A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) implantou em março 
de 2010 o serviço de psicologia, destinado a trabalhar a saúde mental 
dos alunos e servidores da instituição. O atendimento funciona 
semanalmente, em uma sala próxima ao Registro Escolar, no prédio da 
Reitoria. De acordo com a psicóloga da Ufersa, o projeto surgiu a partir
 da procura, principalmente dos alunos, de ajuda para enfrentar 
problemas relacionados ao núcleo de ensino.
Desde a sua instauração 
cresce o número de alunos e servidores que buscam auxílio no serviço de 
psicologia. No ano passado foram atendidos 170 discentes, isto 
representa um aumento de 37% em relação a 2010.
Entre os principais 
motivos que levam os alunos a procurarem o serviço estão o baixo 
rendimento acadêmico, relacionados a problemas pessoais ou enfrentados 
na própria instituição, e dúvidas sobre a carreira profissional, tanto 
dos alunos que estão ingressando nos cursos, quanto daqueles que estão 
concluindo. Dentre os servidores, a maior procura ocorre devido à 
depressão e angústia motivadas em sua maioria pelo período que antecede a
 aposentadoria.
"Os alunos procuram a ajuda da instituição por 
diversos fatores, um dos mais recorrentes é o da fobia social, no qual o
 aluno é tão introvertido a ponto de não interagir com os seus colegas 
de classe e não conseguir falar em público. Muitos alunos deixam 
inclusive de pagar algumas disciplinas, pois estas exigem a realização 
de seminários e os estudantes não conseguem enfrentar o problema", 
explica a psicóloga.
Outro caso recorrente, apontado por Andréa 
Carla, diz respeito aos universitários oriundos de outros estados que 
vêm morar na Vila Acadêmica e sofrem bastante com a ausência da família e
 as dificuldades encontradas em se adaptar a região.
Apesar dos 
alunos representarem 90%      das pessoas atendidas pelo serviço de 
psicologia, outra demanda tem ocupado espaço   na Ufersa, representada 
pelos servidores que estão prestes a se afastar da instituição em 
decorrência da aposentadoria. Pensando nisso, está sendo desenvolvido o 
Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), no qual serão 
trabalhados   com esses indivíduos diversos temas como o 
autoconhecimento, relações interpessoais, saúde e bem estar, gestão 
financeira, entre outros.
Para a psicóloga, este programa é 
extremamente importante, "pois muitos servidores se aposentam e não 
sabem o que fazer, muitas vezes entrando em depressão. Através deste 
programa, queremos mostrar a estas pessoas que elas ainda podem fazer 
muitas coisas, como ajudar uma Organização Não-Governamental (ONG), 
abrir um negócio, enfim, apontar para eles todas as possibilidades que 
existem após a aposentadoria".
Andréa  ressalta que muitos perguntam 
quando devem procurar a ajuda  de um psicólogo e ela alerta que o 
auxílio deve ser procurado no momento em que uma determinada situação   
    comece a atrapalhar o dia-a-dia do indivíduo.
A princípio este 
serviço é oferecido apenas para o quadro de alunos e servidores da 
Ufersa, mas a expectativa é que com o aprimoramento do serviço e o 
aumento da demanda, futuramente ele possa ser aberto ao público externo.
Para
 utilizar o   serviço de psicologia, os estudantes ou funcionários da 
Ufersa devem procurar de forma voluntária o Plantão Psicológico, e 
agendar uma consulta através do telefone 3317-8240.  O primeiro contato 
tem como intuito escutar o paciente e posteriormente realizar os devidos
 encaminhamentos.
O atendimento pode ser realizado de forma 
individual ou grupal, dependendo de cada caso, sempre às terças-feiras, 
das 7h30 às 11h30, retornando das 13h30 às 17h30. O acompanhamento será 
realizado através da abordagem chamada psicoterapia breve, no qual o 
paciente irá se        encontrar semanalmente com a psicóloga, por cerca
 de duas horas, podendo durar esse tratamento entre dois e três meses. 
Se por ventura, durante o tratamento se verificar uma maior complexidade
 do caso, outros profissionais são acionados como assistente social, 
nutricionistas, entre outros.

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