Os profissionais da área médica poderão se inscrever a partir de amanhã (26) no Programa Mais Médicos que objetiva, dentre outros aspectos, garantir o atendimento médico nas regiões de vazios assistenciais e promover a qualificação dos profissionais da saúde. Ao todo, estão sendo destinadas 70 vagas apenas para o Rio Grande do Norte. Em todo Brasil, foram distribuídas 5.970 vagas em 1.994 municípios.
Das vagas direcionadas ao estado potiguar, 31 são para Natal. Após a capital, Macaíba e Nova Cruz são as cidades com o maior número de vagas no estado, com 5 cada. Mossoró tem três e Acari, Assu e Ipanguaçu têm duas previstas para médicos aprovados no programa.
Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país. As inscrições seguem abertas até 31 de maio e a previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.
Inscrição
Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, por meio desta página. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.
Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.
Confira as vagas por cidade no RN:
- Acari: 2
- Assu: 2
- Alexandria: 1
- Apodi: 1
- Canguaretama: 1
- Caraúbas: 1
- Doutor Severiano: 1
- Extremoz: 1
- Ipanguaçu: 2
- Januário Cicco: 1
- Jardim de Piranhas: 1
- Lagoa de Velhos: 1
- Lajes: 1
- Macaíba: 5
- Monte Alegre: 1
- Mossoró: 3
- Natal: 31
- Nova Cruz: 5
- Pureza: 1
- Rafael Fernandes: 1
- Riacho de Santana: 1
- Santana do Matos: 1
- São Francisco do Oeste: 1
- São Miguel: 1
- São Miguel do Gostoso: 1
- Serra do Mel: 1
- Touros: 1