sexta-feira, 20 de março de 2020

Lacen fará diagnóstico no RN para casos críticos do Coronavírus


O Laboratório Central do RN (Lacen) vai fazer os exames para o diagnóstico do novo coronavírus. A medida é restrita aos casos críticos, mas permitirá a realização do diagnóstico mais rápido em pacientes com sintomas graves.
Atualmente, o laboratório que faz os diagnósticos dos casos do RN é o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e precisa de um prazo de sete dias para dar os resultados.
“A notícia é boa, mas é importante lembrar que a quantidade de kits é limitada e o uso restrito aos casos críticos”, explicou o secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia.
Em relação aos kits de coleta e aos reagentes para os demais vírus respiratórios, a Sesap está fazendo um processo de dispensa emergencial para compra desses insumos.
Exame
A coleta é realizada nas unidades de saúde, e cada município organiza seu fluxo e o local em que a coleta deverá ser realizada. Em seguida, a amostra é encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Lacen), onde é realizado o processamento da amostra para Influenza e outros vírus respiratórios.
Se der positivo para algum desses, é descartada a hipótese do novo coronavírus. Se der negativo ou inconclusivo, essa amostra é encaminhada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde a amostra será testada para todo o painel viral e para o novo coronavírus.
Critérios
Embora no Rio Grande do Norte não haja falta do kit de coleta ou do reagente, existe uma orientação do Ministério da Saúde para que sejam seguidos os critérios clínicos e epidemiológicos para solicitação do exame, o que só pode ser feito pelos profissionais de saúde, que avaliam se o paciente se encaixa nos critérios estabelecidos para a coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário