domingo, 30 de junho de 2019

Campus Lajes classifica 2 equipes para a grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, na Unicamp, em Campinas-SP.

Seis (6) alunos, distribuídos em 2 equipes, sob orientação do professor Felipe Cavalcanti, foram classificadas para a final presencial da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 17 e 18 de agosto, na Unicamp, em Campinas-SP.
Representando o campus Lajes, as equipes classificadas foram: 
- Equipe “Inforiando”, composta pelas alunas Maria Clara Damasceno de Oliveira, Maria Luíza Damasceno de Oliveira e Ana Stephane Dantas Fernandes, estudantes do 4º ano do curso técnico Integrado em Informática; 
- Equipe “Cavaleiras Winx”, composta pelas alunas Emanuela Ferreira de Lira, Maria Izabela Ferreira e Débora Carla (ADM1M).
Nesta edição, a olimpíada contou com a participação de 18,5 mil equipes. Foram convocadas para a final presencial 314 equipes de todos os estados do país. Os estados da região nordeste concentram o maior número de alunos e professores que participarão da fase final. O Ceará é o que conta com maior número de finalistas (90 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (74 equipes); São Paulo (37 equipes); Pernambuco (36) e Bahia (27). Somente os quatro estados nordestinos correspondem juntos a 72% do número total de finalistas.
A gestão do Campus Lajes do IFRN parabeniza o orientador e todas as equipes inscritas pela persistência e participação.


*Com informações do Campus Lajes.

Nosso blog em nome de Maria Clara e Maria Luiza parabeniza os 6,(seis), alunos Santanenses pela conquista e o sucesso, pois iram levar o nome de Santana do Matos a 11ª Olimpíada Nacional de História do Brasil.

sábado, 29 de junho de 2019

Placa Mercosul só será obrigatória para alguns veículos; veja quais

 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou nesta sexta-feira (28) um novo adiamento para as placas do Mercosul. Desta vez, os estados e o Distrito Federal têm até o dia 31 de janeiro de 2020 para se adequarem ao novo padrão.

Esta é a sexta vez que o novo processo de emplacamentos é adiado. O prazo estabelecido anteriormente pelo órgão venceria no próximo domingo (30).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o adiamento traz consigo regras simplificadas que prometem reduzir os custos das novas placas, como novas normas para credenciamento de estampadores que aumentam a concorrência.

Outra novidade é que não será necessária a troca de placas em transferências de propriedade, como era exigido anteriormente.

A partir da nova resolução, o padrão Mercosul só será obrigatório para veículos novos, no caso de veículos em circulação, em mudança de município ou estado, e se as placas forem furtadas ou danificadas.

Atualmente, o novo modelo já está em aproximadamente 2 milhões de veículos e em vigor em 7 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Mudanças e prazos
A placa foi anunciada em 2014 e deveria ter entrado em vigor no Brasil em janeiro de 2016, mas foi adiada para 2017.

Depois, passou para o início de dezembro de 2018 e, posteriormente, para o final do mesmo mês, com prazos diferentes para os estados. No meio, uma liminar suspendeu o novo processo por tempo indeterminado. Em seguida, surgiu o prazo de 30 de junho.

Ainda no ano passado, o extinto Ministério das Cidades tinha decidido inserir mais dois elementos no modelo acordado entre os países do bloco, fugindo do padrão.

Além do brasão do Mercosul, da sequência de três letras e quatro números, e da bandeira do Brasil, a pasta havia inserido a bandeira do estado onde o veículo seria registrado e o brasão da cidade. Mas voltou atrás, após contestação de uma ONG.
*Com informações do Auto Esporte, G1

Executivos da Cascar Brasil Mineração apresentam à FIERN o Projeto Borborema

FIERN

O Diretor Presidente da Cascar Brasil Mineração, Andrew Richards, acompanhado de diretores da companhia, esteve na sede da FIERN, na tarde da quinta-feira (28), para apresentar o empreendimento destinado à produção de ouro, na zona rural do município de Currais Novos, intitulado Projeto Borborema.

Com investimento superior a R$ 300 milhões, o projeto prevê uma produção inicial de 900 mil toneladas por ano, podendo chegar no futuro a 4 bilhões, com geração de 390 empregos diretos dentro dos setores administrativos, de mineração e de beneficiamento do ouro.

A comitiva, formada pelo Diretor Operacional, Júlio Nery, a Diana Uchoa, Diretora Administrativa, a geóloga Jucieny Barros, responsável pelo Projeto Borborema, além de Nirlando Viana, também geólogo e a arquiteta Marcela Godoy, foi recebida pelo Presidente do SINDIMINERAIS/RN, Mário Tavares, representado o presidente da FIERN, Amaro Sales.

A empresa vem desenvolvendo pesquisas minerais desde 2010, quando adquiriu os direitos minerários, na Fazenda São Francisco, para implantação de planta de beneficiamento de ouro com capacidade de processamento de 2 Mtpa (dois milhões de toneladas por ano). O Projeto Borborema consiste em três concessões de lavra cobrindo uma área total de 29,07 km².

Em abril de 2019, o Idema concedeu à Cascar Brasil Mineração Ltda., após cumprimento de todas as exigências cabíveis, a Licença de Instalação para a exploração de uma área de 490 hectares destinadas a implantação das instalações do Projeto Borborema para o desenvolvimento das atividades de extração e beneficiamento mineral para obtenção de ouro. A área já foi alvo de exploração de ouro, nas décadas de 1980-1990, pelas empresas Mineração Xapetuba e MGP Mineração e Agropecuário LTDA.

A operação está condicionada à conclusão da fase de instalação da mina que consiste na construção das estruturas, preparação dos acessos, dique, edificações e área de deposição de estéril/rejeito, bem como no atendimento das condicionantes ambientais.

Participaram também da reunião, o Superintendente Regional do SESI/RN, Juliano Martins, o Diretor Regional do SENAI/RN, Emerson Batista, a Superintendente Regional do IEL/RN, Angélica Teixeira, o Superintendente de Relações Institucionais da FIERN, Hélder Maranhão, o Gerente da Unidade Corporativa de Relações com o Mercado, Erick Couto, e o Diretor do ISI-ER/CTGAS-ER, Rodrigo Mello.

Marinha Potiguar encontra corpo que pode ser de pescador desaparecido


A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte confirmou que mergulhadores do Navio-Patrulha Grajaú resgataram, na manhã desta sexta-feira (28), o corpo de um homem a cerca de 8 milhas náuticas – aproximadamente 14,8 quilômetros – no litoral potiguar. O corpo pode ser de um pescador que estava desaparecido desde esta quinta-feira (27).
O caso aconteceu na Praia de Enxu Queimado, em Pedra Grande, no Litoral Norte. De acordo com a população local, um pescador desapareceu durante uma pesca de mergulho por apneia. A identificação do corpo, entretanto, ainda deve ser feita pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
Conforme a Marinha do Brasil, o resgate do corpo ocorreu durante a operação de busca e salvamento iniciada na quinta-feira (27), pelo desaparecido. Estão atuando na área de busca o Navio-Patrulha Grajaú e uma equipe de busca e salvamento da Capitania dos Portos.

*Com informações do G1RN

Ezequiel se junta às instituições de Currais Novos em prol da Central do Cidadão


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu na manhã desta sexta-feira (28), uma comitiva formada por representantes de instituições de Currais Novos. Entre os pleitos apresentados está a perspectiva de inauguração da nova sede da Central do Cidadão para o final do mês de julho.
A obra é uma luta antiga do parlamentar, que chegou a apresentar um requerimento neste sentido e por muito tempo defendeu a construção de uma sede própria para a Central do Cidadão no município. A construção foi iniciada em 2018, após articulação de Ezequiel junto ao Governo do Estado.
“Nossa intenção é juntar o maior número possível de serviços agora em um prédio novo, com equipamentos novos para atender o maior número de pessoas. Com essa aproximação, vamos conversar com a governadora Fátima Bezerra e marcar a data da inauguração”, disse o presidente.
A gerente da Central do Cidadão de Currais Novos, Fabia Lira, explicou que o objetivo é ampliar o leque de serviços oferecidos à população. “Falta pouco e nosso objetivo ao procurar o presidente da Assembleia é nos ajudar a levar o maior número de serviços para unificar o atendimento e melhorar cada vez mais para o cidadão currais-novense e da região”, explicou Fábia Lira.
A necessidade de melhorar a segurança do Hemocentro com a implementação de vigilância, que hoje não existe, e o aumento no fornecimento de medicamentos para o hospital Regional Mariano Coelho, que está precisando de abastecimento foram outros temas abordados na reunião.
Participaram da reunião o diretor do Hemocentro de Currais Novos, Josenildo Paz, o diretor do Detran, Getson Medeiros, a pedagoga Paula Francinete e as advogadas Milena Galvão e Flávia Maia.
A Central do Cidadão de Currais Novos funcionava em um prédio alugado e de forma improvisada. A partir de uma solicitação do deputado estadual Ezequiel Ferreira, as obras de sua sede própria foram iniciadas no ano passado. Ezequiel Ferreira lembra que a Central do Cidadão é um órgão de suma importância para o município, tendo em vista que oferece diversos serviços à população, por meio do Sistema Nacional de Emprego, PROCON, Banco Pag Fácil, Delegacia do Trabalho e DETRAN.
Ezequiel Ferreira apresentou um Projeto de Lei que dá o nome de Adalberto Antônio do Nascimento (Bebeto do Detran) à Central do Cidadão de Currais Novos. A obra é uma luta antiga do parlamentar, que chegou a apresentar um requerimento neste sentido e por muito tempo defendeu a construção de uma sede própria para a Central do Cidadão no município. A construção foi iniciada em 2018, após articulação de Ezequiel junto ao Governo do Estado, e está perto de ser entregue a população.
Nascido em 28 de agosto de 1962, Bebeto do Detran, dedicou anos de sua vida profissional ao órgão. Em 2001 foi eleito vereador, sempre se dedicando aos interesses da comunidade. Em 2019 acabou falecendo a partir de complicações da diabetes.
“Partiu muito jovem, porém nos deixou um legado de bondade, fraternidade e humanidade, mostrando que a vida deve ser permeada de pequenos gestos de bondade e amorosidade. Por sua trajetória devida e dedicação ao município de Currais Novos, peço a aprovação desta singela homenagem ao propor este projeto”, disse Ezequiel Ferreira.
“Com uma sede própria e bem estruturada, a Central vai poder realizar um atendimento eficaz no atendimento de uma boa parte da população do Seridó e ainda desafogando as demandas nos demais municípios vizinhos”, justifica o deputado.
Ezequiel Ferreira lembra que a Central do Cidadão é um órgão de suma importância para o município, tendo em vista que oferece diversos serviços à população e haverá um esforço para que a Receita Federal instale um posto de atendimento no órgão para atender a comunidade da região.
“Além de passar a ter uma melhor infraestrutura para o atendimento da população, com a construção da sede para a Central do Cidadão, o Governo vai reduzir os gastos com o pagamento de aluguel”, reforça Ezequiel Ferreira.

Nelter cobra melhorias para RN-088 e pleiteia recuperação de delegacia de Ipueira


Requerimentos foram protocolados na quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), pelo deputado Nelter Queiroz (MDB). O parlamentar fez cobranças ao Governo do Estado buscando melhorias estruturais para rodovia e para estrutura de segurança pública na região Seridó potiguar.

“Ao DER [Departamento de Estradas de Rodagens do RN] cobramos a recuperação asfáltica da RN-088, no trecho entre os municípios de Parelhas e Jardim do Seridó, que se encontra em péssimo estado de conservação. Já para Ipueira, pleiteamos a recuperação estrutural do prédio onde funcionou a delegacia do município, para que o policiais lá destacados voltem a trabalhar com dignidade e estrutura adequada”, frisou Queiroz.

Por fim, ainda em seus requerimentos, Nelter solicitou ao Executivo que realize a devida identificação da quadra de esportes da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, em Caicó e da Central de Comercialização da Agricultura Familiar do RN, em Natal. Leis de autoria do parlamentar denominaram a quadra de esportes em questão de “Johnatan Alexandre de Araújo” (lei 10.521/2019) e de “Governador Cortez Pereira” (lei 10.266/2017) a Central de Comercialização da Agricultura Familiar do RN.

PM encontra em Currais Novos chassis de moto furtada em São Vicente

Na noite da quinta-feira, 27/06/19, Policiais Militares da 3ª CIPM localizaram o chassi de uma motocicleta que havia sido furtada no município de São Vicente, a peça estava em uma estrada carroçável as margens da RN-226, próximo a fazenda de Durval, poucos quilômetros de Currais Novos. O Chassi será encaminhado à delegacia para os procedimentos de rotina. Qualquer informação que ajude a polícia a chegar ao ladrão, ou ladrões, ligar anonimamente para 190 ou para nosso ZAP (84)99707-5325.
  
*Com informações do CN Polícia

JOÃO CÂMARA: DEPUTADO BENES LEOCADIO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE TECNOLOGICA DE ENERGIA EÓLICA.


A região do Mato Grande e todo o RN ganhou o Centro de Tecnologia de Energia Eólica, sediado no Campus do IFRN, na cidade de João Câmara. O Deputado Benes Leocádio esteve participando, ao lado dos senadores Jean Paul e Zenaide Maia, da solenidade de inauguração e conheceu um pouco das instalações do Centro de Tecnologia, fruto do trabalho dessa instituição pública Federal do nosso Estado.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
" O Nosso RN caminha para também se consolidar como referência na qualificação técnica e mão de obra para o setor de energias renováveis. Parabenizo todo corpo discente e docente da instituição, aos alunos e funcionários por essa conquista!" Disse Leocádio.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

27% dos reservatórios do RN estão secos ou em volume morto



Após o período chuvoso da região nordeste, 13 reservatórios de água monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) estão secos ou em volume morto. No período, choveu 658 milímetros, acima da média histórica, mas algumas regiões do Alto Oeste e Trairí não foram abastecidas o suficiente. Os casos mais notáveis são dos reservatórios de Pau dos Ferros, que está com apenas 1% da capacidade hídrica (549 mil litros de 54 milhões), e o Itans, de Caicó, com 1,7% (1,3 milhão de litros de 81,7 milhões).
Essas barragens representam praticamente um terço (27%) das 47 monitoradas pelo Igarn. Apesar do melhor período de chuvas dos últimos oito anos, a situação dos reservatórios vazios ou em volume morto são iguais a do ano passado. O que mudou foi a média geral de abastecimento – de 30% no ano passado para 33% este ano. A razão para o aumento é, principalmente, a recuperação hídrica do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, o maior do estado, que passou de 25% para 34%.
A marca da Armando Ribeiro Gonçalves é a melhor dos últimos quatro anos, o que demonstra que a reserva hídrica do estado vem se recuperando apesar dos últimos sete anos de chuvas abaixo da média histórica. Em abril de 2015, o reservatório – com capacidade para até 2,4 bilhões de metros cúbicos – estava com 730,5 milhões (30,44% do total). Na última medição feita pelo Igarn, no dia 18 de junho, a Armando Ribeiro estava com 818 milhões de m³.

Copa América: Brasil passa pelo Paraguai nos pênaltis e avança à semi

 Filipe Luis e Ivan Piris, durante partida entre Brasil e Paraguai, válida pela Copa América - 27/06/2019 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Brasil e Paraguai empataram por 0 a 0 nesta quinta-feira, 27, na Arena do Grêmio, pelas quartas de final da Copa América. O jogo foi decidido nos pênaltis com vitória da seleção brasileira, que passa à semifinal da competição.

MPRN expede recomendação para coibir paredões de som em Assu

 Foto arquivo
 
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Assu, publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (27) recomendação que visa coibir o funcionamento de paredões de som em algumas ruas da cidade.
A denúncia recebida pela Promotoria de Justiça dá conta de que havia paredões de som funcionando por longo período de tempo nas ruas do Centro, especialmente nas ruas João Pessoa, João Celso Filho e Augusto Severo.
Na recomendação, o MPRN pretende que o Município promova a fiscalização visando a coibir a prática de paredões de som em Assu, abstendo-se, ainda, de autorizar a permanência de paredões de som ligados em áreas residenciais urbanas, inclusive nas áreas situadas nas ruas João Pessoa, João Celso Filho, Augusto Severo e Centro.
Caberá ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Assu (Demutran) a fiscalização. Constatada a existência de paredões de som, que se proceda com o devido auto de infração.
A Polícia Militar, em atuação conjunta com o Demutran, após o flagrante da prática de paredões de som, deverá promover a apreensão da aparelhagem sonora, assim como a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência e sua posterior remessa ao Juízo Competente.

Ex-cantora de forró morre grávida de sete meses em Fortaleza

 Ex-cantora Eliane Castro integrou as bandas de forró Amor Real, Pé de Ouro e Xodó de Amor. — Foto: Arquivo pessoal

A ex-cantora de forró Maria Eliane de Castro de Silva, 32, morreu na ultima quarta-feira (26), em Fortaleza. Ela estava grávida de sete meses.

A Secretária Municipal da Saúde informou que a ex-cantora deu entrada no posto de saúde Regina Severino, no Canindezinho, com um quadro de insuficiência cardíaca e em seguida sofreu uma parada. Ela chegou a ser atendida pelos médicos da unidade e recebeu massagem cardíaca na tentativa de reanimação, não resistiu.

Segundo parentes, desde terça-feira (25), Eliane reclamava de dores e sofria com febres. Natural do município de General Sampaio, distante 129 km da capital cearense, Eliane passou pelas bandas de forró Amor Real, Pé de Ouro e Xodó de Amor.

O irmão de Eliane, Leonardo Castro, afirma que ela estava muito empolgada com a chegada do primeiro filho. “No último sábado, foi o chá de bebê. O marido dela falou que ela começou a se sentir mal na festa. Eliane estava febril e se sentindo fraca. Passou o evento todo sentada. Quando foi na terça-feira, ela amanheceu pior, com manchas vermelhas no corpo. O médico examinou e falou que era uma virose. Na quarta-feira, ela não resistiu”, disse.

A família ainda aguarda a análise do corpo pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para comprovar a causa da morte.

“Fizeram uma cesária rapidamente, só que o médico falou que a criança já havia falecido. Estão examinando ainda a causa da morte”, declarou o irmão da ex-cantora de forró.

Atualmente, Eliane trabalhava em uma loja de fogos de artifícios em Fortaleza. Ela havia deixado o forró após começar a frequentar uma igreja evangélica. A família morava no Bairro Canindezinho. Conforme o irmão, ela havia vencido um prêmio em um concurso de música gospel recentemente.

“Ela estava muito feliz. Tudo na vida dela estava dando certo. A gravidez era um sonho. Ela já havia tentando ter filho um tempo atrás, mas ele também morreu antes de nascer”.

O velório de Eliane Castro aconteceu em Fortaleza nesta quinta, às 16h. O corpo foi sepultado em um cemitério de General Sampaio.
 Eliane Castro, morta em Fortaleza, estava grávida de sete meses do primeiro filho. — Foto: Arquivo Pessoal

Maior Cajueiro do Mundo de Parnamirim recebe obras de acessibilidade


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, retomou nesta semana as obras de acessibilidade do Maior Cajueiro do Mundo (Parnamirim), iniciadas no último ano. Agora, durante a etapa final das obras, será concluída a adaptação dos banheiros de uso público e a adaptação da estrutura do mirante, com inclusão de elevador de uso restrito e caramanchão. As obras do projeto de acessibilidade serão finalizadas dentro dos próximos 60 dias.
Neste período, a área destinada ao mirante estará interditada, sendo suspensa a utilização por parte dos visitantes. Segundo a gestora do Cajueiro, Marígia Madge, as obras são de grande relevância para manutenção do ponto turístico. “Apesar dos transtornos, a obra é necessária  para ampliar a segurança, bem como para o conforto dos usuários. Quanto aos banheiros, a reforma trará mais uma unidade, unissex, que propiciará o acesso aos frequentadores da feirinha que não estiverem em visita ao cajueiro“, ressalta.
Dentro das melhorias contempladas pelo projeto, já foram realizadas a regularização do acesso existente para o mirante; a criação de passarela sob a copa da árvore; a criação de rampa e escada com a inclusão de corrimãos em duas alturas e guarda-corpos em aço galvanizado e tela; a criação de caramanchão em área de trânsito de pessoas; a adaptação das alturas dos balcões das bilheterias e a aplicação de piso emborrachado direcional e tátil.
O projeto foi elaborado com o objetivo de corrigir irregularidades identificadas em 2013 pelo Ministério Público. O Idema, que recebeu a responsabilidade pela árvore ao final de 2015, viabilizou as benfeitorias por meio da adoção de medidas compensatórias ambientais. 
A obra do Cajueiro está sendo executada pela Delphi Engenharia, através de  Compensação Ambiental, um mecanismo legal para que as empresas retornem e minimizem os impactos que podem ser causados no meio ambiente por suas atividades, de forma financeira, dentro do processo de licenciamento ambiental. 

*Com informações do AgoraRN
 

ÔNIBUS da banda Calcinha Preta PERDE FREIO na estrada e VIRA DESTAQUE em REDE NACIONAL


A Banda Calcinha Preta passou por "Maus bocados" quando se dirigia para Dom Basilio/BA para realizar seu show. Segundo o programa da RedeTv, "A Tarde é Sua", o ônibus do grupo teve problemas com o freio da maquina, o que poderia ter levado o grupo a se acidentar. Apesar do susto tudo ocorreu bem.
Esse teria sido o motivo para o atraso de quase 03 horas que ocasionou em vaias do público logo na abertura do show da banda.
Após a noticia se espalhar e ganhar notoriedade em vários sites, Paulinha Abelha resolveu comentar sobre o assunto e defender a banda, além de confidenciar que o São João ocorreu em paz.

Aprovação do governo Bolsonaro cai e reprovação sobe para 32%, diz Ibope


A avaliação positiva (ótimo e bom) do governo do presidente Jair Bolsonaro passou de 35% em abril para 32% em junho, em uma tendência de queda, mostra pesquisa feita pelo Ibope e divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A avaliação negativa (ruim e péssimo), por sua vez, subiu de 27% para 32% no mesmo período.
Dos entrevistados, 32% consideram o governo regular (eram 31% na pesquisa anterior). Desde o início do governo, em janeiro, o porcentual de pessoas que consideram o governo ótimo ou bom caiu 17 pontos, de 49% para 32%, mostra a série histórica do Ibope. Já a avaliação negativa subiu 21 pontos nesse período, de 11% para 32%.
A avaliação dos brasileiros sobre a maneira do presidente Jair Bolsonaro governar o País piorou. O índice de pessoas que desaprovam a maneira de Bolsonaro governar subiu de 40% em abril para 48% em junho. A aprovação, por sua vez, caiu de 51% para 46% no mesmo período. Na série história, esta é a primeira pesquisa em que o porcentual de entrevistados que desaprovam o governo Bolsonaro é marginalmente maior do que a quantidade de pessoas que aprovam a gestão.
Em outro quesito do levantamento, 51% dos entrevistados dizem não confiar no presidente Jair Bolsonaro. O índice era de 45% em abril. Já os que confiam caíram de 51% para 46% entre um mês e outro.
O Ibope ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios entre 20 e 26 de junho. O levantamento anterior havia sido realizado de 12 a 15 de abril. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

CURRAIS NOVOS: JOVEM JÁ ENCONTRA -SE COM A FAMILIA


A nossa redação recebeu a informação de que o jovem IAGO que estaria desaparecido em Currais Novos, na realidade ele deu uma volta na cidade e já encontra-se com seus  familiares.

Agradecemos a Mariana coordenadora do CAPS, (Centro de Atenção Psicossocial), Currais Novos que entrou em contato com o nosso blog para informarmos que IAGO esta junto a seus familiares.

Veículo da Prefeitura Municipal de Barcelona é tomado de assalto nessa quarta-feira (26)


Na noite dessa quarta-feira (26), por volta das 23h o veículo tipo gol 2016/2017, de placa QGQ-6930 na cor branca, pertencente a Secretaria Municipal Saúde de Barcelona/RN, foi tomado de assalto em Cajazeira/RN na BR-226 quando voltava da capital por volta das 23h. Ninguém ficou ferido, apenas percas matérias. 
De acordo com o motorista, os assaltantes seguiram com o veículo em direção a capital Natal

Via Blog RN 1

CURRAIS NOVOS: JOVEM ENCONTRA-SE DESAPARECIDO


Desde essa quarta-feira, (26), encontra-se desaparecido na cidade de Currais Novos o jovem que atende pelo nome de IAGO, ele que tem problemas psiquiátrico e saiu do hospital regional de Currais Novos e não se sabe o seu paradeiro.
Informações devem ser repassadas a PM pelo 190

AVIÕES DO FORRÓ - MUITA BRIGA NA JUSTIÇA E DÍVIDA MILIONÁRIA COM A RECEITA

Resultado de imagem para AVIÕES DO FORRO

A polêmica envolvendo a Aviões do Forró e Solange Almeida acaba de ganhar mais um episódio. Segundo os jornalistas Demitri Túlio e Walber Freitas, do Jornal O Povo, o grupo tem um dívida inicial com a Receita Federal que passa dos R$ 14 milhões.

De acordo com a publicação, a cobrança do valor está inserida em um documento de contestação da empresa Aviões do Forró Gravações e Edições Musicais Ltda.

Além desta dívida, outro valor chama atenção. Segundo Isaías Duarte, principal empresário da banda, Solange deve ao grupo mais de R$ 17 milhões. O valor seria referente a uma soma dos prejuízos que a artista deixou após sair da banda.

Por outro lado, a cantora está com um processo aberto contra seus ex-sócios, entre eles, Xand Avião, com quem dividiu palco por mais de 10 anos. Na ação, Almeida pede uma indenização no valor de R$ 5 milhões.



*Com informações do RD1 / TERRA

Pedro Avelino/RN: Polícia Militar junto com a Polícia Civil prende dois suspeitos de arrombamentos e assaltos na cidade


Policiais do destacamento da cidade de Pedro Avelino sobre o comando do Sargento Alexandre juntamente com policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Paulo do Potengi e da Delegacia Municipal de Lajes cumpriram, nesta quarta-feira (26), dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Comarca de Lajes contra Arthur Breno da Silva Souza, de 19 anos e Francisco Jair Inácio da Silva, de 22 anos.
Os dois foram presos no bairro São Geraldo, localizado no município de Pedro Avelino, suspeitos de praticar vários arrombamentos e assaltos na cidade de Pedro Avelino e Lajes . O sargento Alexandre pede ajuda à população enviando informações de forma anônima, através do 190.

*Com informações do Sgt Alexandre

Falta de apoio: Sentinelas de Cristo vão deixar Ponte Newton Navarro no dia 5 de julho


Os voluntários do grupo Sentinelas de Cristo, que desde o dia 21 de abril acampam na ponte Newton Navarro para evitar que pessoas tirem a própria vida, declararam que ficarão na ponte somente até o dia 5 de julho.

O pastor evangélico Rubens Medeiros, idealizador do acampamento, conta que o grupo precisará encerrar as atividades porque não recebem ajuda do poder público e, por isso, os voluntários não têm como se manter no local.

“Estamos há 67 dias sem apoio do poder público, que nos tratou como lixo. Tenho vergonha da política que está sendo feita em Natal. A população que está de parabéns, pois são eles que têm nos mantido na ponte até hoje”, desabafou o pastor.

O grupo conta com a ajuda de 300 voluntários que estão no local todos os dias da semana, durante 24 horas. Segundo o pastor, mais de 200 pessoas foram impedidas de cometer suicídio desde que eles estão lá.

Apesar da saída dos sentinelas no próximo dia 5, eles cobram providências às autoridades para que a ação continue no local. O pastor Rubens pede que sejam colocadas grades de proteção ou que outras medidas de prevenção sejam tomadas pela prefeitura.

“Nesses 67 dias nós conseguimos zerar o suicídio. Já que o prefeito Álvaro Dias não quis colocar a proteção na ponte, que pelo menos coloque a guarda municipal para fazer o trabalho que nós estamos fazendo, ou então contrate uma empresa de segurança”, exige.

*Com informações do AgoraRN

ITEP-RN firma parceria para emissão de RG’s com Balcão do Cidadão Correios nesta quinta-feira

Nesta quinta-eira (27), a partir das 9h30 no auditório da Governadoria, o Instituto Técnico-Cientifico de Pericia (ITEP-RN) participa do lançamento estadual do projeto Balcão do Cidadão dos Correios que permitirá a instituições públicas e privadas de expandir a prestação de multisserviços com a utilização da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.

O evento contará com a palestra do superintendente estadual dos Correios, Rodrigo do Patrocínio Medeiros, que fará a apresentação do Balcão do Cidadão às autoridades do setor público e parceiros da iniciativa privada. Em seguida, o diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão, abordará a importância da parceria que está sendo implementada com os Correios para ampliar os canais de acesso do cidadão potiguar à Carteira de Identidade.

“Esta parceria vem ampliar o acesso dos potiguares ao documento de identidade ganhando pontos de atendimento nas agências dos Correios que chegam a todos os municípios do RN”, destacou o diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão.

CURRAIS NOVOS: MILENA GALVÃO DIZ QUE TUDO TEM SEU TEMPO SE REFERINDO A BOATOS DE SUA CANIDATURA EM 2020

 Foto pessoal

Depois de circular na imprensa seridoense de que a advogada Milena Galvão (PSDB) que coordenou a campanha vitoriosa do irmão, o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), teria tido seu nome lembrado para disputa de 2020 como candidata a prefeita de Currais Novos, e que a advogada já conta com força política além de um carisma singular, que e queria na cidade em todos os setores, e que ela esta caindo na graça dos curraisnovense. 

No último dia 24, Milena através de sua rede-social, disse que tudo tem seu tempo e desmentiu boatos de composição política com o seu nome para as eleições de 2020. 

Vejam na integra a postagem feita pela advogada Milena Galvão...

Costumamos acreditar que as coisas devem acontecer no nosso tempo, e por causa disso, acabamos deixando de lado a percepção de que jamais teremos o controle sobre o projeto de Deus em nossas vidas!
É fato, a vida é uma livro em branco, onde cada página é escrita de acordo com as nossas atitudes, de forma que o final da história vem a ser a somatória de todas as ações praticadas, das sementes plantadas, dos caminhos percorridos, das lições que aprendemos, sejam na alegria ou mesmo no sofrimento.
Digo isso, porque há algum tempo tenho me deparado diariamente com a seguinte e insistente pergunta:
MILENA, VOCÊ SERÁ CANDIDATA A PREFEITA DE CURRAIS NOVOS?
Hoje, esta pergunta foi respondida por várias pessoas, uns me colocando em uma chapa com partido A, outras me colocando em uma chapa como vice de partido B.
Quem plantou estas mentiras, esqueceu apenas de me perguntar sobre a VERDADE. Por isso quero ACALMAR meus amigos e dizer CLARAMENTE, que NÃO existe nenhuma composição política com o meu nome para as eleições de 2020.
Respeito os nomes que já estão postos, mas entendo que este modelo antigo de se fazer política, plantando boatos, em nada contribui com o desenvolvimento da nossa cidade.
Com cautela, li todas as menções que foram feitas nas mais diversas postagens das redes sociais, algumas insensatas, outras bem coerentes.
Sempre busco ver o lado positivo das coisas, e hoje posso dizer que estou imensamente FELIZ com o que tenho ouvido das pessoas mais simples com quem convivo. Não há sentimento melhor do que escutar que seu nome está nas orações de alguns, na torcida de outros.
Sobre 2020, transcrevo o que li em Eclesiastes 3:1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.
Trago estas palavras com maturidade e experiência de vida, sem esquecer jamais das marcas e cicatrizes de quem já foi muito injustiçada, mas que com muita tranquilidade, simpatiza com a história do pássaro de fogo da mitologia grega.



Será que a Princesa do Seridó terá sua primeira prefeita?

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Governo inicia processo de criação do Comitê da Bacia do rio Potengi



O Governo do RN deu o primeiro passo para criação do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Potengi. Na manhã dessa terça-feira (25), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promoveu, na sua sede, uma reunião de partida com objetivo de constituir a comissão Pró-Comitê, grupo que será responsável pelo diagnóstico e elaboração da proposta a ser submetida ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh).
O secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, iniciou as atividades ressaltando a importância da iniciativa que visa fortalecer o desenvolvimento econômico, social e ambiental da bacia, com ênfase na gestão dos recursos hídricos disponíveis. “É mais uma ação dentro da ideia da governadora Fátima Bezerra de buscar soluções para proteger e recuperar áreas degradadas de rios potiguares, promovendo uma gestão sustentável dos recursos naturais”, destacou Carlos.
Estiveram presentes representantes de organizações não governamentais (ONGs), entidades de ensino e pesquisa, secretários e gestores dos municípios que abrangem a bacia, representantes do setor da indústria, colônia de pescadores e companhias de abastecimento.
O assessor técnico da Semarh e presidente do CBH do rio Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Varela, realizou uma apresentação sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos com foco nas atribuições de um comitê e as etapas necessárias para sua criação. “O comitê de bacia é um dos instrumentos da política para garantir a gestão participativa, integrada e descentralizada da água”, frisou Varela.
Cumprindo a pauta, a comissão foi formada por 12 pessoas, sendo quatro membros da sociedade civil, quatro do segmento de usuários e quatro das esferas do poder público, cada um com seus respectivos suplentes. O grupo será oficializado ainda esta semana, por meio de portaria assinada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti.
“A expectativa agora é que o grupo se reúna para dar andamento ao processo de criação. A primeira atividade será a elaboração de um diagnóstico com dados gerais da bacia, tais como identificação dos segmentos que podem compor o comitê e os principais conflitos existentes” explica Carlos Nobre.
De acordo com Nobre, a comissão é independente, mas a Semarh vai dar todo apoio técnico durante as atividades. “Nossa expectativa é que a proposta seja apresentada na próxima reunião ordinária do Conerh, que deve acontecer no mês de novembro” finaliza.
O rio Potengi nasce em Cerro-Corá e sua bacia hidrográfica é composta por mais 16 municípios: Barcelona, Bom Jesus, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Macaíba, Natal, Santa Maria, Serra Caiada, Riachuelo, Ruy Barbosa, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Elói de Souza e Sítio Novo.
Um Comitê de bacia tem como objetivo principal, gerenciar as águas na bacia hidrográfica onde atua. É um órgão colegiado com funções deliberativas porque toma decisões, estabelece normas e emite pareceres quando é consultado. A Semarh, através da sua Coordenadoria de Gestão, exerce a função de secretaria executiva dos Comitês de Bacias Estaduais, sempre apoiando o funcionamento e a dinamização destes colegiados.

Lagoa Nova (RN) tem nova comissão provisória do MDB


Foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelo Diretório Estadual do MDB, a nova Comissão Provisória Municipal de Lagoa Nova (RN), que tem como presidente Paulo Eduardo Guimarães, Tesoureiro – Genival Jerônimo da Costa e dos Membros: José Ivamar Domingos, Emílio Jose de Medeiros e Maria do Ceu Aciole da Costa.

SANTANA DO MATOS: PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DE SANT´ANA CONTINUA NA ZONA RURAL.

 Comunidade de Santa Maria
 São José da Passagem
(Fotos PASCOM)

A peregrinação com a imagem de Sant'Ana continua acontecendo, na Zona Rural do município, comunidades de Santa Maria e o Distrito de São José da Passagem foram algumas que receberam a visita da imagens nesses últimos dias.
No Distrito de São José da Passagem, após a chegada da imagem peregrina da Senhora Sant'Ana, aconteceu missa presidida pelo Pároco de nossa paroquia Pe. Francisco Clodoaldo.

Bandidos explodem agência do Bradesco e tocam o terror em Portalegre.

 
Um bando fortemente armado explodiu agência do Bradesco e tocaram o terror na madrugada desta quarta-feira (26), na cidade serrana de Portalegre, oeste do RN.

Além da destruição da agência bancária, os meliantes atiraram pelas ruas e na delegacia local.

População ficou em pânico dado a violência, apesar de ter sido rápida essa ação criminosa.

TCE manda ex-gestores devolverem R$ 3,4 mi por irregularidades durante construção da Arena


O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) determinou o ressarcimento ao erário estadual de R$ 3.404.978,97 por parte de gestores responsabilizados pela contratação de empresa de consultoria para assessoria, estruturação, modelagem e desenvolvimento do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação do estádio Arena das Dunas, erguido para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O processo tem como base auditoria realizada em dois contratos firmados pela Secretaria Estadual de Turismo – SETUR com a empresa Valora Participações Ltda, que aponta sobrepreço, superfaturamento e ausência da demonstração da entrega integral dos produtos dos serviços de assessoria, estruturação e desenvolvimento do projeto de PPP para a construção e operação do estádio.


O voto do relator, Paulo Roberto Chaves Alves, foi acompanhado pelos demais conselheiros – com suspeição do conselheiro Renato Dias – em consonância com a Informação Conclusiva de nº 06/2018 da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Copa de 2014 – CAFCOPA, e com o Parecer de nº 314/2018-PG do Representante do Parquet Especial, com fulcro art. 75, incisos II e IV da LCE nº 464/2012.

A auditoria analisou dois contratos. O primeiro foi o Contrato de Prestação de Serviços nº 05/10 (fls. 1331/1337), cujo objeto foi prestação de assessoria econômica, financeira e jurídica para o acompanhamento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para os estudos do projeto da Arena das Dunas, firmado através de dispensa de licitação no valor de R$ 270.000,00 e com prazo de execução de 3 meses.

O segundo foi o Contrato de Prestação de Serviços nº 15/10 (fls. 803/810), que teve por objeto a prestação de assessoria econômica, financeira e jurídica para a estruturação do projeto de parceria público-privada (PPP) da Arena das Dunas, no valor de R$ 4.600.254,00 e prazo de 12 meses.

De acordo com a auditoria, a contratação dos serviços foi realizada sem a elaboração do projeto básico condizente, sem a demonstração dos orçamentos base e sem o devido detalhamento da composição dos custos unitários, havendo a constatação de sobrepreço, de superfaturamento e de ausência da demonstração da entrega integral dos produtos na contratação dos serviços.

Os conselheiros votaram pela irregularidade das contas referentes aos contratos nº 05/2010, com dano ao erário no montante de R$ 270.000,00, e ao contrato nº 015/2010, cujo dano ao erário constatado foi de R$ 3.134.978,97, gerando penalidades aos gestores, empresa contratada e demais servidores responsáveis pela pratica de irregularidades formais e materiais, nos moldes previstos na Lei Complementar nº 121/1994, vigente à época dos fatos.

O ressarcimento deve ser realizado de forma solidária entre os seguintes gestores: Múcio Gurgel de Sá, Fernando Fernandes de Oliveira, Adriana Andrade Sinedino de Oliveira, Plínio Teixeira Campos, José Ferreira de Souza Filho, Francisca Marta Duarte Machado, Túlio Fernandes de Mattos Serejo, Armando José Silva, Maria de Fátima M. Marques, Ramzi Giries Elali, Demétrio Paulo Torres; além da empresa Valora Participações Ltda.

Em razão das irregularidades constatadas, também houve a determinação de remessa imediata de cópia dos autos ao Ministério Público Estadual, para adoção das providências cabíveis na sua seara de atuação institucional, nos termos do artigo 75, § 3º, da Lei Complementar Estadual nº 464/2012.
Agora RN

Florânia e São Vicente receberão o Trilhas Potiguares 2019

 A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir deste sábado, 29, a 23ª edição do programa de extensão Trilhas Potiguares, que acontece até 7 de julho em 25 municípios do Rio Grande do Norte, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações.
As equipes são compostas por 20 estudantes e dois coordenadores em cada localidade, onde serão executadas iniciativas de acordo com as demandas levantadas previamente pelas comunidades. O Trilhas Potiguares 2019 aborda a temática “Desenvolvimento Sustentável” e tem as atividades balizadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre os principais objetivos do programa está a identificação da realidade dos municípios para a execução de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, além dacontribuição para o processo de qualificação social dos membros da comunidade acadêmica e da capacitação de lideranças locais para que se tornem agentes multiplicadores das ações desenvolvidas nas diversas áreas do Trilhas Potiguares. Em 2018, foram realizadas 743 ações e atendidas quase 30 mil pessoas de 20 cidades potiguares, por meio do trabalho de alunos, professores e técnico-administrativos da UFRN.

Confira a lista de cidades que receberão o Trilhas Potiguares 2019:

Caiçara do Norte
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Cruzeta
Florânia
Ielmo Marinho
Jandaíra
Japi
José da Penha
Lagoa Danta
Luiz Gomes
Marcelino Vieira
Maxaranguape
Messias Targino
Montanhas
Monte das Gameleiras
Passagem
Patu
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Vicente
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Viçosa