Foto: Reprodução
A jornalista Mara Godeiro, da TV Tropical/Record, foi uma das convidadas para palestrar na abertura da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, evento que acontece em Natal até o próximo dia 7. O depoimento da comunicadora destacou a informação como um dos principais instrumentos para a superação dos problemas vivenciados por todos durante a pandemia da covid-19. A conferência é promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN) e traz como tema central “Sistemas resilientes: o impacto social da inovação em saúde”.
Na tela da TV Tropical, Mara Godeiro foi uma das repórteres que esteve à frente da cobertura da pandemia da covid-19. No auge da doença, precisou lidar com o medo do vírus, o sofrimento das famílias enlutadas e também com a apreensão da busca por leitos. Em sua fala, trouxe à tona o relato de como foi aliar informação e emoção durante esses quase dois anos.
Convidada pela organização do evento, Mara Godeiro falou aos presentes sobre sua vivência de jornalista formada e a atuação durante o período de pandemia, nas coberturas das coletivas com as autoridades sanitárias e cientistas do RN. “A busca pela informação de confiança nunca foi tão importante”, lembrou Mara afirmando que encontrou essa segurança com os pesquisadores do Lais/UFRN. “Cheguei a conversar durante mais de uma hora para entender o contexto e passar a informação. Não podia escolher notícias boas ou notícias ruins. Precisa retratar a realidade para que todos entendessem o momento que estávamos passando”.
A jornalista também relatou o dilema de presenciar o sofrimento das pessoas, que viram parentes e pessoas próximas sendo vítimas da covid-19 e até mesmo superar o próprio medo. “Foram momentos delicados que não podia deixar de ser a profissional da informação, mas precisava acalentar aquela pessoa que estava sofrendo. Em outro momento, entrei em uma UTI para mostrar aquela realidade. Tentava me preservar mas era necessário passar a informação”, relatou.
O depoimento da Mara Godeiro emocionou muitos dos presentes, sendo parabenizadas por algumas das autoridades presentes. Para o diretor executivo do Lais, professor Ricardo Valentim, a fala de uma profissional como Mara respalda ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pelo Lais durante todos esses anos. “Estamos completando 11 anos e sempre colocamos os nossos dados e informações à disposição da sociedade. E a imprensa é uma importante parceria em nossa trajetória”, finalizou o pesquisador.
Com informações do Lais/UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário