segunda-feira, 30 de janeiro de 2023
SANTANA DO MATOS: MUNICIPIO REALIZOU MAIS 36 ENDOSCOPIAS NO HCA.
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem taxa adicional na conta de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na
sexta-feira (27) que manterá a bandeira verde acionada em fevereiro para
todos os consumidores conectados ao setor elétrico nacional. Com a
decisão, que reflete as boas condições de geração de energia, as contas
de luz seguem sem cobrança adicional.
A bandeira verde está em
vigor para todos os consumidores desde 16 de abril. Em nota, o
diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a manutenção
reflete projeções realizadas no ano passado, que apontavam boas
expectativas para os próximos meses. “As bandeiras dão transparência ao
custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um
consumo mais consciente.”
O sistema de bandeiras tarifárias foi
criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país aos
consumidores e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de
energia.
Antes, o custo da energia em momentos de mais
dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste
anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os
recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por
meio da “conta Bandeiras”.
A bandeira verde, quando não há
cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está
baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento
no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que
está ligado principalmente ao volume dos reservatórios.
SÃO RAFAEL- PREFEITO RENO RECEBE NOVO PADRE
O prefeito do vizinho município de São Rafael Reno Marinho de Macedo Souza recebeu na sexta-feira (27/01), em seu gabinete, a visita do novo padre, Silvano Domingos, que está à frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, antes padre Silvano estava na Paróquia Santuário de Sant`Ana em Santana do Matos, e residia na cidade de Bodó onde estava a frente da capela daquela cidade .
Para Reno, foi um momento para dar as boas vindas ao padre e também para reforçar que a sua gestão está à disposição da paróquia no que for preciso.
“As portas da prefeitura sempre estarão abertas para auxiliar, não só a igreja católica, mas todas as igrejas do nosso município”, disse o prefeito.
PIRANHAS ATACAM PESSOAS NO RIO ASSU
Relatos publicados em redes sociais dão conta que, pessoas que tomavam banho nas águas do Rio Assu, no município de Alto do Rodrigues-RN, teriam sido atacadas por piranhas (peixe carnívoro que habita o rio).
As publicações, acompanhadas por fotos, mostram pessoas saindo da água com lesões e sangramento. Há cerca de quatro meses, circularam publicações dando conta que piranhas haviam atacado pessoas no trecho do Rio Assu, no município de Pendências, que fica próximo a Alto do Rodrigues.
Os casos já foram comunicados aos órgãos ambientais do estado. A orientação de momento por parte dos órgãos é para os banhistas tomarem cuidado ao entrar no rio. Há décadas não era registrado ataque de piranhas banhistas no Rio Assu.
Fátima apresenta obras prioritárias e elogia retomada do pacto federativo
A governadora Fátima Bezerra apresentou na reunião do Fórum Nacional dos Governadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sexta-feira (27), as propostas do Rio Grande do Norte para inclusão no plano de obras e ações prioritárias do governo federal para 2023. Elas estão relacionadas a investimentos em melhorias da malha viária, segurança hídrica e construção de um novo hospital de traumas para desafogar os serviços do Walfredo Gurgel.
“Obras como a duplicação da BR-304; o ramal Apodi, que vai levar água da transposição para o Oeste Potiguar; a conclusão do Complexo Oiticica e da adutora do Seridó são muito importantes para o desenvolvimento do nosso Estado, assim como é imprescindível a construção de um novo hospital de urgências em Natal”, disse a governadora, ao final da reunião com o presidente da República.
Jovem que viajou de Natal para o RJ com promessa de um casamento feliz foi mantida acorrentada em cárcere privado; vítima conheceu homem pela internet
Imagens: reprodução/TV Globo
Um homem foi preso em flagrante por manter a namorada em cárcere privado em uma casa em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. De acordo com as investigações, o rapaz chegou a manter a vítima acorrentada para que ela não fugisse.
A jovem, de 27 anos, morava em Natal, no Rio Grande do Norte, e se mudou para o Rio com a promessa de um casamento feliz.
Segundo o “g1″, com informação dos policiais civis da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) de Nova Iguaçu, o casal se conheceu pela internet há nove meses.
“A vítima foi atraída com a visão de que ia ter uma vida com um homem carinhoso, um homem atencioso, que era romântico na internet. Quando chegou aqui, ela viu um homem agressivo, que a agredia o tempo todo, possessivo e que não a deixava trabalhar. Ele não a deixava manter contato com os seus familiares. Quando ela resolveu romper o relacionamento, ele a trancou dentro de casa, quebrou o celular e acabou com qualquer contato dela com o mundo externo”, afirmou a delegada Mônica Areal, de acordo com o portal de notícias.
Amiga percebeu que algo estava errado
A vítima passou a ser mantida acorrentada e só foi encontrada depois de uma semana presa. Isso porque uma amiga sentiu sua falta e resolveu ir até o endereço do agressor, que fugiu.
Os policiais, porém, conseguiram localizar o suspeito em um matagal. Ele vai responder por lesão corporal, cárcere privado e violência psicológica.
A vítima, segundo a polícia, deve voltar a Natal.
Com informações de g1 e Metro
Idoso que dirigia embriagado é detido pela quarta vez na Lei Seca após provocar acidente em Natal
O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio da Seção Lei Seca, continua intensificando a fiscalização e realizando mais prisões de condutores embriagados na madrugada deste domingo.
Os pontos de bloqueio foram montados em Cotovelo e na Av. Eng. Roberto Freire, tendo 15 condutores sido autuados por dirigir sob a influência de álcool, onde três deles foram presos em flagrante.
Um homem de 63 anos, por volta das 04h00, após perceber a presença da blitz, acabou perdendo o controle do veículo e ocasionando acidente de trânsito com danos materiais. Ele estava em visível estado de embriaguez e, mesmo se recusando a realizar o teste do bafômetro, acabou preso e conduzido à Central de Flagrantes. No interior do carro foram encontradas garrafas de bebida alcoólica. Esta é a quarta vez que o infrator foi autuado, sendo uma no âmbito administrativo e outras três na esfera criminal. Seu veículo, que possuía sete multas em aberto totalizando o valor de quase R$ 8 mil, foi imediatamente removido ao depósito.
Nenhum óbito decorrente de sinistro de trânsito ocasionado por condutor alcoolizado foi registrado em Natal e região.
Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos
A Justiça Federal decidiu autorizar a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos.
A decisão foi assinada na sexta-feira (27) pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, e atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela associação que representa 1,7 mil intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.
A entidade argumentou que médicos que chegaram ao país para trabalhar no programa Mais Médicos, criado em 2013 pela então presidenta Dilma Rousseff, não tiveram o vínculo renovado durante o programa Médicos pelo Brasil, criado no governo Jair Bolsonaro.
Segundo a Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), os profissionais cubanos selecionados no 20º ciclo do programa tinham contrato de dois anos de forma improrrogável, enquanto o edital para os demais intercambistas previa três anos de trabalho, que poderiam ser renováveis.
Ao analisar os argumentos, o desembargador destacou a importância do programa para o atendimento da população que vive em municípios carentes e para auxiliar na crime humanitária envolvendo os indígenas yanomami.
“O programa permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, afirmou o magistrado.
Segundo o desembargador, a decisão também envolve questões humanitárias dos médicos cubanos que ficaram no Brasil.
“Mostra-se evidente a quebra de legítima expectativa desses médicos, que, em sua ampla maioria, já constituíram famílias em solo brasileiro. Após contratações juridicamente perfeitas de seus serviços por parte da União, que se prolongaram no tempo, afigura-se verossímil imaginar que os médicos cubanos aqui representados reprogramaram as suas vidas, segundo as expectativas formadas a partir dessas contratações, e parece justo reconhecer que agora pretendem permanecer no Brasil”, concluiu.
No fim de 2018, o governo cubano determinou o retorno dos profissionais após desacordo com declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro em relação a mudanças sobre as regras para que os médicos permanecessem no programa, como realização das provas do Revalida, exame para avaliar os conhecimentos sobre medicina, receber salário-integral e opção de trazer familiares para o Brasil.
No atual governo, o Ministério da Saúde estuda o retorno do programa antigo.
Fonte: Agência Brasil
Mulher é morta com vários disparos no bairro Golandim em São Gonçalo Do Amarante
Foto rede-social
Um mulher, identificada apenas como Josy, de 22 anos, foi morta a tiros em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. O crime aconteceu no bairro Golandim, na madrugada deste domingo (29).
De acordo com as informações iniciais, a vítima foi atingida por vários disparos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas ela já estava sem vida.
A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia Civil deve investigar o caso para apurar a autoria e a motivação. O corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia.
Ex-funcionária da Codeca faz fotos de formatura com o caminhão da empresa
Fotos: Redes sociais/Divulgação
Foi graças ao trabalho de coletora, que realizou por 12 anos, na Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que Lindiane Godoi, de 38 anos, conseguiu realizar o sonho de se formar em Direito.
Destes 12 anos, Lindiane trabalhou por seis anos no Departamento de Limpeza Urbana da Codeca. Em março do ano passado, foi nomeada agente de endemias, lotada na Vigilância Ambiental, na Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul.
Com o incentivo que recebia na Codeca, Lindiane cursou o Ensino Médio e, há seis anos, passou no vestibular para o Curso de Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde se formou recentemente.
E, para marcar o momento especial, ela fez as fotos de formatura no Codeca, para homenagear o tempo em que trabalhou na empresa. As fotos do momento tão esperado foram feitas no caminhão da empresa e com os colegas do Departamento de Limpeza Urbana.
A história inspiradora também foi motivo de orgulho para os filhos Leonardo e Laura, de 17 e 7 anos.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
SANTANA DO MATOS: PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS DE REVITALIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2023.
Angicos e Bodó recebem ação da Neoenergia Cosern nesta semana; saiba como participar
Os moradores de Angicos e Bodó terão a oportunidade de trocar lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED ao longo desta semana (veja cronograma abaixo). A ação será desenvolvida por equipes da Neoenergia Cosern na modalidade porta a porta (visita domiciliar), até o sábado (28).
Em projeto piloto, policiais militares do RN vão usar câmeras portáteis nas fardas para registrar ocorrências
Em um projeto piloto, policiais militares do Rio Grande do Norte passarão a usar câmeras acopladas às fardas durante o trabalho de patrulhamento, atendimento a ocorrências e operações policiais.
A primeira unidade que terá o equipamento é a Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam). Serão 15 câmeras. Segundo a PM, os militares já estão em treinamento e devem começar a usar o equipamento a partir da próxima semana.
A compra das câmeras, das licenças do software de gerenciamento e de espaço em nuvem, por um período de três anos, custou R$ 495 mil e foi paga com emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim (Podemos).
Segundo o secretário de Segurança Pública do RN, Francisco Araújo, que é coronel da reserva e ex-comandante da Polícia Militar do estado, os resultados do projeto deverão começar a ser avaliados em cerca de 90 dias, para que as autoridades decidam pela implementação, ou não, da tecnologia, em outras unidades militares.
A portaria com as normas para o uso das câmeras foi publicada no boletim interno da Polícia Militar na terça-feira (24).
O documento estabelece que as imagens gravadas nas ocorrências deverão ser guardadas por pelo menos três anos e ficar à disposição de comandantes da corporação, além de autoridades da Polícia Civil, Ministério Público e judiciário.
“O que a gente vai analisar é o custo-benefício. O custo do equipamento e o benefício institucional, o benefício para o policial e para a comunidade, a transparência das ações policiais. Dependendo do desempenho operacional, da aceitação dos policiais e da comunidade, nós vamos pleitear mais recursos para adquirir mais câmeras, para implantar em outras unidades, como a Lei Seca, naqueles locais mais sensíveis”, afirmou Araújo.
A empresa vencedora da licitação foi a Axon.
Araújo, no entanto, não quis declarar sua própria opinião sobre o uso de câmeras por policiais militares e afirma que vai avaliar os primeiros resultados do projeto. A implantação de tecnologia em polícias de vários estados, como São Paulo, tem gerado debates sobre o tema.
Um estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas apontou que o uso das câmeras diminuiu a letalidade policial e até mesmo a criminalidade, em São Paulo, nas regiões onde os equipamentos portáteis foram implantados no uniforme dos policiais.
“É um equipamento que uma corrente valoriza, diz que é importante, e outra diz que não, porque seria contra os policiais. A gente não vai entrar em juízo de valor. O ministro Flávio Dino já disse que vai incentivar que as polícias adquiram essas câmeras. Nós vamos ter uma reunião com o ministro amanhã e um dos assuntos que serão tratados é esse. Nós vamos conversar com outros estados sobre isso. Vamos avaliar para ter uma posição. O juízo de valor, nós teremos após o resultado desse projeto piloto”, considerou.
Portaria
Segundo a portaria da PM, assinada pelo comandante-geral, coronel Alarico Azevedo, a câmera se tornará parte integrante do equipamento de proteção individual do policial militar, destinada ao uso exclusivo no serviço.
O documento afirma que a tecnologia tem sido “importante aliada da atuação policial militar para obtenção do diagnóstico situacional e consequente emprego racional e eficiente dos ativos operacionais”.
“Estudos e experiências internacionais indicam que a geração de imagens durante a atuação policial é capaz de influenciar o comportamento das pessoas, inibindo eventual hostilização entre os envolvidos, minimizando a necessidade de uso da força, além de contribuir para a solução pacífica dos conflitos”, diz a portaria.
Ainda de acordo com a norma, a gravação “reforça a transparência e a legitimidade da ação policial militar, principalmente quando necessário o uso progressivo da força”, e se torna um elemento que pode ser usado como prova, “na medida em que as gravações possibilitam reforçar a convicção de membros do Ministério Público e do Poder Judiciário sobre a conduta do infrator, com argumentos sólidos que podem levar à sua condenação e consequente inabilitação para a prática de novos crimes”.
Normas
Ainda de acordo com a portaria, todos os policiais militares componentes da unidade designada devem usar a câmera, exceto quando o número de equipamentos não atender todo o grupo. Nesses casos, a distribuição deverá garantir que haja pelo menos uma câmera por equipe.
Serão priorizados o patrulhamento em duas rodas e o Esquadrão Águia, “pela possibilidade de presença do equipamento em ocorrências policiais graves ou de repercussão”; além da Força Tática, Rádio Patrulha e outras unidades.
“Os dados produzidos pelo equipamento são de propriedade da Polícia Militar e somente serão objeto de divulgação após análise e deliberação da CDCA [Central de Difusão de Conteúdo Audiovisual], exceto quando fizerem parte de conjunto probatório que acompanhe inquérito policial, procedimento ou processo administrativo ou judicial, ocasião em que as evidências digitais somente poderão ser divulgadas após a conclusão das investigações e apurações em curso”, diz a portaria.
Os arquivos gravados deverão ser preservados em “estado inicial” e os policiais militares são proibidos de produzir cópias das “evidências digitais” por meio de filmagens, fotografias ou gravadores. “Nesse ponto, é necessário ressaltar que as telas, quando filmadas por outros equipamentos, reproduzirão marcas d’água digitais com identificação do usuário”, diz a portaria;
Ainda segundo a portaria, todo fato de interesse policial deve ser gravado. São exemplos de fatos de interesse policial, segundo a portaria:
- abordagens;
- atendimento de ocorrência policial de qualquer natureza;
- situações em que se presuma a necessidade do uso progressivo da força;
- acompanhamento de veículo ou perseguição de pessoa a pé;
- fiscalizações atribuídas à Polícia Militar;
- ações policiais militares de busca e varredura, bem como incursões em ambientes de alto risco, comunidades e congêneres;
- atendimento de ocorrências típicas de bombeiro ou defesa civil;
- condução de pessoas a outros órgãos durante o período em que a custódia ou responsabilidade estiver a cargo do policial militar;
- operações policiais militares;
Iniciada a gravação, o policial só poderá finalizar o registro quando não houver mais fato de interesse policial, ou seja, com local controlado, declarações das vítimas, testemunhas e acusados colhidas e cena da ocorrência registrada. O militar ainda deverá esclarecer o motivo do encerramento, ao finalizar a gravação.
Nos casos de registros de Termos Circunstanciados ou Boletins de Ocorrência, os militares deverão informar a existência de “evidências digitais” gravadas pelas câmeras.
Ao iniciar a gravação, o policial militar também terá que informar às pessoas sobre o registro audiovisual da intervenção.
“Se tal ação for potencialmente prejudicial à sua integridade física, não haverá necessidade do consentimento dos interlocutores para iniciar a captação das evidências digitais”, diz a portaria.
“Em determinadas circunstâncias, mesmo caracterizadas como fato de interesse policial, a gravação poderá ser interrompida, devendo o policial militar registrar sua fala no próprio equipamento antes de desligá-lo, esclarecendo o motivo da interrupção”.
Segundo a portaria, são exemplos de circunstâncias que dispensam gravação:
- por solicitação de vítima ou testemunha. Nesse caso, as declarações devem ser registradas somente em áudio;
- ocorrência envolvendo criança ou adolescente na condição de vítima, ou em casos de crimes sexuais, somente pelo tempo em que houver sua exposição;
- na realização de busca pessoal minuciosa. Nesse caso, o ambiente deverá ser previamente filmado em 360º.
“Nas ocorrências de grande repercussão, com resultado morte ou lesão decorrente de intervenção policial, nos casos de agressão contra policiais militares ou que haja indícios de má conduta ou ilegalidade praticada por policial militar, a COP [câmera operacional portátil] deverá ser entregue ao Comandante da Unidade, oficial de serviço ou equivalente, até o término do serviço, que providenciará, pessoalmente, o upload do conteúdo armazenado”, determina a portaria.
g1 RN
Tamanduá-mirim é resgatado por PMs na Grande Natal
Um tamanduá-mirim foi resgatado na madrugada da quarta-feira (25), na BR-101 Norte, em Extremoz, na Grande Natal, pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da PMRN (BPAmb). O bicho estava localizado em um posto de gasolina e foi encontrado por trabalhadores do estabelecimento.
O Batalhão Ambiental encaminhou o animal silvestre até a sede da unidade e em seguida foi encaminhado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para ser avaliado e receber os cuidados necessários.
O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) é um mamífero encontrado desde a Venezuela até o Brasil. Trata-se de uma das quatro subespécies de tamanduás.
Resgate seguro
O BPAmb afirma que, ao encontrar um animal silvestre, o ideal é acionar a corporação. Quando resgatados, se estiverem em bom estado, os bichos são soltos na área de preservação mais próxima.
Caso estejam feridos, são encaminhados ao Centro de Triagem do Ibama.
Em reunião com o Ministro Renan Filho da Infraestrutura, Odon recebe garantia da federalização do trecho Currais Novos – Florânia da BR 226
O trecho da BR 226 entre Currais Novos e Florânia que atualmente está sob a administração do Governo do Estado, deverá ser federalizado e receber melhorias. A confirmação se deu em reunião entre o Prefeito Odon Jr, o Ministro da Infraestrutura, Renan Filho, e a Governadora Fátima Bezerra. A reunião também discutiu a finalização da obra da Reta Tabajara e outros pleitos do Estado para a recuperação de estradas, uma das prioridades do Governo.
O encontro contou com a presença do Vice-Governador Walter Alves, dos secretários estaduais Gustavo Coelho (Infraestrutura), Virginia Ferreira (Projetos), Ana Maria Costa (Turismo), e do secretário municipal de gabinete, Rodolfo Lucena.
“Tivemos uma importante pauta com o Ministro Renan Filho e a Governadora Fátima, e a confirmação da federalização da BR 226 no trecho Currais Novos ao município de Florania. O ministro também nos informou um maior contingente de recursos para a recuperação e manutenção das BR’s no Estado, incluindo as que passam por Currais Novos como a 226 e a 427. E essa é boa notícia pra nossa cidade e pro Rio Grande do Norte”, comentou o Prefeito Odon Jr, quem também abordou a importância da construção da estrada Currais Novos à Frei Martinho/PB.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2023
Lagoa Nova: Loja Amerelinha faz promoção de queima de estoque (Liquidação)
ATENÇÃO LAGOA NOVA E LOCALIDADES VIZINHAS!
A loja Amarelinha esta encerando as suas atividades em Lagoa e ao mesmo tempo convida voce para aproveitar o QUEIMA TOTAL de estoque. Durante quinta, sexta e sábado estaremos com 50% de desconto em todas as peças. É pra zerar o estoque total. Assim finalizaremos nossas atividades.
Não compre nada hoje! É isso mesmo! Espere que durante os dias 26,27 e 28 vocês terão acesso a melhor oportunidade do ano e poderá comprar tudo pela metade do preço, todos as peças estarão com 50% de desconto. É pra zerar o estoque! Quer comprar muito e pagar pouco ? Vem pra Amarelinha, desde já agradecemos a todos de Lagoa Nova pelo a preferência depositada em nós.
Morre Mildred dos Santos, mãe de Galvão Bueno, aos 93 anos
Morreu na manhã desta terça-feira (24) Benedicta Mildred dos Santos, a mãe do narrador Galvão Bueno. Ela estava internada no Hospital Evangélico de Londrina, no norte do Paraná. Ela tinha 93 anos e completaria 94 em 5 de fevereiro.
“Hoje acordei às 5:30 e D. Mildred, minha mãe, estava começando a nos deixar, 12 dias antes de completar 94 anos! Sem sofrimento, com todos os cuidados paliativos que já vinham sendo carinhosamente aplicados na UTI do Hospital Evangélico em Londrina! Ela partiu serena, depois de uma grande e completa vida aqui no nosso mundo […] Deus vai recebê-la com muito amor e a luz dela sempre brilhará intensamente”, afirmou Galvão Bueno em nota.
Natural do Mato Grosso do Sul, Mildred dos Santos foi atriz na década de 1950. Ela também foi presidente do Programa do Voluntáriado Paranaense (Provopar) de Londrina na gestão de Barbosa Neto e de Kireef, entre 2008 e 2016.
*Via Tribuna do Norte
Mais de mil indígenas Yanomami em estado grave foram resgatados nos últimos dias, diz secretário
Foto: Weibe Tapeba
Mais de mil indígenas em estado de saúde grave foram resgatados da Terra Indígena Yanomami nos últimos dias por equipes do Ministério da Saúde que atuam de forma emergencial em comunidades dentro da reserva. A estimativa é do secretário de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, divulgada nesta terça-feira (23) em coletiva à imprensa em Boa Vista.
As equipes estão na reserva desde o dia 16 de janeiro para atuar frente à desassistência sanitária no território. Os indígenas sofrem, principalmente, com malária e com desnutrição grave, afirma Tapeba.
“Nós acreditamos que mais de mil indígenas foram resgatados nesses últimos dias do território para não morrer”, afirmou. Em uma semana, o único hospital infantil do estado recebeu 29 crianças Yanomami doentes.
Os indígenas são resgatados das comunidades onde vivem e levados ao posto de Surucucu, uma unidade considerada de referência na região, mas que se resume a um barracão de madeira de chão batido e com estrutura precária. De lá, os quadros gravíssimos são encaminhados para Boa Vista.
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, disse que, só no domingo (22), foram resgatados 26 crianças e dois adultos foram resgatados durante a missão do Ministério da Saúde. O trabalho tem o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ele disse ainda que os dados sobre os indígenas resgatados mudam conforme os dias se passam e é provável que o número aumente ainda mais, tendo em vista que há regiões do território que ainda não receberam os agentes de saúde.
O secretário voltou a falar que os indígenas vivem em “situação de guerra”.
“É uma operação que envolve uma complexidade muito grande, uma estrutura, uma logística e nós precisamos cobrir todo o território, principalmente aquelas comunidades que estão muitas vezes refém das ações dos garimpeiros”, disse o secretário em coletiva.
Na coletiva, Weibe Tapeba também falou em realizar uma auditoria interna para investigar os contratos de medicamentos e de realização de voos feitos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), responsável pelo atendimento direto aos indíegnas.
“Pretendemos implantar aqui uma auditoria interna pra acompanhar essas questões do contratos. É um absurdo a gente pensar nessa possibilidade, de desvio de recursos para medicamentos, por exemplo. Estamos acompanhando um cenário bem complicado também no contrato de horas voos, que é o principal aqui do Distrito. A gente não pode pensar desse serviço ser paralisado”, destacou.
Clima de guerra
O secretário relatou ao g1 que chegou a ver garimpeiros armados enquanto participava do resgate de pacientes em estado grave de saúde na comunidade de Cachoeira, na Terra Indígena Yanomami.
Tapeba afirmou que, naquele dia, o resgate na comunidade dominada pelo garimpo só foi possível por conta do apoio de segurança da Força Área Brasileira.
O secretário comparou a operação de resgate dos indígenas à uma guerra. Agora, ele planeja instalar um hospital de Campanha dentro da reserva para atender as dezenas de pessoas doentes, principalmente com malária e desnutrição.
Tapeba passou um dia na região de Surucucu. Ele retornou a Boa Vista nessa segunda. No domingo (22), acompanhou de perto a situação de indígenas com quadro grave de desnutrição em comunidades dominadas pelo garimpo – a atividade ilegal é a principal causa da crise sanitária no território, e também em polos de saúde sem infraestrutura básica para atender os doentes.
“Tudo essa crise é reflexo do garimpo e do garimpeiro, não tem como não ser. Nós temos cerca de 30 mil indígenas Yanomami e mais de 20 mil garimpeiros. Se não fosse os garimpeiros, os indígenas Yanomami certamente viveriam livres e autossuficientes como viviam antes”.
Após o resgate das crianças e adultos, eles foram levados para o polo base de Surucucu, que é uma unidade considerada de referência na região, mas que se resume a um barracão de madeira de chão batido e com estrutura precária.
G1
Preso, Dani Alves recebe nova acusação
Barcelona (AE) - Uma das duas amigas que acompanhavam a mulher de 23 anos que acusa Daniel Alves de agressão sexual afirma que o jogador brasileiro também passou a mão em suas partes íntimas na ocasião do suposto estupro.
A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal espanhol La Vanguardia. O atleta está preso preventivamente desde sexta-feira, sem direito a fiança. Ele nega todas as acusações.
Segundo a publicação, a amiga contou aos investigadores que Daniel Alves a apalpava violentamente e que passou a mão em suas partes íntimas até que ela conseguiu se desvencilhar e se afastar do atleta.
A declaração vai
ao encontro do depoimento da vítima. "Foi quando percebi como ele tocava
minhas amigas e o quanto estava próximo", disse.
Os
investigadores buscaram entrar em contato nas últimas semanas com o
maior número possível de pessoas que estavam na casa noturna Sutton na
noite do episódio.
A agressão teria acontecido no dia 30 de dezembro. Um
dos porteiros da casa noturna ouvido pelas autoridades disse que viu a
crise de ansiedade da mulher como sinal de que algo estava errado.
Ainda
de acordo com a reportagem, um dos amigos de Daniel Alves que estava na
mesa do jogador na área VIP da Sutton é um chef brasileiro identificado
apenas como Bruno.
Ele teria ficado com uma das amigas da vítima no local reservado e a procurou posteriormente nas redes sociais para "oferecer" ajuda.
Motorista fica preso às ferragens e morre após colisão na BR-405 no interior do RN
Um motorista morreu após se envolver em um acidente na BR-405, no município de Rafael Fernandes, no Oeste do Rio Grande do Norte. A colisão entre o carro que ele dirigia e o outro veículo aconteceu na entrada da cidade de Marcelino Vieira, nessa segunda-feira (23).
A vítima fatal foi identificada como Jefferson Thiago de Oliveira Lima, de 22 anos. Após a batida, ele ficou preso às ferragens e morreu no local, antes de ser socorrido.
Segundo a polícia, o homem dirigia um carro, modelo Celta, em direção a Pau dos Ferros, quando colidiu com uma Hilux, que estava no sentido contrário e teria entrado à esquerda para acessar a RN-079, que leva a Marcelino Vieira.
Com o impacto, o carro de Jefferson capotou e ele ficou preso às ferragens do veículo. O outro condutor ficou no local e prestou socorro e esclarecimentos.
Detran realiza dois leilões com 256 itens nas próximas sexta e terça
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abre editais para realização de dois novos leilões para arremate de peças de sucatas. Os lances e editais já estão disponíveis no site www.lancecertoleiloes.com.br. Os leilões serão exclusivamente online, no site da Lance Certo.
O primeiro leilão será na próxima sexta-feira (27), a partir das 10h. A hasta vai contemplar 70 lotes de sucatas, com o total de 187 itens. As visitas serão nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), das 8h às 16h, no pátio do Detran localizado em São Gonçalo do Amarante, na Avenida Ruy Pereira Dos Santos, número 2565, no bairro Olho D’agua.
Para o segundo leilão, marcado para às 10h da próxima terça-feira (31), serão levadas apenas peças de sucatas da frota própria do órgão, com 40 lotes, sendo 69 itens de sucatas. A visitação será permitida nos dias 27 e 30 de janeiro, das 9h às 13h, na sede do Detran, que fica na Av. Perimetral Leste, 113, em Cidade da Esperança.
As sucatas são peças de veículos que não podem voltar à circulação e que são leiloadas apenas para empresas de desmontagem devidamente credenciadas ao Detran.
As imagens dos carros, motocicletas e sucatas estão disponíveis no site Lance Certo Leilões. É possível conferir marca, modelo e ano de fabricação dos veículos, bem como o valor inicial do lance de cada item. Não é permitido, manusear, retirar nem fazer registro de fotos ou vídeos das peças.
O edital pode ser consultado no site www.lancecertoleiloes.com.br. Para mais informações sobre o leilão, são disponibilizados os telefones (84) 99865-2897; (84) 3223-4146 e o e-mail leilao@detran.rn.gov.br.
Esposa de Daniel Alves responde jornal e nega apoio ao jogador em post
Reprodução
A modelo Joana Sanz, esposa do jogador brasileiro Daniel Alves, se manifestou pelas redes sociais nesta terça-feira (24) desabafando após as acusações de que seu marido agrediu sexualmente uma mulher em Barcelona, na véspera do Réveillon.
Em publicação nos stories do Instagram, em resposta a uma matéria do jornal Vanitatis, a modelo espanhola disse que a frase “Coração, aguente tanta dor, por favor”, dita por ela em um vídeo, é para si própria, e não sobre Daniel Alves.
“Mentira. Não distorçam ou interpretem mal o que eu digo. ‘Coração aguente tanta dor’ é de mim para mim”, escreveu. Ela não chegou a citar o atleta brasileiro, e disse que está passando por um momento de reflexão sobre a sua vida.
A modelo havia publicado um vídeo anteriormente nos stories do Instagram, agradecendo o apoio que tem recebido e dizendo que passa por uma “tempestade”. As falas dela foram interpretadas pela imprensa espanhola como uma mensagem de apoio ao atleta.
CNN Brasil
Compliance aprova Jean Paul Prates para assumir presidência da Petrobras
Foto: Roque de Sá
O departamento de compliance da Petrobras aprovou o nome do petista Jean Paul Prates para assumir o comando da empresa. O aval ainda não garante Prates na presidência da petroleira, mas é um passo importante.
Antes de efetivamente assumir a companhia, o petista precisa ser aprovado pelo conselho da empresa. A expectativa é que já nesta quinta-feira (25) o conselho tome uma decisão e Prates assuma a cadeira.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Petrobras aumenta em R$0,23 o valor cobrado das distribuidoras pelo litro da gasolina.
Diário do Poder
terça-feira, 24 de janeiro de 2023
Prefeitura Municipal de Santana do Matos, realizou a primeira colação de grau unificada
SEAP/RN suspende visitas em penitenciária em Caicó após casos suspeitos de Covid-19
As visitas presenciais na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó, seguem suspensas até a quinta-feira (26), quando a equipe de saúde prisional do município fará uma nova avaliação sobre a situação do Covid-19 na unidade.
O estabelecimento prisional registra nessa segunda-feira (23), 10 casos de privados de liberdade doentes. Eles estão isolados e recebendo tratamento adequado.
As visitas virtuais (televisitas) e atendimento remoto a advogados ocorrem normalmente. As medidas visam garantir a saúde dos internos, dos servidores, dos prestadores de serviço e dos familiares dos privados de liberdade.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) recomendou o reforço nas medidas preventivas contra o Covid-19 nas dependências das unidades prisionais.
Ministro garante recurso para atender Reta Tabajara
O Ministro dos Transporte contesta as informações de que de que o Plano
de 100 dias, divulgado em 18 de janeiro pelo ministro dos Transportes,
Renan Filho, não contempla investimentos no Rio Grande do Norte. “Na
verdade, o referido plano de trabalho incluiu cinco entregas no estado
dentre os projetos prioritários a serem executados por esta Pasta e suas
entidades vinculadas entre janeiro e abril deste ano”, diz em nota.Além
disso, segundo informações do Ministério dos Transportes por intermédio
de sua assessoria de Comunicação Social, “há previsão de duas
licitações para novos empreendimentos de infraestrutura de transportes
no Rio Grande do Norte”.
Das cinco entregas previstas, duas
contemplam a Reta Tabajara. A primeira é a duplicação da BR-304 entre os
quilômetros 286,6 e 288,4, totalizando 2,9 quilômetros de extensão. As
melhorias incluem ainda construção do posto da rodoviária. As obras são
nos dois sentidos da via e não necessariamente na extensão total em cada
sentido. Essa entrega está prevista para a primeira quinzena de abril.
A segunda é a conclusão de alças de acesso no km 281,6 da
BR-304. Essa intervenção vai permitir a liberação ao tráfego de obra de
arte especial erguida no segmento. A entrega dessa etapa também está
prevista para a primeira quinzena de abril.
Segundo o Ministério
dos Transportes, outros 7,3 quilômetros da BR-304 passarão por serviços
de recuperação a serem concluídos na segunda quinzena de março. A
intervenção ocorre entre os Kms 161 e 166,3 e do Km 208 ao 210.Completam
as entregas no estado a recuperação de 5,2 quilômetros da BR-406 (dos
kms 102,8 a 104,5, e do 151,5 ao 155), a ser concluída na primeira
quinzena de abril; e a recuperação de 4,46 quilômetros da BR-226
(segmentos alternados de pistas e acostamentos, entre os Kms 249,26 e
262,18), com finalização prevista também para a primeira quinzena de
abril.
Por fim, cabe informar que ainda na primeira quinzena de
fevereiro serão lançadas duas licitações para contratação de obras de
manutenção das pontes sobre os rios Acauã II e Dois Irmãos.O Plano 100
do Ministério dos Transportes contempla cinco eixos com áreas
prioritárias até abril deste ano, com investimentos de R$ 1,7 bilhão:
Revitalização, Retomada e Intensificação de Obras Rodoviárias e
Ferroviárias, Prevenção de Acidentes e Redução de Mortes nas Rodovias
Federais, Medidas para Escoamento da Safra Recorde de Grãos, Pronto
Atendimento para Emergências –Chuvas e Ações de Fortalecimento para
Atração de Investimento Privado.
Com relação ao eixo 1, a Pasta
prevê a entrega de obras em 861 km de rodovias
construídas/revitalizadas/sinalizadas e 72 pontes e viadutos
construídos/revitalizados. E ainda a retomada de obras, sendo 670 km de
estradas federais (revitalização, construção e segmentos críticos).
Apesar
das informações da Pasta, a apresentação feita por Renan Filho no meio
da semana passada, em Brasília, não faz nenhuma referência a retomada
de obras da BR-304 na Região Metropolitana de Natal (RMN),
especificamente no trecho da Reta Tabajara, em Macaíba.
É o que mostra os dados que podem ser acessados no link a seguir, disponível na página do Ministério dos Transportes:
https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2023/01/plano-100-dias-ministerio-dos-transportes-rodovias-ferrovias
Polícia Federal prende homem que destruiu relógio de Dom João VI no Palácio do Planalto
Foto: reprodução
O homem filmado ao derrubar e destruir o relógio do século 17, feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto, foi preso pela equipe da Polícia Federal (PF) de Goiás. A prisão aconteceu nesta segunda-feira (23), na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. O homem é Antônio Cláudio Alves Ferreira, de 30 anos.
O relógio de pêndulo foi um presente da Corte Francesa para Dom João VI. Balthazar Martinot era o relojoeiro do rei francês Luís XIV.
Após os atos de 8 de janeiro, o Ministério da Justiça passou a considerar Antônio, que foi preso nesta segunda-feira, como foragido. Segundo informações confirmadas pela PF à TV Anhanguera, o homem vai ser levado à sede da Polícia Federal em Uberlândia e depois à Brasília. A corporação ainda informou que Antônio não resistiu à prisão. A defesa dele não foi localizada para que se posicione, até a última atualização desta reportagem.
Buscas por Antônio
O homem filmado ao destruir o relógio do século 17, feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto, foi identificado pela Polícia Civil como sendo Antônio Claudio Alves Ferreira, de 30 anos, morador de Catalão.
Após a identificação, a PC encontrou um carro que está registrado no nome do homem. Com base nos dados e comparando às imagens de câmeras de segurança, a corporação descobriu que carro dele estava em Brasília no dia do ataque, que aconteceu em 8 de janeiro.
Após isso, por volta de 20h do dia 8, ou seja, após os atos de terrorismo ocorridos em Brasília, o veículo sai do Eixo Monumental e, por volta de 23h, é visto saindo da capital federal. Já na madrugada no dia 9, por volta de 4h30, o carro é visto entrando em Catalão.
Após a chegada dele na cidade goiana, na madrugada do dia 9, a Polícia Civil percebeu que o veículo dele não circulou pela cidade até o dia 16 de janeiro, quando foi visto em movimento pela cidade até o dia 18, data que ele foi filmado pela última vez. Conforme os registros, ele foi visto pela circulando em Catalão pela manhã daquele dia.
Histórico e processos
Antônio Cláudio Alves Ferreira já tinha pelo menos três processos criminais na Justiça de Catalão e já foi preso duas vezes. Todos os processos relacionados a ele estão arquivados atualmente porque ele cumpriu as sentenças. Abaixo, veja os processos no Tribunal de Justiça de Goiás:
- Ano de 2014 – TCO art 147 (ameaça)
- Ano de 2014 – TCO art 147 (ameaça)
- Ano de 2015 – Processo envolvendo a propriedade de um automóvel
- Ano de 2017 – prisão flagrante – art 33 (tráfico drogas)
De acordo com as sentenças, os processos por ameaça foram arquivados porque Antônio Cláudio fez acordo com uma das vítimas, e no outro processo, a vítima não compareceu à audiência.
Sobre o processo por tráfico de drogas, em 2017, Antônio foi preso em flagrante por tráfico, mas o crime foi alterado na Justiça para posse de droga. Assim, ele foi solto e cumpriu pena alternativa. O processo foi arquivado em 2018.
Segundo a sentença que mandou arquivar o processo, Antônio pagou multa de R$ 1 mil, dividida em 5 parcelas. Todas as guias de pagamento foram enviadas ao Judiciário. Ele também compareceu diversas vezes ao Núcleo de Apoio ao Toxicômano e Alcoolátra de Catalão durante quatro meses, para assistir palestras semanais.
Com informações de g1
Lewandowski manda suspender uso levantamento parcial do Censo 2022 para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (23/1) a decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) que considerou o levantamento parcial do Censo 2022 como parâmetro para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no exercício de 2023.
O cálculo de distribuição do recurso é feito com base na estimativa populacional de cada município. A decisão do magistrado atende a um pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) que argumentou que, com as análises incompletas, a medida poderia causar um prejuízo de R$ 3 bilhões a 702 municípios, segundo análise da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
“A falta desses recursos, já lançados como receita prevista no orçamento 2023 pelos entes municipais, afeta diversas políticas públicas setoriais que direta ou indiretamente materializam os direitos fundamentais da população, ampliando o abismo entre o IDH dos municípios, num processo inequivocamente discriminatório”, argumentou o partido.
Destaca ainda, que a prévia divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo, considerou como coletados aqueles municípios com “setores que tiveram até 27% de domicílios ocupados sem entrevista. Ou seja, considerou-se completo um setor em que não foi feita entrevista em mais de 1/4 das casas ocupadas”.
“Dessa forma, em vez dos dados não coletados se referirem a apenas 1.160 municípios, como apontado na nota metodológica de 28.12.2022, a verdade é que ‘apenas algumas dezenas de municípios passaram por todas as etapas de verificação e poderiam, de fato, ser considerados como finalizados’”, diz a peça.
Cálculo
Desde o último Censo, feito em 2010, o parâmetro usado para calcular a distribuição do recurso leva em consideração os dados de 1991, 2000 e 2010, em conjunto com as informações mais recentes dos registros de nascimentos e óbitos.
Em 2019, o Congresso Nacional editou uma lei definindo que, caso a estimativa apresentasse redução populacional para determinado município, o coeficiente de distribuição seria o mesmo patamar ao exercício de 2018.
No pedido, o PCdoB pediu que o fosse mantido o parâmetro de 2018 durante o exercício deste ano, mesmo que sejam publicados os dados do novo Censo. Solicita ainda que os valores do Fundo já transferidos em menor valor sejam compensados.
Ao acatar o pedido, Lewandowski considerou que “mudanças abruptas de coeficientes de distribuição do FPM – notadamente antes da conclusão do censo demográfico em curso – que têm o condão de interferir no planejamento e nas contas municipais acarretam uma indesejável descontinuidade das políticas públicas mais básicas, sobretudo de saúde e educação”.
“Assim, não é difícil entrever, no ato aprovado pela Corte de Contas, a ofensa ao Pacto Federativo e a quebra do princípio da legítima confiança e da segurança jurídica, nem deixar de vislumbrar a vulneração de direitos já incorporados ao patrimônio dos Municípios afetados e das suas populações locais. Justificada, portanto, a urgência do provimento cautelar”, pontuou.
O ministro deferiu o pedido, mantendo o patamar mínimo de distribuição do fundo com base no exercício de 2018 e determinou a compensação de recursos já transferidos. A decisão ainda precisa ser referendada pelo plenário do STF.
Metrópoles