oficiais. Eu tive a oportunidade de reunir as condições, mas se não tivesse uma política de valorização das mulheres, dentro de um ambiente majoritariamente masculino, com certeza eu teria um pouco mais de dificuldade de progredir na carreira”, afirmou a agora coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Lélia da Costa.
Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi submetido,
nesta quinta-feira (25), a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal
bilateral. Realizado em um hospital particular de Brasília
(DF), com autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo
Tribunal Federal (STF), o procedimento cirúrgico demorou mais de três
horas e, segundo os médicos responsáveis, transcorreu conforme o
previsto.

“O procedimento ocorreu sem nenhuma intercorrência”, afirmou o cirurgião Cláudio Birolini a jornalistas, após o término da operação e a transferência de Bolsonaro para o quarto onde ele permanecerá em observação pelos próximos dias.
Segundo Birolini, a hérnia identificada do lado esquerdo do abdômen ainda estava em fase inicial, sendo menor que a existente do lado direito, mas a equipe médica concluiu que seria mais oportuno operá-la agora, para tentar evitar uma futura cirurgia para tratar o problema.
“Se não a resolvessemos agora, daqui a alguns meses ele [Bolsonaro] ia desenvolver um quadro clínico do mesmo jeito que o que desenvolveu do lado direito. Então, já foi feita a correção [da hérnia inguinal bilateral] de ambos os lados”, acrescentou o cirurgião, explicando que, durante a cirurgia, realizada com ajuda de anestesia geral, a equipe médica implantou uma tela de polipropileno na parte interna da parede abdominal, reforçando-a para evitar a ocorrência de outras hérnias.
A previsão inicial da equipe médica é que Bolsonaro demore entre cinco e sete dias para se recuperar da cirurgia. Tempo durante o qual ele ficará em observação, fazendo fisioterapia e outros procedimentos a fim de evitar, entre outras coisas, problemas vasculares, como um eventual um tromboembolismo venoso, ou seja, a formação de cóagulos.
Além disso, os médicos vão reavaliar a necessidade de um procedimento para tentar sanar os soluços recorrentes que há meses acometem o ex-presidente.
“Este é um ponto central [do acompanhamento do paciente, hoje, além da cirurgia [da hérnia]”, declarou o cardiologista Brasil Ramos Caiado, explicando que os soluços preocupam por afetar e prejudicar a respiração e o sono de Bolsonaro, gerando cansaço adicional e atrapalhando a recuperação do ex-presidente.
“Em um pós-operatório, com o organismo precisando se recuperar, ele está sendo praticamente agredido por esse soluço”, comentou Caiado, revelando que, nos próximos dias, com Bolsonaro internado, a equipe médica vai “potencializar” a medicação e explorar outras alternativas para tentar solucionar o problema sem a necessidade de submeter Bolsonaro a outra cirurgia.
“Vamos observar, nestes próximos dias, a necessidade ou não deste procedimento [cirúrgico]. Provavelmente, faremos isto na segunda-feira [29], que é um bom tempo para ele poder responder à medicação”.
Vigilância
Condenado pela trama golpista que culminou com o 8 de janeiro de 2023 e o ataque aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.
O ex-presidente está cumprindo sua pena detido na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, desde 25 de novembro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
Autorizado a ser submetido à cirurgia desta quinta-feira, ele foi conduzido até o hospital por agentes da PF, na manhã de ontem (24), e acompanhado pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Por determinação judicial, enquanto estiver internado, Bolsonaro deverá ser vigiado 24 horas por dia, com manutenção de dois agentes na porta do quarto, além de outras equipes dentro e fora do hospital.
Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
Adolescente perde a vida em afogamento em lagoa de Macaíba
Foto: Reprodução/ CBMRN
Um adolescente de 17 anos morreu vítima de afogamento na tarde desta quinta-feira (25) na Lagoa do Tapará, localizada na zona rural de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).
De acordo com os bombeiros, o jovem estava em uma embarcação que virou enquanto navegava pela lagoa, provocando o desaparecimento dele nas águas. Pessoas que presenciaram o acidente acionaram imediatamente o socorro.
Para a operação, foi mobilizada a equipe de mergulho do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático (GBSA), especializada em ocorrências desse tipo. As buscas também contaram com apoio aéreo do helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
As equipes iniciaram os trabalhos assim que chegaram ao local. Após cerca de 15 minutos de varredura subaquática, o corpo do adolescente foi localizado.
Com informações da Tribuna do Norte
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025
Filme vai retratar impactos da energia eólica no RN e PB
Liga Contra o Câncer anuncia nova unidade em Parnamirim
Divulgação
A Liga contra o Câncer anunciou a nova unidade da instituição em Parnamirim. O anúncio foi feito durante evento realizado na sexta-feira (19) com investimento de R$70 milhões a ser erguida em uma área de 10.400 m² de terreno e 6.142 m² de área construída.A nova unidade oferecerá desde serviços ambulatoriais até quimioterapia. Com a nova estrutura, a Liga passará a contar com oito unidades. Atualmente, a instituição mantém quatro unidades em Natal — Hospital Luiz Antônio, Policlínica, Centro Avançado de Oncologia (CECAN) e Oncologia Pediátrica — além de unidades em Caicó e Currais Novos, e outra que está em fase de implantação em Assú.
Parceria público-privado
O projeto da Liga Parnamirim já reúne apoio dos setores público e privado. O terreno destinado à construção da unidade foi cedido por oito empresários locais e, durante o evento de lançamento, o senador Styvenson Valentim confirmou a destinação de emendas parlamentares para garantir a execução da obra.
Os diretores da Liga, Arthur Villarim e Edilmar Moura, detalharam o projeto da nova unidade e ressaltaram a trajetória da instituição no Rio Grande do Norte.
Referência no Estado
A implantação da nova unidade reforça o alcance da Liga, hoje referência central no acesso ao tratamento oncológico no Rio Grande do Norte. A atuação descentralizada da instituição contribui para ampliar o atendimento regional e diminuir lacunas na assistência, alcançando pacientes de 153 dos 167 municípios potiguares.Nova unidade Parnamirim
A Liga Parnamirim contará com serviços ambulatoriais, consultas médicas, exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia – além disso, Medicina Nuclear, pequenas cirurgias e procedimentos sem necessidade de internação, a exemplo de sessões de quimioterapia e atividades logísticas de apoio.
A unidade também terá espaços dedicados à pesquisa e ensino, fortalecendo a formação de profissionais e o desenvolvimento científico.
PRF aponta três trechos do RN entre os mais perigosos das rodovias federais
O Rio Grande do Norte aparece no mapeamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com três trechos classificados como críticos entre os 118 mais perigosos das rodovias federais do país, devido ao alto número de acidentes.
Trechos considerados críticos no RN:
- BR-101 (km 100 ao km 110) – Parnamirim
- BR-101 (km 80 ao km 90) – Extremoz
- BR-304 (km 30 ao km 40) – Mossoró
Segundo a PRF, os dois pontos na BR-101 concentram grande fluxo de veículos, especialmente em feriados e fins de semana. Já o trecho da BR-304, em Mossoró, registra tráfego intenso de caminhões e veículos de carga.
O levantamento integra uma estratégia nacional de fiscalização e prevenção de acidentes. Em todo o Brasil, foram identificados 118 pontos críticos, sendo a BR-101 a rodovia com maior número de trechos perigosos (32), seguida pela BR-116 (17).
Somente em 2025, mais de 67 mil acidentes foram registrados nas rodovias federais, com mais de 5 mil mortes. Entre as principais causas estão excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, desrespeito à sinalização e imprudência.
A PRF informou que intensificou a fiscalização nos trechos mapeados e orienta motoristas a redobrar a atenção, respeitando os limites de velocidade e as normas de trânsito.
Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista do Hospital Quali Ipanema, no Rio de Janeiro, Orlando Maia.
Segundo o médico, uma série de fatores predispõem o ser humano nessa época do ano ao AVC. Um dos principais é o próprio calor que gera uma desidratação natural das células que, por sua vez, causam um aumento da possibilidade de coagulação do sangue. “E isso tem um maior potencial de gerar AVC, porque o AVC está ligado a coágulo”, disse o médico.
Existem dois tipos de AVC. Um é o AVC hemorrágico, que é o rompimento de um vaso cerebral e representa a minoria dos casos, em torno de 20%. O outro tipo, que domina o número de casos, é o AVC isquêmico, causado pela formação de um coágulo e entupimento de um vaso. Orlando Maia explicou que, como o sangue fica mais espesso, mais concentrado devido à desidratação, isso favorece a trombose, que é a formação de um coágulo e, por isso, tem maior predisposição ao AVC.
Pressão arterial
Há outras causas que seriam relacionadas à pressão arterial. “A nossa pressão arterial no verão tem uma tendência, pelo calor, a diminuir por conta da vasodilatação. Ou seja, nossos vasos, para poder compensar o calor, se dilatam. E essa dilatação causa uma diminuição da pressão, o que favorece também a formação de coágulo e de uma outra situação cardiológica, chamada arritmia. É o coração batendo fora do ritmo”, explica o médico.
Quando isso acontece, favorece também no coração a formação de um coágulo que, entrando dentro da circulação sanguínea, tem grande predisposição de ir ao cérebro porque 30% de todo o sangue que sai do coração vão para o cérebro.
Uma outra causa do AVC, também comum no verão, é que as pessoas se cuidam menos por conta das férias, o que promove um aumento do consumo de bebida alcoólica, que, por sua vez, amplia a desidratação.
Orlando Maia afirmou que a bebida alcoólica também aumenta a possibilidade de arritmia. A negligência pode levar ainda a pessoa a esquecer de tomar remédio, o que contribui para elevar o risco de um AVC.
Doenças típicas
A isso se somam as doenças típicas de verão, como gastroenterite relacionada ao calor, o que dá diarreia, insolação e esforço físico. “Tudo isso associado faz com que a pessoa tenha uma maior tendência a ter um AVC no verão”, enfatiza.
O neurocirurgião lembrou que o tabagismo também colabora para isso. “O tabagismo hoje é uma das maiores causas externas para AVC”. O fumo contribui para a formação de uma doença cerebrovascular chamada aneurisma, que está muito ligada à nicotina.
“A nicotina bloqueia uma proteína do nosso vaso chamado elastina, diminui a elasticidade do vaso, então pode favorecer ao AVC hemorrágico, como também causa um processo inflamatório no vaso em si, favorecendo a aderir as placas de colesterol a longo prazo e o entupimento dos vasos. Então, o tabaco é diretamente proporcional à situação tanto do AVC hemorrágico como do AVC isquêmico”, preconiza o médico.
Para o médico, o estilo de vida moderno – aliado ao tabagismo e a doenças crônicas não controladas – faz com que cada vez mais pessoas com menos de 45 anos desenvolvam a doença.
Nessa época de verão, o Hospital Quali Ipanema, por exemplo, atende cerca de 30 pacientes por mês, o dobro de épocas normais do ano. Maia diz que o AVC é uma doença muito comum.
“Se você pegar o AVC como uma doença isolada, esquecendo que há vários tipos de câncer que podem ser separados, a doença mais frequente na humanidade é o AVC. E uma em cada seis pessoas vai ter um AVC na vida”, salienta. O médico disse ser muito importante a pessoa averiguar na sua família, entre os amigos, quem teve AVC porque não são casos isolados.
Mortes
O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. “Quando não mata, deixa a pessoa incapaz. Eu digo que é uma doença que não é na pessoa, mas na família, porque pelo menos duas pessoas vão ter que se dedicar a cuidar daquele doente com AVC. Além da mortalidade, ela é uma doença extremamente desabilitadora. A pessoa fica sem andar direito, sem falar direito, sem condições de se alimentar sozinha. É uma doença extremamente crítica. Quando você vê uma pessoa andando com dificuldade é porque ela já teve uma sequela ou consequência de um AVC. Ficou paralisada de um lado ou sem conseguir falar direito, sem enxergar, se pegar a área da visão, porque o cérebro é um grande computador. Vai depender da área afetada pelo problema”, assegura o médico.
De acordo com Orlando Maia, a prevenção pode evitar um AVC. “É uma doença que a gente tem que gritar para todo mundo ouvir que há prevenção e tratamento. A prevenção [envolve] o hábito de vida saudável, prática de exercício físico regular pelo menos três vezes na semana, alimentação saudável, controle da pressão arterial, tomar os remédios direitinho e não fumar. E existe tratamento”.
No passado, como não havia tratamento, quando a pessoa chegava com AVC, não havia o que fazer, a não ser controlar a pressão. Hoje, há duas formas de tratamento e quanto mais rápido a pessoa chegar a um hospital, mais eficaz será o tratamento. O primeiro é a infusão de um remédio. “Você coloca um remédio na veia que dissolve o coágulo e, na maioria dos casos, o remédio resolve”, ensina.
Quando isso não acontece, ou em outros casos mais selecionados, Maia disse que os médicos entram com um cateter na virilha da pessoa e passam um desentupidor. Esse método retira aquele coágulo, por meio de uma aspiração dentro do vaso, liberando a circulação de volta. Com isso, a pessoa retorna ao normal.
Cateter
Orlando Maia esclarece, também, que o remédio tem uma característica: “só pode ser dado até quatro horas e meia desde o início dos sintomas. Já o cateter que aspira entra em um vaso na virilha, através de um aparelho e, em casos selecionados, pode ser usado até 24 horas a partir do início dos sintomas”. Ele frisou que quanto antes a pessoa tiver o sintoma e for a um hospital, melhor poderá ser o resultado.
Os sintomas indicando que uma pessoa está tendo ou vai ter um AVC incluem paralisia súbita de um membro ou dos dois membros de um lado, ou a fala fica enrolada, ou a pessoa perde a visão de um dos lados, ou tem uma tonteira extrema.
“Esses são os sintomas principais de uma pessoa que está tendo um AVC. Ela vai ter dificuldade de movimento, de fala, de visão ou uma perda súbita da consciência. É uma doença que acontece, na maioria das vezes, de uma hora para outra. Nessa situação, não tem que esperar nada. A pessoa tem que ser levada a um hospital porque é uma emergência médica”, finaliza o neurocirurgião.
MPRN aponta falhas e recomenda anulação de contratação temporária em município do RN
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Caicó que declare nulo parte do Edital n.º 001/2025, destinado à contratação temporária de diversos profissionais.
A 3ª Promotoria de Justiça de Caicó identificou problemas na inclusão do cargo de Agente de Combate às Endemias na seleção temporária lançada pelo município.
De acordo com a análise jurídica, os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde não são compatíveis com o processo seletivo simplificado.A legislação federal e a lei municipal exigem obrigatoriamente a realização de um processo seletivo público para a contratação desses agentes, com a avaliação que contemple provas, e não apenas análise de títulos.
Prática antiga
Além disso, a investigação ministerial constatou que a prefeitura realiza contratações temporárias para esses cargos há vários anos seguidos.
No entanto, não existe atualmente uma situação de emergência epidemiológica que justifique a modalidade de contratação temporária. Por esse motivo, o Ministério Público entende que a necessidade do serviço possui natureza permanente.
A recomendação orienta o prefeito a reconhecer voluntariamente a ilegalidade do certame para o cargo mencionado. Além disso, o gestor deve promover um novo processo seletivo público que respeite os ditames constitucionais. O documento enfatiza a importância de seguir os princípios da legalidade e da impessoalidade administrativa.
Estátua de 17 metros de São Francisco de Assis é inaugurada em Riachuelo

Foto: Reprodução
O município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, inaugurou no sábado (20) um monumento dedicado a São Francisco de Assis. A estátua, com 17 metros de altura, foi instalada na Serra da Formiga, em um ponto de destaque localizado a 8km da cidade.
A imagem chegou ao município na segunda-feira (15) e passou por processo de montagem até a conclusão da estrutura. O monumento foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um espaço voltado à fé e à contemplação, além de ampliar as opções de visitação no município.
A escolha da Serra da Formiga levou em consideração a localização geográfica, que permite ampla visibilidade da estátua na paisagem local.
A inauguração contou com a realização de uma missa campal, celebrada pelo padre Nunes, e teve participação musical dos cantores Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta.
Com a instalação do monumento, Riachuelo passa a contar com um novo ponto de interesse religioso, que pode contribuir para o fortalecimento do turismo religioso no Rio Grande do Norte e para a movimentação da economia local, especialmente nos setores de comércio e serviços.
Carro capota após colisão no cruzamento da São José com Jerônimo Câmara

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um acidente grave foi registrado na manhã deste domingo (21), no cruzamento da rua São José com a avenida Jerônimo Câmara, no bairro Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Um carro capotou devido à colisão. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o atendimento no local.
Segundo a corporação, os ocupantes dos dois veículos conseguiram sair sem ferimentos graves. Ainda não se sabe a dinâmica do acidente.
Os bombeiros também isolaram o trecho para a remoção do óleo que se espalhou pela pista. Além disso, dois guinchos foram acionados para retirarem os veículos envolvidos no acidente.
PORTAL DA TROPICAL
Innospace: lançamento de foguete no Maranhão acontece nesta segunda-feira

O lançamento de foguete no Maranhão esta previsto para acontecer nesta segunda após uma sequência de adiamentos técnicos.
A empresa sul-coreana Innospace anunciou que a operação do foguete Hanbit-Nano está prevista para esta segunda-feira, 22 de dezembro, às 15h45, no horário de Brasília.
A missão será realizada a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), e representa um marco histórico para o setor aeroespacial nacional.
A Innospace alerta que o horário poderá sofrer ajustes conforme as condições meteorológicas. Segundo a empresa, há previsão de chuva para o dia, e qualquer mudança será comunicada com antecedência.
Ainda assim, a expectativa é alta, já que se trata do primeiro lançamento comercial orbital realizado em território brasileiro inicialmente, a operação estava programada para o dia 17 e, posteriormente, foi remarcada para o dia 19.
No entanto, conforme informado pela empresa, inspeções finais identificaram questões técnicas que exigiram cautela. Em um dos casos, técnicos detectaram uma anomalia em um componente do sistema de resfriamento do primeiro estágio, o que levou à substituição preventiva da peça.
Em outro momento, foi necessária uma nova verificação em uma válvula do sistema de abastecimento do segundo estágio.
Lançamento de foguete no Maranhão marca avanço do setor espacial
Segundo o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon, esses adiamentos já faziam parte do planejamento. “Por isso que nós temos uma janela de lançamento até o dia 22, e não uma data fixa”, explicou. Assim, o cronograma flexível garante maior segurança e confiabilidade à missão, que é considerada estratégica para o país.
Além disso, o foguete Hanbit-Nano transportará oito cargas úteis, sendo sete brasileiras e uma estrangeira. As cargas foram desenvolvidas por universidades, institutos de pesquisa, startups e empresas nacionais, muitas delas com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da AEB. O projeto resulta de um edital lançado em 2020 e reforça o modelo de parcerias público-privadas no setor espacial.
Com dois estágios, o Hanbit-Nano foi projetado para colocar até 90 quilos de carga útil em órbita baixa, a cerca de 500 quilômetros de altitude. O veículo mede aproximadamente 21,7 metros de altura e 1,4 metro de diâmetro. Dessa forma, integra uma nova geração de lançadores de pequeno porte, voltados para missões mais rápidas, econômicas e eficientes.
RN registrou 1.181 acidentes em rodovias federais em 2024; maior número dos últimos sete anos
Acidente na BR-226, em Bom Jesus | Foto: Cedida
O Rio Grande do Norte registrou em 2024 o maior número de acidentes em rodovias federais dos últimos sete anos, segundo estudo da Fundação Dom Cabral, divulgado em 2025.
Ao longo de 2024, as BRs no estado contabilizaram 1.181 acidentes, com 369 feridos e 109 mortos. De acordo com o levantamento, esses são os piores números da série histórica, iniciada em 2018.
O pesquisador Ramon César, da Fundação Dom Cabral, explica que os índices caíram durante a pandemia, mas voltaram a crescer a partir de 2022. “Houve uma reversão da curva e os acidentes passaram a aumentar novamente”, afirmou.
As BRs 101 e 304 concentraram mais da metade das ocorrências registradas em 2024. Os carros foram os veículos mais envolvidos, presentes em 62% dos acidentes.
Segundo o estudo, a duplicação de rodovias é uma das principais medidas para reduzir a gravidade dos acidentes. Nesta semana, foi feito o anúncio de que as obras de duplicação da BR-304 começam em janeiro.
Micarla de Sousa recebe título de Cidadã Lagoa-novense

A jornalista e empresária Micarla de Sousa recebe o título de Cidadã Lagoa-novense durante solenidade da Câmara Municipal de Lagoa Nova.
A jornalista e empresária Micarla de Sousa, CEO do Sistema Ponta Negra de Comunicação, recebeu na noite da sexta-feira (19) o título de Cidadã Lagoa-novense, concedido pela Câmara Municipal de Lagoa Nova.
A honraria, de autoria do vereador Jean Carlo, reconhece a trajetória profissional de Micarla de Sousa e sua forte ligação com o Seridó, região onde desenvolve ações sociais em comunidades rurais e mantém presença constante, especialmente no município de Lagoa Nova.
A solenidade foi realizada no Ginásio Estação da Juventude e reuniu autoridades locais, familiares, amigos e moradores da cidade. Em seu discurso, Micarla agradeceu o reconhecimento e destacou o carinho especial que mantém pela região serrana, ressaltando a importância de valorizar a cultura, o turismo e as potencialidades de Lagoa Nova e de todo o Seridó.
Além da atuação profissional, Micarla de Sousa possui uma relação afetiva com a Serra de Santana, local que marcou momentos importantes de sua vida pessoal, especialmente a sua cerimônia de casamento na cidade, reforçando o vínculo emocional com Lagoa Nova, que agora passa a integrar oficialmente sua história.
Ponta Negra News
Helicóptero é acionado para transferência de paciente de Currais Novos para Natal

O helicóptero do Governo do Rio Grande do Norte foi acionado na manhã deste domingo (21) para realizar o transporte de uma paciente do Hospital Regional Mariano Coelho de Currais Novos para o Hospital Onofre Lopes, em Natal. A paciente é Sônia Vieira, pessoa bastante conhecida e querida pela população currais-novense, que precisará de cuidados médicos mais específicos.
Uma equipe do SAMU foi mobilizada para fazer a remoção da paciente do hospital até o helicóptero, que pousou no aeródromo de Currais Novos, garantindo agilidade e segurança no deslocamento.
Do Blog, fica o desejo de pronta recuperação à amiga Sônia Vieira, para que possa se restabelecer o mais rápido possível e retornar ao convívio de todos. Sônia tem uma história de relevantes serviços prestados ao município e conta com a torcida e as orações de toda Currais Novos.
Blog do Ismael Medeiros



Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
A Câmara dos Deputados decidiu, na sexta-feira (19), cancelar o passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro um dia após o parlamentar perder o mandato.A medida seguiu o que determina o regulamento interno da Casa, que prevê a invalidação do documento em caso de perda de mandato, e incluiu a solicitação de devolução dos passaportes.
No sistema da Câmara, os passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e de seus dependentes já constam como não válidos.
Em manifestação nas redes sociais, o ex-deputado afirmou que a decisão tem como objetivo dificultar sua permanência no exterior. Ele também disse acreditar que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, tenha determinado o cancelamento de seu passaporte comum.
“No dia seguinte à cassação de meu mandato veio a notícia do cancelamento de meu passaporte. Não se engane, desde sempre a intenção é me bloquear no exterior”, escreveu.
Autoexilado nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano, Eduardo acumula 59 ausências não justificadas nas sessões deliberativas do plenário. A Constituição estabelece um limite de faltas e prevê a perda de mandato para o parlamentar que faltar a mais de um terço das reuniões.
Diante disso, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou a perda do mandato de Eduardo, decisão que foi publicada na quinta-feira (18) no Diário Oficial da Casa.
CNN








