Agência Estado
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Cenipa) informou nesta terça-feira, 24, que análise preliminar dos
áudios extraídos do gravador da cabine do avião que caiu no mar de
Paraty (RJ), provocando a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal
Teori Zavascki e mais quatro pessoas, “não aponta qualquer anormalidade
nos sistemas da aeronave”. A gravação reforçou a hipótese de que houve
desorientação espacial do piloto Osmar Rodrigues em razão do mau tempo
na região.
O desastre aéreo ocorreu no início da tarde do dia 19. O Cenipa
afirmou que conseguiu extrair “com sucesso” todo o áudio do equipamento.
O chip de memória do gravador de voz da cabine do bimotor ainda está
sendo avaliado por uma equipe do laboratório de leitura e análise de
dados de gravadores de voo (Labdata) do centro de investigação.
Segundo técnicos envolvidos nos trabalhos, em conversa com outro
piloto que estava decolando da pista de Paraty, Rodrigues indicou que
faria uma manobra para esperar uma melhor visibilidade para o pouso, já
que o aeroporto de Paraty não tem instrumentos de auxilio à navegação.
Os dados apontam, no entanto, que o tempo entre a fala do piloto
sobre a espera que faria por causa da chuva e a nova tentativa de pouso
que levou ao choque com o mar é muito curto, o que mostra que Rodrigues
não esperou tempo suficiente para a melhora do tempo.
Conforme o Jornal Nacional, da TV Globo, as gravações
mostram que o piloto teria tentado pousar duas vezes na pista. As
análises preliminares indicam que, pouco antes da queda, o King Air C90
voava a uma altitude muito próxima do mar – com um teto de cerca de 60
metros. Essa situação pode ter contribuído para uma desorientação
espacial do piloto.
Na primeira tentativa de pouso, Rodrigues teria citado a expressão
“setor Eco”, o que significa uma curva para o leste. Numa segunda
tentativa, ele teria comunicado que estava na “final”, um indicativo de
que se preparava para pousar. Os áudios captaram, posteriormente, um
barulho forte, que os investigadores suspeitam ser da colisão da asa com
a água.
Sons. Segundo o chefe da Divisão de Operações,
coronel Marcelo Moreno, o equipamento gravou os últimos 30 minutos de
áudio do voo, o que inclui não só informações de voz, mas outros sons
que serão importantes para a investigação. As gravações não registram
sinais de pânico na aeronave.
No momento, os técnicos estão fazendo o tratamento do áudio. Depois
dessa etapa, os dados serão analisados. “Nós analisamos sons diferentes,
em que possamos identificar, hipoteticamente falando, o ruído de um
trem de pouso sendo baixado, a aplicação de algum grau de flap ou outro
equipamento aerodinâmico da aeronave”, disse o coronel. A gravação de
áudio também pode indicar um início de descida, por exemplo.
A memória possui quatro canais de áudio, sendo um do piloto, um do
copiloto, um da área da cabine e o quarto do engenheiro de voo ou
comissário. Os dados do chip foram baixados utilizando equipamentos e
softwares do fabricante do gravador de voz.
O flexcable (cabo de conexão) que comunica os dados do chassi do
gravador para a memória estava molhado. Portanto, houve a substituição
por outro novo, minimizando a possibilidade de um curto-circuito ou a
perda de dados, caso tivesse sido utilizado o cabo contaminado pela água
salgada.
O avião de matrícula PR-SOM saiu do Campo de Marte, em São Paulo, com
destino a Paraty, no litoral fluminense, na quinta-feira. A aeronave
levava o relator da Lava Jato no STF Teori Zavascki, o empresário Carlos
Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, a massoterapeuta Maira
Lidiane Panas Helatczuk e a mãe dela, Maria Ilda Panas, além do piloto
Osmar Rodrigues. Todos morreram.
O gravador da aeronave foi recuperado no resgate e chegou na manhã de
sábado ao laboratório do Cenipa em Brasília. O equipamento foi
encontrado pelos mergulhadores da Marinha na tarde de sexta-feira.
Por estar submerso em água salgada, foi necessário realizar um
procedimento de lavagem e conservação em água destilada para evitar
corrosão e preservar os dados do gravador.
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