A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) prepara uma programação especial para celebrar os 20 anos da transformação da Esam em Ufersa e os 16 anos do Campus Angicos. As atividades acontecem nos dias 17 e 18 de setembro, no Memorial Paulo Freire, e incluem o II Seminário Paulo Freire, reunindo homenagens, conferências, apresentações culturais e debates.
O diretor do Campus Angicos e do Centro Multidisciplinar de Angicos, professor Samuel Oliveira de Azevedo, convida toda a comunidade acadêmica e a população para participar das comemorações. Entre os destaques da programação do dia 17 estão:
8h30 – apresentação da peça teatral dos 20 anos da Ufersa, com a Cia Escarcéu de Teatro;
9h30 – café da manhã de integração com o reitor, servidores, terceirizados e estudantes;
10h – atividades de saúde e bem-estar, além do lançamento do projeto Vila Verde na Moradia Estudantil;
12h – celebração dos 20 anos no Restaurante Universitário;
14h – sessão solene na Câmara Municipal de Angicos;
19h – abertura oficial do II Seminário Paulo Freire, com apresentação cultural, entrega de comendas e conferência do professor Alessandro Augusto de Azevedo (UFRN).
A programação segue no dia 18, com destaque para a inauguração da Exposição Fotográfica “Angicos: o chão onde a esperança escreveu seu nome”, o Café com Ex-Alunos, círculos de cultura, ateliês de expressividade popular e a conferência de abertura do II Seminário de Paulo Freire com o professor Alexandre Filordi de Carvalho (UFLA). A noite se encerra na Praça da Igreja Matriz, com feira cultural, cine-debate e apresentações artísticas.Segundo o professor Samuel Azevedo, o momento é simbólico por unir a história institucional da Ufersa à memória de Paulo Freire, que em Angicos desenvolveu a célebre experiência de alfabetização em 40 horas. “A instituição está aqui, no coração do RN, ajudando a trazer desenvolvimento para o semiárido, por isso, celebrar os 20 anos da Ufersa em Angicos é também reafirmar o compromisso da universidade com a educação transformadora, inspirada no legado de Paulo Freire”, destacou o diretor que relembrou ainda o brasão institucional “através da ciência, o semiárido floresce”.
Toda a comunidade está convidada a participar e compartilhar desse marco histórico para a universidade e para a cidade de Angicos. Confira programação na íntegra: Ufersa 20 Anos em Angicos – Convite e Programação .
Nenhum comentário:
Postar um comentário