Mesmo antes da primeira hora da segunda-feira, a cena mais vista na Ribeira era a de pessoas subindo a Avenida do Contorno, quase todas elas carregando um banquinho ou algum outro aparato, para assistir bem acomodadas à missa de celebração de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal. No local, a Pedra do Rosário, os fiéis relembraram pela 258ª vez a manhã de 21 de novembro de 1753, quando, segundo conta a história, pescadores encontraram a imagem da santa armazenada dentro de um caixote de madeira que o rio havia trazido.
|
Por volta das 4h40, quando cerca de 15 mil pessoas já esperavam a chegada da santa, segundo estimativas da Polícia Militar, os fogos anunciaram o momento em que os fuzileiros navais desembarcaram a imagem e a levaram para o palco montado na frente da Pedra do Rosário. Na missa presidida pelo padre Dalmário Barbalho e co-celebrada pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Agnelo Dantas Barreto, os fiéis ouviram mensagens de paz, amor e salvação, bem como foram provocados a uma reflexão sobre as mudanças de comportamento da sociedade. "A cidade já não é mais a mesma, a natureza já não é tão pura, as pessoas mudaram e os personagens já são outros, mas uma coisa é imutável: a presença de Deus", disse o pároco Agnelo Barreto.
Tal mensagem foi ouvida pelo vendedor Edivaldo Casemiro Alves. Ele contou que não conseguiu chegar no horário que queria para pegar um lugar melhor, mas que mesmo assim estava satisfeito com a celebração. "É sempre muito bonita essa movimentação das pessoas aqui todos os anos", disse. Acompanhado da esposa, amboscatólicos, ele aproveitou a ocasião para ganhar um trocado e vendeu lanche e café para os fiéis durante toda a manhã. "Eu sempre vendo muito aqui nessa missa", disse, satisfeito.
Quem também aproveitou a ocasião para o comércio, desta vez com fins religiosos, foi Maria Evânia de Oliveira, da Paróquia da Catedral. Ela vendia camisetas e brindes da 258ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação, que teve a missa na Pedra do Rosário como marco inicial, e se estendeu com vasta programação durante toda esta segunda-feira. Outro grande momento da celebração da padroeira da cidade foi no início da tarde durante a Caminhada com Maria, procissão que saiu do Santuário dos Mártires, na Avenida 9, para a Catedral Metropolitana.
Idosos
O passo demorado, o banquinho na mão do acompanhante e a disposição para ver a santa padroeira nas primeiras horas da manhã simbolizaram a expressiva presença de idosos à missa de celebração de Nossa Senhora da Apresentação. Dona Maria Francisca do Nascimento, que no próximo mês completa80 anos, saiu do conjunto Pajuçara, na Zona Norte, ainda com o céu escuro para chegar à Avenida do Contorno a tempo de ver a chegada da imagem da santa. "Eu vim agradecer desde já pelos meus 80 anos de vida e pela saúde de meus filhos, meus netos e minha família", disse. A celebração também recebeu a visita de algumas autoridades, como a governadora Rosalba Ciarlini e os pré-candidatos à prefeitura municipal Wilma de Faria e Carlos Eduardo Alves. A santa padroeira também recebeu alguns agradecimentos de alguns torcedores do América, que no último domingo conquistou o acesso à Série B. "Tive que vir agradecer", disse um deles, já de saída.
Do DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário