terça-feira, 1 de outubro de 2019

Tota Pereira ou Zé Albino? Denominação do trecho da Estrada da Produção gera polêmica


O trecho da RN-087 entre Lagoa Nova e Cerro Corá, que está sendo asfaltado pelo governo Fátima Bezerra (PT), a “Estrada da Produção”, terá o nome de um falecido agricultor e comerciante lagoanovense, Antônio Pereira Filho. É o que prevê projeto de lei de autoria do deputado Nelter Queiroz (MDB), já em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Justificativa
O deputado disse que Antônio Pereira Filho, “era um lagoanovense de orgulho ímpar, conhecido na região como Tota Pereira, e foi um pioneiro no empreendedorismo na Serra de Santana, iniciou cedo seu trabalho na agricultura, cultivando algodão, caju, mandioca, feijão e outros grãos nas terras de seus pais e investindo na pecuária e criação de outros animais.
Raimundo Costa avalia que estrada deveria se chamar José Albino
O diretor técnico da Emater no Rio Grande do Norte, o cerrocoraense Raimundo Costa Sobrinho, avalia que, “sem nenhum demérito” da proposta do deputado Nelter Queiroz em relação a denominação do trecho da estrada RN-087, que “mais uma vez as autoridades de Cerro Corá comem moscas”.
Para Costa, que foi candidato a deputado estadual nas eleições do ano passado, o nome mais merecedor para denominação da rodovia Lagoa Nova-Cerro Corá “teria de ser de uma pessoa que nasceu e se criou na Serra de Sant’Ana, foi uma autoridade do nosso município, vereador, vice-prefeito e líder político daquela região e que durante a sua vida residiu na comunidade do povoado Albino, que fica encravada justamente à margem da estrada que liga esses dois municípios”. José Albino de Assis”, faleceu em julho de 2012 aos 97 anos.
Prefeita concorda
A prefeita de Cerro Corá, Graça Oliveira (PSD) afirma concordar com as declarações do sindicalista Raimundo Costa Sobrinho: “Zé Albino como era conhecido foi um agricultor, homem público que muito ajudou Cerro Corá e toda a Serra de Santana, doou terreno para construção de escola, posto de saúde, cemitério e outras ações. 

*Com informações de Valdir Julião

Nenhum comentário:

Postar um comentário