Novas medidas irão garantir mais segurança para os que trafegam pela Via
Costeira durante o período de conclusão das obras de readequação e
ampliação das faixas de rolamento. Os serviços do DER (Departamento de
Estradas e Rodagens), que estão em fase de conclusão, serão
complementados com a instalação de sinalização com placas e painéis, e
sistema de radares. A montagem de estrutura de sinalização e de radares
tem a responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e
estará em funcionamento no mês de setembro. Serão três pontos e cinco
radares em setores diferentes da Via Costeira.
Com a entrada em
funcionamento do sistema de sinalização, com placas e radares, passará a
ser multado o usuário que trafegar pela Via Costeira com velocidade
acima da permitida – 70 km/h.Segundo o coordenador operacional do
Detran, Pedro Afonso, a redução da velocidade irá diminuir sensivelmente
o número de acidentes na Via Costeira. “Além da velocidade, o que tem
provocado mais acidentes na Via é a imprudência dos condutores de
veículos”, completa.
A Polícia Rodoviária Estadual, por sua vez,
estará colocando barreiras policiais em três partes da Via Costeira a
partir da próxima sexta-feira (13) com o objetivo de orientar os
condutores de veículos para a redução de velocidade. As barreiras
policiais funcionarão todos os dias – manhã, tarde e noite, em pontos e
horários diferentes.
Para garantir o cumprimento da velocidade
máxima permitida, 70 km/h, a Polícia Rodoviária Estadual está
pleiteando, junto a Polícia Rodoviária Federal, a concessão de um radar
móvel para ser utilizado até a entrada em funcionamento do sistema de
sinalização e radar definitivo.
Para o comandante do 1º Distrito
de Polícia Rodoviária Estadual, capitão Cláudio Augusto Ferreira Alves, o
número de acidentes aumentou porque a Via Costeira tem se tornado,
ultimamente, alternativa para os condutores de veículos que querem se
livrar dos congestionamentos das avenidas Salgado Filho e Engenheiro
Roberto Freire. “O sujeito quer ganhar tempo e espaço, e, quando chega à
Via Costeira, aumenta naturalmente a velocidade. O que comprova isso é o
fato da maioria dos acidentes recentes ter ocorrido exatamente no
sentido Ponta Negra/Centro”, acrescenta o capitão Augusto.
Via Costeira
A
Via Costeira fio construída em 1980. As obras de readequação, que estão
em sua fase final, ocorrem 30 anos depois. O fluxo de veículos na Via
tem aumentado nos últimos anos devido ao grande crescimento na frota de
veículos de Natal e da região metropolitana e do advento da Ponte Newton
Navarro – unindo o litoral sul ao norte.
As obras de readequação
mantêm o mesmo traçado da Via Costeira, existente desde seu início. A
faixa de rolamento da Via foi alargada de 11 para 14,6 metros. Com a
readequação, a Via ganhou ainda um canteiro no meio, segregador de
faixas, com 22 centímetros de altura. A altura do canteiro é
correspondente ao limite máximo de velocidade permitido – que é de 70
km/h.
A readequação da Via Costeira foi iniciada em meados de
2008 e representam investimentos de R$ 11 milhões (R$ 8 milhões nas
faixas de rolamento e canteiro central, e R$ 3 milhões nas obras dos
calçadões e ciclovia.
Segundo o diretor geral do DER, José
D’Arimatéia Fernandes, a Via Costeira estará sendo entregue a população,
completamente readequada e sinalizada, no mês de setembro.
Da Agência RN
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