terça-feira, 3 de maio de 2022

RN tem crescimento de 5,7% na quantidade de eleitores

 O prazo para alistamentos de novos eleitores, transferências e revisões de domicílios eleitorais será encerrado em todo país nesta quarta-feira (04), mas as estatísticas de abril do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  apontam que 2.507.801 eleitores já estão aptos ao voto nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte, o que corresponde a 1,67% de todo o eleitorado do Brasil – 149.836.269 pessoas.

O Rio Grande do Norte conta com 135.253 eleitores a mais em relação ao pleito de 2018, quando  2.372.548 estavam aptas ao voto. Um crescimento de 5,7%. 

Já em  dezembro de 2021, os dados da Justiça Eleitoral mostravam que havia 2.456.411 eleitores no Estado. Portanto, o crescimento do número de eleitores entre janeiro e abril de 2022 foi de 51.390 pessoas.

Em comparação com o número de eleitores dos 167 municípios do Estado, os dez maiores colégios eleitorais respondem por quase a metade (48,51%) dos eleitorado potiguar. Juntos, contam com 1.216.550 eleitores, sendo que seis são localizados na Grande Natal, dois na região do Seridó e dois na  região Oeste.
Somente Natal com 575.797 eleitores, abriga 22,96% dos eleitores norteriograndenses, seguido de Mossoró, 181.136 eleitores (7,22%; Parnamirim, 132.408 (5,28%) e São Gonçalo do Amarante, 71.109 (2,84%).

Para os eleitores retardatários que estão em dificuldades em  acessar o atendimento online, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) está realizando atendimento presencial ao eleitor de Natal no Fórum Eleitoral, situado na avenida Rui Barbosa, 215, Tirol.

Em razão da instabilidade no sistema e da elevada demanda de atendimento presencial, o TRE-RN ampliou horário de atendimento ao eleitor, nos Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento e eleitora e postos de atendimento de todo Estado nesta reta final do fechamento do cadastro eleitoral.

Hoje, o atendimento presencial em todo o Estado será das 8 horas às 17 horas, enquanto no 04 o horário de atendimento ao eleitor será das 8 horas às 18 horas, com distribuição de fichas, a partir do início do expediente.
A ampliação do horário de atendimento acontece em razão da instabilidade no sistema ELO, verificada ontem, e da elevada demanda de atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais em Natal e no interior do Estado.

A fim de obter a emissão da primeira via do título, bastam apenas três documentos e os dados devem ser preenchidos na plataforma Título Net. O alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 e os analfabetos.

Os procedimentos também podem ser feitos pela internet, de forma simples e rápida, através do Autoatendimento do Eleitor no site do TRE-RN. No atendimento on-line também é possível acompanhar o andamento da solicitação, imprimir o título de eleitor, consultar a existência de multa eleitoral, emitir certidões, entre outros serviços.
Durante o período em que o cadastro eleitoral estiver fechado, a partir da quinta-feira (05), o cidadão não poderá tirar o título ou resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas eleições. Só aqueles que estiverem cadastrados e regulares com a Justiça Eleitoral poderão votar nas Eleições 2022, 

 Em 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, governadores dos estados, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. No Rio Grande do Norte, além do cargo de governador e uma vaga de senador, estarão em disputa oito cadeiras para a Câmara Federal e 24 à Assembleia Legislativa. A votação em primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.. 

Além do fim do prazo para o cadastramento eleitoral, nesta quinta também é o último dia para que presos provisórios e adolescentes internados que não possuírem inscrição eleitoral regular na unidade da Federação onde estejam localizados, sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votarem nas eleições de 2022, mediante revisão ou transferência do seu título eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário