quarta-feira, 12 de maio de 2021

Quadra chuvosa decepciona no interior, afirma Emparn

A quadra chuvosa de 2021 foi decepcionante para o interior do Rio Grande do Norte. De acordo com o setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisas Agropecuárias (Emparn), a distribuição de chuvas no interior do Estado entre os meses de janeiro e maio foi irregular, salvo exceções em algumas porções do Alto Oeste e do Seridó potiguar. Apesar das chuvas abaixo da média no interior, o Instituto de Gestão das Águas (Igarn) espera que os reservatórios possam receber um aporte hídrico maior até a segunda quinzena de junho.

Entre os dias 7 e 9 de maio, por exemplo, o Boletim Pluviométrico da Emparn registrou chuvas de até 65 mm na região Oeste, enquanto no Seridó foram registradas chuvas de até 20 mm. No balanço das chuvas de 2021 feito pelo chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, ele explica que o acumulado de chuvas até o mês de abril de 2021 foi cerca de 30% abaixo da média esperada.

“Nós esperávamos mais, no começo do ano, em virtude do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico”, disse Bristot. A influência do Oceano Atlântico Sul, no entanto, que apresentou águas mais frias do que o normal, intensificou ventos vindos da região Sudeste, e dificultou a atuação da Zona de Convergência que provocaria as chuvas nesta porção da região Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário