quinta-feira, 3 de julho de 2025

Santana do Matos recebe equipe itinerante do Detran para aplicação de testes práticos de direção no dia 23 de julho

Angicos recebe equipe itinerante do Detran para aplicação de testes práticos de direção no dia 23 de julho
 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou na terça-feira (01) o processo itinerante de avaliação prática de habilitação de condutores em cidades do interior do Estado. A primeira cidade beneficiada com o calendário de aplicação dos testes é Pau dos Ferros, na terça (01). No mês de Julho, serão visitados ao todo 37 municípios, onde serão aplicados uma média de 3.500 exames práticos.

O calendário será distribuído nas seguintes datas: 

Pau dos Ferros (01/07), São Miguel (02/07), Apodi e Caraúbas (03/07), Alexandria e Umarizal (04/07), Patu (05/07), Lagoa Nova e Acari (07/07), Currais Novos (08/07), Jaçanã e Parelhas (09/07), Caicó e Jucurutu (10/07), Jardim do Seridó e Cruzeta (11/07), Canguaretama e Goianinha (14/07), Passa e Fica e Goianinha (15/07), Nova Cruz e Santo Antonio (16/07), Santa Cruz (17/07), João Câmara e São Paulo do Potengi (18/07), Alto do Rodrigues e Macau (21/07), Assu (22/07), Angicos, Santana do Matos e Lajes (23/07), Florânia e Cerro Corá (24/07), Areia Branca (25/07), São José de Mipibu (28/07), Nísia Floresta (29/07), Extremoz (30/07), Ceará-Mirim (31/07).

O Detran realiza mensalmente um trabalho itinerante focado no interior do Estado, contemplando cidades que não dispõem desse serviço. O agendamento para os testes é feito diretamente com o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde foi concluído o processo. Para ser aprovado no teste de direção, é preciso que o candidato não cometa falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor que três.

Em Natal e Mossoró, onde há aplicação diária de testes, os exames podem ser agendados diretamente pela internet no Portal de Serviços do Detran, em portal.detran.rn.gov.br. O usuário realiza o cadastro no Portal, cadastra login e senha, em seguida faz o Agendamento do teste.

Juliana Marins será velada nesta sexta-feira em Niterói

Juliana Marins será velada nesta sexta-feira em Niterói

© Juliana Marins/Instagram

FOLHAPRESS - O corpo da publicitária Juliana Marins, 26, será velado nesta sexta-feira (4) no Cemitério Parque da Colina, em Niterói (RJ), cidade onde ela vivia com a família.

A cerimônia de despedida será aberta ao públicos das 10h ao meio-dia e depois será restrita à família e amigos das 12h30 às 15h.

O corpo dela passou por autópsia na manhã desta quarta-feira (2) no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Segundo o Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, o exame teve início às 8h30 e durou pouco menos de duas horas e meia.

O laudo preliminar deve ser entregue em até sete dias. O corpo será liberado para retirada pelos familiares, informou o órgão em nota.
O exame foi realizado por dois peritos legistas da Polícia Civil, e observado por um perito da Polícia Federal e um assistente técnico da família. Mariana Marins, irmã de Juliana, esteve no IML durante a autópsia.

O exame foi homologado após audiência na Justiça Federal na terça (1º), com presença da AGU (Advocacia-Geral da União), Defensoria Pública da União e governo do estado do Rio.

O corpo de Juliana chegou ao Rio na noite desta terça (1º), após ser transportado pela FAB (Força Aérea Brasileira) entre o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e a Base Aérea do Galeão.

O corpo já havia passado por autópsia na Indonésia, mas a família pediu um novo procedimento à União.

O objetivo é esclarecer data e hora da morte e identificar sinais que apontem a causa e que não tenham sido observados pela perícia indonésia.

A precisão da necropsia vai depender do estado do corpo e da necessidade de realizar novos exames.

A família ainda não tem certeza sobre a data da morte. Juliana caiu no monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, no dia 20 enquanto fazia a trilha. Inicialmente ela chegou a ser vista com vida, mas o resgate só a alcançou no dia 24, quando já estava morta.

O corpo foi resgatado no dia 25, com múltiplas fraturas e grave hemorragia interna, o que explicaria a morte, segundo o médico legista responsável pela autópsia. Pela estimativa do médico, a turista brasileira pode ter sobrevivido por quatro dias após a primeira queda.

Em publicação nas redes sociais, a família disse entender que a equipe de resgate foi negligente e que vai lutar por justiça.

O local em que ela caiu era de difícil acesso, e as buscas precisaram ser paralisadas diversas vezes devido às más condições climáticas.
É possível que a brasileira tenha sofrido uma segunda queda. No dia 21, vídeo feito por drone captou Juliana, sentada e em movimento, em um local íngreme. No dia 24, quando foi encontrado o corpo, outra gravação mostrou que ela estava em um local diferente, mais plano. A segunda queda pode tê-la levado mais para o fundo do penhasco.

Na Indonésia, a polícia da ilha de Lombok anunciou na segunda (30) que já ouviu testemunhas e inspecionou o local onde Juliana caiu para tentar identificar se houve qualquer tipo de irregularidade na morte dela.

Homem é preso com arma e drogas após perseguição em Currais Novos

 

Repórter Seridó - No final da tarde desta quarta-feira (2), a Rádio Patrulha do 13º Batalhão de Polícia Militar prendeu em flagrante um homem que usava uma jaqueta de mototaxista e carregava consigo uma arma de fogo e drogas prontas para comercialização.

De acordo com informações da PM, o suspeito demonstrou nervosismo ao avistar as equipes em patrulhamento e tentou fugir em uma motocicleta, iniciando uma perseguição pelas ruas da cidade. Após ser alcançado, os policiais realizaram a abordagem e encontraram um revólver municiado, além de várias embalagens contendo entorpecentes.

O homem foi conduzido à 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

Concurso de Lagoa Nova é cancelado após identificação de irregularidades

A Prefeitura Municipal de Lagoa Nova/RN anunciou oficialmente a anulação do Concurso Público nº 01/2024, após decisão da Comissão de Trabalho, Análise e Julgamento. A medida foi tomada com base em um relatório técnico-jurídico que identificou graves irregularidades no processo.

Entre os principais problemas apontados estão:
 
*Falta de transparência nos atos preparatórios
*Divergências contratuais com a banca organizadora FUNCERN
*Alterações indevidas no número de vagas
*Falhas no envio de dados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN)
*Ausência de planejamento e de previsão orçamentária

A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do RN, reforçando o compromisso da gestão com a legalidade e a responsabilidade administrativa.

Ainda não há informações sobre a abertura de um novo edital. Candidatos devem acompanhar os canais oficiais da Prefeitura para atualizações futuras.

Fonte Blog Juninho Brito

Venda de lotes de mesas teve inicio para o Sabores da Serra em Lagoa Nova

 

 Foto: Reprodução

Começou a venda de lotes de mesas para o tradicional Circuito Gastronômico & Musical Sabores da Serra, que acontece nos dias 4 e 5 de julho em Lagoa Nova. A reserva pode ser feita de forma prática e on-line pelo WhatsApp: (84) 9.9984-3581.

O evento, que movimenta a economia local e celebra a cultura e gastronomia da região, contará com grandes atrações musicais. Na sexta-feira (4), sobem ao palco The Fevers, Perfume de Gardênia, Luizinho Nobre e outros artistas. Já no sábado (5), a festa continua com José Augusto, Jandy do Acordeon & Rodrigo Potiguar, Banda Feras, entre outros nomes.

O Sabores da Serra conta com apoio do Sebrae e do Geoparque Seridó, além da parceria da Prefeitura de Lagoa Nova. A expectativa é de público recorde e muita diversão.

SEXTA FEIRA, 04 JULHO.

18:00 – STANDS Gastronômicos já funcionando a todo vapor.

18:30 – Apresentaçãoes Culturais, Teatro Serrano e Grupo Raízes da Nossa Terra.

Apartir 19:00 – Na Sequência.

Banda Diversos.
Luizinho Nobre.
The Fevers.
Perfume de Gardênia.

———————————-

SÁBADO, 05 JULHO.

18:00 – STANDS Gastronômicos já funcionando a todo vapor.

18:30 – Apresentaçãoes Culturais, Teatro Serrano e Grupo Raízes da Nossa Terra.

Apartir 19:00 – Na Sequência.

Erivelton.
Jandy do Acordeon & Rodrigo Potiguar.
José Augusto.
Banda Feras.

Assaltantes envolvidos em roubo de jóias na Paraíba são presos no interior do RN


Foto: PRF/Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite da terça-feira (1º) três pessoas suspeitas de participação em um roubo ocorrido na manhã do mesmo dia, na cidade de São Bento, no estado da Paraíba. A abordagem ocorreu na Unidade Operacional da PRF em Campo Redondo/RN, durante fiscalização de rotina.

O veículo abordado, um Audi de cor preta, era ocupado por dois homens, de 42 e 30 anos, e uma mulher de 20 anos. Durante a verificação, os policiais constataram que os ocupantes apresentavam características semelhantes às repassadas por autoridades paraibanas, relacionadas ao assalto de uma joalheria, no qual foram subtraídas joias avaliadas em aproximadamente R$ 300 mil.

Segundo as informações levantadas, o grupo utilizava ao menos três veículos na ação criminosa: o Audi, um HB20 e um Renault Sandero, este último com a função de dar apoio à fuga. O material roubado não foi encontrado, sendo provável que estivesse no veículo de cobertura.

As equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte localizaram o Sandero utilizado como carro de apoio e efetuaram a prisão de um quarto integrante da quadrilha, em Natal. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo.

Os dois homens detidos inicialmente já possuíam antecedentes criminais e respondem por crimes de roubo (art. 157 do Código Penal). Todos os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que seguirá com as investigações.

Capivara surpreende moradores ao aparecer no Açude Gargalheiras, em Acari

o animal foi retirado da água no distrito de Bulhões, que fica em Acari. Foto Polícia Militar

Foto: Polícia Militar

A aparição de uma capivara no Açude Gargalheiras, no município de Acari, Seridó potiguar, surpreendeu moradores da região nesta terça-feira 2. O animal foi encontrado preso a uma rede de pesca no distrito de Bulhões por um pescador local, que o resgatou e acionou o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). Esta foi a primeira vez que a 2ª Companhia de Policiamento Ambiental da região registrou o resgate desse tipo de espécie.

De acordo com o capitão Victor, do BPAmb, ainda não há informações sobre como o animal chegou à região. “Essa é a primeira vez que a 2ª Companhia de Policiamento Ambiental, aqui no Seridó, faz o resgate deste tipo de espécie. Ainda não temos conhecimento de como o animal chegou na nossa região, mas ele será encaminhado para Natal para os procedimentos cabíveis.”

A capivara, um dos maiores roedores do mundo e típica de regiões úmidas e alagadas, não costuma habitar áreas do semiárido como o interior do Rio Grande do Norte. A suspeita é que a busca por água e alimento tenha provocado o deslocamento do animal até o açude. O resgate chamou atenção da população local e repercutiu nas redes sociais.

Após ser resgatada, a capivara foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, em Natal, onde receberá os cuidados adequados antes de ser avaliada para possível reintegração à natureza.

A legislação brasileira proíbe a caça, captura e manutenção de animais silvestres como a capivara, reforçando a importância da ação dos moradores e da Polícia Ambiental. O transporte do animal para a capital está previsto para ocorrer nesta quinta-feira 3.

Estudante esfaqueia ex-namorada e outras duas pessoas em Natal

 

 Foto: reprodução

Um adolescente de 16 anos esfaqueou a ex-namorada e outras duas pessoas na tarde desta quarta-feira (2), no bairro das Rocas, zona Leste de Natal. As vítimas, segundo a Polícia Militar, são estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Equipes do 1º Batalhão de Polícia Militar foram deslocadas para a região da ocorrência. De acordo com o tenente responsável pela unidade, os quatro jovens estariam juntos e, em determinado momento, o adolescente de 16 anos teria iniciado o ataque contra a ex-namorada, e outro casal de estudantes.

Ainda segundo a PM, o adolescente teria utilizado um punhal para desferir os golpes contra as vítimas. A ex-namorada do autor do crime teve ferimento graves na região abdominal. Já os outros estudantes foram feridos em outras partes do corpo.

As adolescentes foram atendidas no Hospital dos Pescadores, e em seguida, levadas em estado crítico para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. O outro rapaz também ferido foi socorrido e atendido ainda na unidade hospitalar das Rocas.

Já o adolescente que feriu as vítimas foi agredido por populares. Ele foi apreendido pelos policiais militares e levados para à Delegacia de Polícia Civil.

Em nota, IFRN informou que, mesmo a situação não tendo ocorrido dentro instituição, a direção do campus está tomando as providências para dar apoio às famílias.

Novo Notícias 

quarta-feira, 2 de julho de 2025

CAMARA MUNICIPAL DE SANTANA DO MATOS REALIZOU SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DA FESTA DE SANT´ANA 2025

Fotos reprodução Edilima Freire e Camara Municipal

Aconteceu na noite desta terça feira 01/07, na Câmara Municipal de Santana do Matos  uma sessão solene para a abertura da festa de Santa´Ana 2025, Padroeira do município.

 A sessão que foi conduzida pelo vereador Airton Ovidio de Azevedo, e contou co a presença de outros vereadores do município, do Padre Thalles Henrique, prefeito Claylton Angelo, vice-prefeita Ionali, da rainha dos vaqueiros 2024 além de secretários do município e populares que acompanharam esse momento que marca o inicio do mês da padroeira.

 Após a Sessão a imagem da padroeira saiu em carreata percorrendo algumas ruas da cidade chegando até a Matriz Santuário de Sant´Ana .

Corpo de Juliana Marins passa por autópsia no Rio

FOLHAPRESS - O corpo de Juliana Marins, 26, passa por autópsia na manhã desta quarta-feira (2) no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Policiais civis do Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica realizam o exame.

A perícia é realizada com a presença de um familiar de Juliana e de um perito da Polícia Federal. O exame foi homologado após audiência na Justiça Federal na terça (1º), com presença da AGU (Advocacia-Geral da União), Defensoria Pública da União e governo do estado do Rio.

O corpo de Juliana chegou ao Rio na noite desta terça (1º), após ser transportado pela FAB (Força Aérea Brasileira) entre o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e a Base Aérea do Galeão.

O corpo já havia passado por autópsia na Indonésia, mas a família pediu um novo procedimento à União.

O objetivo é esclarecer data e hora da morte e identificar sinais que apontem a causa e que não tenham sido observados pela perícia indonésia.

Não há prazo para apresentação do resultado da necropsia, que vai depender do estado do corpo e da eventual necessidade de realizar novos exames.

A família ainda não tem certeza sobre a data da morte. Juliana caiu no monte Rinjani, na ilha de Lombok, na Indonésia, no dia 20 enquanto fazia a trilha. Inicialmente ela chegou a ser vista com vida, mas o resgate só a alcançou no dia 24, quando já estava morta.

O corpo foi resgatado no dia 25, com múltiplas fraturas e grave hemorragia interna, o que explicaria a morte, segundo o médico legista responsável pela autópsia. Pela estimativa do médico, a turista brasileira pode ter sobrevivido por quatro dias após a primeira queda.

O estado do corpo, por conta do tempo, pode ser um empecilho para descobrir com precisão a causa da morte. Em publicação nas redes sociais, a família afirmou que a equipe de resgate foi negligente e que vai lutar por justiça.

O local em que ela caiu era de difícil acesso, e as buscas precisaram ser paralisadas diversas vezes devido às más condições climáticas.

É possível que a brasileira tenha sofrido uma segunda queda. No dia 21, vídeo feito por drone captou Juliana, sentada e em movimento, em um local íngreme.

No dia 24, quando foi encontrado o corpo, outra gravação mostrou que ela estava em um local diferente, mais plano. A segunda queda pode tê-la levado mais para o fundo do penhasco.

Na Indonésia, a polícia da ilha de Lombok anunciou na segunda (30) que já ouviu testemunhas e inspecionou o local onde Juliana caiu para tentar identificar se houve qualquer tipo de irregularidade na morte dela.

COMO FOI A PRIMEIRA QUEDA?

O que se sabe é que Juliana Marins caiu após ter sido deixada para trás pelo guia, para descansar. A primeira imagem dela, feita por um drone de turistas espanhóis, no sábado (21), mostrou que ela estava a cerca de 200 metros da trilha, em uma área com muitas pedras soltas e pouca vegetação.

QUANTAS VEZES JULIANA CAIU?

Após a primeira imagem, ela foi avistada novamente apenas no dia seguinte, por um drone com imagem térmica da equipe de socorristas. Naquele momento ela estava presa a uma encosta rochosa a cerca de 500 metros da trilha, imóvel.

Já no momento do resgate, na quarta-feira, ela estava a cerca de 650 metros da borda, em uma área rochosa, o que sugere que ela pode ter caído mais de uma vez.

POR QUE HÁ DIFERENÇA ENTRE OS HORÁRIOS DE MORTE DIVULGADOS?

A Basarnas, agência responsável pelas buscas na Indonésia, disse à família que Juliana havia sido encontrada já sem vida na noite de terça (24) no horário local, por volta das 11h de Brasília. Já o legista estimou a morte entre 14h de terça e 2h de quarta no horário de Brasília.

Especialistas ouvidos pela Folha avaliam que é muito difícil precisar o horário da morte porque uma série de elementos importantes comumente usados em autópsia para determinar o horário de morte não pôde ser analisada pelas condições em que o corpo da jovem foi encontrado.

Além disso, a autópsia foi realizada apenas na noite de quinta (26), após o corpo ser transportado em um freezer por horas até Bali. Esse período de mais de 24 horas também influencia na definição da hora da morte, segundo o legista.

POR QUE ELA NÃO USAVA CASACO?

A imagem feita pelo drone dos espanhóis mostrou que Juliana usava apenas calça, uma camiseta de manga curta, luvas e botas. Não se sabe se ela carregava mochila e outros equipamentos.

Montanhistas e turistas que já fizeram a trilha afirmam que, à noite, a temperatura pode chegar a 4°C. Por isso, o casaco é necessário para evitar hipotermia.

POR QUE O RESGATE DEMOROU?

Um dos pontos mais criticados pela família e pelos brasileiros que acompanharam o caso foi a demora no resgate. Autoridades locais disseram que enfrentaram dificuldades como terreno íngreme, altitude e mau tempo.

Em depoimento nas redes sociais, o geógrafo e montanhista Pedro Hauck afirmou que a Indonésia é um país pobre e não possui um serviço de resgate igual ao do Brasil, onde equipes ficam de prontidão e atendem 24 horas por dia.

O Parque Nacional Monte Rinjani, onde fica o vulcão, não possui uma equipe especializada de plantão. Assim, quando ocorre um acidente como o de Juliana, é preciso reunir socorristas e voluntários e levar equipamentos até o local para iniciar as buscas. Não há infraestrutura ou equipamentos de resgate disponíveis na montanha.

EX-POLÍTICOS ENSAIAM RETORNO PARA ELEIÇÕES 2026 NO RN

 

A corrida eleitoral de 2026 está trazendo a tona nomes conhecidos da política do Rio Grande do Norte. Ex-deputados como Gesane Marinho, Ricardo Motta e Felipe Maia, assim como Rosalba Ciarlini, ex-governadora, e Fábio Dantas, ex-vice-governador, voltam a ter seus nomes citados nos bastidores, como possíveis candidatos.

Após anos longe das urnas e com seus redutos eleitorais diluídos, resta saber se terão fôlego e coragem para submeter seus nomes novamente ao crivo popular.

Casamento é realizado às margens do Gargalheiras sob lindo pôr do sol

Um momento marcante foi registrado sob o por do sol da tarde do último sábado (28) em Acari. O casal Jaercia e Marcelo celebrou sua união em uma cerimônia única às margens do Açude Gargalheiras, em Acari (RN).

Com muito afeto, ancestralidade e conexão com a natureza, a união foi celebrada com a companhia de gente querida que rendeu lindas imagens. O casamento foi conduzido por benzedeiras, que realizaram rituais tradicionais com rezas e cânticos reforçando a espiritualidade e os saberes populares presentes no ato.

Com forte presença de elementos indígenas, o momento se transformou em uma homenagem viva à cultura e às tradições ancestrais. Muito massa!

 

Ismael Medeiros

Bolsonaro passa por exame e precisará intensificar tratamento medicamentoso

 

Jair Bolsonaro (PL)  • Mateus Bonomi/AGIF - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

 O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisou realizar, nesta quarta-feira (2), uma endoscopia digestiva que revelou a presença de "intensa esofagite com processo inflamatório, erosões da mucosa esofágica e gastrite moderada", de acordo com boletim médico publicado pelo próprio ex-presidente em rede social.

Segundo os médicos, Bolsonaro precisará intensificar o tratamento medicamentoso que já vinha realizando há alguns dias.

"Seguem as orientações para moderação da fala, dieta regrada e repouso domiciliar", diz o documento.

 

CNN

Polícia Civil prende homem suspeito por tentativa de homicídio em Pendências, no vale do Açu


Policiais civis da 60ª Delegacia de Polícia (DP) de Pendências cumpriram, nesta terça-feira (01), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 23 anos, suspeito pela prática do crime de tentativa de homicídio. A prisão foi realizada no município de Pendências/RN.

De acordo com as investigações, o suspeito é um dos envolvidos em uma troca de tiros ocorrida, semanas atrás, em uma praça pública da região. O episódio causou pânico entre os moradores, já que várias pessoas foram atingidas pelos disparos.

Durante as investigações, foi constatado que o homem integra um grupo criminoso que rivaliza com outro, sendo essa disputa responsável por diversos homicídios registrados nas cidades de Pendências e Alto do Rodrigues. Após diligências, o suspeito foi localizado e preso pela equipe policial.

Na ação, também foi apreendido um aparelho celular. O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Os demais envolvidos no crime já haviam sido detidos em uma operação policial anterior realizada no município.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.