domingo, 3 de outubro de 2010

Após votar em São Bernardo do Campo, Lula admite possibilidade de segundo turno e diz que nem ele ganhou no primeiro



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vota em São Bernardo do Campo -  Guilherme Lara CamposSÃO BERNARDO DO CAMPO - Mesmo dizendo esperar que Dilma Rousseff (PT) seja eleita no primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu na manhã deste domingo, após votar em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que a eleição pode ser decidida no segundo turno. Ele lembrou que nem ele conseguiu se eleger no primeiro turno tanto em 2002, quanto em 2006. ( Veja mais fotos dos candidatos votando )
- Agora a eleição tem dois turnos. Eu não ganhei nenhuma eleição no primeiro turno. Não ganhei em 2002 e nem em 2006. Apenas vai demorar 30 dias. Serão mais 30 dias de luta até a eleição. E vamos para a disputa - disse o presidente, que votou às 9h35m (horário de Brasília) deste domingo, ao lado da primeira-dama, Marisa Letícia.
" Serão mais 30 dias de luta até a eleição. E vamos para a disputa "

Lula, no entanto, acha que Dilma está "numa situação privilegiada" para eventual disputa no segundo turno:
- O que é importante é que Dilma tem uma performance muito grande. Não é fácil obter 50% dos votos no primeiro turno. E acho que ela está numa situação privilegiada.
Sorridente, Lula cumprimentou todos os integrantes da mesa e levou apenas 25 segundos para votar. O presidente garantiu que não vai mais concorrer a eleição.
- A partir de primeiro de janeiro eu estarei em São Bernardo do Campo, residindo e fazendo política. Mas não vou ser candidato. Não, não. Quando a gente passa pela Presidência, a gente tem que ter um sossego na vida - afirmou.
Lula também lamentou não ter visto sua foto na tela da urna eletrônica.
" Só lamentei que esta foi a primeira fez que eu votei e não tinha minha cara na tela "
- Só lamentei que esta foi a primeira fez que eu votei e não tinha minha cara na tela. Depois que foi restabelecida a eleição para presidente em 89, eu sempre disputei a eleição.
Lula ainda elogiou o processo eleitoral brasileiro.
- O Brasil vive um momento extraordinário de consolidação da democracia. E o espetáculo da democracia que não é qualquer país que faz - disse Lula.
Ao término da votação, Lula foi para Brasília, onde vai acompanhar a apuração. Ele também estava acompanhado do candidato a governador de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, e da candidata do partido ao Senado, também por São Paulo, Marta Suplicy.
José Alencar vota em Minas e comenta críticas ao governo LulaO vice-presidente da República, José Alencar, também votou pela manhã, em Belo Horizonte, Minas Gerais, e se mostrou confiante na vitória da candidata Dilma, neste domingo.
- Eu acredito que vamos ganhar no primeiro turno. Como conheço a candidata, posso dizer que será muito bom para o país - disse Alencar.
Quando perguntado a respeito de sua expectativa para as eleições ao governo de Minas, Alencar não foi tão otimista.
- Estou vendo que essa é uma eleição disputada, e está trazendo às urnas todos os mineiros - limitou-se a dizer o vice-presidente.
Alencar apoia em Minas a candidatura do ex-ministro das comunicações Hélio Costa (PMDB), que está em segundo lugar nas pesquisas, atrás do governador tucano Antonio Anastasia (PSDB).
Alencar caminhou bem devagar até a sua seção eleitoral, aparentando abatimento em função do tratamento contra o câncer.
- Estou feliz por ter viajado a Belo Horizonte para votar porque eu não tenho saído. Estou em tratamento, como vocês sabem. Mas graças a Deus consegui caminhar até a urna. Vamos em frente, porque a vida continua.
Antes de ir embora, o vice-presidente comentou as recentes críticas do governo Lula à imprensa durante o período eleitoral.
- Isso são coisas que acontecem no decorrer de uma campanha. Às vezes uma palavra pode ser interpretada de maneira diferente. Não há governo na História republicana brasileira que tenha prestigiado tanto a liberdade de imprensa como o governo Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário