Na próxima segunda-feira (31), o Memorial do Legislativo Potiguar inicia um programa mensal de valorização da história potiguar. A primeira homenageada é a seridoense Maria do Céu Fernandes que em 1934 foi eleita a 1ª Deputada Estadual do RN e do Brasil.
A sua história é marcada pelo pioneirismo e vanguardismo da época. Uma mulher marcada pelo conhecimento e também tragedias. Ela é uma das nossas brilhantes mulheres da história potiguar. Tive o prazer de conhecê-la e ser vizinha na minha adolescência, na casa da Floriano Peixoto com a Mossoró.
Sua história é linda… Vale a pena conhecer. Na “Mesa Redonda”, estarão a Deputada Cristiane Dantas (Frente Parlamentar da Mulher), a jurista Adriana Magalhães e Olindina Fernandes (filha de Maria do Céu).
Dia 31 (segunda) às 15h. na sede do Memorial.
Quem foi Maria do Céu Fernandes...
Maria do Céu Pereira de Araújo Fernandes nasceu em (Currais Novos, 6 de outubro de 1910 , foi a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e por extensão, também a primeira deputada estadual mulher no Brasil.
Eleita com 12.058 votos, teve seu mandato cassado em 1937, por discordância das ideias getulistas durante o Estado Novo. Durante o período de seu mandato, obtido em um contexto marcado por episódios de violência, promovia conferências feministas em regiões remotas, advogando pela inclusão ativa das mulheres na esfera política.
Sua relevância política foi solidificada quando ela foi eleita como membro da Assembleia Constituinte Estadual em 1934, representando o Partido Popular.
É importante destacar que sua eleição ocorreu em meio a um cenário de agitação e conflitos, o que torna suas conquistas ainda mais impressionantes.
Foi casada com Aristófanes Fernandes, que foi prefeito de Santana do Matos, deputado estadual e deputado federal pelo Rio Grande do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário