quinta-feira, 1 de março de 2012

Ministério investiga melancia potiguar

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPA) estão em Mossoró investigando a nossa produção de melancia. O motivo é a acusação do Reino Unido de que a fruta produzida no Rio Grande do Norte teria causado um surto de salmonelose em Londres (Inglaterra), atingindo também Escócia, Irlanda e Alemanha. A notícia ganhou destaque no blog do jornalista Ricardo Boechat, da revista IstoÉ.
Segundo o presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte, Segundo Paula, os fiscais sanitários do MAPA chegaram a Mossoró nessa quarta-feira, 29, e estão visitando várias fazendas da região. Os locais selecionados não foram divulgados.
O objetivo do MAPA é verificar o modo de produção e a possível existência de possibilidade de contaminação do produto, embora o próprio Ministério já tenha negado a possibilidade do surto de salmonelose ter sido causado pela fruta potiguar. "Testes já foram feitos e comprovaram que a nossa melancia não estava contaminada", destacou Segundo Paula.
A hipótese levantada pelo MAPA e pelo Coex é que a contaminação pode ter ocorrido durante o processamento da melancia, no corte ou na embalagem.
Segundo Paula disse que não recebeu nenhuma informação oficial dos órgãos britânicos de vigilância sanitária, não sabendo, portanto, informar de onde teria saído a fruta acusada de ser responsável por 55 casos de salmonelose na Europa. "Esse assunto vem rolando desde o final do ano passado. Mas estamos tranquilos, pois não existe nada que possa afirmar que a nossa fruta é culpada", assegurou.
O diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), Rui Sales, enfatizou que tudo não passa de especulação do Reino Unido. Sales disse ser impossível a contaminação da fruta durante o processo de exportação. "A melancia é exportada inteira. Ela não tem como ficar 15 dias dentro de um contêiner já cortada", explicou.
SALMONELOSE
É uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella. Causa diarréia intensa e outros sintomas abdominais. A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais.
Reino Unido é o terceiro maior exportador
O Reino Unido foi o terceiro maior exportador de Mossoró no ano de 2011. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, os britânicos compraram quase 11 milhões de dólares em produtos fabricados em nossas terras no ano passado, especialmente frutas. Apenas Estados Unidos (30,9 milhões de dólares) e Holanda (14,8 milhões de dólares) compraram mais. A acusação do Reino Unido vem num momento em que a exportação de melancia de Mossoró e região vem em crescimento/recuperação. No ano passado, o montante exportado em valores brutos cresceu 26%, em relação a 2010, saltando de 1,8 milhão de dólares para 2,2 milhões de dólares. Segundo Paulo reconheceu que a especulação criada pelos britânicos pode prejudicar as exportações de frutas do estado. Ele lembrou que o mercado mundial de frutas é uma verdadeira guerra e que o posicionamento do Reino Unido pode beneficiar a Espanha, principal produtor europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário