O retorno da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) da sua viagem aos Estados Unidos veio acompanhado de boas novas para o Rio Grande do Norte. As visitas feitas às cidades de Boston, Nova Iorque e à capital federal Washington renderam, de pronto, três conquistas: a instalação de duas empresas em solo potiguar e a confirmação da vinda do Conselho das Américas ao RN, onde realizarão uma reunião em fevereiro do próximo ano. As notícias foram dadas pela própria chefe do executivo potiguar, que reassumiu o comando do Estado apenas cinco minutos após pisar em solo potiguar, vinda de Recife no jatinho PT-FRG, de modelo Xingu II, produzido pela Embraer. A passagem de comando do vice-governador Robinson Faria (PSD) à governadora foi feita ainda no hangar do Governo do Estado, localizado no Aeroporto Internacional Augusto Severo, exatamente ao meio-dia de ontem.
Rosalba Ciarlini ressaltou que os americanos estão atentos às oportunidades de investimento no RN, como na energia Foto:Fábio Cortez/DN/D.A Press |
Na visita à Nova Iorque, Rosalba apresentou ao Conselho das Américas as oportunidades de investimento no RN, além de incentivos fiscais para instalação de fábricas no Estado. "Nós imaginamos que eles não sabem o potencial do nosso Estado, mas eles conhecem tudo. Energia eólica, solar, gás e até o aeroporto de São Gonçalo", comentou a chefe do executivo. Ficou acertado que a próxima reunião do conselho no Nordeste será em Natal, no mês de fevereiro de 2012, e tratará de questões de infraestrutura.
Rosalba ainda levou ao Banco Mundial (BIRD) a notícia da aprovação da lei que libera o Estado atomar de empréstimo 540 milhões de dólares à instituição financeira. De acordo com a governadora, os representantes do BIRD ficaram satisfeitos com o comunicado e darão início aos trâmites de liberação da verba, que deverá sair até meados de 2012. Junto a este montante, na mesma época, virão ainda mais US$ 45 milhões dos cofres americanos, só que do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que serão destinados a saneamento básico e turismo. "Os projetos terão seu detalhamento iniciado agora, a partir da confirmação de que a verba será liberada", confirmou a governadora.
Do DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário