domingo, 3 de outubro de 2010

TRE-RN substitui 95 urnas e registra ocorrências de crimes eleitorais no Estado

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), até às 15h deste domingo, 95 urnas eletrônicas foram substituídas no Rio Grande do Norte, mas em nenhum município precisou ser adotado o processo manual de votação. As ocorrências foram registradas nos municípios de Mossoró, João Câmara, Natal, Montanhas, Lagoa D’anta, Goianinha, Serra Negra do Norte, São Miguel, Tenente Ananias, Almino Afonso, Caicó, Paraú, Caraúbas e Arez.
Os possíveis problemas das urnas podem ser classificados em: ocorrência grave, quando há a obrigatoriedade de trocar a urna eletrônica pela manual; ocorrência moderada ocorre quando envolvem atendimento dos técnicos de urna, ou seja, em casos de substituição de urna e substituição de flash de votação; as ocorrências leves são as de menor complexidade, que podem ser exemplificadas em falta de energia, problemas no desligamento e religamento da urna, ajuste de papel, dentre outras; e, a última, temos como exemplos o chamado falso, falha do operador, orientação do mesário.
Conforme dados do TRE, a eleição com voto biométrico, acontece, no Estado, em 7 Zonas Eleitorais e 11 municípios, que correspondem a 4,76% do eleitorado potiguar (107 mil eleitores) nos municípios de Alexandria, Pilões, João Dias, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, São José de Mipibu e Nísia Floresta.
Crimes eleitorais
O TRE-RN também divulgou o balanço de ocorrências de crimes eleitorais no Estado. Até o momento foram 10 ocorrências, das quais sete resultaram em prisão dos envolvidos. De acordo o TER foram três casos de boca de urna e aglomeração de eleitores, cinco casos de propaganda irregular, um caso de transporte ilegal de eleitores e outros motivos.
As prisões ocorreram nas zonas eleitorais 30º, 32º, 38º e 68º, que correspondem respectivamente aos municípios de Macau, Areia Branca, Martins e Santa Cruz.
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do repórter Sérgio Vilar

Nenhum comentário:

Postar um comentário