terça-feira, 1 de outubro de 2024

ELEITORES NÃO PODEM SER PRESOS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

  

A partir desta terça-feira (01/10), cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (06), os eleitores não poderão ser presos ou detidos. 

A medida valerá até terça-feira (08/10), 48 horas após o encerramento da eleição. A prisão só poderá ocorrer em casos de flagrante delito, em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto. 

Caso o crime não se encaixe em uma das três situações citadas, a prisão será relaxada.

Preso ameaça juiz e diz que é mais perigoso do que Fernandinho Beira-Mar durante audiência de custódia no RN

 

Foto: Reprodução/TV Tropical

Durante uma audiência de custódia no Rio Grande do Norte, o juiz Felipe Barros foi ameaçado por Alisson da Silva Andrade, preso em flagrante por furto. As ameaças foram registradas em vídeo no decorrer da sessão.

Em um determinado momento, o preso diz que foi ele quem mandou atear fogo em uma viatura no RN ao ser questionado sobre o endereço dele. O preso também se disse mais perigoso do que Fernandinho Beira-Mar.

“Lá onde eu toquei fogo em uma viatura sem nem tocar nela, só com minha ordem. Sou mais perigoso do que Fernandinho Beira-Mar. Só basta estourar o dedo”, declarou.

Ao ter a prisão preventiva decretada, ele voltou a ameaçar o juiz. Em seguida, Alisson foi contido por um policial militar.

PORTAL DA TROPICAL

Estudo diz que proibição de celulares em escolas ajuda na concentração dos alunos

 

Um estudo inédito realizado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio aponta uma maior concentração e participação nas aulas e melhor desempenho dos alunos em escolas em que a proibição do uso do celular foi efetiva.

Desde o início do ano letivo de 2024, entrou em vigor um decreto que proíbe o uso do aparelho em sala de aula e nos intervalos de unidades da rede municipal.

De acordo com a pesquisa, 62% das escolas apresentam plena adesão à medida, enquanto 38% estão com média adesão, enfrentando dificuldades na adaptação. Os resultados apontam que as chances de um aluno de 9º ano estar no nível adequado de aprendizado de matemática aumentam em 53% onde a proibição do uso de celular foi efetiva. Para alunos do 8º ano, as chances aumentam em 32%.

O estudo utilizou resultados dos alunos nas avaliações bimestrais e pesquisas com os diretores das escolas.

Com a proibição do uso de celulares, houve também uma redução de episódios de cyberbullying nos horários de intervalo.

A especialista em educação, Cláudia Costin, vê como benéfica a proibição, ressaltando o horário do recreio como parte importante na socialização de crianças.

*Com informações da TV Brasil

Doação de Órgãos: CIOPAER realiza transporte aéreo urgente no RN

 O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), foi acionado no final da manhã desta segunda-feira (30) pela Central de Transplantes do Rio Grande do Norte para apoiar uma missão crítica de transporte de órgãos. 

Durante a operação, foram captados fígado, córneas e rins.

Dado o curto tempo necessário entre a captação e o transplante, o fígado foi transportado com urgência pelo helicóptero Potiguar 01 até o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. 

De lá, o órgão foi enviado para Fortaleza, onde um paciente aguardava o transplante.

Já as córneas e os rins permaneceram em Natal, onde serão destinados a pacientes locais.

Minilua vai entrar na órbita terrestre nos próximos dois meses

O planeta Terra vai ter a companhia de uma segunda lua, que entrará na sua órbita durante os próximos dois meses. O asteroide, batizado como 2024 PT5, foi observado pela primeira vez em 7 de agosto e tem entre oito e 18 metros de comprimento. Embora seja captado pela gravidade do planeta azul, ficará muito longe da verdadeira Lua, traçando uma órbita em forma de ferradura.

A minilua 2024 PT 5 não terá nenhum efeito prático na Terra e, depois de nos fazer companhia durante dois meses - entre os dias 29 de setembro e 25 de novembro de 2024 -, seguirá a sua trajetória pelo sistema solar, regressando a um cinturão de asteroides. Retomará a órbita heliocêntrica em torno do Sol e sairá da órbita da Terra em 25 de novembro.

A astrônoma Jenifer Millard, citada na BBC, explica que a minilua é um asteroide que foi capturado temporariamente pela gravidade da Terra. "Ele fica na nossa órbita por alguns meses e depois segue o seu caminho em redor do Sol", complementou Millard.

Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos (EUA), diz que não é adequado usar o termo minilua para descrever o 2024 PT5, até porque esse asteroide está muito distante da Terra.

Duas condições para ficar na órbita da Terra

Farnocchia destaca duas condições para o objeto orbitar em torno do planeta Terra: "O primeiro fator é a distância em relação à Terra. A Lua está próxima o suficiente para que a atração gravitacional de nosso planeta seja a força dominante a determinar o movimento desse satélite natural".

Para o especialista, a Terra tem uma esfera de influência de cerca de quatro distâncias lunares, ou 1,5 milhão de quilômetros. Dessa forma, “para que o movimento de um corpo celeste seja influenciado pela gravidade de nosso planeta, ele precisa estar dentro desse raio de ação. Só que o 2024 PT 5 vai passar a nove distâncias lunares da Terra — ou seja, fora dessa esfera de influência”, diz o engenheiro.

"O segundo fator é que a energia da Lua é negativa", afirma Farnocchia. "Isso significa que a Lua não se move numa velocidade suficiente para se afastar da Terra".

Segundo ele, o 2024 PT5 também tem uma energia negativa em relação à Terra, que é uma das duas condições necessárias. "Ou seja, o asteroide se move em redor do Sol e está próximo da Terra. Mas não tão próximo para ser capturado de forma definitiva pelo nosso planeta e começar a fazer uma órbita, como a Lua", acrescenta.

Durante a órbita de 56 dias, o asteroide 2024 PT5 traçará uma trajetória em forma de ferradura antes de deixar a gravidade da Terra.

Após a descoberta do 2024 PT5, o cálculo de sua trajetória ficou nas mãos de Carlos e Raúl de la Fuente Marcos, irmãos pesquisadores da Universidade Complutense de Madri, líderes mundiais em dinâmica orbital. O estudo acaba de ser publicado em Research Notes of the American Astronomical Society.

“O 2024 PT5 está atualmente seguindo um caminho em forma de ferradura e a sua energia geocêntrica permanecerá negativa por 56,6 dias devido a um sobrevoo capturado temporariamente”, escreveram os cientistas espanhóis.

“Após completar o episódio da minilua, ele se aproximará da Terra a um quilômetro durante segundos, atingindo distância mínima de 0,012 UA em 9 de janeiro de 2025, deixando a vizinhança da Terra logo depois, até o seu próximo regresso, em 2055”, acrescentam os pesquisadores.

A Terra será afetada?

A resposta é não, de acordo com Farnocchia. "O asteroide não terá qualquer efeito nos satélites ou na Terra. Não há com o que nos preocupemos".

Sobre a origem do 2024 PT5, Carlos de la Fuente Marcos explica que pertence aos Arjunas, "pequeno cinturão secundário de asteroides que segue trajetória orbital semelhante à da Terra. Por sua vez, os Arjunas podem vir do cinturão de asteroides principal, de material lunar ejetado durante os impactos que criam as crateras e, finalmente, alguns podem vir da região do sistema solar interno à órbita da Terra".

Pode ser visto a olho nu?

Não, nem com equipamentos amadores de observação. O 2024 PT5 só poderá ser visto por meio de telescópios profissionais, disponíveis em centros de astronomia. Ele foi descoberto apenas em agosto deste ano, pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroide em Sutherland, na África do Sul, durante observações de rotina.

É um objeto pequeno, com oito a 18 metros de comprimento e dez metros de diâmetro, sendo comparável ao tamanho de um ônibus ou de uma casa, de acordo com os especialistas. "Os profissionais poderão observar a trajetória e registrar dados adicionais sobre o asteroide", acrescenta Farnocchia, já que a viagem de 2024 PT 5 irá durar dois meses em torno da Terra.

"Nós conhecemos cerca de 34 mil asteroides na nossa vizinhança. Mas há outras centenas de milhares que ainda não foram descritos", diz Millard. "Isso mostra como é cheio o nosso sistema solar e quantas coisas ainda estão por serem descobertas", afirma a astrônoma. "Isso só reforça a importância de monitorarmos e observarmos o espaço".

Apophis

Outro asteroide será visível a olho nu nos próximos anos: o substancialmente mais amplo Apophis, que deverá passar perto da Terra em 13 de abril de 2029.

Agência Brasil

Fraude no Amor: Homem ilude vítima em aplicativo de relacionamento e dá golpe de R$ 50 mil no RN

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Natal deflagraram a "Operação Fraude no Amor”. A ação teve como objetivo cumprir um mandado de busca e apreensão em uma casa de praia localizada em Maracajaú, município de Maxaranguape. Um homem, de 47 anos, é investigado pela prática do crime de estelionato. A ação aconteceu na sexta-feira (27).

De acordo com as investigações, o suspeito conheceu a vítima por meio de um aplicativo de relacionamento. Após conquistar sua confiança e estabelecer um vínculo afetivo, ele a persuadiu a transferir bens de sua propriedade para o nome dele. 

O suspeito teria prometido que ambos utilizariam os bens em conjunto, porém, um dia após a transferência, vendeu os bens e desapareceu, causando um prejuízo financeiro significativo, estimado em R$ 50 mil. 

O nome da operação, "Fraude no Amor", faz referência ao método utilizado pelo suspeito, que se aproveitou de um relacionamento amoroso para enganar a vítima. A Polícia Civil solicita que a população colabore com informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Procuradora quer embargar obra da engorda de Ponta Negra e responsabilizar prefeito e prefeitura de Natal

Foto: Abraão Júnior / Prefeitura do Natal

A Procuradora do Estado, Marjorie Madruga, emitiu um despacho no dia 25 de setembro, recomendando ao IDEMA ações sobre a obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal. A procuradora destacou a falta de previsão legal para dragagem e deposição de materiais na praia sem licença ambiental, questionando a validade do decreto de emergência usado pela Prefeitura de Natal.

Entre as recomendações, está a suspensão da Licença de Instalação e Operação (LIO) concedida ao município e a autuação dos responsáveis pela obra. A Procuradoria Geral do Estado também pediu o embargo da dragagem da jazida encontrada pela Funpec, já que esta não possui licença, e que o documento necessário seja solicitado ao Ibama.

A obra de engorda começou em 30 de agosto, mas foi recomendada a suspensão em 4 de setembro, devido à incompatibilidade entre os materiais da jazida e os da praia. Mesmo assim, a dragagem foi retomada em 21 de setembro, sem licença, sob a justificativa do decreto de emergência.

O IDEMA informou sobre a situação a órgãos ambientais e afirmou que a responsabilidade pelos impactos da obra é da Prefeitura. A Procuradoria também sugere a denúncia ao Ibama e à Agência Nacional de Mineração por atividades potencialmente poluidoras, e pede a rescisão de um acordo que delegava competências ao IDEMA devido à mudança na área da jazida.

Empresária de 24 anos morre após realizar seis cirurgias plásticas simultaneamente em Sobral-CE

A empresária Viviane Lira Monte, de 24 anos, morreu na última quinta-feira (26) após realizar seis cirurgias plásticas simultaneamente no município de Sobral, no Interior do Ceará. A jovem foi submetida aos procedimentos de mamoplastia, lipoaspiração no abdômen, braços, costas, papada e lipoenxertia nos glúteos no dia 31 de agosto e, desde então, enfrentava complicações em decorrência das múltiplas cirurgias.

Ela chegou a passar 22 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Norte (HRN), mas não resistiu. Viviane teve embolia pulmonar, diversas infecções, inchaço e, um dia antes de falecer, teve uma parada cardiorrespiratória, quando o caso se tornou irreversível.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o empresário Renan Santiago, esposo de Viviane, denunciou negligência médica do cirurgião plástico e revelou que a vítima foi liberada do Hospital do Coração de Sobral, onde os procedimentos foram realizados, menos de 24 horas depois da cirurgia.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado por familiares da vítima. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informou que segue realizando oitivas e diligências sobre o caso para elucidar uma "ocorrência de morte suspeita". O caso é investigado pela Delegacia Municipal de Sobral.

A empresária foi sepultada na quinta-feira (26), no Cemitério Jardim Eterno, em Sobral.

Jovem foi induzida a fazer mais procedimentos, diz esposo

Segundo o companheiro da jovem, Viviane pesquisava especialistas para fazer a mamoplastia e a lipo na barriga aproveitando uma só cirurgia. Ela chegou a entrar em contato com outro profissional por indicação de amigas, mas o médico fazia apenas um procedimento por vez. Após buscas na internet, marcou uma consulta com o médico, que informou realizar as cirurgias simultaneamente.

Ainda conforme Renan Santiago, sua esposa foi induzida a fazer ainda mais intervenções estéticas, além das duas que ela já tinha vontade. O médico facilitou o pagamento, oferecendo descontos, e chegou a dar a lipo de papada sem custos para Viviane.

"Ela procurou o cirurgião só pra fazer a mamoplastia e a lipo na barriga, mas ele foi induzindo ela a fazer outras coisas, dizendo que ela precisava fazer lipo nos braços e nas costas também. Até deu a lipo na papada e ela ficou superanimada", relembra o empresário.

Complicações após cirurgias

Após a cirurgia, que durou cerca de 8 horas, Viviane relatou sintomas como fraqueza, dores e pressão baixa. A família decidiu levá-la para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município um dia depois que ela recebeu a alta, pois os sintomas persistiam.

Ao chegarem ao local, os familiares foram informados de que o caso era grave e a vítima foi encaminhada para o Hospital Regional Norte (HRN), também em Sobral.

No dia 3 de setembro, Viviane foi transferida para a UTI com embolia pulmonar. Segundo o companheiro da jovem, ela chegou a ter uma melhora, mas a barriga permanecia muito inchada e com pus. "Ela vomitava sangue, se recuperava, mas nunca ficava estável. Foi muita inflamação, infecção por causa da cirurgia", afirmou.

Até que, no dia 25, Viviane sofreu uma parada cardíaca e o caso se agravou ainda mais. "Ela não conseguia respirar, conseguiram ainda reanimar, e chegaram a entubar ela, mas ela não conseguiu retornar", detalha o empresário.

Família diz que médico não prestou assistência

Ainda conforme Renan Santiago, o médico não deu o suporte que Viviane precisava devido à gravidade da situação.

"Ele viu que ela estava mal e foi pro Rio de Janeiro, abandonou ela, não deu suporte. Quando entrei em contato dizendo que ela estava grave na UTI, ele dizia que ela ia ficar bem, que era só questão de tempo, que ia dar certo e me acalmava", disse o empresário. Segundo Renan, o cirurgião plástico só teria ido a Sobral no dia em que o caso já era irreversível e que Viviane veio a óbito.

"O sentimento da família é de indignação e injustiça por ele ter abandonado, ter ido viajar de forma irresponsável enquanto ela estava naquela situação", concluiu o companheiro de Viviane.

Na página do médico no Instagram, o profissional diz ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e atender em consultórios no Rio de Janeiro, Niterói, Cabo Frio e Sobral. "Comprometido em ajudar paciente a atingir sua melhor versão", diz o perfil. Links para agendamentos de consulta também estão disponíveis por meio da página.

O Diário do Nordeste tentou entrar em contato com o médico, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

 

 Do Diário do Nordeste