sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A tradição foliã do litoral norte

O litoral norte se agita com uma programação de shows e eventos com jeito de super produção. No município de Touros, a 89 km de Natal, foi montado um palco de 160 metros quadrados na orla marítima da cidade, para receber uma leva de shows a partir deste sábado, pondo Touros no mapa da folia potiguar. O evento tem praça de alimentação, camarotes, estrutura de luz e som, posto de saúde e banheiros, tudo montado num corredor. Espera-se 20 mil pessoas por dia.

Alex RégisMela-Mela é tradição no carnaval de MacauMela-Mela é tradição no carnaval de Macau
A folia em Touros vai começar todos os dias às 14h, com arrastão de blocos e orquestra de frevos. Haverá uma prévia nesta sexta, com o bloco da terceira idade, levando 400 foliões pelas ruas principais. Já no palco do carnaval, a festa se inicia às 15h e vai até às 3h do outro dia. A programação do sábado está da seguinte forma: banda Arrochado Elétrico às 15h; Moleca Dengosa às 17h; Banda R3, às 22h, e Pegado Elétrico à 1h. No domingo, vai começar com banda Última Hora, às 15h; Forró Cubano, às 17h; banda R3, às 22h, e encerrando à 1h com Arrochado Elétrico.

A segunda-feira de carnaval vai começar com banda R3, às 15h; às 17h com Forró Cubano; banda Inala, às 22h, e Moleca Dengosa, à 1h. Na terça-feira, o palco encerrará suas festas com as bandas Só a Nata, às 15h; Ferro na Boneca (em versão “elétrica”), às 17h; Forró na Raça (elétrico), às 22h, e encerrando com a banda R3, às 1h.

Em São Miguel do Gostoso, outro ponto do litoral norte que não pára de crescer (graças às pousadas e ótimos restaurantes), destaca-se um carnaval de rua simples e à moda antiga. Neste sábado terá o Bloco do Tear com banda de frevo, e a presença dos papangus; no domingo, mais frevo com o bloco Madame Chita e os papangus; na segunda e terça-feira, os blocos de papangus se reunirão para para fazer um arrastão das ruas até a praia da Xepa. Gostoso é um dos poucos lugares do estado a conservar a tradição dos papangus.

Maxaranguape

Já quem estiver por Barra de Maxaranguape, poderá se juntar ao bloco No Gogó, que estará saindo seu sétimo ano. Puxado pela bandinha de frevo do “Frank”, o bloco sairá pelas ruas do local sempre a partir das 15h, durante os três dias de festa. Quem quiser saber mais informações sobre a turma, pode ligar para o número 8853-9396.

Muriú e Jacumã

Muriú e Jacumã, praias que fazem parte do território de Ceará-Mirim, são points do litoral potiguar que reafirmam sua badalação para o carnaval de 2010. Há programação está bastante caprichada, para atender de veranistas a foliões em busca de boa diversão. Além da festa nas praias, a prefeitura da cidade decidiu iniciar um trabalho de resgate do carnaval de raiz, promovendo desfiles com tribos de índio, a escola de samba e  bambelô.

O carnaval abre em Muriú no sábado com shows de Calcinha de Menina e Mizael, a partir das 20h. Em Jacumã, a festa do sábado terá orquestra de frevo das 16 às 18h, e shows com as bandas Paragandam e Kairus das 20 às 23h. Em Ceará-Mirim, a folia começa no domingom a partir das 16h, com as tribos Comanche, Sioux e Tupinambá; a escola de samba Império do Vale, e bambelô Asa Branca, além de show com Misael, das 20 às 0h.

No domingo de Muriú terá shows das bandas Paragandam (16 às 19h) e Kairus (20 às 0h); em Jacumã, orquestra de frevo e banda Calcinha de Menina (20 às 22h); Na segunda, terá em Muriú, show dos Gostosões do Forró (16 às 19h) e Calcinha de Menina (20 à 0h); em Jacumã, orquestra de frevo (16h) e Mizael (20h). Na terça, Muriú com as bandas Paragandam (16h) e Kairus (20h), e Jacumã com Gostosões do Forró (16h) e orquestra de frevo (20h).

Pub na praia

Já a  parceria com a Jukebox Beach (versão praieira do pub e boate natalense) deu um ar mais ‘descolado’ para o carnaval de Muriú/Jacumã. A novidade este ano ficou para os blocos, que irão se concentrar no Jukebox, farão o trajeto, e vão voltar ao bar para continuar a festa. O destaque vai para o bloco mais tradicional, o Buraco da Velha, saindo sempre à beira-mar com marchinhas e frevos. O mais novo é o Muriú Tem Leis, que carregará um paredão de som movido a forró e axé, e que deverá arrastar uma legião de foliões. Após o fim do percurso, os participantes se reunirão no Jukebox para um baile com a presença de mais bandas.

Macau

A Prefeitura de Macau promete realizar um dos maiores carnavais da história da cidade salineira. Vinte bandas, quatro trios elétricos, uma arena para shows com dois palcos, praça da alimentação, 60 camarotes e sanitários químicos, montada na praça de eventos da cidade e ainda um espaço reservado para o frevo na Praça da Conceição e um palco armado na praia de Camapum são partes da estrutura do evento. Este ano, a organização da festa espera atrair cerca de 200 mil foliões ao município. Hoje tem o famoso  arrastão do campeão, que levará as ruas as torcidas e o time campeão do Campeonato dos Blocos, numa grande confraternização carnavalesca. No  Dois trios elétricos e as bandas Pegação Elétrico e Garota Safada comandam a festa. No sábado (13), a movimentação recomeça às 11h com show no palco montado na praia de Camapum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário